Dicas de Saúde

Catabolismo – o que é, sintomas, causas e como evitar!

catabolismo sintomas

O catabolismo muscular é a degradação do tecido muscular quando o corpo não recebe materiais de construção suficientes. Esse processo ocorre durante o sono, durante o jejum, e durante e após o treinamento.

catabolismo causas
catabolismo causas

O que é catabolismo?

A definição de catabolismo é bastante clara. Em termos mais simples, o catabolismo pode ser descrito como as reações químicas do metabolismo.

Como resultado desse processo, compostos químicos complexos são decompostos em moléculas mais simples.

Todos os nutrientes básicos são decompostos, ou seja, carboidratos, gorduras e proteínas.

Quais são as causas do catabolismo?

Existem muitas causas de catabolismo. Alguns você pode influenciar, outros infelizmente não dependem de você. As principais causas do catabolismo são os vários fatores a seguir.

1. Jejum:

Se uma pessoa não fornece ao corpo a quantidade certa de alimentos e minerais, o corpo é forçado a buscar reservas. Consequentemente, a massa muscular começa a diminuir significativamente. Não perdemos gordura e principalmente músculos.

2. Excesso de exercício aeróbico:

Se tentarmos perder quilogramas e realizar exercício aeróbicos longos após o treinamento de força, isso causa micro danos aos músculos e catabolismo.

Portanto, o exercício aeróbico não deve durar mais do que 20 minutos.

3. Excesso de estresse:

O estresse regular é muito perigoso não só para o nosso bem-estar, mas também para o corpo e os músculos.

Durante o estresse, seu metabolismo começa a desacelerar e o tecido adiposo se deposita em diferentes partes do corpo. Este estado de coisas não é recomendado para nossa saúde.

4. Pouco sono:

O sono e a regeneração do corpo são muito importantes para o bom funcionamento do nosso corpo. Uma baixa quantidade de sono pode levar a distúrbios hormonais.

A falta de sono também causa problemas no metabolismo. A falta de sono a longo prazo causa catabolismo no corpo.

catabolismo sintomas
catabolismo sintomas

5. Após o treino:

O catabolismo continua por várias horas após o final do exercício. Então, o corpo precisa urgentemente de fontes externas de alimentos para interromper o processo de decomposição e começar a reconstruir as fibras musculares danificadas (desta vez, é a chamada janela anabólica ).

6. Durante noite:

Embora o cérebro esteja dormindo, o corpo se regenera intensamente à noite. Isso também se aplica aos músculos. Como o corpo não pode fornecer proteína durante esse período, ele usa suas próprias reservas de energia que conseguiu acumular durante o dia.

Como proteger os músculos contra o catabolismo?

1. Suplementação:

Usando, por exemplo, BCAA, suplemento que acelera a regeneração do corpo após o exercício, que pode ser usado antes e depois do treino e antes de ir para a cama.

É recomendado apenas para pessoas que realizam treinamento de alta intensidade cerca de 4 vezes por semana.

O BCAA contém três aminoácidos: leucina, valina e isoleucina, que inibem o catabolismo e aceleram o anabolismo, além de aumentar a resistência muscular.

2. Proteína:

Uso de preparações de proteína, como caseína, creatina ou beta-alanina;

3. Dieta adequada:

Um cardápio balanceado deve corresponder às necessidades diárias de energia do corpo e fornecer quantidades adequadas de proteína.

Além disso, coma 5 vezes ao dia (meia hora depois de se levantar da cama, depois o almoço, depois duas horas antes do treino e após o exercício e duas horas antes de dormir).

catabolismo o que e
catabolismo o que e

Sintomas do catabolismo:

Entre os sintomas de catabolismo muscular citados aversão à atividade física, letargia, fadiga, desmotivação , além de diminuição da libido e falta de apetite.

O catabolismo também se manifesta por dores musculares e lesões causadas pelo acúmulo de microlesões.

Durante o catabolismo muscular, pode-se observar uma diminuição significativa da imunidade e um aumento da suscetibilidade a resfriados ou doenças respiratórias.

O processo avançado de degradação muscular também é visível fora do corpo. As desproporções da figura e o acúmulo de gordura na região do abdômen, pescoço e rosto tornam-se perceptíveis.

No entanto, deve-se lembrar que o catabolismo muscular pode se manifestar de forma diferente em cada pessoa.

REFERÊNCIAS:

https//fitness.wp.pl/20019,objawy-katabolimu-miesn
https://kobieta.wp.pl/na-cym-polega-katabolizm-miesni-przyczyny-objawy-i-ochrona-miesni-6309139822327425a
https://uroda.abczdrowie.pl/katabolizm-charakterystyka-przyczyny-objawy-ochrona-organizmu
https://wformie24.poradnikzdrowie.pl/cwiczenia/abc-cwiczen/katabolizm-miesni-kiedy-zachodzi-jak-chronic-miesnie-przed-aa-1b6L-Amxg-kTmv.html
https://myfitness.gazeta.pl/myfitness/7,166737,24711212,katabolizm-co-to-jest-katabolizm-jak-chronic-miesnie-przed.html
https:/fitness.wp.pl/20016,wszystko-co-powinienes-wiedziec-o-katabolimie-miesni

Graduada em jornalismo com especialização em Marketing social na UFMG Universidade Federal de Minas Gerais, escreve artigos com conteúdos sobre beleza, saúde e bem estar com noções de SEO e tem a dinâmica e versatilidade na elaboração de artigos.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.