Riboflavina – Fontes, Benefícios e Deficiência

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Riboflavina – Fontes, Benefícios e Deficiência que ela pode provocar ao organismo. Além disso, a Riboflavina é uma vitamina que é necessária para o crescimento e, em geral, boa saúde. Isso ajuda o corpo a quebrar carboidratos, proteínas e gorduras para produzir energia e permite que o oxigênio seja usado pelo corpo.

É uma vitamina que desempenha um papel integral no corpo, pois ajuda com o metabolismo da Vitamina B6 e pode ajudar a combater diferentes distúrbios. Ela desempenha um papel vital no corpo humano trabalhando com outros micronutrientes.

O que é Riboflavina?

A Riboflavina é uma vitamina B. Está envolvida em muitos processos no corpo e é necessário para o crescimento e função celular normal. Pode ser encontrada em certos alimentos, como Leite, carne, Ovos, nozes, farinha enriquecida e vegetais verdes. Ela é frequentemente utilizada em combinação com outras vitaminas B em produtos complexos de vitamina B.

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Ela é, sem dúvida, a única vitamina que lhe dá uma sugestão visual quanto à sua passagem pelo seu corpo. Quando há muita vitamina B2 na dieta (ou em um suplemento), sua urina fica brilhantemente amarela para mostrar que ela está lá. Na verdade, a flavina na riboflavina vem de flavus, a palavra latina para amarelo.

Fontes de Riboflavina:

Alimentos que são particularmente ricos nesta vitamina incluem Ovos, carne de órgãos (rins e fígado), carnes magras e Leite. Os vegetais verdes também contêm Riboflavina. Grãos e cereais são reforçados com ela nos Estados Unidos e muitos outros países. Os maiores contribuintes dietéticos da ingestão total em homens e mulheres são Leite e bebidas com Leite, pão e produtos para pão, alimentos mistos cujo ingrediente principal é a carne, cereais prontos para comer e alimentos mistos cujo ingrediente principal é o grão. Ela na maioria dos alimentos é na forma de FAD, embora a forma principal nos ovos e no leite seja a livre.

Cerca de 95% desta vitamina na forma de FAD ou FMN a partir de alimentos é biodisponível até um máximo de cerca de 27 mg de riboflavina por refeição ou dose. A biodisponibilidade da riboflavina livre é semelhante à do FAD e FMN. Como a riboflavina é solúvel na água, cerca de duas vezes o seu conteúdo é perdido na água de cozimento quando os alimentos são cozidos como quando são preparados de outras formas, como por vapor ou microondas.

Benefícios da Riboflavina Para Saúde:

Ela é uma vitamina importante que também atua como antioxidante dentro do corpo. Confira alguns de seus muitos benefícios à saúde:

Protege Contra Distúrbios Auto-imunes:

Em um estudo de caso, o tratamento com B2 foi eficaz no tratamento de um transtorno neurológico progressivo (síndrome de Brown-Vialetto-Van Laere 2).

Em ratos, a B2 ajudou a suprimir um modelo de incapacidade motora após o transtorno autoimune, esclerose múltipla.

Cabelo e Pele Saudáveis:

Uma vez que ela desempenha um papel na manutenção dos níveis de colágeno, ela tem um efeito na pele e nos cabelos, deixando-os saudáveis. O colágeno é necessário para manter a estrutura e evitar rugas na pele.

Protege os Ossos:

Esta e outras vitaminas B desempenham um papel protetor na saúde óssea. Em um estudo experimental, aqueles que tiveram a ingestão mais baixa deste nutriente tiveram maiores probabilidades de ocorrência de fraturas. O aumento da ingestão de riboflavina leva a mais densidade da massa óssea no pescoço.

Prevenção do Câncer:

Devido ao papel que ela desempenha na prevenção de dano oxidativo, também pode estar conectado à prevenção do câncer. É pensado que o câncer é iniciado por danos causados ​​pelo oxigênio que formam radicais livres. A ingestão suficiente dela pode ajudar a reduzir os radicais livres e, portanto, diminui o risco de câncer.

Protege o Fígado:

Essa vitamina pode ser utilizada como agente protetor do fígado contra os efeitos tóxicos de agentes químicos no fígado. Ela também reduz a lesão hepática após isquemia hepática e reperfusão em camundongos.

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Enxaqueca:

Há algumas evidências de que esta vitamina pode ajudar a tratar ou prevenir enxaquecas. Uma dose elevada de vitamina (sob o cuidado de um profissional médico) mostrou reduzir a freqüência de enxaquecas.

Reduz a Depressão:

Em muitos indivíduos deprimidos, houve uma deficiência simultânea desta vitamina. Em pacientes idosos, depressivos, vitaminas B (B1, B2 e B6) melhoraram a depressão.

Em um estudo transversal em japonês, o aumento da ingestão de riboflavina significou diminuição dos sintomas de depressão em meninas, mas não para meninos. Seu consumo previne a depressão após o parto.

Outros Benefícios:

Esta vitamina B é essencial para

  • Prevenção do desenvolvimento de cataratas;
  • Produção hormonal pelas glândulas adrenais;
  • Mantendo os olhos, nervos, músculos e pele saudáveis;
  • Manter as mucosas no sistema digestivo;
  • Absorvente e ativação de Ferro, Ácido Fólico e vitaminas B1, B3 e B6;
  • Conversão de triptofano em niacina, um aminoácido;
  • Manter um fígado saudável.

Como Consumir a Riboflavina?

De acordo com estudos, a dose diária recomendada (RDA) de vitamina B2 em homens com idade igual ou superior a 19 anos é de 1,3 miligramas por dia, e para mulheres é de 1,1 miligrama por dia. Durante a gravidez, as mulheres devem ter 1,4 miligramas por dia e quando amamentar, 1,6 miligramas por dia.

Deficiência de Riboflavina:

De acordo com esses estudos, uma deficiência deste nutriente não é muito comum nos países desenvolvidos ocidentais, provavelmente porque muitos carboidratos refinados são fortificados com esta vitamina. Além disso, outros alimentos comumente consumidos podem fornecer uma boa fonte de vitamina B2 também.

Para aqueles que sofrem de uma deficiência conhecida ou condições relacionadas a anemia, enxaquecas, distúrbios oculares, disfunção da tireoide e algumas outras condições, mais Vitamina B2 pode ser necessária para ajudar a corrigir os problemas subjacentes.

Sinais de deficiência de vitamina B2 podem incluir:

  • Dor de garganta;
  • Um metabolismo lento;
  • Boca inflamada e língua;
  • Anemia;
  • Inchaço das membranas mucosas;
  • Mudanças no humor, como aumento da ansiedade e sinais de depressão;
  • Inflamação da pele e distúrbios da pele, especialmente ao redor do nariz e face;
  • Fadiga;
  • Dano nervoso;
  • Feridas ou rachaduras na boca ou no lábio.

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Efeitos do Excesso de Riboflavina:

O principal risco de excesso de B-2 é o dano ao fígado. No entanto, o excesso dela, ou toxicidade, é raro. Você teria que comer quase impossivelmente grandes quantidades de alimentos para overdose naturalmente da riboflavina. Você pode obter muita vitamina B2 através de suplementos na forma oral ou injeção, mas isso também é raro porque seu corpo não armazena a vitamina.

Algumas pessoas que tomam suplementação podem notar que sua urina fica brilhante em amarelo. Um pequeno número de pacientes apresenta diarreia e aumento da urina. Não há uma grande quantidade de informações de efeitos colaterais disponíveis em Riboflavina, pois se relaciona com pessoas com enxaquecas.

Tal como acontece com qualquer remédio natural, prescrição ou tratamento, primeiro você deve verificar com o seu médico antes de tomá-la para saber se ele pode interagir com qualquer outra coisa que está tomando ou saber se ele terá um impacto perigoso em qualquer condição você tem.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dr. de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

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