Os 40 Benefícios do Pimentão Para Saúde

Os 40 Benefícios do Pimentão Para Saúde!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 40 Benefícios do Pimentão Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, não é de hoje que usamos o pimentão para decorar os pratos e dar mais cor nas nossas refeições. Além de ter um gosto bem característico, você pode encontrar em diversas cores, como o amarelo, verde e vermelho.

O pimentão é pouco calórico, sendo assim, a sua inserção nos pratos promove uma dieta e alimentação ainda mais saudável. Esse vegetal pode ser ingrediente de muitas saladas e pratos, como o arroz à grega. Muita gente ainda não sabe se existe ou não diferença entre as cores dos pimentões.

beneficios do pimentao

A diferença ainda reside nas propriedades, uma vez que o pimentão vermelho tem mais vitamina A e vitamina C e ainda contém 10 vezes mais beta caroteno do que as outras versões, tanto a amarela e a verde. Isso quer dizer que seria melhor para a nossa saúde de ingeríssemos mais o pimentão vermelho.

O pimentão adiciona um sabor especial a saladas e pratos, mas como vegetal, sua contribuição não se limita a seu sabor, mas também inova nas receitas saudáveis e até pouco calóricas. Sabemos algumas informações sobre o alimento, mas é importante que as suas propriedades sejam desbravadas.

Para que assim, os benefícios à saúde sejam aliados à contribuição para a boa forma. Vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios, para que serve e as propriedades que podem ajudar você a ficar sempre em dia com as medidas.

O pimentão adiciona um sabor especial a saladas e pratos, mas como vegetal, sua contribuição não se limita a seu sabor, mas também inova nas receitas saudáveis e até pouco calóricas. Sabemos algumas informações sobre o alimento, mas é importante que as suas propriedades sejam desbravadas, para que assim, os benefícios à saúde sejam aliados à contribuição para a boa forma.

Benefícios do Pimentão Para Saúde:

Valor Nutricional do Pimentão:

Um Pimentão possui apenas uma quantidade de 45 calorias. Além disso, esse alimento é fonte de vitaminas como vitamina A e C, vitamina B6. Também possui boas quantidades de fibras solúveis e insolúveis, além de conter apenas gorduras boas.

1. É Rico em Antioxidantes:

Uma das principais vantagens é a ação antioxidante que ela promove no organismo. Aliás, saiba que é um dos alimentos que mais estimula a produção de colágeno, favorecendo uma pele mais saudável, delicada e macia, porque os antioxidantes combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce da pele e limpando o organismo de modo geral.

2. Possui Efeitos Analgésicas:

Outro benefício do pimentão é a sua ação analgésica devido à grande quantidade de capsaicina e vitamina C. A primeira é importante porque existem muitas pomadas para inflamações no mercado que contém extrato dessa substância, por causa do efeito analgésico, que alivia os sintomas e reduz as dores advindas dos músculos ou dos ossos.

3. Acelera o Metabolismo:

O pimentão é um alimento termogênico que, além de acelerar o metabolismo para garantir maior gasto calórico, também é diurético, evitando a retenção de líquido.

4. Previne a Anemia:

Principalmente a variedade vermelha, os pimentões são boas fontes de vitamina B6 (piridoxina) e B9 (folato). Ambas previnem o surgimento da anemia megaloblástica.

5. Possui boa Quantidade de Capsaicina:

A presença da capsaicina é essencial para o efeito anti-inflamatório do pimentão. É o mesmo nutriente da pimenta que causa a ardência característica. Nos pimentões, porém, ela está em número bem menor.

6. Previne a Catarata:

A vitamina A e outras enzimas dos pimentões cuidam das células da visão e evitam uma doença que atinge muitas pessoas maduras, a catarata. Esses nutrientes também ajudam as células a se renovarem.

7. É um Alimento Termogênico:

Os pimentões, assim como as pimentas, funcionam como termogênicos. Eles aceleram o metabolismo e fazem você perder calorias mais facilmente. Mas, com os pimentões, esse efeito é mais suave.

8. Previne o Câncer Digestivo:

Por sua extraordinária riqueza em vitaminas oxidantes A e C, que protegem as células da ação de mutação das substâncias cancerigem, o consumo habitual de pimentões contribui para evitar o câncer, especialmente dos órgãos digestivas.

9. Trata a Prisão de Ventre:

O pimentão é um laxante suave e tem ação contra flatulência. Diabetes e obesidade: Devido o seu caso aparte de carboidratos e de caloria, é muito tolerado pelos os diabéticos e convém a dieta dos obesos.

10. Regula os Sucos Gástricos:

Por uma ação aperitivo, estimulante da produção de sucos gástricos e antinflamatório, o pimentão é conveniente a todos os que padecem de má digestão devido a insuficiência de sucos gástricos ou á autonomia digestiva.

11. É Rico em Vitamina C:

O pimentão aporta quase quatro vezes mais vitamina C que o limão ou laranja. O pimentão destaca-se também por outras substância não nutritivas.

12. Promove a Saúde dos Olhos:

Pimentão contém mais de 30 tipos diferentes de carotenoides incluindo alfa-caroteno, betacaroteno, licopeno, luteína, criptoxantina e zeaxantina. Carotenoides ajudam na saúde dos olhos e afastar as doenças oculares.

13. Pimentão Previne o Câncer:

Carotenoides também têm poderosos efeitos antioxidantes que podem prevenir certos tipos de cânceres. Os carotenoides desativam os radicais livres, que são os átomos de oxigênio prejudiciais às células que reagem com outras moléculas do corpo. Prefira consumir pimentões maduros, para maximizar a quantidade de benefícios dos antioxidantes.

14. Promove o Coração Saudável:

As propriedades anti-inflamatórias do pimentão, também reduz a inflamação nas artérias. Isso significa que os pimentões ajudam a prevenir doenças cardíacas e Diabetes.

15. Alivia a Dores:

O pimentão ajuda a aliviar a dor crônica. vitamina C e vitamina K, ambas encontradas em pimentões, têm propriedades anti-inflamatórias, que reduzem o inchaço e protegem contra a osteoporose.

pimentao

16. Auxilia na Perda de Peso:

Pimentões são muito baixos em gordura e calorias cerca de 1 grama de gordura e 29 calorias por xícara o que os torna um ótimo complemento para uma refeição principal.

17. Elimina o Estresse:

A vitamina B6 presente nos pimentões, ajuda seu cérebro a produzir serotonina e norepinefrina, dois produtos químicos que afetam seu humor. Esta vitamina também ajuda a diminuir os sintomas pré-menstruais, ansiedade e depressão.

18. Aumenta a Imunidade:

A quantidade de vitamina C aumenta com a maturação também, e os pimentões estão cheios de vitamina C. 1 xícara de pimentão em fatias dá 157% do seu conteúdo diário de vitamina C, tornando-os uma ótima maneira de permanecer saudável.

19. Promove a Saúde do Coração:

As propriedades anti-inflamatórias no Pimentão também reduzem a inflamação nas artérias. Isso significa que os pimentões ajudam a prevenir doenças cardíacas e Diabetes.

20. Alivia a dor Crônica:

O Pimentão alivia a dor crônica de algumas maneiras. A vitamina C e a Vitamina K, ambas encontradas em pimentões, possuem propriedades anti-inflamatórias , o que reduz o inchaço e protege contra a osteoporose. A capsaicina também alivia a dor crônica.

21. Reduz o Colesterol:

Apesar de os Pimentões conterem menos capsaicina do que seus primos espinhosos, eles têm alguns. E essa é uma boa notícia para aqueles com colesterol alto , porque a capsaicina é um nutriente que reduz os níveis de colesterol ruim em seu sistema.

22. Pimentão Para ter uma Pele Bonita:

Os Pimentões contêm uma quantidade sólida de vitamina E, o que ajuda a manter a aparência da pele fresca e jovem, e com o cabelo forte e vibrante.

23. Trata Doenças Cardiovasculares:

Os pimentões vermelhos são ricos em licopeno, tornando-os assim excelentes para um coração saudável, enquanto pimentões verdes são uma boa fonte de fibra que reduz colesterol. Os níveis aumentados de homocisteína podem levar a um maior risco de doença cardíaca.

24. Benefícios do Pimentão Para o Sono:

Não é capaz de adormecer à noite? Coma uns pimentões. A vitamina B6 encontrada em Pimentões também ajuda na produção de melatonina, que seu corpo precisa para regular seu relógio interno.

25. Pimentão Melhora o Humor:

se você estiver se sentindo azul , tente aumentar a quantidade de vitamina B6 que você consome. Naturalmente ocorrendo em Pimentões, B6 ajuda seu cérebro a produzir serotonina e norepinefrina, dois produtos químicos que afetam seu humor.

26. Grande Fonte de Vitamina B6 e Magnésio:

A combinação de vitamina B6 e o mineral magnésio levam a diminuição dos níveis de ansiedade, particularmente devido a sintomas pré-menstruais. Sendo um diurético natural, a vitamina B6 ajuda a reduzir o inchaço e previne a hipertensão.

27. Acaba com Artrite:

O Pimentão são grandes fontes de 3 carotenoides de combate ao câncer: luteína, beta-criptoxantina, e zeaxantina. Além de ser excelente para pele, estes carotenoides ajudam em reduzir o inchaço causado pela artrite por causa de seu alto teor de silício.

28. Pimentão Como Fonte de Vitaminas:

Essas vitaminas são melhor obtidas a partir do fruto fresco. Quando colhidos vermelho em vez de laranja e amarelo têm concentrações mais elevadas destes nutrientes benéficos. Outros componentes bioativos e benéficos dos pimentões são os flavonóides.

29. Pimentão na Prevenção de Diabetes:

Com a prevalência a nível mundial da Diabetes, a consideração dese alimento como medicamento hipoglicemiante provocou a investigação sobre esta matéria. Alguns estudos têm indicado, embora ainda não conclusivo, que os pimentões pode estimular a produção de insulina, o que resulta em menor glicose no sangue.

30. Beneficia a Saúde dos Cabelos:

Esse alimento pode ajudar a acelerar o crescimento dos fios por mais de 50%. Ferver algumas fatias desse aliemento na água e aplicar nos cabelos, pode ser um bom remédio para auxiliar na saúde dos fios.

beneficio do pimentao

Outros Benefícios do Pimentão Para Saúde:

  • O Pimentão é o alimento para utilizar em dieta diária como um tratamento preventivo e natural de muitas doenças crônicas;
  • Vitaminas no Pimentão tem mostrados um efeito antioxidante no tecido celular que pode melhorar a pele e envelhecimento;
  • O Pimentão funciona para amortecer as terminações nervosas cutâneas e redução da dor;
  • Muitos ensaios clínicos mostraram a eficácia do Pimentão para o tratamento de sintomas de fibromialgia;
  • Pimentão contém vitamina C e é valorizado pelo seu suporte fito químico beneficiando o Sistema Imunológico;
  • O Pimentão pode estimular a produção de insulina, o que resulta em menor glicose no sangue;
  • Muitos dos compostos bioativos fornecem efeitos antioxidantes;
  • O Pimentão possui a capacidade vasodilatadora, melhorando a hipotensão e diminuição da frequência cardíaca o fluxo sanguíneo;
  • Um efeito bioativo do tanino contido na molécula é a prevenção e tratamento do câncer;
  • Os componentes fito químicos são mostradas por produzir uma resposta anti-inflamatória que prova aliviar a dor.

Efeitos Colaterais do Pimentão:

Apesar de ser um aliemnto riquíssimo em benefícios é desaconselhado a gestantes, pois poderá mudar o gosto do leite da mãe. Podem também conter uma substância picante, a capsaína, que não só irrita as terminações nervosas das mucosas, como também pode provocar, pela sua aplicação repetida e duradoura, anestesia. Então, consuma esse alimento com moderação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Cha de Hibisco

Os 40 Benefícios do Chá de Hibisco Para Saúde

Os 25 Benefícios do Jiló Para Saúde