Vitamina D – Fontes, Benefícios e Deficiência

Vitamina D – Fontes, Benefícios e Deficiência!

A Vitamina D é essencial para obter um funcionamento correto do nosso metabolismo. Além disso, a Vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo humano e sua ausência pode proporcionar uma série de complicações. Afinal, ela controla 270 genes, inclusive células do sistema cardiovascular.

A principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância. Alguns alimentos, especialmente peixes gordos, são fontes de Vitamina, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe.

Vitamina D Deficiência

Ela também pode ser produzida em laboratório e ser administrada na forma de suplemento, quando há a deficiência e para a prevenção e tratamento de uma série de doenças.

O que é Vitamina D?

A Vitamina D é Importante Para Todos os Tipos de Processos:

ossos e dentes saudáveis: A Vitamina D ajuda os ossos a absorver o cálcio. A deficiência grave causa uma doença chamada raquitismo, mas mesmo a deficiência leve é ​​um fator de risco para osteoporose e fraturas mais tarde na vida.

Por exemplo, este estudo descobriu que muitas mulheres que chegaram a um hospital com fraturas de quadril tinham “deficiência de Vitamina” oculta: não era ruim o suficiente para que alguém notasse sinais óbvios. até que eles quebrassem um osso.

alimentos Ricos em Vitamina D:

Alguns Alimentos Também são Fontes de Vitamina, Como:

  • Salmão;
  • Sardinha;
  • Cogumelos;
  • Gema do ovo.

Não existem frutas que contém Vitamina D.

Benefícios da Vitamina D:

Promove a Saúde Óssea:

Entre os benefícios da Vitamina D, certamente o mais conhecido é a sua função no desenvolvimento e na manutenção dos ossos. Essa propriedade se deve à regulação do cálcio, que é feita pela Vitamina. Nesse sentido, a Vitamina estimula uma maior densidade óssea, de forma que colabora para um crescimento saudável das crianças e evita a osteoporose nos adultos e idosos.

Maior Imunidade:

Assim como muitas outras vitaminas, a Vitamina D tem entre suas funções a capacidade de estimular o sistema imunológico. A sua influência é verificável através de um estudo publicado em julho de 2014 na Today’s Dietitian.

Que conclui que crianças com bons níveis de Vitamina D são mais raramente infectadas pela gripe. Naturalmente, essa potência ampliada do sistema imunológico também é capaz de proteger o corpo de muitas outras doenças.

Saúde Cardiovascular:

No que se refere ao sistema cardiovascular, há um efeito positivo direto da Vitamina D sobre as artérias. Verificou-se que as artérias de pessoas com bons níveis de Vitamina possuem paredes menos rígidas, de forma que a arteriosclerose é evitada ou mesmo aliviada. Esse efeito reduz, por sua vez, a pressão arterial de pessoas hipertensas, além de estabelecer um menor risco de infarto do miocárdio.

Auxia na Saúde Hormonal:

Bons níveis de Vitamina D se relacionam também à saúde hormonal ao estimular a produção adequada de estrogênio nas mulheres e de testosterona nos homens. Uma vez que a Vitamina é sintetizada pelo corpo através da exposição ao sol, essa poderia ser uma explicação para o aumento da libido durante o verão.

Perda de Peso:

Os benefícios da Vitamina D para a perda de peso são extremamente significativos. Em primeiro lugar, há uma importante relação entre os níveis de Vitamina e a capacidade do corpo de queimar gordura.

Essa relação foi demonstrada por estudos que verificaram que, submetidas a um mesmo regime de alimentação e de exercícios físicos, as pessoas com bons níveis de Vitamina queimaram mais gordura e perderam mais peso.

Onde Encontrar a Vitamina D:

As formas de obter a Vitamina D são variadas. Em primeiro lugar, trata-se de uma vitamina que o corpo humano é capaz de produzir, contanto que a pele seja periodicamente exposta ao sol. Essa exposição não precisa nem mesmo ser muito longa: 5 a 10 minutos de exposição, 2 ou 3 vezes na semana, já bastam para suprir as necessidades de Vitamina.

Deficiência de Vitamina D:

A Vitamina é necessária para a manutenção do tecido ósseo, ela também influencia consideravelmente no sistema imunológico, sendo interessante para o tratamento de doenças autoimunes, como a artrite reumatoide e a esclerose múltipla, e no processo de diferenciação celular, a falta deste nutriente favorece 17 tipos de câncer. Veja outros benefícios:

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dicas de Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

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