Fedegoso – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Fedegoso – Origem, Benefícios e Como Usar de forma que possa dar de aproveitar todos os Benefícios do Fedegoso e usufruir de suas propriedades e ver melhorar o funcionamento da saúde corpo. Além disso, as folhas possuem um formato oval bastante característico e as raízes são bastante grossas.

O caule é repleto de ramos, as flores possuem uma cor que mistura o amarelo com o laranja e os seus frutos estão guardados num tipo de vagem. A planta não costuma ser utilizada em jardins, nem mesmo ser a preferida de alguém pois possui um cheiro bastante desagradável e forte.

fedegoso

A planta Fedegoso também é conhecida pelos nomes de balambala, folha-do-pajé, fedegoso-verdadeiro, pajamarioba, café-negro, lava-prato, ibixuma, mangerioba, mata-pasto, mamangá, maioba, taracurú e pereriaba, tendo o nome científico de Cassia occidentalis.

A planta, que é usada na forma de chá, apresenta inúmero benefícios para o organismo. A bebida possui efeitos de analgésico, antibacteriana, antianêmica, anti-inflamatória, antisséptica, antiespasmódica, anti-hepatotóxica, anti-herpética, antirreumática, antimalárica e antivirótica…

Toda planta tem um cheiro muito forte, desagradável, de sabor amargo. Suas partes usadas para fins medicinais são as cascas, folhas, sementes e raízes, e podem ser encontradas para comprar em lojas de produtos naturais.

Propriedades Nutricionais do Fedegoso:

Apesar de não ser muito conhecido, o Fedegoso possui uma infinidade de propriedades medicinais como: Antifúngica, Antiasmática, Antibacteriana, Analgésica, Anti-Hepatotóxica, Antídoto De Venenos, Antianêmica, Antiespasmódica… E elas podem ajudar a tratar e até a curar os mais diversos problemas se for utilizado da forma correta. Na maioria das vezes as partes utilizadas são suas raízes, folhas, flores e sementes.

fedegoso beneficios

Benefícios do Fedegoso:

Pode ser usado em tratamentos de anemia, vermes, Tuberculose, torção muscular, sarna, Sarampo, reumatismo, queimaduras, picada de escorpião, porrigem, paludismo, nevralgias, malária, inflamações uterinas, impigens, impaludismo, Hemorróidas , Hepatite, Febre, feridas, gases, fungos, afecções do fígado, febre biliosa, erupções cutâneas, erisipela, epilepsia, eczemas, doenças venéreas, contusões, distensões musculares, complicações menstruais, doenças hepáticas, dores gastrointestinais, dores de cabeça, bronquite, cicatrização, coqueluche, entre outros.

Como Usar o Chá de Fedegoso?

A planta pode ser consumida de formas diversas. Quando na forma de grão, deve ser torrado como sucedâneo do café. Além disso, as folhas jovens, assim como os brotos, tem uso como tempero em alguns países.

Para fins medicinais, as folhas podem ser usadas para infusão e cataplasma. A raiz deve ser moída na quantidade de 3 até que torne-se pó. Em seguida, ferva, coe e consuma em jejum. Para preparar a decocção, em meio litro de água, ferva 10 g das cascas da planta. Quando alcançar fervura, deixe por 30 minutos no fogo e então desligue e tampe. Deixe amornar, coe e consuma em uma dose de duas xícaras de chá por dia.

benficios do fedegoso

Modo de Usar o Fedegoso:

  • Infusão das folhas;
  • Grãos torrados como sucedâneo do café;
  • As folhas jovens e os brotos: como tempero em alguns países;
  • Cataplasma das folhas.

Pó da raiz: moa 3 raízes até obter pó fino. Ferva, coe e tome em jejum (verminose e amarelão);

Pó da semente: junte 5 g de sementes em pó em 1 copo de água. Ferva. Coe e tome em jejum, pela manhã (prisão de ventre).

Decocção: ferva por 30 minutos, em ½ litro de água, 10 g de casca. Coe e beba 2 xícaras de chá ao dia (febres intermitentes);

Efeitos Colaterais do Fedegoso:

É proibido o uso de fedegoso às mulheres grávidas por grande possibilidade de aborto. Crianças muito pequenas e mulheres em período de amamentação também não devem consumi-lo.

Sete Sangrias – Origem, Benefícios e Como Usar!

Cambuí – Origem, Benefícios e Como Usar!