Os 40 Benefícios do Atum Para Saúde!

Os 40 Benefícios do Atum Para Saúde!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Atum Para Saúde que você deve conhecer. Além disso, o atum é um dos peixes mais desejados e valorizados, com sua diversificada família de peixes no mundo. Eles são famosos não apenas por seu sabor atraente e disponibilidade global, mas também por seus valiosos benefícios para a saúde, que os tornam ideais para serem adicionados à dieta diária em vez de carne vermelha ou outros pratos comuns.

Atum

É muito fácil encontrar atum em qualquer oceano do mundo e, apesar de vários tipos de peixes adequados às suas diferentes culturas, eles também têm os mesmos benefícios de saúde para o corpo humano.

O que é Atum?

O atum é um peixe de água salgada muito diverso que pertence à família Scombridae, comumente chamado de grupo da cavala. No entanto, o atum pertence a uma tribo, chamada Thunnini. Esta tribo contém 15 espécies de atum, a maioria das quais são apreciadas em todo o mundo em tradições culinárias.

Os peixes de atum geralmente têm entre 1 pé e 15 pés para um exemplo de vida plena e vida longa. Enquanto a maioria desses peixes vive por 3-5 anos, alguns são conhecidos por viverem por mais de duas décadas. Eles regularmente fazem longas migrações através dos oceanos, às vezes com milhares de quilômetros de extensão, devido ao acasalamento e mudança das estações.

Atum de espécies variadas é encontrado em todos os oceanos do mundo, e enquanto diferentes culturas desfrutam de diferentes variedades, os benefícios para a saúde são basicamente os mesmos. Seu sabor delicioso, disponibilidade global e componentes saudáveis ​​fazem deles um substituto ideal para a carne vermelha ou para aqueles que gostam de adicionar uma variedade saudável de peixes às suas dietas.

Valor Nutricional do Atum:

Os benefícios do atum para a saúde podem ser atribuídos ao impressionante teor de vitaminas, minerais e compostos orgânicos encontrados neste delicioso peixe. Estes incluem antioxidantes e proteínas, sem muita gordura saturada ou sódio. Também possui níveis impressionantes de Selênio, Fósforo, Ferro, Magnésio e Potássio. Em termos de vitaminas, há uma abundância de Vitamina B12 e Niacina, bem como uma boa quantidade de Vitamina B6 e Riboflavina. Agora, confira Os 40 Benefícios do Atum Para Saúde:

1. Mantem a Saúde do Coração:

Por ser fonte do ácido graxo ômega 3, um dos benefícios do atum é combater a doença arterial coronariana, ao reduzir os níveis de colesterol nas artérias e nos vasos sanguíneos. Altas taxas de colesterol no sangue são um dos fatores que desencadeiam a condição.

Esse ácido também protege contra o ritmo anormal do coração, um problema que pode até mesmo causar a morte.

2. É um Excelente Anti-inflamatório:

O ômega 3 é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e a boa notícia é que o nutriente é encontrado de maneira abundante no atum: em 150 g do peixe existem de 7 a 28 mg do de EPA e de 140 a 580 mg de DHA.

As siglas representam dois ácidos graxos ômega 3 que regulam o sistema inflamatório do organismo e previnem o excesso de inflamação. E ao reduzir a inflamação no organismo, o atum previne contra doenças como Gota e Artrite.

3. Pressão Arterial:

Além de trazer o ômega 3, o alimento também fornece Potássio, um nutriente com função vasodilatadora, ou seja, que relaxa os vasos sanguíneos. Ao unir essa expansão dos vasos sanguíneos com o efeito anti-inflamatório do ômega 3, o resultado que se tem é uma redução na pressão arterial.

4. Fornece Aumento de Energia:

Como vimos no início deste artigo, o peixe é composto por vitaminas do complexo B, que estão associadas ao aumento de energia. Além disso, esses compostos também ajudam a proteger a pele e a melhorar o funcionamento do metabolismo.

5. Aumenta a Circulação do Sangue:

Atum

Outro dos benefícios do atum é que ele é fonte de Ferro, um mineral fundamental para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue. Quando uma pessoa se torna deficiente dessa substância, ela corre o risco de sofrer com Anemia e tem o processo de transporte de oxigênio para o organismo prejudicado, já que são os glóbulos vermelhos os responsáveis por essa tarefa.

6. Atua na Proteção às Células:

Ao ser cozido, as proteínas encontradas no peixe são quebradas e formam peptídeos, substâncias com propriedades antioxidantes, que ajudam a proteger as células, mantendo as suas membranas saudáveis, fortes e funcionado adequadamente.

7. Diminui Risco de Depressão:

Uma pesquisa mostrou que o consumo de atum pode ser vantajoso para a saúde mental das mulheres e diminuir os riscos de surgimento de Depressão para elas.

8. Previne Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI):

Um estudo divulgado em fevereiro do ano passado concluiu que adultos que comem regularmente de uma a quatro porções de atum tem o seu risco de sofrer um AVCI – que é causado pela falta de sangue em alguma parte do cérebro ou pela obstrução de uma artéria – reduzidas em 27%. Já se a quantidade do alimento ultrapassar as cinco porções, as chances diminuem em 30%.

9. Ajuda a Diminuir os Triglicerídeos:

Duas porções de atum por semana são suficientes para reduzir os níveis de triglicerídeos no sangue. Quanto mais triglicerídeos uma pessoa possui, mais gordura ela carrega. Além disso, altos níveis da substância indicam que as taxas do colesterol ruim, LDL, estão altas, e as do colesterol bom, HDL, estão baixas.

10. Fortalece o Sistema Imunológico:

O alimento também traz o Selênio em sua composição, um mineral com propriedades antioxidantes que melhora o sistema imunológico, que é responsável pela defesa do organismo e pela proteção contra doenças e infecções.

11. Auxilia na Perda de Peso:

A perda de peso também pode ser considerada um dos benefícios do atum devido ao seu teor de proteínas. É que esse nutriente ajuda em relação a sensação de saciedade, o que é importante para o controle do apetite.

Além disso, o EPA, que é um ácido ômega 3, promove a liberação do hormônio leptina, que possui um efeito de diminuição da fome. É interessante inserir o atum na dieta para emagrecer porque quando se segue uma alimentação de baixa caloria os níveis da leptina costuma cair, o que causa um aumento no apetite e torna a perda de peso mais difícil.

Outra vantagem nesse sentido é que o atum possui um índice glicêmico baixo, ou seja, é um alimento que possui digestão lenta e não promove picos e quedas bruscas nas taxas de açúcar no sangue, algo que eleva o apetite.

12. Ajuda no Ganho de Massa Muscular:

Por se tratar de uma boa fonte de proteínas – são encontradas aproximadamente 23,5 g do nutriente em 100 g do peixe – o atum também pode ajudar no ganho de massa muscular. É que as proteínas são fundamentais para o crescimento e a reparação da massa muscular.

13. Bom Para o Coração:

O ômega 3 melhora o sistema cardiovascular, prevenindo ritmos cardíacos irregulares e hipertensão. A Vitamina B6, conhecida também como Piridoxina, tem uma série de benefícios para o sistema cardiovascular. Ela regula os níveis de homocisteína, um dos principais aminoácidos que atua no coração.

14. Mantem o Colesterol Sob Controle:

Reduz o colesterol ruim e ajuda a aumentar o bom. Também diminui os triglicerídeos. Para atingir este objetivo, bastam duas porções por semana.

15. Previne Câncer:

Estudos comprovam que o atum previne câncer de ovários, pâncreas e sistema digestivo, incluindo boca, esôfago e faringe.

16.  Melhora o Humor:

Uma dieta rica em atum ajuda a melhora o humor. Por isso, diminui riscos de Depressão. Além disso, cientistas afirmam que o consumo de atum pode ser vantajoso para a saúde mental. Isso ocorre porque o Ácido fólico atua na prevenção da perda da memória e na resposta à Depressão.

17. Combate a Diabéticos:

Atum

É benéfico para portadores de diabetes tipo 2. As gorduras presentes no ômega 3 ajudam o corpo a depender menos da insulina.

18. Dá Energia:

Como tem vitaminas do complexo B, o atum fornece muita energia ao organismo.

19. Melhora a Pele:

As vitaminas do complexo B também melhoram a pele e o funcionamento do metabolismo. A Tiamina, por exemplo, faz com que o corpo renove as células.

Já a Riboflavina elimina partículas que causem danos ao seu organismo. É ainda essencial na produção de glóbulos vermelhos, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio por todos as células do corpo. O atum tem ainda Biotina, ou Vitamina B7, conhecida por “vitamina da beleza”.

20. Emagrece e Dá Músculos:

Porque é altamente proteico, o atum ajuda a perder peso e repor massa magra. Pode ser incluído na sua alimentação diária. As proteínas são fundamentais para o crescimento e a reparação dos músculos. Mas atenção, o peixe fresco tem menos calorias que a versão em conserva.

Em cada 150 gramas de atum, encontra-se entre 7 e 28 miligramas de ácidos graxos. Esses ácidos regulam o sistema inflamatório e quanto mais peixe você come, menos chance tem de ter infecções ou doenças como Gota e Artrite.

21. Combate Problemas de Tireoide:

Quem tem disfunção na tireoide deve incluir o atum e as oleaginosas na dieta. É que o iodo, o Zinco, o Selênio e o ômega 3 são remédios naturais para o órgão afetado.

Todos esses elementos são encontrados em uma colher de sopa de atum, seja enlatado, seja natural.

22. Ajuda a Tratar a Psoríase:

O atum fresco tem propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar a melhorar a resposta inflamatória da pele diminuindo a incidência e gravidade de lesões na pele do paciente com Psoríase.

Psoríase é uma doença autoimune de longa duração caracterizada por manchas na pele. Estas manchas são geralmente avermelhadas, pruriginosas e escamosas.

23. Combate a Fibromialgia:

Porque o atum tem Vitamina D e Magnésio, ajuda a combater a Fibromialgia. A Fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por queixas dolorosas neuromusculares difusas e pela presença de pontos dolorosos em regiões anatomicamente determinadas.

24. Pode Auxiliar na Cura da Pneumonia:

Para curar a Pneumonia, deve-se aumentar o consumo de alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios como o atum. É claro que também deverá ser seguido o plano de tratamento do seu médico.

25. É Bom Para quem Tem Pólipos:

Quem tem pólipos, tanto na vesícula, quanto no intestino, deve comer mais peixe. No entanto, é vital que o peixe seja cozido e sem adição de óleos. Por isso, se optar pelo enlatado, escolha a versão em água.

26. Evita a Enxaqueca:

Sabe aquela dor horrível de cabeça que você tem de tempos em tempos? É possível evitá-la com uma alimentação saudável. Beba menos café e chá e coma mais atum e Abacate. Evite ficar muitas horas sem comer e você se verá livre das enxaquecas.

27. Reduz a Acne:

Apesar de ser considerado um peixe “gordo”, o atum é excelente no tratamento à Acne. Pois ajuda a reduzir a inflamação, melhora a cicatrização e diminui a secreção de gordura pela pele.

28. Ajuda Pacientes com Eritema Nodoso:

O eritema nodoso é uma síndrome dermatológica que se manifesta através de nódulos eritematosos, dolorosos e tensos. O eritema nodoso afeta o tecido celular subcutâneo, com inflamação dos vasos sanguíneo septais, traduzindo-se por sinais de vasculite.

Atum

As propriedades anti-inflamatórias dos atuns fazem com que muitos dos sintomas desta síndrome sejam minimizados.

29. Aumenta a Libido:

A ingestão de atum aumenta a libido e o impulso sexual, tanto masculino como feminino.

30. É um Alimento Ideal Contra a TPM:

Sabe aqueles dias, que você se sente mal e está para ficar menstruada? Aposte no consumo do atum e veja se nota a diferença. Uma série de estudos científicos comprovaram que o peixinho acaba com os desconfortos da Tensão Pré-Menstrual (TPM).

31. Unhas e Dentes mais Fortes:

A concentração de Cálcio nos peixes é maior que do leite. A ingestão de atum melhora as unhas e fortalece os dentes.

32. Excelente Para Grávidas:

Grávidas podem e devem consumi-lo. O peixe atua no desenvolvimento da visão e do cérebro do bebê.

33. É de fácil Preparo:

Como falamos antes, pode ser adicionado em muitas receitas. É barato e geralmente é um dos poucos peixes com sabor menos intenso. É simples de introduzir na alimentação das crianças, por exemplo.

34. Regula o Sono:

Rico em Magnésio, o atum pode regular o seu sono evitando episódios e insônia.

35. Fonte de Ferro:

Não é só a carne vermelha que é rica em Ferro. O atum também contêm muito deste mineral fundamental. Comer atum ajuda a prevenir doenças crônicas como a Anemia.

36. Atua na Proteção às Células:

O atum cozido libera peptídeos, substâncias antioxidantes que protegem nossas células por mais tempo.

37. Previne AVCI:

Um estudo recente mostrou que os adultos que comem atum, de uma a quatro vezes por semana, têm menos chances de sofrer um acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI). A redução chega a ser superior aos 30%.

38. Melhora os Ossos:

Extremamente nutritivo, o peixe tem Vitamina D. Quem tem problemas nos ossos, como osteoporose, deve consumir o alimento com frequência.

39. Faz Bem Para os Olhos:

Como tem também Vitamina A, é bom para a saúde ocular.

40. Rico em Potássio:

Sabe aquela substância que previne a câimbra muscular? O atum tem de sobra.

Dicas Para Desfrutar de Atum:

O sabor do atum faz com que seja perfeito para comer como um bife de atum, como uma propagação com maionese em bolachas ou pão, em salada de atum e hambúrguer, ou qualquer uma das outras variedades. É versátil, delicioso, barato e muito bom para a saúde.

Receita de Atum à Italiana

Atum

Ingredientes:

  • 2 postas de atum fresco;
  • Suco de 1 Limão;
  • Gengibre em pó;
  • 1 pedaço de Gengibre ralado;
  • 2 Tomates em cubos pequenos;
  • 1 Cebola pequena em cubos pequenos;
  • 1 Pimentão em cubos (opcional);
  • 2 colheres de sopa de azeitonas pretas picadas;
  • 1 colher de sopa de alcaparras;
  • Cebolinha e salsinha verde;
  • 3 colheres de sopa de azeite extra virgem de oliva;
  • 1 colher de sopa de óleo de gergelim e pimenta;
  • Sal marinho.

Modo de Preparo:

  • Tempere as postas de atum com o suco de Limão, sal e Gengibre e reserve por 1 hora;
  • Acomode as postas em um refratário;
  • Misture em outro recipiente os tomates, a cebola, os pimentões, as azeitonas, as alcaparras e as cebolinhas;
  • Tempere com azeite e óleo de gergelim;
  • Distribua o preparado em cima das postas de atum, cubra com papel manteiga e leve ao forno preaquecido por 30 minutos.

E pronto! Agora é só servir.

Palavra de Precaução:

O perigo mais comum de comer muito deste peixe é o risco de envenenamento por mercúrio, mas como os estudos acima mencionados estão insinuando, isso pode não ser um problema de saúde como pensávamos, desde que você está comendo atum fresco e não processado.

Fora isso, o atum é uma parte maravilhosamente deliciosa e benéfica de qualquer dieta. Hora de ir pescar!

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Ipeca – Origem, Benefícios e Como Usar!

Os 15 Benefícios do Caroço da Cajá Para Saúde