Nutrientes

Fósforo: para que serve, alimentos, deficiência e como usar

O Fósforo é um mineral essencial para o funcionamento do corpo humano.

É o segundo mais abundante no organismo, só ficando atrás do cálcio.

Ele é o único macronutriente que não existe na atmosfera, com exceção da forma sólida encontrada nas rochas.

Está presente nos vegetais, principalmente por que eles absorvem esse mineral, e também faz parte e é transportado pelas correntes de água, por esse motivo diversos peixes e frutos do mar contêm Fósforo em sua composição.

Este nutriente é um componente vital do DNA, a “unidade de memória” genética de todos os seres vivos.

É também um componente de RNA, o composto que lê o código genético de DNA para construir proteínas e outros compostos essenciais para a estrutura da planta, produtividade de sementes e transferência genética.

As estruturas de DNA e RNA são conectadas por ligações de Fósforo.

O nutriente é um componente vital de ATP, a “unidade de energia” das plantas.

ATP se forma durante a fotossíntese, tem Fósforo em sua estrutura e processos do início de crescimento de mudas até a formação do grão e maturidade.

O que é Fósforo?

Fósforo: para que serve, alimentos, deficiência e como usar

O Fósforo é um importante componente para os ossos humanos, o que significa que seria impossível para uma função normal sem uma quantidade adequada deste mineral no corpo.

Na verdade, o Fósforo é observado regularmente como o segundo mineral mais abundante no corpo humano, e é o segundo elemento mais importante quando se trata de manter a saúde e a integridade dos ossos, ficando atrás apenas do cálcio.

Fontes de Fósforo:

A necessidade orgânica de Fósforo é de cerca de 700 mg por dia. Por isso vale a pena investir em alimentos ricos nesse nutriente.

Existem muitos deles que possuem boas quantidades desse importante mineral. Entre eles, é possível citar as

  • Sementes de girassol,
  • Sementes de abóbora,
  • Amêndoas,
  • Castanha-do-pará,
  • Castanha-de-caju,
  • Nozes,
  • Amendoim,
  • Soja assada,
  • Salmão,
  • Sardinha,
  • Tofu,
  • Lentilhas,
  • Aveia,
  • Feijão-carioca,
  • Carnes,
  • Leites e derivados,
  • Ovos,
  • Cogumelos,
  • Cereais, entre outros.

Dado que a lista é extensa, uma dieta balanceada deve ser o suficiente para suprir as necessidades diárias de Fósforo.

Consulte um nutricionista antes de pensar em comprar suplementos. Então, confira também os Benefícios do Fósforo Para Saúde:

Benefícios do Fósforo Para Saúde:

Promove a Saúde dos Ossos:

O Fósforo é uma parte vital do processo de crescimento, bem como a manutenção dos ossos e dentes.

Ele trabalha em associação com o cálcio para criar ossos fortes, que podem suportar o desgaste normal da vida humana.

Ele também ajuda a aumentar a saúde de suas gengivas e esmalte dos dentes.

O elemento ainda ajuda a aliviar graves problemas como a perda óssea ou a perda de densidade mineral, também conhecida como a osteoporose.

Este mineral estabelece a base de uma forte estrutura esquelética para garantir a saúde e vida funcional.

Uma das recentes descobertas de Fósforo ligam-no à saúde do coração, o que significa que com uma boa ingestão, você pode proteger-se melhor de uma gama de doenças cardiovasculares.

Facilita a Aborção de Nutrientes:

O Fósforo atua como um participante ou colaborador de uma série de reações químicas que têm lugar no interior do corpo.

Além disso, facilita a utilização adequada de vários nutrientes que entram no corpo. Não se se esqueça de sempre incluir Fósforo em sua dieta!

Elimina Toxinas:

O Fósforo desempenha um papel importante em manter os rins saudáveis.

Ele faz isso, garantindo a devida liberação de resíduos de rins através do processo de micção e excreção.

Ao aumentar a quantidade e frequência de micção, o corpo é capaz de equilibrar os seus níveis de ácido úrico, o excesso de sais, águas e até mesmo gordura, uma vez que a urina é geralmente cerca de 4% de gordura.

O Fósforo estimula o equilíbrio saudável de todos os fluidos e materiais que são eliminados do corpo, ajudando assim o corpo inteiro a permanecer saudável e sem toxinas.

Combate o Alzheimer:

O Fósforo é um elemento essencial encontrado em diversos alimentos, bem como no interior das células do cérebro, que é, obviamente, responsável por funções importantes.

Níveis adequados de Fósforo garantem uma função cerebral adequada e crescimento cognitivo e desenvolvimento.

Estudos têm relacionado uma deficiência de Fósforo para um aumento do risco de mau funcionamento cognitivo, e o aparecimento precoce de doenças neurológicas, tais como a doença de Alzheimer e a demência.

Promove a Reparação Celular:

O Fósforo também contribui para o processo de reparação e manutenção de várias células do corpo que sofrem de uso e desgaste diário.

Ele garante que as células do corpo sejam desenvolvidas adequadamente e permaneçam ativas para uma saúde global impressionante.

Esta contribuição vem principalmente sob a forma de ajudar a criar proteínas e estimular a correção hormonal para reagir de forma adequada em torno do corpo para estimular a atividade metabólica.

Aumenta o Fluxo de Energia:

Fósforo auxilia no processo de extração de energia, estimulando o processo de metabolismo de nutrientes diferentes.

Além disso, ele ajuda no fluxo de energia e seu uso eficiente por diferentes sistemas de órgãos, alguns dos quais devido à sua capacidade de absorver vitaminas tão eficientemente.

Combate a Fraqueza:

O Fósforo tem a capacidade de remover problemas menores de saúde, como fraqueza muscular, dormência, fadiga e doenças similares.

Níveis normais de Fósforo no corpo são uma ótima maneira de permanecer apto e ativo.

Uma quantidade normal pode ser de aproximadamente 1200 mg para adultos, de acordo com especialistas e sugestões de vários profissionais de saúde.

A fraqueza sexual também pode ser curada com suplementação saudável deste nutriente no corpo, por isso questões como perda de libido, frigidez, impotência e motilidade do esperma podem ser impulsionadas por um suprimento adequado de Fósforo em seu sistema.

Fósforo: para que serve, alimentos, deficiência e como usar

Sinais de Deficiência de Fósforo:

Os sintomas de deficiência mais significativos de Fósforo incluem ossos fracos e desconforto em várias articulações do corpo.

O nutriente age de forma semelhante ao cálcio no fornecimento de força para os ossos, por isso uma deficiência dele pode levar à fraqueza, cárie dentária, raquitismo e outros problemas ósseos relacionados.

As pessoas também podem experimentar uma perda de apetite e diminuição da resistência do corpo para realizar atividades rotineiras.

Junto com todos estes sintomas de falta, uma deficiência deste nutriente pode também causar dormência, ansiedade, tremores, perda de peso e crescimento atrofiado.

É uma parte essencial da nossa dieta, especialmente para as crianças, quando há a ocorrência de maior crescimento e desenvolvimento, e precisa acontecer regularmente e com um pleno apoio dos nutrientes adequados.

O corpo dá diversos sinais de que existe uma falta importante de nutrientes.

No caso do Fósforo, entre os sintomas mais comuns dessa deficiência, estão:

  • Maior ocorrência de problemas ósseos e fraturas;
  • Dores nas articulações;
  • Sensação de dormência e/ou tremores;
  • Falta de apetite;
  • Dores nas articulações;
  • Problemas de crescimento;
  • Cabelos e unhas quebradiços;
  • Diminuição da libido;
  • Taquicardia;
  • Problemas de memória;
  • Irritabilidade ou ansiedade;
  • Fadiga e cansaço;
  • Propensão maior à doenças, como osteoporose, artrose e artrite.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

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