Cálcio – Fontes, Benefícios e Deficiência

Cálcio – Fontes, Benefícios e Deficiência

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NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

O Cálcio é muito importante para a nossa saúde. Além disso, o Cálcio é um mineral essencial para a construção e manutenção dos ossos e dos dentes, além de ser muito importante para a contração muscular e transmissão dos impulsos nervosos.

calcio

Por ser muito utilizado pelo organismo, é essencial que o Cálcio seja ingerido em quantidades adequadas, especialmente durante a infância, pois é nesta fase da vida que se formam os ossos e os dentes, que no futuro poderão funcionar como uma reserva desse nutriente em casos de deficiência.

Fontes de Cálcio

Queijos

Os queijos se destacam pelo alto teor de proteínas, de minerais, como Cálcio, zinco e potássio, e de vitaminas A, B e D.

Leite

Além de fornecer Cálcio, o leite é fonte de riboflavina (vitamina B2), vitamina B12, vitamina A, tiamina, vitamina B6 e minerais como fósforo, potássio, zinco e magnésio.

Sardinha

Tanto o Cálcio quanto o fósforo são fornecidos em quantidades grandes, assim como proteínas e ômega 3.

Leite

Além de fornecer ele, o leite é fonte de riboflavina (vitamina B2), vitamina B12, vitamina A, tiamina, vitamina B6 e minerais como fósforo, potássio, zinco e magnésio.

Outros alimentos como coalhada, gergelim, hortaliças (brócolis, couveflor, folha de nabo, couve manteiga, repolho, mostarda), algas marinhas, chia, tofu, salsa, grão de bico, amêndoas também fornecem Cálcio para o organismo.

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Benefícios do Cálcio

Combate a Obesidade

Quando há a deficiência deste mineral no organismo ele fica desequilibrado e os tecidos de gordura começam a inchar podendo desencadear aumento de peso.

A ingestão desse nutriente faz com que o organismo crie uma espécie de barreira, fazendo com que toda a gordura da comida não seja absorvida pelo organismo.

Em excesso, este mineral pode trazer problemas à saúde, como pressão alta, perda de apetite, náusea e vômito. Alguns sinais indicam que você pode estar com excesso de Cálcio, tais como excesso de urina, sede, fraqueza, nervosismo e insuficiência renal.

Limpa o Organismo

Ele ativa várias enzimas responsáveis pela digestão de gorduras e metabolismo de proteínas, ele limpa o organismo deixando-o livre de células de gordura.

Regula os batimentos cardíacos

Nosso coração é como uma “bomba de combustível” ele bomba o sangue para que ele circule por todo o nosso organismo. Ele ajuda nessa contração muscular ele ajuda nesse processo de contração e relaxamento que regula os batimentos cardíacos e faz o sangue circular.

Fortalece os ossos

O Cálcio é responsável por desenvolver e manter a saúde dos ossos e dos dentes. A falta desse mineral pode desenvolver doenças, como o raquitismo, osteoporose, osteomalacia. É muito importante a ingestão deste mineral na adolescência e infância pois nessa fase os ossos estão em desenvolvimento e fase de estruturação.

Regula os impulsos nervosos

Nosso organismo é formado por milhões de terminações nervosas que se conectam através de impulsos, ele é muito importante pois atua na regulação e transmissão desses impulsos nervosos.

Coagulação sanguínea

O processo de coagulação é uma verdadeira batalha no nosso organismo, aliado a outras proteínas o Cálcio tem um papel fundamental no processo de coagulação sanguínea.

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Deficiência

A deficiência do Cálcio conduz à saúde deficiente do osso e pode ser causada pela entrada inadequada do Cálcio, pela absorção deficiente desse nutriente ou pela perda do Cálcio do excesso, que podem reduzir a mineralização do osso.

As condições do Osso tais como a osteoporose e o raquitismo são causadas por uma deficiência da vitamina D, que danifica a absorção intestinal desse nutriente e, por sua vez, condu-la a um desprezado da mineralização do osso. Os ossos transformam-se conseqüentemente deformidade macia, flexível e inclinada.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

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