Os 40 Benefícios do Tomate Para Saúde

Os 40 Benefícios do Tomate Para Saúde!

Os 40 Benefícios do Tomate Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, sem sombra de dúvidas, esse é um dos alimentos mais frequentemente presente na mesa do consumidor brasileiro. Isso porque, além de saboroso e versátil, o tomate é super fácil de ser cultivado, o que o torna o favorito em saladas, sopas e tantos outros pratos da culinária brasileira.

O Tomate é um fruto de formato arredondado e cor vermelha. Esse fruto é rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres.

beneficios do tomate

O tomate está associado a índices reduzidos de câncer de pâncreas, cervical e próstata. Ele protege o organismo de infecções bacterianas, assim como de perturbações digestivas e pulmonares. Em cataplasmas ou cru, ele age como desinflamatório, sendo também muito benéfico para a atividade cerebral.

Apesar de ser comumente confundido como uma verdura, vegetal ou legume, o tomate é, na verdade, um fruto. Dentre as suas principais características estão o seu formato arredondado e sua cor avermelhada e, por isso, ele é muito utilizado também para deixar as refeições mais coloridas.

O que muita gente não sabe é que o tomate pode ser um grande aliado da nossa saúde, pois é rico em nutrientes e vitaminas que previnem e tratam doenças, como o câncer, além de favorecer o emagrecimento saudável, já que contém apenas 21 calorias, e o ganho de massa muscular de forma mais rápida.

Não é à toa que o fruto é um dos principais elementos da famosa “dieta mediterrânea”, que é reconhecida principalmente por promover a longevidade e, ainda, evitar doenças cardiovasculares em quem é adepto. Não é uma maravilha?

Valor Nutricional do Tomate:

Um dos frutos mais usados na culinária em todo o mundo, o Tomate é rico em vitamina A, B e C, em sais minerais como o fósforo, potássio, cálcio e magnésio. Esses nutrientes ajudam no desenvolvimento de dentes, músculos e ossos. Ainda auxiliam na proteção do sistema imunológico, entre muitos outros benefícios.

Benefícios do Tomate Para Saúde:

1. Auxilia o Ganho de Massa Muscular:

O tomate possui em sua composição uma substância chamada de tomatidina, que inibe a atrofia muscular. Portanto, o fruto principalmente, aqueles ainda verdes ajuda a estimular a síntese proteica, favorecendo o crescimento dos músculos do nosso corpo.

2. Mantém a Pele Saudável:

Por conter licopeno em sua composição, um antioxidante super importante para a saúde da pele, o tomate pode proteger a nossa derma dos danos causados pelos raios solares, além de eliminar a sensibilidade trazida pelo sol.

3. Faz Bem Para os Cabelos:

Rico em vitamina A, o tomate também pode ajudar a fortalecer os cabelos, além de dar mais brilho e vida aos fios opacos ou danificados. Ainda, o fruto pode auxiliar na remoção de tinturas e manter a cor natural das madeixas, devido à acidez presente nele.

4. Melhora o Sono:

Graças à presença do licopeno em sua composição, o tomate também é capaz de melhorar a qualidade do sono. Por isso, muitos médicos recomendam tomar uma sopa ou inseri-lo na salada no jantar. Isso faz que com a pessoa durma melhor.

5. Ajuda na Manutenção dos Ossos:

É comprovado que o tomate, graças aos antioxidantes como o licopeno presentes em sua composição que o fruto pode ajudar na saúde óssea. Ele ajuda a prevenir o estresse oxidativo dos ossos. Além disso, o potássio encontrado entre os seus nutrientes também pode ser essencial para ajudar na manutenção dos ossos.

6. Previne o Mal de Alzheimer:

De acordo com pesquisas realizadas em torno do fruto, o tomate pode ajudar a reduzir os riscos da doença de Alzheimer e, ao contrário disso, aumentar as nossas funções neurológicas.

7. Fornece Potássio ao Organismo:

O tomate é rico em nutrientes, como o potássio, que é uma vitamina com grande deficiência na alimentação humana. Para quem não sabe, a falta de potássio nas refeições cotidianas podem levar ao desenvolvimento de doenças cardíacas, hipertensão arterial, câncer, derrame, artrite e distúrbios digestivos.

8. Combate Inflamações no Corpo:

Devido à presença de substâncias anti-inflamatórias e os seus elevados níveis de propriedades antioxidantes em sua composição, como os carotenoides, o tomate pode combater diversos tipos de inflamações nos órgãos.

9. Benefícios do Tomate Para Auxiliar nas Dietas:

Dietas contendo tomates têm sido associadas à redução do risco de obesidade. Mais estudos são necessários para confirmar a ligação entre perda de peso e consumo, no entanto, é um baixo teor calórico, o que ajuda na perda de peso.

10. Controla e Previne o Diabetes:

Por conter uma fonte riquíssima do mineral cromo, o tomate pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, o que é essencial para pacientes diabéticos ou para prevenir o desenvolvimento da doença em pessoas saudáveis.

11. Previne Doenças Cardiovasculares:

O tomate possui substâncias com propriedades antioxidantes, como a vitamina C e o licopeno, que são essenciais para melhorar a saúde do coração. Isso porque esses nutrientes são capazes de transportar uma maior quantidade de oxigênio para a corrente sanguínea, melhorando o fluxo de sangue a circulação. Os resultados são de redução dos níveis de colesterol e melhora dos perfis sanguíneos de gordura.

12. Previne o Câncer:

Estudos já comprovaram que o tomate é uma grande fonte de fitonutrientes e antioxidantes, que são elementos associados à redução do risco de câncer em humanos. Dentre os tipos de cânceres que podem ser evitados com o consumo estão o de próstata, de pulmão e o de pâncreas.

13. Auxilia na Perda de Peso:

O tomate pode ser um grande aliado para quem está buscando emagrecer de forma rápida e saudável. Pesquisas em torno do fruto já mostraram que pode reduzir o risco da obesidade, não só por ser rico em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, mas também por conter um baixo teor calórico (são apenas 21 calorias por cada 100 gramas de fruto).

14. Melhora a Saúde dos Olhos:

Por ser um fruto rico em propriedades antioxidantes, estudos científicos já mostraram que o tomate é capaz de evitar a degeneração macular, que atinge muitas pessoas em idades mais avançadas. Além disso, por conter licopeno e vitamina A em sua composição, os efeitos do consumo diário pode ser de efeitos positivos para a saúde dos olhos.

15. Promove a Saúde do Coração:

Estudos revelam que o Tomate ajuda a diminuir o risco de ter derrames cerebrais, além de prevenir doenças cardiovasculares. Muitos estudos feitos a respeito do Tomate apontaram que seu consumo frequente reduz notavelmente o mau colesterol, impedindo que as artérias entupam.

beneficio do tomate

16. Promove o Tratamento do Diabetes:

Muitos especialistas em alimentação e diabetes confirmam que o consumo de quantidades suficientes de Tomate poderia mudar o comportamento bioquímico em uma pessoa, afirmando, dessa maneira, que pode eliminar quimicamente o diabetes.

17. Combate os Radicais Livres:

De acordo com estudos realizados por nutricionistas, o Tomate é rico em licopeno, um carotenoide que dá a coloração vermelha e que é substância antioxidante que combate os radicais livres.

18. Rico em Antioxidantes:

Os três mais comuns encontrados no tomate são a vitamina C, a vitamina A e o beta-caroteno. Ele também possui boas quantidade de manganês e vitamina E, além do licopeno que está associado diretamente a redução do risco de doenças cardíacas, colesterol e propriedades inflamatórias.

19. Promove a Saúde Óssea:

O licopeno é essencial na manutenção dos ossos, pois ele ajuda na manutenção e previne o estresse oxidativo nos ossos.

20. Atua Como Agente Anti-inflamatório:

Os tomates contêm vários carotenoides considerados agentes anti-inflamatórios eficazes. os vegetais com níveis elevados de antioxidantes são considerados por ser benéficos para a inflamação nos órgãos.

21. Combate a Insônia:

O Tomate possui quantidades significativas de licopeno em sua composição, também é capaz de melhorar a qualidade do sono. Por isso, muitos médicos recomendam tomar uma sopa de Tomate ou inseri-lo na salada no jantar. Isso faz que com a pessoa durma melhor.

22. Promove a Saúde Capilar:

O Tomate também é muito rico em vitamina A. Também pode ajudar a fortalecer os cabelos, além de dar mais brilho e vida aos fios opacos ou danificados. Ainda, o fruto pode auxiliar na remoção de tinturas e manter a cor natural das madeixas, devido à acidez presente nele.

23. Reforça o Sistema Imunológico:

O Tomate possui uma grande quantidade de vitamina C, muito importante para reforçar as funções do sistema imunológico. Ao consumir este alimento você pode sentir muita energia e vitalidade. Outro grande benefício do Tomate é que ele pode ajudar na perda de peso, pois tem a propriedade de queimar gorduras no organismo.

24. Melhora a Digestão:

O Tomate ajuda a melhorar o funcionamento do sistema digestivo e do fígado e a prevenção da constipação, especialmente quando misturado com suco de espinafre.

25. Reduz o Risco de Câncer de Mama:

O câncer de mama também pode ser reduzido com tomates. Pesquisas mostram que quantidades maiores de carotenóides, incluindo alfa-caroteno, beta-caroteno, luteína, zeaxantina, licopeno e carotenóides totais podem reduzir o risco de câncer de mama.

26. Tomate Para Prevenir AVC:

Estudos revelaram que uma dieta a base de Tomate pode ajudar a prevenir acidentes vasculares cerebrais. Os cientistas constataram que isso ocorre devido ao rico conteúdo de licopeno dos tomates.

27. Tomate Para Saúde Sanguínea:

Pesquisas sugerem que um único Tomate pode fornecer cerca de 40% do requerimento diário de vitamina C e também contém vitamina A, potássio e ferro que é essencial para manter a saúde sanguínea normal.

28. Tomate Para Reduzir a Dor Crônica:

Tomates podem reduzir a dor crônica, devido à presença de agentes anti-inflamatórios como bioflavonoides e carotenoides.

29. Tomate na Prevenção da Constipação:

Comer alimentos com alto teor de água e fibras, como os tomates, podem ajudar a hidratação e apoiar os movimentos intestinais normais. Os tomates são freqüentemente descritos como um fruto laxante. A fibra adiciona volume às fezes e é útil para reduzir a constipação.

30. Tomate é Essencial na Gestação:

Os Tomates são ricos em folato. A ingestão adequada de folato é essencial antes e durante a gravidez para proteger contra defeitos do tubo neural em lactentes.

tomate

Outros Benefícios do Tomate Para Saúde:

  • Como têm um alto teor de água, eles funcionam perfeitamente como alimentos de enchimento;
  • Fornece quase 20 por cento da ingestão diária de vitamina, por porção, o que é necessário para a manutenção da boa saúde;
  • Rico em potássio, com cerca de 237 mg de potássio, é útil para controlar a frequência cardíaca e também prevenir doenças cardíacas e derrames;
  • O Tomate, com uma potente carga de minerais e nutrientes, ajuda a salvaguarda o nosso corpo da pressão alta e colesterol alto;
  • O Tomate é rico em cálcio, que tende a melhorar a resistência óssea e a formação de osso no corpo;
  • O comportamento antioxidante deste vegetal também ajuda a prevenir muitas reações indesejadas nos pulmões;
  • O tomate é uma fonte naturalmente rica em proteínas, o que é bom para a reparação celular e construção muscular;
  • Muitos estudos feitos a respeito do Tomate apontaram que seu consumo frequente reduz notavelmente o mau colesterol;
  • O licopeno e betacaroteno nas sementes de Tomate ajudam a erradicar os radicais livres;
  • A carne e as sementes contêm uma quantidades elevadas destas bases essenciais.

Efeitos Colaterais do Tomate:

Os Tomates são Ricos em potássio, consumir muito potássio pode ser prejudicial para pessoas com insuficiência renal. A falta de remoção de excesso de potássio no sangue pode ser fatal.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Os 40 Benefícios do Cravo-da-Índia Para Saúde

Os 25 Benefícios do Noni Para Saúde