Os 40 Benefícios do Melão Para Saúde

Os 40 Benefícios do Melão Para Saúde!

Os 40 Benefícios do Melão Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, você sabe qual é a melhor fruta para comer no verão? Sem dúvidas, o melão está entre elas. Para quem não sabe, é uma das frutas mais hidratantes, ideal para aqueles que não gostam de beber água. Além de prevenir o câncer, doenças cardíacas, ele ajuda na digestão e até a parar de fumar.

Há diferentes variedades de melão vendidas no Brasil. A mais comum é a variedade amarela, não tão aromática, mas de produção mais simples e consumo garantido. Ao lado da melancia, o melão é uma fruta refrescante, saudável, cujas propriedades específicas destacam-na entre as demais frutas.

melao

Fruto consumido especialmente durante o verão, muitos dos benefícios do melão advêm de seu alto teor de água, que ajuda a afastar a desidratação e a combater o calor, enquanto seu sabor refrescante proporciona uma sobremesa livre de culpa para as crianças e adultos.

Melão é da família das cucurbitáceas, ou seja, ele é parente da abóbora, melancia, pepino e abobrinha. Outro detalhe interessante é a sua origem, ele foi inicialmente cultivado na Ásia e África e ainda podemos acrescentar que os melhores meses de cultivo são de abril a agosto.

Por ser extremamente refrescante, saudável e docinho, o melão é uma das fruta mais consumida em refeições durante temperaturas e estações mais quentes, como verão e a primavera. No entanto, seus benefícios à saúde não se resumem só ao sabor e textura agradáveis. A iguaria é um alimento funcional completo e faz muito pelo equilíbrio do nosso organismo, além de ajudar a perder peso de forma natural, correta e controlada.

Valor Nutricional do Melão:

Tem em sua composição cerca de 90% de água, ideal para aqueles dias mais quentes. Com seu formato arredondado ela é rica em vitamina A, B, C e E e em minerais como ferro e cálcio essenciais para uma boa saúde. Suas sementes em seu interior também são uma excelente fonte de vitamina B12 e proteínas

Benefícios do Melão Para Saúde:

1. Ajuda a Emagrecer:

Apesar de todo mundo saber que quase todas as frutas são amigas da balança o melão em especial, pode ter um lugar garantido na sua dieta. Um dos motivos é que ele possui poucas calorias, em 100g há 34 kcal o outro motivo é que é relativamente pobre em gorduras prejudiciais. Além disso, ele é cheio de nutrientes e vitaminas que fazem muito bem a saúde e nos dá uma saciedade maior.

2. Elimina as Pedras nos Rins:

Sua grande porcentagem de nutrientes ajuda na cura de pedra nos rins e por conter bastante água ajuda na prevenção dessa doença já que os rins ficam sempre limpos.

3. Aumenta a Imunidade do Organismo:

A vitamina C e magnésio quando consumidos de maneira correta aumenta a imunidade. Isso se deve a barreira ou resistência que se cria contra infecções virais, infecções bacterianas e células prejudiciais ao corpo.

4. Melão Hidrata o Corpo:

Com seu alto teor de água e eletrólitos, melão é um grande aliado contra os perigos da desidratação durante o verão.

5. Diminui a Pressão Arterial:

Quantidades significativas de potássio ajudam a equilibrar fluídos das células e a manter a pressão arterial estável. Isso por sua vez previne ataques cardíacos e derrame.

6. Combate a Insônia:

O melão tem efeitos calmantes, deixando os músculos e nervos relaxados ideal para uma boa noite de sono. Ainda, por ter grandes quantidades de água e fibra, evita que levantemos a noite para comer ou beber água, proporcionando boas horas de sono com qualidade.

7. Previne o Câncer:

A presença de antioxidantes, como Luteína, Beta-caroteno, Criptoxantina e Zeaxantina combatem células defeituosas que se transformam em tumores.

8. Diminui os Sintomas da TPM e Menopausa:

Para as mulheres, essa fruta é ainda mais benéfica já que auxilia na regulação do período menstrual, pois age como um anticoagulante e melhora a circulação. Então, coma um pedaço de melão antes, durante e depois da menstruação.

9. Melhora a Visão:

O melão é rico em vitamina A, responsável por proteger as células das ações dos radicais livres. Essa vitamina retarda a degeneração macular e outros males relacionados à idade. Além disso, faz uma manutenção na retina responsável por transformar luz em impulsos elétricos, oferecendo proteção para a mesma.

10. Elimina Toxinas:

O ácido fólico do melão provoca uma ação diurética, ou seja, ajuda a eliminar toxinas e líquidos que ficam acumulados no nosso corpo, por meio da urina.

11. Eficaz Contra Prisão de Ventre:

Como a fruta tem alta concentração de água e fibras, é um laxante natural e ajuda a aliviar a prisão de ventre. As fibras e a água aumentam o bolo fecal, reduz tempo que ficam no intestino e facilitam a evacuação.

12. Regula a Menstruação:

Consumir melão regularmente ajuda a regular a menstruação, pois melhora a circulação do sangue e seus nutrientes têm propriedades anticoagulantes. A fruta é um calmante natural, o que diminui as mudanças de humor da menopausa. Além disso, seus componentes revigoram o organismo de forma geral.

13. Previne Problemas Urinários:

Quando consumido com frequência, o melão pode prevenir problemas no trato urinário: suas vitaminas e minerais facilitam o trabalho dos rins, faz com que substâncias tóxicas produzidas pelo nosso organismo sejam eliminadas de maneira mais eficaz.

14. Melhora a Pele:

Para finalizar, além de todos os benefícios para a saúde pelo consumo na alimentação, o melão também pode ser usado em compressas ou em receitas caseiras para tonificar todos os tipos pele, pois limpa profundamente e ativa a circulação.

15. É Rico em Vitamina C:

A vitamina C é uma vitamina antioxidante que desempenha um papel importante no crescimento e manutenção de todos os tecidos em seu corpo. Funciona na cicatrização e reparação de cartilagens, ossos e dentes. Os adultos devem receber 90 mg por dia de vitamina C.

beneficios do melao

16. Benefícios do Melão Por Ser Rico Vitamina A:

A vitamina A é importante para dentes saudáveis, pele, ossos e mucosas. Isso ajuda o sistema de visão promovendo a saúde da retina. A insuficiência de vitamina A pode levar ao mau funcionamento do sistema imunológico.

17. Benefícios do Melão Por Ser Rico Potássio:

O potássio é um mineral importante na manutenção da saúde cardíaca. Consumir quantidades adequadas de potássio em sua dieta pode baixar a pressão arterial e reduzir o impacto de alimentos com alto teor de sódio. Os adultos devem receber 4700 mg de potássio por dia.

18. Melão Para Saúde da Gravidez:

O Melão é rico de ácido fólico e ajudar as mulheres durante a gravidez. O ácido fólico é atualmente muito importante na regeneração de células mortas, especialmente para mulheres grávidas. O alto teor de ácido fólico previne distúrbios do tubo neural no feto.

19. Melão Contra Envelhecimento:

Melão é rico em vitamina C, que é um anti-oxidante e previne os radicais livres de danificar as células e, assim, sendo capaz de combater o câncer. O Melão também fortalece o sistema imunológico, estimulando simultaneamente e aumentar os glóbulos brancos que ajudam na destruição de vírus e bactérias.

20. Promove a Saúde Pulmonar:

O Melão traz benefícios para a saúde do pulmão. As pessoas estão expostas a fumaça, à substâncias cancerígenas criam uma deficiência de vitamina A, que pode ser revertida pelo fruto. Às vezes para os fumantes que já danificaram os seus pulmões, uma dieta regular de melões pode regenerar os pulmões ao longo de um período de tempo e reduzir o risco de enfisema.

21. Trata Insônia:

Aqueles com distúrbios do sono vão encontrar uma diferença por comer Melão, pois relaxa os nervos e os músculos, ajudando insones a dormirem melhor.

22. Benefícios do Melão Contra Cataratas:

O beta caroteno presente no Melão transforma a vitamina A. A vitamina A natural é absorvida pelo corpo e atrasa o aparecimento de cataratas, sendo vital para manter uma visão saudável. Um copo da fruta regularmente você pode impedir as cataratas.

23. Cura Doenças Renais:

As excelentes propriedades diuréticas do Melão são benéficas na cura da doença renal. A combinação de Melão e limão é eficaz na cura da gota. Assim, o consumo regular de melões todos os dias da manhã ajuda na manutenção da saúde renal.

24. Promove o Crescimento do Cabelo:

Os melões, em particular, os cantalupos são uma boa fonte de betacaroteno que é convertido em vitamina A dentro do corpo. Esta vitamina A é vital para o cabelo saudável e o crescimento normal do cabelo.

25. Previne a Perda de Cabelo:

As deficiências nas vitaminas B também são responsáveis ​​pela perda de cabelo. O Melão como cantaloupes são ricos em vitaminas B, como ácido fólico e inositol, que ajudam a prevenir a perda de cabelo e promovem o crescimento do cabelo.

26. Promove a Prevenção da Asma:

A vitamina C é outro nutriente importante que pode trazer benefícios do Melão como a proteção contra a asma.

27. Melhora a Circulação Sanguínea:

Consumir o Melão regularmente ajuda a regular a menstruação, pois melhora a circulação do sangue e seus nutrientes têm propriedades anticoagulantes.

28. Elimina Toxinas:

O ácido fólico presente no Melão provoca uma ação diurética, ou seja, ajuda a eliminar toxinas e líquidos que ficam acumulados no nosso corpo, por meio da urina.

29. Promove a Saúde dos Ossos:

O Melão tem alto teor de cálcio, o que é muito bom para manter os ossos e dentes saudáveis ​​e fortes.

30. Trata a Impotência Sexual:

O Melão contém aminoácido chamado citrulina que pode produzir arginina. A arginina é útil para suavizar o fluxo de sangue para o órgão sexual.

beneficio do melao

Outros Benefícios do Melão Para Saúde:

  • Ajudar a emagrecer, por ter muito baixas calorias;
  • Aumentar a hidratação, por ser rico em água;
  • Manter a saúde da pele e dos cabelos, por ser rico nas vitamina A e C, importantes para a produção de colágeno e prevenção do envelhecimento;
  • Melhorar o trânsito intestinal, por ser rico em água, pois isso favorece a passagem das fezes;
  • Controlar a pressão arterial, por conter potássio e ser diurético;
  • Prevenir doenças, por ter um alto teor de nutrientes antioxidantes, como vitamina A, vitamina C e flavonoides;
  • Melão é rico em vitamina C, que é um anti-oxidante e previne os radicais livres de danificar as células;
  • Aqueles com distúrbios do sono vão encontrar uma diferença por comer Melão, pois relaxa os nervos e os músculos;
  • Comer Melão ajuda quando as mulheres tem problemas menstruais, ajudando a interromper o fluxo pesado de coágulos;
  • Comer Melão ajuda você a se manter hidratado ao longo do dia, o que é importante para a saúde do coração.

Efeitos Colaterais do Melão:

O único cuidado necessário com o consumo do Melão é quanto ao excesso, já que podem ocorrer cólicas e até diarreia. Portanto, consuma-o, mas não o dia inteiro ou em grande quantidade de uma só vez.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Os 35 Benefícios da Hortelã Para Saúde

beneficio do mirtilo

Os 40 Benefícios do Mirtilo Para Saúde