Selênio – Fontes, Benefícios e Deficiência

Selênio – Fontes, Benefícios e Deficiência

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

O Selênio é um mineral encontrado naturalmente no solo, que também aparece em certos alimentos e também em pequenas quantidades na água. Ele é extremamente vital para o corpo humano, uma vez que aumenta a imunidade, participa da atividade antioxidante que defende contra os danos dos radicais livres e inflamação, e desempenha um papel fundamental na manutenção de um metabolismo saudável.

selenio

Ele é extremamente vital para o corpo humano, pois aumenta a imunidade, participa na atividade antioxidante que defende contra danos e inflamações radicais e desempenha um papel fundamental na manutenção de um metabolismo saudável.

De acordo com estudos, o consumo de abundante Selênio natural tem efeitos antivirais positivos, é essencial para o sucesso da fertilidade e reprodução masculina e feminina e também reduz o risco de câncer, doenças auto imunes e tireoidianas

O que é Selênio?

É um mineral com um alto poder antioxidante e por isso ajuda a prevenir doenças como o câncer e a fortalecer o sistema imunológico, além de proteger o contra problemas cardíacos como a aterosclerose.

Este mineral é encontrado no solo e está presente na água e em alimentos como castanha-do-pará, farinha de trigo, pão e gema de ovo, e a sua suplementação só deve ser feita com orientação do médico ou do nutricionista, pois o excesso de Selênio no organismo pode trazer malefícios para a saúde.

Fontes de Selênio:

Listamos abaixo as fontes mais conhecidas de Selênio:

  • Castanha-do-pará;
  • Farinha de trigo;
  • Pão francês;
  • Frango;
  • Arroz;
  • Gema de ovo;
  • Carne bovina;
  • Clara de ovo;
  • Feijão;
  • Queijo.

Agora que já conhecemos quais são as principais fontes deste nutriente, confira também os Benefícios do Selênio Para Saúde:

Benefícios do Selênio Para Saúde:

Promove a Saúde do Sistema Endócrino:

Pode ser um ótimo estímulo para o sistema endócrino, ele ajuda a regular o metabolismo e o funcionamento de outros componentes do sistema. Através deste mineral esses componentes funcionam com mais eficácia e rapidez.

Favorece a Perda de Peso:

O emagrecimento vária do hormônio, isso acontece devido a glândula da tireoide, se a glândula tiver um bom funcionamento, o metabolismo funciona com mais rapidez. Até sem fazer exercícios e de repouso, o corpo queima calorias.

Ajuda no Ganho de massa Muscular:

O mineral tem muito antioxidante, e isso ajuda nos radicais livres, o que são liberados após os treinos musculares e a resistência. Os músculos são beneficiados pelo Selênio e quando ingerido, após o treino, a recuperação torna-se mais rápida.

Isso também ajuda nas fadigas que surgem, após o treino de resistência muscular, assim diminuindo, e deixando-as menos intensa.

Age Como Antioxidante:

O Selênio é um poderoso antioxidante que ajuda a reduzir a quantidade de radicais livres no organismo. Esses radicais livres são formados naturalmente durante o metabolismo corporal, mas podem causar danos como inflamação, alterações no funcionamento das células e envelhecimento.

Pessoas que fumam, consomem bebidas alcoólicas regularmente e que vivem sob muito estresse acabam produzindo uma maior quantidade de radicais livres, tendo uma necessidade maior de consumir nutrientes antioxidantes.

Combate o Câncer

O Selênio é importantíssimo para muitos processos a nível celular, motivo pelo qual a sua influência é dificilmente visível na primeira observação. Essa influência, porém, favorece a manutenção do ciclo de vida ideal de uma célula, o que é extremamente importante para evitar o câncer.

Nesse sentido, o mineral reforça a tendência à apoptose, isto é, à morte natural e programada das células. Se esse mecanismo para que serve o Selênio não funcionar corretamente, as chances de desenvolvimento de câncer aumentam dramaticamente.

Aumenta a Imunidade:

Quantidade adequadas de Selênio no organismo ajudam a reduzir a inflamação e a melhorar o sistema imunológico, ajudando inclusive pessoas com doenças como HIV, tuberculose e hepatite C a terem mais imunidade contra doenças oportunistas.

Previne o Alzheimer:

Por atuar como antioxidante, o Selênio ajuda a prevenir e a reduzir o avanço de doenças como Alzheimer, mal de Parkinson e esclerose múltipla.

Esse benefício é ainda maior quando o Selênio é consumido a partir de alimentos fontes de gorduras boas, como a castanha-do-pará, gema de ovo e frango.

Sinais de Deficiência de Selênio:

A deficiência de Selênio é rara, mesmo na Nova Zelândia e na Finlândia, onde a ingestão deste mineral é muito mais baixa do que nos Estados Unidos e Canadá. Em algumas regiões da China, onde a ingestão deste mineral é ainda inferior, pessoas com deficiência de Selênio são mais propensas a desenvolver a doença de Keshan, uma infecção viral que afeta principalmente crianças e mulheres jovens.

A doença de Keshan lesiona a parede do coração, provocando uma cardiomiopatia. Crianças em fase de crescimento com deficiência de Selênio podem desenvolver uma doença incapacitante, e de progressão lenta, das articulações e dos ossos (doença de Kashin-Beck). Essa doença é comum na Sibéria e na China.

A deficiência deste mineral pode atuar junto com a deficiência de iodo para provocar um bócio e uma glândula tireoide hipoativa em pessoas que têm ambas as deficiências.

Suspeita-se de uma deficiência de Selênio a partir das circunstâncias pessoais e dos sintomas. Exames de sangue para essa deficiência não estão disponíveis prontamente.

O tratamento com suplementos de Selênio costuma conduzir a uma recuperação completa. Tomar suplementos deste mineral pode prevenir, mas não curar a cardiomiopatia devida à doença de Keshan.

Sinais do Excesso de Selênio:

O excesso de Selênio no organismo pode causar problemas graves como falta de ar, febre, náuseas e mau funcionamento de órgãos como fígado, rins e coração. Quantidades muito elevadas podem inclusive levar à morte, e por isso sua suplementação só deve ser feita segundo orientação do médico ou do nutricionista.

beneficios do selenio

Combinação de Outros Nutrientes com o Selênio:

O mineral contribui para o organismo de forma eficaz como um antioxidante ao combate de radicais livres, porém pode ter maior eficiência se utilizado com outras vitaminas. O Zinco, vitamina E, B6, fazem um conjunto de vitaminas poderoso contra doenças do coração e combate ao câncer.

Estar jovem independente da idade, tem o Selênio como principal recurso. Na fertilidade feminina ajuda a combater os abortos recorrentes. Mulheres com baixa significativa desse mineral podem engravidar e vir a perder o bebê exatamente pela baixa do mineral.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Vitamina D3 – Fontes, Benefícios e Deficiência!

Lipídios – Fontes, Benefícios e Deficiência