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Vitamina A: para que serve, alimentos, deficiência e como usar

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Vitamina A: para que serve, alimentos, deficiência e como usar que muitas pessoas desconhecem.

A Vitamina A, conhecida pelos seus inúmeros benefícios, é encontrada tanto em alimentos de origem animal (retinoides), como alimentos de origem vegetal (carotenoides, incluindo o betacaroteno.

Todas essas substâncias são convertidas em Vitamina A.

Vitamina A: para que serve, alimentos, deficiência e como usar

Dentre seus principais benefícios, podemos citar sua contribuição para a saúde dos olhos, já que ela é capaz de proteger as córneas, e para a diferenciação e proliferação celular de maneira correta.

Esta vitamina ainda contribui para o processo de formação da pele.

Alimentos Ricos em Vitamina A melhora a visão porque protege a córnea, parte do olho que transmite e concentra a luz que entra no olho.

A baixa ingestão deste nutriente pode fazer com que a pessoa tenha dificuldade em enxergar em locais com a luz fraca e causar alterações oculares.

Em casos extremos, pode levar à cegueira total.

Ajuda a Melhorar a Aparência da Pele:

Alguns estudos tentaram comprovar que Alimentos Ricos em Vitamina A ajuda a prevenir ou tratar o câncer de pele, porém nada ainda foi comprovado.

Assim como a Vitamina CVitamina A contribui para o crescimento de diferentes maneiras.

Ela é essencial para a proliferação e divisão celular e também regula a expressão do gene para a formação do hormônio de crescimento, o GH.

Evita Infecções e Melhora a Imunidade:

É importante destacar que as células da pele e das mucosas, que revestem as vias respiratórias, do aparelho digestivo e do trato urinário, atuam como uma barreira e são a primeira linha de defesa do corpo contra infecções.

Desta forma, a Vitamina A é importante porque mantém as funções e a integridade dessas células.

A Vitamina A Tem um Efeito Antioxidante:

Assim ela evita a ação dos radicais livres que teriam efeito nocivo para as células e são tidos como causadores de arteriosclerose, catarata, tumores, doenças de pele, entre outros.

Fontes de Vitamina A:

As fontes de vitamina são diversas, desde alimento de origem animal como ovo, fígado (boi, porco, peixe ou peru), queijos, óleo de fígado de bacalhau, passando por legumes e vegetais, como brócolis, cenoura, abóbora, espinafre, dente de leão, ervilha, batata doce e também frutas, como tomate, manga e mamão.

Outros Alimentos Ricos em Vitamina A:

Aqui estão Algumas das Melhores Fontes de Vitamina:

  • Batata Doce;
  • Bife de fígado;
  • Cenouras;
  • Folhas verdes e escuras como: Couve, Espinafre, Nabo;
  • Brócolis;
  • Alface;
  • Ovos;
  • Abóbora;
  • Atum;
  • Frutas tropicais como: Manga;
  • Damasco;
  • Melão;
  • Pimentões;
  • Salmão e arenque;
  • Carne orgânica.

Deficiência de Vitamina A:

A Deficiência de Vitamina A é identificada por meio de um exame de dosagem de retinol sérico.

A deficiência do nutriente pode causar uma série de problemas de saúde:

  • Cegueira noturna;
  • Ressecamento da escalera (parte branca) e córnea dos olhos, podendo levar à cegueira;
  • Inflamação da pele (dermatite);
  • Endurecimento das membranas mucosas do trato respiratório, gastrointestinal e geniturinário;
  • Risco de infecções e morte.

Sintomas de Deficiência de Vitamina A:

A Vitamina A é essencial para a visão, bem como o crescimento ósseo adequado, pele saudável e proteção das membranas mucosas do trato digestivo, respiratório e urinário contra a infecção.

Vitamina A: para que serve, alimentos, deficiência e como usar

Pessoas com possuem má absorção de gorduras a longo prazo, são muito suscetíveis ao desenvolvimento de uma deficiência dessa vitamina.

As preocupações de saúde mais comuns que causam a má absorção dela incluem problemas de sensibilidade ao glúten, síndrome do intestino permeável e respostas autoimunes, doença inflamatória intestinal e distúrbios pancreáticos.

Alcoólicos, cujo excesso de toxicidade cria baixos níveis dessa vitamina, também estão em um risco muito maior da deficiência.

Efeitos Colaterais da Vitamina A:

Altas doses dela pode ter um efeito contrário, e prejudicar o seu organismo.

Consumir muita vitamina A da suplementação isolada, ou em combinação com outros antioxidantes.

Ela tem sido associada a defeitos congênitos, menor densidade óssea e problemas hepáticos.

Os sintomas de toxicidade dela incluem pele seca, dor nas articulações, vômitos, dores de cabeça e confusão (3,4,5).

Ela é uma vitamina solúvel em gordura e, portanto, precisa ser consumida com gordura, a fim de ter uma absorção ideal.

Essa vitamina tem um papel fundamental na saúde da visão, função neurológica, pele, entre outras funções do organismo.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

85 comentários

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