Beleza e Estética

7 vitaminas essenciais para o cabelo ficar saudável!

vitaminas essenciais para o cabelo

As vitaminas essenciais para o cabelo são uma forma natural de manter o cabelo saudável, pois, auxiliam na tarefa quase impossível ter cabelos sedosos e acabar com os problemas de queda de cabelo.

As vitaminas desempenham um papel importante para o nosso bem-estar. No mundo acelerado de hoje, muitas pessoas pulam refeições, comem correndo ou escolhem alimentos de baixa qualidade.

vitaminas essenciais para o cabelo
vitaminas essenciais para o cabelo

Frutas e vegetais raramente são adicionados à dieta diária, o que leva a várias doenças relacionadas à deficiência de vitaminas, inclusive afetando sua pele e cabelo, resultando em queda de cabelo ou calvície e manchas nas unhas.

Suplementos de vitaminas essenciais para o cabelo é seguro?

A comida é a melhor fonte de vitaminas essenciais para o cabelo que você precisa para o crescimento do cabelo. No entanto, se você não conseguir o suficiente em sua dieta, os suplementos podem ser úteis.

De acordo com a pesquisa, os suplementos funcionam melhor em indivíduos que já são deficientes. Além disso, grandes doses de vitaminas essenciais para o cabelo podem ser prejudiciais se você não for deficiente.

Portanto, consulte um médico para determinar se você tem uma deficiência ou não. No final do dia, a melhor maneira de obter esses nutrientes é ingerindo uma dieta balanceada.

Principais vitaminas essenciais para o cabelo:

1. Biotina:

Se você quer um cabelo mais longo e saudável, não se esqueça da biotina. Esta está se tornando rapidamente um dos suplementos mais usados ​​para o crescimento rápido do cabelo.

A biotina desempenha um papel fundamental para manter o cabelo saudável. Embora a maioria das pessoas obtenha uma boa dose de biotina dos alimentos que ingere todos os dias, ela é uma vitamina solúvel em água.

2. Vitamina A:

A vitamina A é outra vitamina vital para o crescimento adequado dos cabelos. Ajuda na produção de sebo (óleo no couro cabeludo), que evita que o cabelo resseque e se quebre.

Além disso, combate os radicais livres que tornam seu cabelo pesado. Embora a vitamina A seja essencial para um cabelo saudável, você deve ter cuidado, pois o excesso dela pode levar à toxicidade e queda de cabelo.

3. Vitamina E:

A vitamina E é um poderoso antioxidante que repara e constrói os tecidos e é essencial para o crescimento saudável do cabelo. Além de comer alimentos ricos em vitamina E, as pessoas estão delirando sobre as vantagens que obtêm com seu uso tópico.

Quando você aplica vitamina E no couro cabeludo, ela reduz a inflamação, aumenta a circulação sanguínea, aumenta o suprimento de oxigênio e repara os folículos capilares danificados.

Por causa de suas propriedades de afinamento do sangue, também é importante lembrar de interromper o uso de vitamina E antes de qualquer tipo de cirurgia.

4. Vitamina C:

A maioria de nós está ciente de que a vitamina C pode ajudar a aumentar nossa imunidade, protegendo-nos contra resfriados frequentes e outras infecções.

O que a maioria das pessoas não sabe é que a vitamina C pode ajudar a fortalecer o cabelo. Isso ocorre em parte porque a vitamina C ajuda o corpo a criar e produzir colágeno.

Uma proteína vital para cabelos, pele e unhas saudáveis. Além disso, a vitamina C é considerada um antioxidante que combate os radicais livres que danificam o tecido corporal.

5. Vitamina D:

É outra vitamina essencial para fortalecimento do cabelo. Uma abordagem para aumentar seus níveis de vitamina D é passar algum tempo ao sol. Apenas cerca de 15-20 minutos todos os dias é o suficiente para receber sua dose.

Embora isso não seja problemático durante os meses de verão, você pode não conseguir tomar sol o suficiente durante o inverno.

É aí que entram os suplementos e as fontes alimentares. Para aumentar seus níveis de vitamina D com fontes de alimentos, coma alimentos ricos em vitamina D.

6. Ferro:

O ferro ajuda os glóbulos vermelhos a transportar oxigênio para as células. Isso o torna um mineral importante para muitas funções corporais, incluindo o crescimento do cabelo.

A deficiência de ferro, que causa anemia, é uma das principais causas da queda de cabelo. É especialmente comum em mulheres. Alimentos ricos em ferro incluem amêijoas, ostras, ovos, carne vermelha, espinafre e lentilhas.

7. Vitamina B:

Uma das vitaminas essenciais para o cabelo mais conhecidas é a vitamina B. Estudos relacionam a deficiência dessa vitamina com queda de cabelo em humanos.

Embora seja usada como um tratamento alternativo para a queda de cabelo, aqueles que são deficientes têm os melhores resultados. No entanto, a deficiência é muito rara porque ocorre naturalmente em uma ampla variedade de alimentos.

Outras vitaminas B ajudam a criar glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio e nutrientes para o couro cabeludo e os folículos capilares. Esses processos são importantes para o crescimento do cabelo.

Outros dicas naturais essenciais para o cabelo:

Vitaminas e outros nutrientes são importantes para a saúde do cabelo, mas certas estratégias de cuidado doméstico também podem ajudar.

Por exemplo, um estudo de 2017 encontrou evidências que sugerem que o estresse pode levar à queda de cabelo. Para preservar e melhorar a saúde do cabelo, as pessoas podem:

  • Reduza o uso de gel de cabelo, seque o cabelo com o secador e escove o cabelo quando estiver molhado;
  • Reduza o estresse fazendo pelo menos 150 minutos de exercícios moderados a intensos por semana;
  • Beba de seis a oito copos de água por dia;
  • Siga uma dieta saudável e rica em nutrientes.

Referências:

https://food.ndtv.com/beauty/5-vitamins-for-hair-how-to-reduce-hair-fall-1596296
https://www.healthline.com/nutrition/best-vitamins-hair-growth#TOC_TITLE_HDR_10
https://skinkraft.com/blogs/articles/vitamins-and-minerals-for-hair-growth
https://www.prevention.com/beauty/hair/g23724399/best-vitamins-hair-growth/

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

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