Os 12 Remédios Caseiros Para Tratar a Sinusite

Os 12 Remédios Caseiros Para Tratar a Sinusite!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Remédios Caseiros Para Tratar a Sinusite de forma simples e natural. Além disso, a Sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. A doença pode ser secundária a uma infecção, quadro alérgico ou qualquer fator que atrapalhe a correta drenagem de secreção dos seios da face. O nome mais utilizado para esse problema é rinossinusite, pois o processo inflamatório atinge tanto a mucosa dos seios da face como a mucosa nasal.

Veja abaixo alguns métodos naturais que não apresentam riscos e que podem ajudar a Tratar a Sinusite, muitas vezes com ingredientes já presentes na sua casa. O ideal no entanto é encontrar suas causas para evitar seus ataques.

Remédios Caseiros Para Tratar a Sinusite

1. Remédios Caseiros Para Tratar a Sinusite com Eucalipto, Sal e Água:

O eucalipto também é expectorante, portanto inalar o vapor dele através de uma nebulização pode ser interessante para reduzir as secreções acumuladas durante uma infecção, explica Magri. Se a água e o sal forem aliados a ele, somam o efeito do remédio para infecção explicado anteriormente e a pessoa pode sim se sentir melhor.

Veja Também: Os 12 Remédios Caseiros Para Eliminar Micose nas Unhas

2. Remédios Caseiros Para Tratar a Sinusite com Água Morna e Sal:

A limpeza nasal sozinha já é um excelente remédio para infecção. Quando a água é misturada ao sal, então, esse remédio caseiro para infecção fica imbatível! “Esse tipo de solução salina tem ação de limpeza, hidratação e descongestão da mucosa nasal”, explica o otorrinolaringologista Eduardo Magri, da Rede de Hospitais São Camilo. Com isso, fica mais fácil eliminar as secreções dos seios paranasais, melhorando a dor.

Veja Também: Os 5 Alimentos Saudáveis Para Aliviar a Gastrite

3. Remédios Caseiros Para Tratar a Sinusite com Cebola Fervida:

A cebola tem sim propriedades antibacterianas e antivirais, no entanto, sua inalação ajuda apenas a aliviar os sintomas da Sinusite, não a curá-la de vez, ensina a nutróloga Lenina Matioli, especialista pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Veja Também: Os 14 Remédios Caseiros Para Combater o Chulé!

4. Remédios Caseiros Para Tratar a Sinusite com Vitamina C:

A vitamina C é essencial para o funcionamento apropriado no sistema imunológico, que é o sistema que protege seu corpo de infecções e também ajuda seu corpo a combatê-las. Como um antioxidante, a vitamina C também ajuda defender nossas células dos danos causados pelos radicais livres.

Radicais livres são encontrados em coisas que comumente contribuem para o desenvolvimento da Sinusite, como poluição do ar e fumaça de cigarro. Recomenda-se 1.000 miligramas de vitamina C, três vezes ao dia.

Veja Também: As 16 Dicas de Receitas Caseiras Para Aliviar a Dor de Cabeça

5. Remédios Caseiros Para Tratar a Sinusite com Cloreto de Magnésio:

O cloreto de magnésio nada mais é do que uma solução para Tratar a Sinusite, como a mistura de água com sal de cozinha. “Essa solução contribui para a devida limpeza e descongestão nasal, pois tem um efeito muito parecido com o soro fisiológico”, estatiza Magri. Fora isso, o cloreto de magnésio não tem nenhuma outra propriedade curativa neste aspecto.

Veja Também: Os 8 Alimentos Saudáveis Para Diabéticos

6. Remédios Caseiros Para Tratar a Sinusite com Alho:

O alho é um dos melhores antibióticos naturais que existem. Já que resfriados geralmente resultam na infecção, o alho é um ótimo jeito não só de Tratar a Sinusite naturalmente, como também preveni-la, em primeiro lugar. Para a promoção da saúde geral para adultos, a Organização Mundial da Saúde recomenda uma dose diária de 2 a 5 gramas de alho (cerca de um dente) de alho fresco, 0,4 a 1,2 gramas de pó de alho desidratado, 2 a 5 miligramas de óleo de alho, 300 a 1000 miligramas de extrato de alho, ou outras fórmulas que sejam iguais a 2 a 5 miligramas de alicina (o princípio ativo do alho).

Veja Também: As 10 Receitas Caseiras de Água Aromatizada Para Perder Peso

7. Remédios Caseiros Para Tratar a Sinusite com Vinagre de Maçã:

Duas ou três colheres de sopa de vinagre de maçã de ótima qualidade, adicionadas a um copo de água quente ou chá, tomado três vezes ao dia, diariamente vai ajudar a Tratar a Sinusite, aliviando a congestão e a pressão nos seios nasais.

Veja Também: Os 12 Alimentos que Ajudam a Tratar o Refluxo

8. Remédios Caseiros Para Tratar a Sinusite com Chá de Camomila:

Além de ser um ótimo calmante natural, o chá de camomila também ajuda a tratar os sintomas da infecção. Conforme especialistas, essa é uma ótima opção para o problema devido a suas propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, analgésica e cicatrizante, que ajudam a tratar a congestão, bem como a inflamação na garganta e da mucosa nasal.

Veja Também: As 7 Receitas Para Acabar com a Dor de Dente

9. Remédios Caseiros Para Tratar a Sinusite com Açafrão:

A raiz de açafrão é um maravilhoso tempero aromático comumente encontrado em pratos indianos. Ele não só contem um anti-inflamatório natural, como também é antioxidante. Quando combinado com gengibre e preparado em um chá quente, essa combinação ajuda a Tratar a Sinusite de passagens nasais entupidas, alivia a pressão nos seios nasais e faz você se sentir melhor. Beba o chá respirando seus vapores quentes e sinta alívio imediato.

Veja Também: As 18 Receitas Para Combater a Caspa Naturalmente!

10. Remédios Caseiros Para Tratar a Sinusite com Suco de Espinafre:

Também inusitado, o suco de espinafre é bom contra a Sinusite devido as propriedades anti-inflamatórias e descongestionantes do espinafre, que ajudam a eliminar as secreções armazenadas. Mas, claro, você não sentirá alívio logo que tomar o primeiro copo. Será preciso fazer uso diário por um tempo para que o suco mostre seu potencial curativo.

E então, gostou das dicas? Como já dissemos no início, nenhum desses remédios caseiros substituem o tratamento indicado por seu médico, mas ajudam a aliviar os sintomas e as dores causadas pela infecção.

Veja Também: Os 10 Remédios Caseiros Para Combater a Prostatite!

11. Remédios Caseiros Para Tratar a Sinusite com Óleo de Orégano:

Coloque algumas gotas de óleo de orégano em uma xícara e meia de água fervente. Inale o vapor para limpar o congestionamento e abrir os seios. Faça isso todos os dias até a infecção ter desaparecido. Outra opção é colocar duas gotas de óleo de orégano em um copo de água e tomar esta solução duas vezes por dia para Tratar a Sinusite.

Veja Também: Os 9 Benefícios do Vinagre de Maçã Para Tratar Doenças

12. Remédios Caseiros Para Tratar a Sinusite com Pimenta de Caiena:

Misture uma colher de chá de pimenta caiena em uma xícara de água quente, tome duas ou três vezes por dia para Tratar a Sinusite. Você também pode consumir uma mistura de uma colher de chá de pimenta caiena com mel algumas vezes ao dia.

Veja Também: Os 7 Remédios Caseiros Para Bronquite

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

As 12 Receitas Caseiras Para Aliviar Cólicas Menstruais!

Os 13 Remédios Caseiros Para Azia!