Os 40 Benefícios do Chá de Tulsi Para Saúde!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá de Tulsi Para Saúde que precisamos ficar informados. Além disso, a Tulsi (ou manjericão sagrado) é particularmente conhecido por sua capacidade de ajudar o corpo a lidar com o estresse. No entanto, não é conhecida como a “Rainha das Ervas” por apenas isso! Leia para descobrir os benefícios surpreendentes de incluir tulsi como uma parte regular do seu estilo de vida saudável.

Chá de Tulsi

O que é Cha de Tulsi?

O chá de tulsi, uma bebida quente saborosa ou bebida gelada, é feito de folhas e flores da tulsi reverenciada ou planta de Manjericão.

Também conhecida como chá de tulsi, a popular infusão de ervas originou-se na Índia há milhares de anos e é conhecida pelas suas propriedades antioxidantes e adaptogênicas que promovem o bem-estar e a longevidade.

Essas propriedades suportam os sistemas naturais de defesa do corpo no nível celular e combatem germes, estresse e doenças. Beber chá de ervas de tulsi regularmente é pensado para “rejuvenescer a alma”, ajudando a equilibrar o metabolismo, promover a resistência física e emocional, e melhorar os processos de pensamento.

Valor Nutricional do Chá de Tulsi:

Tenha sabedoria sobre os valores nutricionais do chá de tulsi antes de avançar para os seus benefícios:

Proteína, Fibra, Folatos, Niacina, Ácido pantotênico, Piridoxina, Riboflavina, Tiamina, Vitamina A, Vitamina C, Vitamina E, Vitamina K, Sódio, Potássio, Cálcio, Cobre, Ferro, Magnésio, Manganês, Zinco, Fito-nutrientes, Caroteno-ß, Crypto-xanthin-ß, Luteína-zeaxantina. Agora, veja Os 40 Benefícios do Chá de Tulsi Para Saúde:

1. Auxilia na Saúde Respiratória:

Chá de Tulsi faz maravilhas em várias doenças respiratórias que vão desde coisas simples como resfriados leves e tosse para bronquite e Asma. O chá de tulsi tem propriedades imunomoduladoras (ajuda a melhorar o sistema imunológico), antitussígeno (supressão da tosse) e expectorante (ajuda a expelir o catarro) que proporcionam alívio em resfriados, tosse e outras doenças respiratórias.

2. Mantem a Saúde Cardiovascular:

O chá de tulsi encontrado é abundante em Magnésio, que é um nutriente vital necessário para a prevenção de doenças cardíacas. O Magnésio presente no chá ajuda nossos vasos sanguíneos a funcionar corretamente. Previne a deposição de colesterol e promove o livre fluxo de sangue, além de reduzir o risco de Aterosclerose.

3. Reduz a Febre:

Devido às suas propriedades anti-micorbiais, o chá de tulsi pode ser usado no tratamento de condições de febre moderada e ajuda a acelerar a recuperação de grandes febres infecciosas, como a dengue e a malária.

4. Combate o Estresse:

De acordo com estudos, o chá de tulsi ajuda a manter os níveis normais do hormônio cortisol no organismo, que também é conhecido como o hormônio do estresse. Altos níveis de cortisol fazem você se sentir estressado e ansioso. Portanto, baixando os níveis de cortisol, o chá atua como uma erva natural anti-estresse.

Além disso, sendo uma erva adaptogênica, ele contém agentes anti-estresse que ajudam a acalmar os nervos, combatendo os radicais livres e regulando o fluxo sanguíneo no corpo.

5. Ajuda a Saúde Bucal e Dental:

Esta erva aromática tem excelentes benefícios na promoção da saúde bucal e dentária. Como contém propriedades antimicrobianas, os compostos do chá de tulsi ajudam a combater germes e bactérias na cavidade oral.

Também previne o mau hálito e atua como um refrescante bucal. Também é encontrado para ser útil em outras condições dentárias e orais, como a piorreia, úlceras na boca e câncer bucal.

6. Benefícios do Chá de Tulsi Para a Pele e Cabelo:

chá de tulsi

Carregado com anti-oxidantes e outros nutrientes, o chá de tulsi também é benéfico para manter a pele bonita e saudável. Com a idade, a capacidade do nosso corpo de combater os radicais livres diminui e, como resultado, começamos a notar vários sinais relacionados à idade em nossa pele.

No entanto, os antioxidantes ou polifenóis presentes no chá de ervas ajudam na luta contra esses radicais e retardam os sinais de envelhecimento. Assim, apenas uma xícara de chá de tulsi pode ajudá-lo a ficar jovem e bonito nos próximos anos. Além disso, também ajuda a reduzir a coceira do couro cabeludo e ajuda a reduzir a queda de cabelo. A ingestão diária deste chá ajuda a curar as condições da pele e do cabelo.

7. Incentiva a Perda de Peso:

O chá de tulsi ajuda a melhorar o metabolismo e ao mesmo tempo queima gordura. Um dos seus principais antioxidantes, chamado catequese, é o principal responsável pela quebra dos lipídios. É um benefício para pessoas obesas que podem perder peso e tomar uma bebida deliciosa também.

O chá definitivamente ajuda, mas isso por si só não pode trabalhar todos os milagres. Tem que ser combinado com dieta adequada e exercício suficiente e contenção geral para comidas gordurosas e lanches não saudáveis.

8. Alivia Dores de Cabeça:

A dor de cabeça é um dos sintomas mais comuns dos americanos. Se é devido ao sono inadequado, estresse ou um longo horário agitado, dor na cabeça pode ser frustrante. Ela afeta mais do que a sua resistência física, mas também faz com que você se sinta mentalmente exausto.

O chá de tulsi pode ser benéfico no tratamento de dores de cabeça. Este arbusto aromático perene ajuda a aliviar a enxaqueca e outras dores de cabeça relacionadas ao estresse.

9. Ajuda o Sistema Digestivo:

Um dos principais benefícios desta bebida saborosa é através da digestão melhorada. O chá de tulsi facilita a função saudável do fígado, que é uma obrigação para melhorar a saúde digestiva. Ele também ajuda no metabolismo adequado, absorção e assimilação de lipídios, carboidratos e proteínas.

10. Fornece Nutrientes Antioxidantes:

Antioxidantes ajudam a retardar o processo de oxidação e protegem as células do corpo dos radicais livres. O chá de tulsi é cheio de anti-oxidantes que contrabalançam a formação desses radicais livres e retardam a morte das células e o envelhecimento prematuro do corpo. Ajuda a preservar os tecidos e minimiza os danos causados ​​por subprodutos prejudiciais do metabolismo.

11. Dissolve Pedras nos Rins:

O chá de tulsi é um diurético muito eficaz. Também é um bom desintoxicante, que é valioso para os rins. O ácido úrico – um subproduto do metabolismo é o principal componente das pedras nos rins. O excesso de ácido úrico é expulso do corpo pelos rins.

Este chá reduz os níveis de ácido úrico no sistema, melhorando assim a função das células renais. Tem óleos essenciais que quebram pedras nos rins. Eles também ajudam a minimizar a dor das pedras nos rins.

12. Reduz o Risco de Câncer:

As catequinas, como lemos, retardam ou interrompem os danos às células e tecidos devido à oxidação. Eles também são muito eficazes contra as células cancerígenas do corpo, especialmente durante os estágios iniciais de alguns tipos de câncer, como Câncer de mama e oral.

Seu modo de ação é impedir que as células cancerígenas se repliquem, levando-as a morrer. Eles trabalham diretamente nos genes das células infectadas pelo câncer e inibem o desenvolvimento de novas células sanguíneas e também fornecem sustento para as células ativas do câncer. O  chá de tulsi também reduz os danos às células e tecidos devido à exposição à luz solar e à radioterapia.

13. Previne a Osteoporose:

chá de tulsi

O efeito terapêutico do chá de tulsi não tem limites por causa das catequinas presentes nele. Essas catequinas protegem as células responsáveis ​​pela construção dos ossos e impedem a criação de células que decompõem a matéria óssea. É a quebra da matéria óssea que causa osteoporose e outros distúrbios ósseos.

Artrite causada por inflamação afeta as articulações e é uma doença crônica degenerativa. É doloroso e afeta as atividades diárias. O chá desta erva mostrou resultados positivos no tratamento de Artrite e outras condições relacionadas com articulações.

É composto de propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes que aliviam a dor e a inflamação. Os antioxidantes presentes no chá ajudam a combater os radicais livres, responsáveis ​​pela degeneração das articulações e tecidos.

14. Combate a Diabetes:

O chá de tulsi ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, tanto quanto 17 por cento em glicose em jejum e 7 por cento em leituras de glicose imediatamente após uma refeição. A ingestão diária deste chá facilita o metabolismo de carboidratos e gorduras e garante que o açúcar no sangue seja utilizado como energia. Ao manter os níveis de açúcar no sangue sob controle, o chá tulsi reduz o risco de diabetes.

15. Ajuda a Parar de Fumar:

Pergunte a um fumante de cigarro, tentar parar de fumar não é uma tarefa fácil. Além de desenvolver dependência física, os cigarros também criam dependência psicológica que força o fumante a fumar. Uma das principais razões para fumar é o estresse. Verificou-se que o chá de tulsi contém vários compostos anti-stress que ajudam a pessoa a deixar de fumar.

Ayurveda (sistema indiano de medicina tradicional) depende muito do uso de chá de tulsi para a cessação do tabagismo. Tente beber uma xícara de chá herbal de tulsi em substituição ao seu hábito diário de fumar.

16. Auxilia no Sistema Nervoso:

Chá Tulsi foi descoberto um remédio muito bom para a epilepsia e outros distúrbios do sistema nervoso. Ajuda a acalmar o nervo e melhorar a coordenação sensório-motora. De acordo com um estudo realizado na Universidade de Punjab, na Índia, o tulsi tem o mesmo efeito sobre convulsões e convulsões que o da fenitoína (medicamento antiepiléptico).

17. Combate a Artrite:

A Artrite é uma desordem crônica degenerativa causada por inflamação lenta e desgaste das articulações. Caracterizada pela inflamação e inchaço da articulação, esta condição dolorosa afeta as atividades diárias de rotina.

Estudos descobriram que o chá de tulsi pode ser eficaz no tratamento da Artrite e outros distúrbios relacionados à articulação. Contém propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes que ajudam a aliviar a dor e a inflamação associadas aos distúrbios articulares. Os anti-oxidantes ajudam a combater os radicais livres, responsáveis ​​pela degeneração da articulação e dos tecidos circundantes.

Em poucas palavras, o chá de tulsi fornece-lhe potenciais benefícios de saúde que são úteis na promoção do bem-estar físico e mental. Ajuda a mente e o corpo a se adaptarem, e efetivamente lidam com doenças infecciosas, estresse emocional e problemas mentais.

18. Aumenta o Sistema Imunológico:

Com incríveis propriedades antibióticas, anti-fúngicas e anti-inflamatórias, o chá de tulsi estimula o sistema imunológico do indivíduo e mantém as infecções sob controle . Consumir este chá regularmente pode, assim, ajudar a pessoa a ficar saudável e se encaixar mesmo nas piores condições climáticas!

19. Ajuda na Saúde do Coração:

O chá de Tulsi contém Magnésio em boas quantidades. O Magnésio é um mineral que tem um papel ativo na prevenção de doenças cardíacas, garantindo a circulação sanguínea adequada nos vasos.

chá de tulsi

O Magnésio desempenha um papel eficaz na prevenção do depósito de colesterol nos vasos sanguíneos e, assim, evita qualquer tipo de risco de Aterosclerose. Esta é uma razão pela qual aqueles que consomem chá de tulsi regularmente, tendem a ter níveis mais baixos de colesterol no sangue.

20. Ajuda a Diminuir o Estresse:

Os níveis do hormônio do estresse, ou cortisol em nosso corpo são mantidos pelo consumo de chá de tulsi regularmente. Ao mesmo tempo, as propriedades do chá  garantem um fluxo sanguíneo saudável que ajuda a pessoa a se manter saudável e fresca.

21. Bom Para Diabéticos:

Aqueles que sofrem de diabetes devem consumir chá de tulsi regularmente, pois ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Tulsi tem propriedades para impulsionar o metabolismo do corpo e, portanto, usa os excessos de açúcar para transformá-los em energia. Isso reduz o risco de níveis elevados de açúcar no sangue.

22. Cura Cefaleia:

Dor de cabeça está emergindo como uma doença que está afetando a saúde da maioria das pessoas nos dias de hoje. A principal razão disso são os horários ocupados, horários estranhos de trabalho, privação de sono e distúrbios alimentares.

No entanto, consumindo chá tulsi em meio a tudo isso pode ajudar a obter alívio da fadiga e estresse. O chá Tulsi tem um aroma comprovadamente curativo de enxaquecas e elimina outras questões relacionadas ao estresse.

23. Aumenta a Digestão:

O chá Tulsi é altamente útil para garantir a digestão, assimilação e absorção de carboidratos, proteínas e lipídios. O consumo de chá de tulsi promove regularmente a digestão fácil dos alimentos. Este chá ajuda a manter o funcionamento saudável do fígado, que é um órgão importante para o processo digestivo.

24. Mantem a Saúde Renal:

Um dos maiores benefícios do chá tulsi é que é um desintoxicante maravilhoso e diurético. Ajuda a garantir o funcionamento saudável dos rins . O chá Tulsi ajuda a evitar que os rins produzam ácido úrico em excesso. Também ajuda na quebra de pedras nos rins. Mesmo para os pacientes que já têm cálculos renais, o tulsi pode ajudar na redução da dor.

 

25. Promove a Saúde dos Olhos:

Chá de tulsi é um remédio eficaz para os olhos e cegueira noturna, que geralmente é causada pela falta de Vitamina A. Duas gotas do chá pode fazer maravilhas para os olhos. Ele acalma os olhos e reduz o estresse.

Também pode proteger da conjuntivite, furúnculos e outros problemas dos olhos que são causadas principalmente devido a infecções bacterianas e fúngicas por lavar os olhos com água embebido em folhas de tulsi.

26. Trata Problemas de Estômago:

Vários problemas de estômago, como a acidez, constipação e flatulência também pode ser curada com chá de tulsi. Pois o chá suporta o sistema digestivo e faz você se sentir menos inchado e mais confortável. Ela também ajuda as pessoas que sofrem de vômito e falta de apetite.

27. Alívio da Dor:

O chá de tulsi age como um inibidor de COX-2 e beneficia pessoas com condição médica dolorosa. Alguns compostos encontrados em tulsi ajuda a aliviar a dor inflamatória e neurológica e não tem efeitos colaterais que seja. O chá também é usado no tratamento de úlceras, cortes e feridas devido às suas propriedades anti-sépticas e curativas benéficos.

28. Ajuda a Tratar Picada de Inseto:

Esta erva também evita picadas de insetos e picadas. Uma colher de chá fresco deve ser aplicado sobre as áreas afetadas e repetida depois de algumas horas. Um colar de raízes frescas também é eficaz no caso de picadas de insetos e sanguessugas.

29. Trata Problemas de Pele:

Chá de tulsi funciona muito bem em Eczema, Acne e Espinhas e muitas empresas de cosméticos usam o chá como ingrediente em pomadas da pele devido às suas propriedades anti-bacterianas. Pessoas que sofrem de sarna e Eczema deve beber suco de Tulsi para ajudar a curá-lo.

30. Elimina Espinhas e Acne:

O chá de tulsi funciona muito bem na pele, se você comer folhas cruas ou aplicar uma pasta para o rosto. Quando consumido cru, purifica o sangue de toxinas e previne aparecimento de Acne e Espinhas.

Você também pode fazer um toner fervendo folhas Tulsi em água. Deixe esfriar por 15 minutos e, em seguida, aplicar sobre as áreas afetadas Acne Este remédio não só irá ajudar a eliminar espinhas, mas também dará um brilho instantâneo à pele e suavizar a pele completamente.

31. Clareia Cicatrizes e Marcas:

O chá de tulsi te ajuda a se livrar das marcas de cicatriz e obter um tom limpo e até mesmo a pele, além de matar as bactérias que levam à acne.

32. Impede a Inflamação:

chá de tulsi

O chá de tulsi contêm compostos anti-bacterianos e anti-fúngicos. Um chá feito de Tulsi juntamente com pasta de sândalo e água de rosas pode ser aplicado no rosto, pois ajuda a prevenir a inflamação.

33. Fecha os Poros da Pele:

Pele com manchas também podem se beneficiar do chá de Tulsi. Faça um creme de rosto usando um ovo branco e chá deTulsi. Em seguida, esfregue a mistura suavemente sobre a face particularmente nas áreas infectadas da pele.

Lavar o rosto após 20 minutos esfregando-o suavemente. A clara de ovo utilizada vai apertar os poros, enquanto a o chá de tulsi irá desinfectar a pele e prevenir infecções que causam espinhas e acne.

34. Promove a Cura Rápida:

Outro bom remédio para o tratamento de todos os tipos de doenças de pele está fervendo chá de tulsi em óleo de mostarda até o óleo ficar preto. Deixe esfriar, coe o óleo e aplicar todo o corpo durante os invernos. Isto promove a cura rápida.

35. Alivia a Irritação da Pele:

Aplique chá de tulsi para o alívio de irritações de pele causadas devido a depena dos cabelos.

36.  Alivia Coceira:

Esfregando chá de tulsi em áreas que itch dá alívio rápido. Coceira também pode ser aliviada pela aplicação de uma mistura de Tulsi e Suco de Limão.

37. Trata Convulsões:

Chá de tulsi pode ser eficiente para o tratamento de convulsões, de acordo com uma pesquisa de 2003 publicada no “Jornal Indiano de Biologia Experimental”. Convulsões, ou mesmo convulsões, freqüentemente existem em problemas como a Epilepsia.

A pesquisa, conduzida por Rag Jaggi, da Universidade de Panjab, na Índia, comparou o efeito deste chá contra um medicamento padrão útil para convulsões conhecidas como fenitoína, e também os extratos do caule e da folha da erva funcionaram para evitar convulsões.

38. Ajuda a Combater os Radicais Livres:

De todos os benefícios típicos do chá de tulsi que você pode encontrar, o primeiro a tomar nota é que é realmente um método rico de obtenção de anti-oxidantes. Antioxidantes são essenciais para combater os radicais livres no corpo que enfraquecem o sistema imunológico, o avanço do envelhecimento e são reconhecidos por ajudar a reduzir os pulmões e o coração para melhorar um sistema cardiopulmonar maior.

39. Trata a Dor de Garganta: 

Uma mistura feita de folhas de tulsi fervente em água pode ser tomada como uma bebida ou usada para gargarejo para obter alívio de uma dor de garganta.

40. Retarda o Envelhecimento:

Os anti-oxidantes no chá tulsi ajudam a reparar as células danificadas dentro do corpo. Este reparo específico das células pode ajudar a idade do corpo em uma velocidade lenta.

Como Preparar o Chá de Tulsi?

Chá de Tulsi

Para benefícios de saúde máximos, o chá de Tulsi deve ser uma parte da dieta diária. Também deve estar preparado corretamente. Enquanto você pode seguir as instruções na embalagem, abaixo estão algumas instruções básicas.

  • Dependendo da quantidade de chá que você deseja fazer, ferva a água.
  • Uma vez que a água tenha fervido, feche o queimador e aguarde alguns segundos.
  • Coloque as folhas de Tulsi ou saquinhos de chá em um copo e adicione a água quente a ele.
  • Deixe em infusão por alguns minutos.
  • Para cada xícara de chá, você deve usar um saquinho de chá. Você pode usar mais de um saquinho de chá se quiser que seu chá seja mais forte.
  • Depois de um tempo, a água será infundida com o chá de Tulsi. Agora está pronto para consumo.
  • Lembre-se de não ferver as folhas ou sacos de chá na água a qualquer momento.
  • Você pode adicionar mel ou adoçante se desejar.
  • Para fazer o chá de Tulsi gelado , resfrie a mistura e despeje sobre o gelo para servir. Você pode adicionar uma fatia de limão.
  • Você também pode fazer mocktails interessantes com chá de Tulsi e água de coco ou sucos de frutas.

Efeitos Colaterais do Chá de Tulsi:

Vários efeitos colaterais podem parecer sempre que consumir chá de tulsi:

Tulsi é definitivamente um anticoagulante: também conhecido como anticoagulante. Embora esse resultado possa ser atraente em alguns casos, ele pode ser considerado um efeito colateral pouco saudável em outros. Tulsi deve ser evitado ou até mesmo utilizado com cautela por qualquer pessoa que use outros medicamentos que afinem o sangue, para evitar interações ou até mesmo efeitos cumulativos.

Contaminação do cromo: o tulsi apresenta uma maior tolerância ao cromo, em níveis que podem destruir a maioria das plantas; o cromo, que é venenoso para os humanos, poderia ser usado pela planta, atingindo concentração perigosa. Uso de chá de tulsi poluído pode levar a envenenamento.

Segurança desconhecida durante a gravidez e amamentação: Há informações discordantes sobre a segurança do Tulsi durante a gravidez. Embora várias fontes declarem que é realmente seguro, outras pessoas sugerem muito mais cautela. As qualidades anticoagulantes de Tulsi devem ser consideradas tardias durante a gravidez.

O chá de Tulsi é comparativamente seguro para a maioria de nós consumir moderadamente. No entanto, seu uso nas culturas ocidentais é relativamente novo.

Os 25 Benefícios da Marula Para Saúde!

Os 22 Benefícios do Chá de Agrião Para Saúde