Ácido Fólico – Fontes, Benefícios e Deficiência

Ácido Fólico – Fontes, Benefícios e Deficiência !

Ácido Fólico – Fontes, Benefícios e Deficiência é o assunto que você vai ficar por dentro lendo este artigo. Além disso, também conhecido como Folacina ou vitamina B9, o Ácido Fólico é uma reconhecida vitamina hidrossolúvel do complexo B. e que pode ser encontrada em vários lugares, como nas vísceras de animas, verduras de folhas mais verdes, grãos, frutos secos e muitos outros lugares.

A falta de ácido fólico no organismo pode causar diminuição do apetite e problemas gastrintestinais como diarreia, que podem levar a perda de peso, além de outras consequências graves para o sistema nervoso, entre outros. Portanto, ao corrigir esta deficiência, estes sintomas também são corrigidos.

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Restabelecendo o equilíbrio do organismo e seu peso normal, mas isto não significa que o contrário seja verdadeiro, ou seja, ácido fólico não engorda. Inclusive, assim como todas as vitaminas do complexo B, é importante para o metabolismo e deve estar em níveis adequados para quem deseja emagrecer.

O que é Ácido Fólico?

O Ácido Fólico é uma vitamina do complexo B, a vitamina B9 para ser mais exato. Ela é encontrada naturalmente nos alimentos e é chamada de folato, porém o ácido fólico é a forma sintética de consumir ela, que está presente no geral em medicamentos e suplementos vitamínicos. Uma vez que é necessário ter bons níveis de ácido fólico no corpo para que ele funcione de maneira correta.

Fontes de Ácido Fólico:

Os alimentos ricos em folato são todas as folhas verdes escuras, com ênfase para espinafre, brócolis, couve, alface e salsa. Os cereais integrais, feijões, cogumelos, vísceras (fígado de galinha), abacate, manga, laranja, tomate, melão, banana, ovo, levedo de cerveja e germe de trigo também possuem boas quantidades do nutriente.

Portanto, os alimentos ricos em folato são bem variados. Todos eles devem fazer parte da dieta diária. Folhas verdes, frutas, leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, grão de bico), ovo, carne e vísceras. Não é difícil conseguir um bom aporte da vitamina se o cardápio incluir estes alimentos.

Benefícios do Ácido Fólico:

Promove Saúde Para o Cérebro:

Além de ser essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do feto, o folato é fundamental para a função cerebral adequada e desempenha um papel importante na capacidade cognitiva e na saúde mental e emocional.

Auxilia na Formação de Hemoglobina:

A Ácido Fólico é responsável pela melhoria do nível de hemoglobina no corpo humano. A hemoglobina é um componente essencial, que ajuda na transferência de oxigênio e, portanto, esta vitamina deve ser considerada como um sério contributo na formação da hemoglobina.

Beneficia a Saúde da Pele, Unhas e Cabelos:

Assim como outras vitaminas do complexo B e o cromo, é importante na saúde da pele, unhas e cabelos. Esta vitamina auxilia no processo de crescimento de unhas e cabelos, combate a acne e a dermatite, e deixa a pele com a oleosidade controlada e um brilho saudável.

Auxilia em uma boa Gestação:

O Ácido Fólico é essencial para o desenvolvimento inicial do bebê, pois atua na formação do tubo neural do feto. O tubo neural se desenvolve nas primeiras semanas após a concepção e a deficiência do Ácido Fólico pode levar a uma má formação.

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Previne a Degeneração Macular:

O Ácido Fólico pode ser benéfica no tratamento de degeneração macular relacionada com a idade (AMD) uma vez que esta doença ocular tem sido associada a níveis elevados de homocisteína é conhecido para os níveis mais baixos deste aminoácido.

Combate o Câncer:

A Ácido Fólico é considerada como um componente essencial para reduzir a ocorrência de cancros no corpo. Ela termina com algumas formas de câncer, como o câncer cervical, câncer de cólon e câncer de pulmão. Assim, é recomendada por médicos se incluir na dieta diária.

Deficiência de Ácido Fólico:

Na maior parte das vezes a deficiência de folato é assintomática. Em casos graves pode haver fadiga, falta de ar após esforço leve, dor de cabeça e feridas na boca. O diagnóstico é feito pela dosagem de folato no sangue.

Uma deficiência de folato pode levar a anemia em adultos e desenvolvimento mais lento em crianças. No caso das gestantes, a ausência desta vitamina pode fazer com que o feto tenha malformações neurológicas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

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