Potássio – Fontes, Benefícios e Deficiência

Potássio – Fontes, Benefícios e Deficiência!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

O Potássio ajuda a prevenir doenças, além de regular o metabolismo de modo a influenciar positivamente a perda de peso. Além disso, o Potássio é o terceiro mineral mais abundante no corpo humano. Esse dado já deveria ser suficiente para enfatizar a importância nutricional desse mineral, cuja grande quantidade no corpo é proporcional ao número de suas funções.

Níveis adequados de Potássio beneficiam a saúde muscular, óssea, nervosa e circulatória. o nutriente possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, quando você pensa nas melhores fontes de nutriente, provavelmente você prefere as bananas.

Potássio: Fontes, Benefícios e Deficiência

De fato, a maioria das pessoas tem dificuldade em pensar em qualquer outra fonte de nutriente, o mineral essencial que ajuda a facilitar a comunicação entre nervos e músculos e ajuda a mover os nutrientes nas células.

Alimentos Ricos em Potássio:

Benefícios do Potássio Para Saúde:

Controle do Açúcar no Sangue:

Na falta de Potássio, os níveis de açúcar no sangue, podem ser desregulados e isso pode gerar problemas de saúde, tanto se estiverem baixos demais ou altos. Como diabetes ou a piora de casos já existentes de doenças.

Colabora com o Cálcio e a Saúde Óssea: 

O cálcio atua na manutenção e construção dos ossos, ou seja, é muito importante que ele esteja presente em quantidades adequadas no nosso organismo.

Funciona na Prevenção das Pedras nos Rins:

Quando a quantidade de cálcio na urina é elevada, ocorre o risco de desenvolver pedras nos rins. Por isso, por reduzir a excreção desse mineral na urina, o Potássio é indicado para evitar problemas maiores.

Favorecimento nas Atividades Física:

Como o Potássio pode favorecer as atividades físicas? Bom, primeiro é possível citar um ponto já mostrado na lista, que aborda o favorecimento do ganho de massa muscular e de sua resistência. Além disso, ele contribui para um bom controle hidreletrolítico no corpo, reduzindo também a fadiga.

Alivia as Dores:

A deficiência desse nutriente pode ser um agente de risco para dores, principalmente as dores de cabeça. A banana, por exemplo, é rica em Potássio e magnésio, por isso, ela pode ajudar a diminuir as câimbras e pode aliviar dores, como a dor de cabeça.

Potássio: Fontes, Benefícios e Deficiência

O que Causa a Falta de Potássio:

Hipocalemia é como é chamada a ausência exagerada de Potássio no organismo. Isso é mais comum de ocorrer quando há a excessiva liberação desse mineral, como por exemplo, por meio da urina, fezes, vômitos, consumo abusivo de álcool, desequilíbrios metabólicos, ingestão de medicamentos, entre outros fatores.

Inicialmente, nesses casos, ocorrem sintomas como a alteração dos potenciais de membranas celulares, responsáveis por causar a fadiga muscular, complexidade no trânsito intestinal, disritmias cardíacas e cansaço.

Deficiência do Potássio:

A falta desse mineral no organismo, conhecida como hipocalemia, pode causar sérios problemas de saúde. O sintoma mais conhecido da falta de nutriente é a câimbra. Elas acontecem porque os músculos não funcionam corretamente sem o nutriente, já que ele é responsável pela contração e relaxamento das fibras musculares.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Zinco – Fontes, Benefícios e Deficiência

Vitamina K – Fontes, Benefícios e Deficiência