Os 40 Benefícios da Maçã Verde Para Saúde

Os 40 Benefícios da Maçã Verde Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios da Maçã Verde Para Saúde são diversos e variados. Além disso, a Maçã Verde possui ricas propriedades que são essenciais para saúde do corpo humano. A Maçã Verde não é uma das frutas mais populares, no entanto, vem sendo usada para o preparo de sucos detox e outras receitas devido à grande variedade de nutrientes e benefícios que oferece à saúde e à beleza.

beneficio da maça verde

Maçã Verde tem um excelente sabor e consegue participar como ingrediente nos maios diversos pratos como purês, tortas e doces em geral. Essa fruta consegue oferecer inúmeros benefícios para a saúde. Porém, ainda assim, não é das frutas mais populares apesar de já ser bastante utilizada nos famosos sucos detox.

Você pode ingerir a Maçã Verde da melhor maneira que achar: in natura, misturada com outros alimentos como iogurtes, saladas de frutas, sucos, inclusive o suco detox. Só não é recomendado trocar a versão natural por doces, porque, durante o preparo a maioria dos benefícios são perdidos, principalmente pelo calor. Além disso, a quantidade enorme de açúcar que as sobremesas oferecem ultrapassam negativamente os benefícios da fruta.

Tipos de Maçã:

Fuji: É firme e crocante. Um pouco ácida, essa maçã vai bem com salada de frutas, sobremesas e geleias.

Gala: Macia e bem doce, é uma das mais ricas em antioxidantes. É um dos tipos mais consumidos no Brasil.

Red ou Argentina: Tem a polpa mais branquinha e, quando está mais madura, esfarela na boca.

Verde: Tem pouco açúcar e é bem ácida. Vai bem como complemento em pratos salgados, saladas e assados.

Valor Nutricional da Maçã Verde:

A Maçã Verde é muito parecida com a vermelha, porém possui alguns componentes em maior quantidade como a pectina, ferro, fibras, cálcio, azoto, nitrogênio, açúcares, catequizas, sorbitol, quercitina, magnésio, fósforo e potássio. Essa fruta já era cultivada, há muitos anos, na Ásia e na Europa e chegou até a América por meio das mãos dos colonizadores.

Maçã Verde também é muito rica em substâncias chamadas flavonoides e ácido málico. A pectina, uma fibra encontrada na casca, modera o apetite porque dá sensação de saciedade, e a quercetina, um antioxidante que está presente na polpa, ajuda no combate ao envelhecimento das células do sistema imunológico e protege o organismo dos danos causados pelos radicais livres. Então, confira também os Benefícios da Maçã Verde Para Saúde:

Benefícios da Maçã Verde Para Saúde:

1. Promove a Saúde dos Dentes:

É comum após de uma noite de festa esquecer-se de escovar os dentes. Quando isso acontecer, coma uma Maçã Verde em jejum e aproveitem sua pele fibrosa que estimula a produção de saliva. Isto reduzirá a quantidade de bactérias na boca, que atacam os dentes e causam cáries.

É uma boa prática, mesmo que se escove os dentes após o café da manhã, já que evitará acumular muitas bactérias que podem aproveitar os adoçantes da refeição matinal.

2. Favorece a Perda de Peso:

A Maçã Verde em jejum ajuda a emagrecer, tem apenas 80 calorias e alto teor de fibras para combater a fome matutina. Certamente, uma Maçã Verde não é alimentação suficiente, o melhor é consumi-la ao acordar para que o metabolismo comece a trabalhar durante as tarefas que precedem o café da manhã.

Esse procedimento permite que as fibras solúveis da fruta incentivem o trabalho do trato intestinal, trazendo uma sensação de saciedade com menos comida no café da manhã.

3. Aumentar a Taxa Metabólica:

A Maçã Verde Contém uma série de minerais – ferro, zinco, cobre, manganês, potássio, etc., que são minerais e são uma obrigação para a saúde humana e para o bem-estar. O ferro nas maçãs é um oligoelemento e ajuda a aumentar os níveis de oxigênio no sangue e ajuda a aumentar a taxa metabólica.

4. Melhora a Absorção de Oxigênio:

O suco de Maçã Verde é um tesouro de uma grande variedade de minerais, incluindo cobre, ferro, potássio e manganês. Todos esses elementos composto na Maçã Verde desempenham um papel importante em mantê-lo em boa saúde. O ferro, especialmente, é conhecido por ajudar na melhor absorção de oxigênio, o que, por sua vez, aumenta a taxa metabólica do seu corpo.

5. Previne a Diabetes:

Comer a Maçã Verde diariamente também é bom para tratar à diabetes, afinal as fibras da fruta minimizam o tempo de absorção do açúcar. Para que os efeitos ocorram de maneira mais enfática é melhor comer a fruta em jejum.

6. Promove a Saúde Capilar:

A Maçã Verde com um conjunto de vitaminas e minerais, o suco de Maçã Verde é um potente remédio natural para o fortalecimento dos cabelos. Junto com isso, ele também garante que a queda de cabelo esteja sob controle. Além disso, o consumo deste suco também é conhecido para promover o crescimento do cabelo.

Em suma, o consumo de suco de Maçã Verde pode ajudá-lo ter cabelos longos, fortes e exuberantes.

7. Benefícios da Maçã Verde Contra Círculos nos Olhos:

Os círculos marrons profundos, juntamente com inchaço em torno de seus olhos, são sinais de que sua pele está ficando mais velha. Sabe-se que a aplicação tópica do suco de Maçã Verde, bem como o consumo interno, tem um impacto positivo nestas alterações indesejáveis.

8. Regula os Níveis de Glicose:

Pelo seu alto teor de fibras solúveis, a Maçã Verde é grande aliado dos diabéticos. Ela consegue controlar a liberação da insulina e assim evita que esse hormônio forme picos. Além disso, por ser metabolizada de forma mais lenta, a Maçã Verde é excelente para ser ingerida antes dos treinos.

Comer uma maçã logo ao acordar pode ser uma boa opção já que, durante a noite, o pâncreas fica mais lento e as taxas de glicose aumentam.

9. Combate os Radicais Livres:

Maçãs verdes são ricos em vitaminas A, B e C, de modo que além de proteger a pele dos efeitos nocivos dos radicais livres, também ajuda na manutenção de um brilhante pele de dentro.

10. Promove a Saúde Óssea:

Além disso, um dos benefícios da Maçã Verde para a saúde é fortalecer os ossos. A razão é que as maçãs contêm muitas substâncias que são importantes para a saúde óssea, como ferro, manganês, cobre, potássio, zinco e outros. O conteúdo dessas substâncias pode transformá-lo em um osso saudável e evitar a osteoporose.

11. Ajuda na Eliminação de Toxinas:

A saúde do sistema metabólico do corpo é muito importante para ser mantido e uma maneira é comer uma Maçã Verde. Porque as fibras nele são úteis para melhorar a atividade intestinal de modo a tornar mais fácil para o organismo eliminar toxinas.

12. Aumenta a Imunidade:

Maçã Verde é um armazém de várias vitaminas e minerais. Para isso, você pode chamar a maçã como um fruto super saudável. Um super alimentos que podem melhorar a imunidade e evitar vários objetos maliciosos que entram no corpo, como bactérias, vírus e outros.

Esses são alguns dos principais benefícios da Maçã Verde. Consumir maçãs não deve ser em excesso, a fim de manter uma boa dieta, podemos consumir uma maçã todos os dias. Estes hábitos irão proporcionar um enorme benefício para a saúde do corpo.

13. Melhora a Respiração:

Os nutrientes da Maçã Verde reduzem inflamações que acometem os brônquios. A fruta é recomendada para quem sofre com problemas respiratórios, em especial a asma. Além disso, com o consumo regular da fruta, o organismo se torna mais resistente às alergias, grandes responsáveis pelas crises de asma.

14. Previne Inflamações:

A casca da Maçã Verde contém enzimas que nos ajudam a proteger as chamadas células T. Trata-se de um tipo de linfócito que luta contra as inflamações.

Além disso, a pectina contida na casca nos oferece minerais e vitaminas muito adequados para afastar qualquer infecção. Se você sofre de artrite ou artrose, não hesite: consuma uma maçã inteira com casca.

15. Previne a Prisão de Ventre:

Por possuir ricas propriedades diuréticas a Maçã Verde tem auxiliado muitas pessoas com problemas de constipação.

maça verde

16. Benefícios da Maçã Verde Para o Intestino:

Se você está de dieta, aqui está mais uma razão para consumir Maçã Verde. Em 100g da fruta são apenas 56kcal, ideal para aquele lanchinho entre as refeições principais. Sem falar que ela é rica em fibras, que aumentam a saciedade e ainda ajudam no funcionamento do intestino.

17. Combate a Gripe:

A quercetina presente na Maçã Verde é um poderoso agente antioxidante que pode afastar a gripe. Ela preserva as células, deixando o sistema imunológico mais forte. Embora não chegue a ser tão eficiente quanto a laranja, a maçã é considerada uma boa fonte de vitamina C, outro fortalecedor do sistema imunológico.

18. Acelera o Metabolismo:

Os minerais presentes na Maçã Verde como o ferro, o cobre, o potássio e o manganês, ajudam a acelerar nosso metabolismo de maneira natural. Que tal inclui-la no seu café da manhã? Nada de pular essa etapa do dia, viu? Deixar de tomar café da manhã faz com que o nosso metabolismo trabalhe de forma mais lenta.

19. Reduz o Colesterol Ruim:

A Maçã Verde possui muitos conteúdos de fibra e tem também outros benefícios para destruir colesterol ruim no corpo. Colesterol ruim no corpo será amarrado pela fibra e, em seguida, removê-lo junto com a sujeira.

20. Benefícios da Maçã Verde Contra a Constipação:

Maçã Verde contém muita fibra que é muito importante para a digestão suave. A fibra trabalha para facilitar o movimento do intestino para que as toxinas podem ser emitidos e você está livre para se livrar de problemas digestivos, como constipação.

21. Combate o Câncer de Pele:

A Maçã Verde contém vitamina C, que ajuda na prevenção de danos contra células da pele por radicais livres e, assim, reduz a probabilidade de câncer de pele.

22. Promove a Saúde do Coração:

Em relação a outras maçãs, a do tipo a Maçã Verde oferece uma maior concentração de potássio. Esse mineral ajuda a manter os batimentos cardíacos estáveis, num ritmo ideal. Uma deficiência de potássio por provocar uma disritmia, ou seja, uma desregulação do ritmo cardíaco. Uma mação verde é capaz de influenciar esses batimentos por até 3 horas.

23. Benefícios da Maçã Verde Para Saúde da Pele:

Muitas vezes, a falta de nutrição deixa a pele com o risco de várias doenças da pele, incluindo eczema e câncer. O suco de Maçã Verde garante que a pele tenha os níveis adequados de nutrientes. Ele também oferece proteção contra vários problemas de pele.

Maçã Verde

24. Ajuda a Prevenir a Caspa:

Uma pasta criada com as folhas e a pele de Maçã Verde é um ótimo curador de caspa. Você deve usar esta pasta como um shampoo. O suco de Maçã Verde também tem os mesmos efeitos se massageado sobre o couro cabeludo.

25. Promove a Saúde Intestinal:

Graças as fibras, a ingestão de Maçã Verde melhora a digestão, ou seja, o bom funcionamento intestinal. Quando o intestino trabalha de maneira regular e o trânsito dos alimentos ocorre de forma pontual, os nutrientes desses alimentos são mais bem absorvidos pelo corpo, proporcionando maior utilidade ao corpo.

26. Promove o Rejuvenescimento Celular:

A Maçã Verde Contém antioxidantes que ajudam na reconstrução celular e rejuvenescimento celular. Isso também ajuda você a manter a pele saudável e brilhante. Os antioxidantes também protegem seu fígado e asseguram seu bom funcionamento.

27. Promove a Saúde do Fígado:

Junto com ser um agente desintoxicante natural, o suco de Maçã Verde também é conhecido por possuir antioxidantes em boas quantidades. Esses antioxidantes impedem os radicais livres de danificar o fígado. Isso, por sua vez, garante que seu fígado funciona de forma adequada, mantendo-o seguro de várias condições hepáticas.

28. Ajuda a Regular a Glicose:

A Maçã Verde controla as taxas de açúcar no sangue, benefício importante para quem tem diabetes. Isso acontece porque as fibras solúveis da maçã tornam mais lenta a absorção do açúcar. O resultado é potencializado quando a Maçã Verde é ingerida em jejum. Durante a noite, o pâncreas funciona de forma mais lenta e os níveis de açúcar aumentam. Comer uma maçã pela manhã ajuda a estabilizá-los.

29. Promove a Saúde do Coração:

Outra razão para comer uma Maçã Verde em jejum é que o seu teor de potássio é levemente mais elevado em comparação com outras maçãs. O potássio é um agente eletrolítico que equilibra a hidratação das células, que é vital para a correta batida cardíaca.

Seu consumo insuficiente ao longo do dia implica o risco de disritmia cardíaca. Os cientistas indicam que o corpo precisa de 4.700 miligramas de potássio por dia, e a Maçã Verde fornece 115 miligramas de potássio. Esta quantidade é suficiente para estabilizar a frequência cardíaca a partir das primeiras horas do dia.

30. Promove a Saúde do Cólon:

Nada de suco de maçã, nada de geleias. O melhor é consumir uma Maçã Verde com casca. Só assim aproveitaremos seu grande teor de fibras, ideal para ter um trânsito intestinal saudável.

A fibra, longe de ser um nutriente, é um mediador indispensável para o nosso equilíbrio interno e o metabolismo. Por sua vez, estamos diante de um componente vegetal que contém polissacarídeos e lignina, vitais também para a boa manutenção da microflora do cólon.

Outros Benefícios da Maçã Verde Para Saúde:

  • Ela impede o reumatismo, ajudando no bom funcionamento da glândula tireóide.
  • Tendo uma maçã todos os dias impede chances de velhice doenças neurológicas como Alzheimer.
  • Tomar suco de Maçã Verde regularmente pode evitar chances de asma, que é um distúrbio alérgico hipersensível.
  • Além disso, ele também facilita a eliminação das olheiras, deixando seus olhos renovado e revigorado.
  • A Maçã Verde é um tratamento anti-acne altamente eficaz, bem. O consumo regular de Maçã Verde ajuda a controlar e prevenir erupções de espinha.
  • Devido ao seu teor de vitamina denso, Maçã Verde ajuda a manter a sua pele e tem grande clareamento e os efeitos nutritivos em sua tez.
  • Depura o sangue. Por conter ácido málico, limpa o trato vocal, boca, faringe e favorece uma voz com melhor ressonância.
  • A pectina e potássio presentes na Maçã Verde evitam o acúmulo de gordura na parede arterial, prevenindo o entupimento das artérias.
  • Impede a formação de cálculos, evita a indigestão, previne a infecção da garganta.
  • Previne condições como intestino preso, gota, diabetes e enfermidades da pele.

Receita de Suco de Maçã Verde:

INGREDIENTES:

  • 1 folha de couve
  • 1 Maçã Verde
  • 1 limão e raspas de gengibre
  • 1 fatia de abacaxi

MODO DE PREPARO:

  • Bata todos os ingredientes juntos e coe se necessário.

beneficios da maça verde

Como Consumir a Maçã Verde?

Ela não tem contraindicações, e pode ser consumida in natura ou com adição de iogurte desnatado, aveia em flocos, linhaça e granola, por exemplo. Pode ser usada ainda no preparo de sucos detox, saladas e receitas diversas.

O consumo recomendado por médicos é de 28 gramas de fibras por dia, e a Maçã Verde já fornece 5 gramas de fibras dietéticas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 40 Benefícios da Canela Para Saúde

goiaba

Os 40 Benefícios da Goiaba Para Saúde!