Cinchona – Origem, Benefícios e Como Usar!

Cinchona – Origem, Benefícios e Como Usar!

Cinchona – Origem, Benefícios e Como Usar. Alem disso, A cinchona é um remédio natural que sempre foi usado para combater todas formas de malária. O pó da casca desta árvore nativa da região dos Andes (América do Sul) é fonte de quinina, um alcaloide de gosto amargo, que possui funções antitérmicas, antimaláricas e analgésicas. O sulfato de quinina é o quinino e sua descoberta no século XVII tornou a uma planta famosa no tratamento da malária, febre e dores comuns. Durante três séculos, a quinina foi o único remédio eficaz conhecido para curar a malária.

cinchona planta

Oque e a Cinchona:

A Cinchona – um pó branco, inodoro e de sabor amargo – é uma substância utilizada no tratamento de malária e arritmias cardíacas. O composto presente na cinchona responsável pela tratamento de arritmia cardíaca é a quinidina, que se tornou uma das bases de medicações padrões anti-arrítmicas. A cinchona é um ótimo febrífugo, tônico e adstringente. É muito útil para o tratamento da gripe e debilidade. O extrato líquido da quina-amarela é útil para auxiliar no tratamento e cura do alcoolismo. A casca da quina-amarela é esponjosa, de odor leve, sabor amargo e fortemente adstringente.

Contraindicações e Efeitos Colaterais da Cinchona:

Grandes doses e o uso contínuo e prolongado podem causar dor de cabeça, tontura e surdez.

História e Curiosidades da Cinchona:

A quina era bem conhecida e muito usada pelos jesuítas, por isso recebeu o nome popular de pó-dos-Jesuítas. Em 1638, a Condessa de Chinchon, mulher de um vice-rei do Peru, reconheceu as propriedades medicinais da casca da quina-amarela. O nome do gênero foi dado pelo botânico Lineu, que nomeou a árvore em 1742.

Em 1860, o governo holandês começou a cultivar a quina na ilha de Java, na tentativa de monopolizar a produção mundial de quinina. Atualmente, é cultivada no mundo inteiro, principalmente na América do Sul e na Índia. Muitas vezes a erva é chamada de casca-peruana ou casca-do-Peru, onde é considerada como árvore nacional. No Brasil, o nome popular mais comum é quina-amarela.Cinchona como usar

Como Usar o Cinchona:

  • Dose usual para adultos e adolescentes
  • Tomar 2 copos medida de 30 ml meia hora antes do almoço (equivalente a 30 mg de
  • alcalóides totais expressos em quinina e cinchonina).

Contraindicação do Cinchona:

  • Este medicamento é contra-indicado:
  • Para uso por crianças e pacientes hipersensíveis a alcalóides da Cinchona, tais como, quinina
  • ou quinidina;
  • Na gravidez e lactação, devido a ação citotóxica;
  • Nos casos de anemias extremas, devido ao risco de aparição de hemorragias;
  • Aos pacientes com gastrites e úlceras gastroduodenais;
  • Aos pacientes com labirintite e neurite ótica.

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Chá de Mandrágora – Origem, Benefícios e Como Usar!

Os 10 Benefícios da Manteiga de Cacau Para Saúde!