Os 10 Benefícios da Uva do Mato Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios da Uva do Mato Para Saúde que você talvez você desconheça. Além disso, a Uva do Mato possui uma grande variedade de nutrientes. Estudos têm demonstrado a versatilidade dessa fruta que pode ser uma grande aliada da saúde. Conhecida também como Cipó-anil, Cipó-pucá, Cortina-de-pobre; Insulina vegetal, Uva-brava, Cipó-puci; Puça;Tinta-dos-gentios; Cortina-de-pobre.

Trepadeira de crescimento vigoroso, que é muito utilizada para esconder áreas da propriedade, visto sua característica de grandes ramagens que se espalham recobrindo totalmente muros e também por formar uma cortina de raízes aéreas que fecham a visão de largos espaços.

Uva do MatoTambém é muito reputada pela tradição popular. Seus frutos maduros podem ser utilizados para tingir tecidos de roxo, pois possuem pigmento em grande quantidade. Alguns mateiros consomem os frutos como se fossem uvas (amargas), donde vem seus nomes populares de Uva-do-mato e Uva-brava.

Suas sementes são muito apreciadas por pássaros por seus cachos se destacarem na folhagem verde-bandeira. Seus ramos grossos armazenan água potável, podendo ser utilizados para matar a sede nas matas. Então, confira Os 10 Benefícios da Uva do Mato Para Saúde:

1. Melhora a Circulação Sanguínea:

Além de favorecer a circulação sanguínea e fortalecer o coração, o consumo regular da Uva do Mato contribui para diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar o índice de colesterol bom (HDL). Este fator é fundamental para promover tanto a saúde do coração quanto a do organismo como um todo.

2. Melhora o Funcionamento dos Rins:

A Uva do Mato também possui substâncias antibacterianas encontradas na sua casca. Há relatos de pessoas que usam as folhas da planta para tratar tumores e pedras no rins.

3. Benefícios da Uva do Mato Para Fortalecer o Coração:

Uva do Mato desempenha um papel essencial para a saúde do sistema cardiovascular, atuando na melhora da circulação sanguínea e também diminuindo a incidência de doenças coronárias.

4. Melhora as Funções Cognitivas:

Uva do Mato contribuir na melhora das funções cognitivas. As funções Cognitivas são as habilidades do nosso cérebro que podem ser divididas em grandes grupos: memória, percepção, linguagem, funções executivas (raciocínio, planejamento, monitoramento), atenção e praxia (habilidade de realizar movimentos complexos). Juntas elas dão corpo aos nossos pensamentos, sentimento e ações, das mais simples às mais abstratas.

5. Ajuda a Tratar Hemorroidas:

Como tem muitos nutrientes benéficos, a Uva do Mato pode ser usada como uma cura natural para hemorroidas. Isso pode ser atribuído à presença de clorofila, fibra, vitaminas e minerais que provaram ser extremamente eficaz no tratamento de hemorroidas.

6. Benefícios da Uva do Mato Para Combater a Hipertensão:

Além disso, pelo fato da Uva do Mato ser rica em Potássio, elas naturalmente equilibram a pressão arterial, evitando a temida hipertensão.

7. Ajuda a Tratar Reumatismo:

Outro dos benefícios relacionados ao consumo do Suco da Uva do Mato está o fato de ela combater os efeitos causados pelo reumatismo e pela artrite, doenças que afetam milhões de pessoas em todo mundo.

8. Tratar Cólicas Menstruais:

A Uva do Mato irá ajudar a combater as cólicas menstruais. Isso devido aos altos níveis de vitaminas, carboidratos, proteínas, fibras.

9. Ajuda a  Baixar a Pressão Arterial:

A Uva do Mato também contém elementos minerais essenciais. Entre eles, o Potássio e o teor de Cálcio é especialmente elevado. Potássio envolvida em proteínas, hidratos de carbono e metabolismo de energia e transporte de materiais, contribuem para a prevenção e pressão arterial.

10. Benefícios da Uva do Mato Para Previner a Diabetes:

De acordo com estudos realizados o suco é eficaz na redução dos níveis de glicose no sangue e, consequentemente, o seu consumo regular pode ser útil na prevenção da diabetes de tipo 2.

Uva do Mato

11. Ajuda a Tratar o Derrame:

Os antioxidantes presentes na Uva do Mato está relacionado ao cérebro. Segundo apontam alguns estudos estas substâncias são eficazes na prevenção de danos cerebrais causados pela oclusão de artérias cerebrais, como derrames.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Avelós – Origem, Benefícios e Como Usar

Erva Andorinha – Origem, Benefícios e como Usar