Beleza e Estética

9 tipos de pele – quais são e como diferenciar!

quais os tipos de pele

O tipo de pele é o ponto de partida que você precisa saber para poder escolher o cuidado certo. É com base nisso, que você selecionará as formas apropriadas e a consistência dos cosméticos que irá usar.

quais os tipos de pele
quais os tipos de pele

Como conhecer os tipos de pele?

Existem muitas maneiras de determinar tipos de pele. Como você sabe seu tipo de pele? Você vai descobrir em casa sem problemas.

Você precisará de um lenço e, por exemplo, um gel de limpeza facial não oleoso. Lave toda a superfície com ele, espere uma hora e depois coloque um pedaço de papel preparado sobre ele. Se sua pele for lisa e uniforme, sua pele é normal.

Se a epiderme descascar, é um sinal de que você tem pele seca. Uma marca oleosa em todo o lenço de limpeza será um sinal de pele oleosa, mas apenas na chamada Zona T (testa, nariz e queixo) – indica que tem pele mista.

Quais são os tipos de pele:

Existem quatro tipos básicos de pele: pele normal, oleosa, seca e mista.

1. Pele normal:

Entre os tipos de pele tem a pele lisa e de aparência saudável, sem imperfeições. Com esse tipo de pele, os poros são quase invisíveis. Espinhas aparecem muito raramente (em mulheres, por exemplo, antes da menstruação).

2. Pele seca:

Visivelmente seco, tenso, mais grosso ao tacto e escamoso. Coça com mais frequência e a pele fica escamosa. Está sujeito a processos de envelhecimento mais precoces do que outros tipos de pele.

3. Pele oleosa:

Entre os tipos de pele, temo a pele espesso, com uma tonalidade amarelo-acinzentada frequentemente descrita como terrosa. Isso se deve a uma pele mais espessa que forma uma camada externa mais espessa do que o normal.

Existem poros dilatados e cravos visíveis, os abertos “pretos” e os fechados “brancos”. A pele brilha feio e pode desenvolver erupções cutâneas, porque a coisa toda conduz à multiplicação de bactérias indesejáveis.

As glândulas sebáceas produzem sebo em excesso, razão pela qual a pele fica pegajosa e oleosa logo após a limpeza. Mas também existem lados bons. Essa pele envelhece mais lentamente e as rugas aparecem relativamente tarde.

4. Pele mista em direção a oleosa:

É uma combinação de dois tipos de pele: oleosa e normal, mas com predomínio da primeira.

O assim chamado a zona t (testa, nariz, queixo) é muito oleosa, e as bochechas e as têmporas ficam ligeiramente oleosas ou ocasionalmente oleosas ou se assemelham à pele normal.

Se for bem tratado, as rugas aparecem tardiamente, mas não deve ser desengordurado ou seco intensamente. É difícil de cuidar, pois requer um tratamento como a pele oleosa, tendo o cuidado de não desidratar muito e manter o nível adequado de hidratação.

5. Pele mista para o lado seco:

É uma combinação de dois tipos de pele: oleosa e seca. O assim chamado a zona t (testa, nariz, queixo) é muito gordurosa e as bochechas e têmporas estão secas.

Onde a produção de sebo (o chamado sebo) é aumentada, podem aparecer alterações na pele e em áreas secas rigidez, descamação e coceira. As rugas também aparecem rapidamente.

É o mais difícil de cuidar, porque requer um tratamento diferente na zona gordurosa e um tratamento diferente onde está seco.

6. Pele sensível:

É caracterizada por uma tolerância reduzida a fatores ambientais, ou seja, frio, calor, mudanças repentinas de temperatura, ar poluído e fumaça de tabaco.

É uma pele hiperativa que reage excessivamente a fatores externos e internos.

É propenso a irritação, queimação e hipersensibilidade. Ela costuma ficar irritada com uma sensação de tensão, aperto e desconforto.

7. Pele problemática com imperfeições:

Você o reconhecerá pelos poros dilatados visíveis, espinhas, pápulas e cravos pretos. As imperfeições podem acompanhá-lo constantemente ou aparecer periodicamente, por exemplo, antes da menstruação, durante o estresse ou dieta inadequada.

Devido à atividade excessiva das glândulas sebáceas, muitas vezes brilha e brilha. E a epiderme espessada causa uma cor acinzentada, com manchas pós-inflamatórias muitas vezes visíveis.

8. Pele desidratada:

Pode afetar a pele seca e oleosa. Seu motivo é a quantidade insuficiente de água na epiderme, geralmente causada por cuidados inadequados.

Você o reconhecerá pela sensação de tensão, aperto e desconforto, tendência à irritação, queimação e hipersensibilidade, redução da flexibilidade e elasticidade, tendência a mimetizar rugas nos cantos dos olhos e na testa, bem como perda de brilho e cor pálida clara.

9. Pele vascular:

Ao contrário das aparências, não precisa ter vasos quebrados visíveis. Você vai reconhecê-lo após vermelhidão temporária ou permanente, aumento da sensibilidade a fatores externos (grandes flutuações de temperatura, geada, sol, vento) e fatores internos (emoções, comida picante e quente), manifestada por vermelhidão, mas também pela sensação de queimação, calor e aperto.

tipos de pele
tipos de pele

Os tipos de pele pode mudar?

Numerosos estudos demonstraram que os genes têm a maior influência nos tipos de pele. Por esse motivo, não é possível alterar permanentemente o seu tipo de pele.

Porém, vale a pena cuidar bem da pele , pois graças aos cosméticos combinados é possível amenizar os inconvenientes descritos acima.

É claro que cuidar da sua pele deve ser sua prioridade. Se você não tiver certeza sobre o tipo de pele que possui, consulte um especialista, um dermatologista ou cosmetologista. Também vale a pena optar pela dermoconsulta em caso de problemas graves de pele .

Você também deve ter cuidado com os cuidados diários com sua pele e escolher os cosméticos certos. A pele saudável é um dos elementos mais importantes de um corpo saudável.

 

REFERÊNCIAS:

https://www.wysokieobcasy.pl/akcje-specjalne/7,157216,21573118,rodzaje-i-typy-skory.html?disableRedirects=true
https://www.pollenaewa.com.pl/blog/cialo/rodzaje-cery-i-ich-charakterystyka-w-jaki-sposob-je-rozrozniac-i-odpowiednio-pielegnowac/
https://www.floslek.pl/rodzaje-skory.html
https://www.poradnikzdrowie.pl/uroda/twarz/typy-cery-jak-rozpoznac-i-pielegnowac-cere-tlusta-sucha-mieszana-aa-wcDg-Rfjb-bbbp.html
https://uroda.abczdrowie.pl/jak-okreslic-rodzaj-cery

Graduada em jornalismo com especialização em Marketing social na UFMG Universidade Federal de Minas Gerais, escreve artigos com conteúdos sobre beleza, saúde e bem estar com noções de SEO e tem a dinâmica e versatilidade na elaboração de artigos.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.