Os 40 Benefícios do Gengibre Para Saúde!

Os 40 Benefícios do Gengibre Para Saúde!

Os Benefícios do Gengibre para saúde são incríveis, pois o Gengibre contém grandes nutrientes indispensáveis para saúde geral do corpo. Além disso, o Gengibre é uma planta florida da família Zingiberaceae, que é nativa da floresta tropical no sul da Ásia. As pessoas de todo o mundo têm vindo a usá-lo há milhares de anos, tanto por seus benefícios culinários e medicinais. O que a maioria de nós pensa como o Gengibre é realmente o rizoma (haste) da planta de Gengibre, que corre no subsolo. Dependendo do tipo de Gengibre que você comprar, a carne pode ser amarela, branca ou vermelha. O Gengibre fresco é coberto por uma pele acastanhada.

Gengibre

Valor Nutricional do Gengibre:

Informações nutricionais por 100 gramas de Gengibre: Carboidratos, Proteína, Fibra, Sódio, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio, Zinco, Cobre, Manganês, Selênio, Vitamina C, Tiamina, Riboflavina, Niacina, Vitamina B6 e Água. Então, confira os benefícios do Gengibre para saúde:

1. Atuar Como Antioxidante e Anti-inflamatório:

O Gengibre tem ação antioxidante no corpo, agindo na prevenção de doenças como gripes, resfriados, câncer e envelhecimento precoce. Além disso, ele também tem ação anti-inflamatória, melhorando os sintomas de artrite, dor muscular e doenças respiratórias, como tosse, asma e bronquite.

2. Melhora Náuseas e Vômitos:

O Gengibre ajuda a reduzir as náuseas e vômitos que frequentemente ocorrem durante a gravidez, tratamentos de quimioterapia ou nos primeiros dias após cirurgias. A melhora desses sintomas é obtida após cerca de 4 dias de consumo de 0,5 g de Gengibre, o que equivale a cerca de ½ colher de café de raspas Gengibre que devem ser tomados de preferência pela manhã.

3. Protege o Estômago Contra Úlceras:

O Gengibre ajuda a proteger o estômago contra as úlceras porque ajuda no combate à bactéria H. pylori, principal causadora de gastrite e úlceras estomacais. Além disso, o Gengibre também previne o aparecimento do câncer de estômago, que na maior parte dos casos está ligado a alterações nas células provocadas pela úlcera. Veja quais são os sintomas da gastrite provocada pela H. pylori.

4. Previne o Câncer Cólon-Retal:

O Gengibre também atua na prevenção de câncer cólon-retal, pois possui uma substância chamada 6-gingerol, que impede o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas nessa região do intestino.

5. Auxilia na Perda de Peso:

O Gengibre auxilia na perda de peso porque atua acelerando o metabolismo e estimulando a queima de gordura corporal. Os compostos 6-gingerol e 8-gingerol, presentes nessa raiz, atuam aumentando a produção de calor e suor, o que também ajuda no emagrecimento e na prevenção do ganho de peso.

6. Combate Azia e Gases Intestinais:

O Gengibre é bastante utilizado para combater azia e gases intestinais, devendo ser consumido principalmente na forma de chá para obter esse benefício. Esse chá é feito na proporção de 1 colher de Gengibre para cada 1 xícara de água, e o ideal é que sejam ingeridas 4 xícaras de chá ao longo do dia para se obter a melhoria nos sintomas intestinais.

7. É um Excelente Antioxidante: 

Muitos dos compostos contidos na raiz, como o gingerol, o paradol, o shogoal, a zingerona e os flavonoides, contêm propriedades antioxidantes, ou seja, impedem o envelhecimento celular. Isso nos proporcionará benefícios para a pele e a saúde em geral.

8. Previne Náuseas e Tonturas: 

Este é um beneficio do Gengibre, pois o ele é ideal para mulheres grávidas, pacientes que estão recebendo tratamentos de quimioterapia e pessoas que tendem a ficar tonto nas viagens rodoviárias. Ingerir esta raiz (cru, infundida ou em outra variante) evitará náuseas e tonturas, pois possui propriedades anti-eméticas.

9. Elimina Dor de Dente e Mau Hálito: 

Um dos benefícios do Gengibre é eliminar dor de dente e mau hálito. Tanto por sua ação antibacteriana, anti-inflamatória e analgésica, mastigando a raiz crua, preparando infusão, ou aplicando uma cataplasma desse ingrediente, aliviarão a dor de dente, assim como também é um bom remédio para o mau hálito.

10. Possui Propriedades Afrodisíacas:

 Existem alguns alimentos, como ostras, chocolate ou Canela, que aumentam a nossa libido. A raiz é uma delas, para que possamos aproveitar esta qualidade extra para melhorar a nossa saúde através de um remédio natural e saudável que nos ajudará a queimar calorias e liberar endorfinas do sexo .

11. Possui Propriedades Neuroprotetoras:

Os flavonoides são substâncias que possuem funções neuroprotetoras, o que impede o desenvolvimento de dano cognitivo, entre outras razões, porque atua como um antioxidante nas células neuronais.

12. Trata Diabetes: 

O consumo regular de desta raiz diminui os níveis de glicose em mais de 30% e também ajuda as pessoas com diabetes tipo II a secretar 10% mais de insulina.

13. É um Ótimo Antibacteriano e Antifúngico: 

Esta raiz e seus componentes desempenham um papel vital na prevenção do crescimento microbiano e atuam como agentes antimicrobianos. Por exemplo: combate Salmonella typhi e Candida albicans, e é um inibidor ativo de M. avium e M. tuberculosis.

14. É um Excelente Anti-inflamatório: 

A inflamação é um processo imune complexo. Os fármacos anti-inflamatórios não esteroides são comumente usados para tratar a inflamação, mas essas drogas causam efeitos colaterais adversos, como a úlcera gástrica.

Gengibre Planta

15. Combate à Osteoartrite: 

A osteoartrite é uma das principais causas de dor músculo-esquelética. Ele é importante no tratamento da osteoartrite e também tem importância terapêutica na medicina ayurvédica desde os tempos antigos.

16. Possui Propriedade Anticâncer: 

A raiz e seus componentes mostram um efeito substancial sobre o controle do desenvolvimento de tumores cancerígenos, sendo muito é eficaz no tratamento e prevenção de vários tipos de câncer, tais como: câncer endometrial, mama, ovário, próstata e colorretal.

17. Cura Úlceras Intestinais: 

A úlcera péptica é um grande problema em todo o mundo em ambos os sexos. Vários fatores, incluindo alimentos consumidos e seus ingredientes, estresse, Helicobacter pylori e drogas são responsáveis pela úlcera gástrica. É eficaz na prevenção de úlceras graças ao aumento da secreção de mucina.

18. Alivia Dores em Geral: 

O Gengibre pode reduzir a dor de diferentes origens, como osteoartrite ou dor menstrual (dismenorreia), sem apresentar os efeitos adversos dos medicamentos tradicionais.

O Gengibre mostrou-se eficaz para aliviar a dor nas costas, especialmente o lumbago, aplicado com uma terapia de massagem. O Gengibre cru mostrou-se eficaz na luta contra a dor muscular induzida pelo exercício físico .

19. Alivia os Ataques de Asma: 

O Gengibre reduz a inflamação das vias aéreas alérgicas, possivelmente suprimindo a resposta imune dos linfócitos Th2.

20. Previne a Retinopatia: 

O Gengibre e seus componentes desempenham um papel importante no tratamento da diabetes e seus sintomas relacionados, incluindo a retinopatia.

21. Melhora a Saúde Cardiovascular: 

Ajuda a prevenir a coagulação do sangue e foi mostrado eficaz na redução do colesterol e melhorar o metabolismo lipídico, ajudando a reduzir o risco de doença cardiovascular e diabetes.

22. Fortalece o Sistema Imunológico: 

Gengibre está entre as substâncias que impulsionam o funcionamento do sistema imunológico, ativando e suprimindo células imunológicas especializadas, melhorando nosso sistema de defesa.

23. Melhora a Saúde do Figado: 

Pesquisas mostraram que ele e seus componentes desempenham um papel importante na proteção do fígado, especialmente para combater a hepatotoxicidade.

24. Melhora a Digestão: 

Este é um dos principais benefícios do Gengibre. Além disso, ele estimula o trabalho do pâncreas, gerando mais enzimas que favorecem a absorção de nutrientes, evitando a digestão intensa. Evitará a acidez do estômago após refeições abundantes.

25. Alivia Dor nas Articulações: 

Uma das propriedades mais benéficas é que ele atua como um anti-inflamatório e demonstrou reduzir a dor associada a doenças articulares e reumáticas, como a artrite. Também ajuda com dor muscular e dor menstrual.

Planta Gengibre

Outros Benefícios do Gengibre Para Saúde:

Além dos benefícios citados acima o Gengibre desempenha outras funções em diversas partes do corpo, trazendo benefícios como:

  • Atuar como anti-inflamatório;
  • Melhorar a respiração e aliviar sintomas de tosse e falta de ar;
  • Prevenir náuseas e vômitos;
  • Combater azia e gases intestinais;
  • Aliviar a dor causada pela artrite;
  • Ajuda a prevenir a formação de coágulos;
  • Ajuda em casos de halitose;
  • Melhora a flora bacteriana e nos impede de ter gás e inchaço depois de comer;
  • Previne e melhora casos de gastrite e úlceras de estômago;
  • Ajuda a prevenir alergias, como alergia ao pó e ao pólen;
  • Auxiliar na perda de peso;
  • Cura gripes e resfriados;
  • Cura dor de garganta.

Modo de uso do Gengibre:

As partes usadas do Gengibre são suas raízes para fazer chá ou temperar as refeições, por exemplo.

  • Chá para resfriado e dor de garganta: colocar de 2 a 3 cm de raiz de Gengibre numa panela com 180 ml de água e deixar ferver por 5 minutos. Coar, deixar esfriar e beber até 3 vezes por dia;
  • Compressa de Gengibre para reumatismo: ralar o Gengibre e aplicar na região dolorida, cobrir com uma gaze e deixar atuar por 20 minutos.

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Os 30 Benefícios da Couve Flor Para Saúde

Os 40 Benefícios da Abobrinha Para Saúde