Biotina – Fontes, Benefícios e Deficiência

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

A Biotina é uma vitamina do complexo B solúvel em água que ajuda o corpo a metabolizar as proteínas e processar a glicose. Também é conhecido como vitamina B7 ou vitamina H.
O corpo humano não pode sintetizar a Biotina. Somente bactérias, moldes, leveduras, algas e certas plantas podem fazê-lo, então a dieta precisa fornecê-lo. A Biotina não utilizada é eliminada na urina, portanto o corpo não constrói reservas. Deve ser consumido diariamente.

Os suplementos de Biotina estão amplamente disponíveis em lojas de alimentos saudáveis, mas a deficiência de Biotina é rara, e há poucas evidências que sugerem que a maioria das pessoas precisa delas.

Biotina o que é

O que é Biotina:

A Biotina é uma coenzima envolvida no metabolismo de:

  • Ácidos graxos, um tipo de molécula encontrada em gorduras e óleos
  • Leucina, um aminoácido essencial que os seres humanos não podem sintetizar
  • Gluconeogênese, a síntese de glicose de moléculas que não são carboidratos , por exemplo, amino e ácidos graxos

As coenzimas são substâncias que aumentam a ação de uma enzima. As coenzimas não podem desencadear ou acelerar uma reação biológica, mas ajudam as enzimas a fazê-lo.

Fontes de Biotina:

Uma grande variedade de alimentos contém Biotina. Nenhum deles tem grandes quantidades, como é o caso de algumas outras vitaminas. Os alimentos com valores ligeiramente superiores incluem:

Ovo branco reduz a eficácia da Biotina da gema de ovo no corpo porque liga a Biotina e impede a sua absorção. As pessoas que consomem apenas ovos brancos durante muitos anos sem suplementação de Biotina têm um leve risco de não obter suficiente vitamina B7.

O processamento de alimentos reduz os níveis de nutrientes, como a Biotina, de modo que a couve-flor crua, por exemplo, proporcionaria mais Biotina do que a couve-flor cozida. Agora, confira em detalhes os Benefícios da Biotina Para Saúde:

Controla o Colesterol:

Quando está no nível certo, a Biotina age na redução do colesterol e dos triglicerídeos, diminuindo com isso os riscos de hipertensão e de problemas circulatórios.

Melhora a Saúde da Pele:

Atua no metabolismo dos macronutrientes deixando a pele hidratada.

Favorece o Crescimento das Unhas:

Também tem relação com a produção de queratina, proteína que compõe as unhas, favorecendo seu crescimento e fortalecimento.

Melhora a Saúde Capilar:

Tem relação com a produção de queratina, proteína que compõe o cabelo, favorecendo seu crescimento e fortalecimento.

Acelera a Perda de Peso:

Como todas as vitaminas do complexo B, a Biotina é importantíssima no processo metabólico. Ela atua no controle dos níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, mantém baixos os níveis de insulina, hormônio que estimula o acúmulo de gordura. Age na digestão de proteínas, gorduras e açúcares.

Favorece o Ganho de Massa Muscular:

Como vimos, este nutriente atua na reconstrução de tecidos e estruturas. Dessa forma, sua presença é super importante para o ganho de massa muscular, pois atua em conjunto com os treinos de hipertrofia (aumento dos músculos).

Biotina

Deficiência da Biotina:

A deficiência deste nutriente parece ser rara, mas alguns grupos podem ser mais suscetíveis. Uma deficiência pode levar a:

  • Perda de cabelo
  • Uma erupção cutânea vermelha em torno dos olhos, nariz, boca e órgãos genitais
  • Rachaduras no canto da boca
  • Sore língua que pode ser de cor magenta
  • Olhos secos
  • Perda de apetite

Outros sintomas podem incluir:

  • Depressão
  • Lethargy e fadiga
  • Alucinações
  • Insônia
  • Engelhamento e formigamento nas mãos e nos pés
  • Diminuição da função imune e aumento da susceptibilidade a infecções

As mulheres grávidas parecem quebrar este nutriente mais rapidamente, o que pode levar a uma deficiência marginal. Os sintomas não foram observados, mas essa deficiência pode levar a problemas de desenvolvimento para o feto.

Assim como as mulheres são aconselhadas a tomar ácido fólico adicional, ou B9, durante a gravidez, pode ser benéfico adicionar B7 a este suplemento.

Outros grupos que podem se beneficiar de suplementos incluem :

  • Aqueles em medicamentos anticonvulsivantes
  • Pessoas com alguns tipos de doença hepática
  • Pessoas que são alimentadas por via intravenosa há muito tempo

A deficiência deste nutriente é uma doença rara e hereditária que prejudica a absorção deste nutriente, resultando em uma deficiência deste nutriente. Os suplementos deste nutriente podem ajudar as pessoas com essa condição.

Aqueles que têm dificuldade em absorver este nutriente e outros nutrientes devido a doenças crônicas como a doença de Crohn podem se beneficiar de suplementos deste nutriente.

Melatonina – Fontes, Benefícios e Deficiência

Cisteína – Fontes, Benefícios e Excesso