Vitamina B12 – Fontes, Benefícios e Deficiência

Vitamina B12 – Fontes, Benefícios e Deficiência !

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Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dr. Saúde

Vitamina B12 – Fontes, Benefícios e Deficiência que não devemos ignorar. Alem disso, também conhecida como cobalamina (ou cianocobalamina) a vitamina B12 tem papel importante na prevenção de anemia e no combate a depressão. Saiba as melhores fontes e perigos de sua falta no organismo.

As vitaminas são essenciais para a nossa saúde. São elas as personagens principais quando o assunto é fazer o nosso corpo funcionar como uma perfeita engrenagem.

A vitamina B12, também conhecida por cobalamina ou cianocobalina é essencial para a formação das células vermelhas, atua no metabolismo dos aminoácidos e também dos ácidos nucleicos (DNA) e tem forte atuação no sistema nervoso.

Outro ponto muito importante é que essa vitamina ajuda na prevenção de um tipo de anemia muito importante, a megaloblástica.

Fontes de vitamina B12:

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde, dois passos são necessários para o corpo absorver ela dos alimentos.

Primeiro, o ácido clorídrico no estômago separa a dela da proteína à qual a vitamina B12 está ligada nos alimentos.

Depois disso, ela combina com uma proteína feita pelo estômago chamado fator intrínseco e é absorvido pelo corpo.

Assim, essencialmente, a saúde do seu sistema digestivo é tão importante na absorção e utilização de níveis adequados dela como os alimentos que você está comendo.

De acordo com um estudo de 2007, ela é um nutriente difícil de absorver. Adultos saudáveis absorvem e usam aproximadamente 50% da vitamina B12 dos alimentos, e às vezes muito menos.

Essa vitamina presente em alimentos como frango, carne e peixe foi considerada a mais absorvível.

Embora a taxa exata de absorvibilidade dependa da saúde digestiva de cada pessoa; veja as principais fontes de alimento que fornecem vitamina B12:

  • Carne de boi e fígado de frango;
  • Salmão;
  • Arenque;
  • Cavala;
  • Sardinhas;
  • Atum;
  • Truta;
  • Lombo de carne de bovino;
  • Cordeiro;
  • Kefir e os seus derivados;

A absorção da vitamina pode ser dificultada quando alguém tem um histórico de alcoolismo ou tabagismo intenso.

Além do álcool e a nicotina, a longo prazo, o uso de antibióticos também pode reduzir a capacidade do estômago para absorver e usar essa vitamina.

Benefícios da Vitamina B12:

Ela é uma vitamina essencial para tratar a fadiga adrenal, múltiplas funções metabólicas incluindo produção de enzimas, síntese de DNA e equilíbrio hormonal. Além de manter o sistema nervoso e cardiovasculares saudáveis.

Ajuda a manter Níveis de Energia:

Ela beneficia o seu metabolismo, porque converte carboidratos em glicose utilizável no corpo.

Por esta razão as pessoas com deficiências de vitamina B12 muitas vezes sentem fadiga.

Previne a Perda De Memória:

A deficiência de vitamina B12 pode causar vários distúrbios neurológicos e psiquiátricos.

Devido ao seu papel na saúde dos nervos e na sinalização dos neurotransmissores, a vitamina B12 beneficia a função cognitiva.

Melhora o Humor:

Um dos benefícios mais pesquisados da vitamina B12 é a sua capacidade de ajudar na regulação saudável do sistema nervoso, incluindo a redução de transtornos de humor como depressão e ansiedade.

Ajuda na Manutenção da Saúde do Coração:

A vitamina B12 beneficia a saúde cardiovascular de várias maneiras, o que é importante considerando o fato de que a doença cardíaca é atualmente uma das principais causas de morte em todo o mundo.

Deficiência de Vitamina B12:

A deficiência ou falta dessa vitamina é muito comum em idosos e em vegetarianos já que uma boa porção de vitamina B12 da alimentação vem da carne.

Também é comum em pessoas que ingerem pouca carne ou possuem alguma deficiência na absorção intestinal desse alimento.

Nem sempre a hipovitaminose de B12 mostra sinais e pode aparecer de repente de forma crônica.

Porém, pode apresentar alguns sinais como dificuldade na concentração e na memória.

Além disso, também podem ocorrer sintomas físicos como formigamento e redução na sensação do membro (parestesias).

Caso não seja tratada podem acometer ao indivíduo doenças neurológicas irreversíveis.

Anemia:

A característica básica de uma anemia é que a concentração de hemoglobina está anormalmente baixa, não importa qual a causa disso. No caso, a falta de vitamina B12, esse tipo de anemia está associada à gastrite atrófica.

A anemia perniciosa ou megaloblástica, causa pela deficiência dessa vitamina, é uma doença autoimune na qual o próprio corpo destrói as células parietais, ou seja, que fazem parte da parede do estômago.

Gestantes e lactantes:

Crianças a partir dos 4 meses de idade quando têm mães com deficiência de vitamina B12 e são alimentados apenas com o leite materno podem apresentar os seguintes sinais e sintomas: fraqueza muscular, falta de apetite, coma, letargia, retardo no desenvolvimento, tremores, anemia e hipotrofia cerebral.

Efeitos Colaterais da Vitamina B12:

Felizmente, é muito improvável obter os prejuízos provocados por doses altas demais de vitamina B12.

A capacidade do corpo de eliminar os excessos é muito grande, de modo que na maior parte dos casos não há qualquer problema.

Em casos extremos, porém, verifica-se sensações de coceira e dormência pelo corpo.

Além disso, uma overdose prolongada pode aumentar as chances de desenvolvimento de câncer, em virtude do estímulo da vitamina B12 à divisão celular.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Rafael Cardoso

Com mais de 5 anos de experiência, Rafael Almeida é Graduado em Ciências da Nutrição pela Universidade Ceuma desde 2012. Atua em Atendimento Clínico-Nutricional, com foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, através da reeducação alimentar e acompanhamento nutricional, com planos alimentares personalizados, de acordo com o objetivo e avaliação clínica individual, comprometido com o sucesso do tratamento de seus pacientes.

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