Piridoxina – Fontes, Benefícios e Excesso

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Piridoxina – Fontes, Benefícios e Excesso que você precisa conhecer. Além disso, Piridoxina é um dos grupos de vitamina B6 (que também inclui piridoxal e piridoxamina) que se transforma no corpo em fosfato de piridoxal, que funciona como uma coenzima, uma substância que melhora a ação de uma enzima e, desse modo, ajuda a catalisar e acelerar uma reação bioquímica.

O grupo da vitamina B6 é especialmente importante para a função do sistema nervoso central, pele e sangue. A vitamina B6 está envolvida na formação de glóbulos vermelhos, uma vez que o fosfato de piridoxal é a substância limitante da taxa na fabricação de heme, um componente da hemoglobina, o principal pigmento que transporta oxigênio nos glóbulos vermelhos.

PiridoxinaA Piridoxina também é importante na produção ótima de células sanguíneas, bem como de anticorpos. Além disso, a vitamina B6 ajuda na promoção da digestão saudável e da pele saudável. É necessário na utilização adequada e degradação de gorduras, carboidratos e proteínas em formas utilizáveis ​​pelo corpo.

Fontes de Piridoxina:

Além destes alimentos, esta vitamina ainda podem ser encontrada em outros tipos de alimentos. Agora, confira em detalhes os Benefícios da Piridoxina Para Saúde:

Melhora a Saúde do Coração:

Estudos realizados mostraram que uma ingestão de Vitamina B6 diminui os riscos de doenças cardíacas. Afinal, esta vitamina diminui os níveis de homocisteina no sangue, que está relacionado com doenças cardíacas.

Mantém a Integridade do Cérebro:

Sendo responsável pela síntese de alguns neurotransmissores (dopamina, histamina, serotonina e epinefrina), destaca a nutricionista comportamental, a vitamina B6 ajuda a manter a integridade do cérebro.

Melhora a Saúde da Pele:

A Piridoxamina metaboliza as proteínas consumidas, fazendo com que a pele se torne elástica. A falta da vitamina causa dermatite e outros problemas de pele.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

acido fulvico fontes

Ácido Fúlvico – O que é, Benefícios e Excesso

Vitamina B1 – Fontes, Benefícios e Deficiência