Nutrientes

Vitamina K: para que serve, alimentos, deficiência e como usar

Vitamina K: para que serve, alimentos, deficiência e como usar no dia-a-dia.

A Vitamina K é essencial para a saúde do corpo humano.

A primeira característica observada em relação a Vitamina K foi sua relação com a coagulação sanguínea.

De fato, seu nome deriva do alemão Koagulation.

A vitamina-K, sendo um co-fator de enzimas carboxilases, desempenha importante papel na síntese de proteínas responsáveis pela coagulação: as pró-trombinas, fatores de coagulação e proteínas Z, S e C.

Vitamina K: para que serve, alimentos, deficiência e como usar

Recentemente cientistas têm demonstrado a participação da vitamina-K para o desenvolvimento do tecido ósseo.

A suplementação com esta vitamina mostrou diminuir os casos de fraturas ósseas; e os níveis baixos de Vitamina K estão correlacionados com baixas densidades do tecido ósseo.

O que é Vitamina K?

A Vitamina K é um micronutriente essencial que compreende compostos que contenham a estrutura 2-metil-1,4-nafitoquinona.

Os vitâmeros da vitamina-K são a filoquinona e o grupo das menaquinonas. Amenaquinonas possuem cadeias laterais contendo grupamentos isoprenil insaturados.

A Vitamina-K é lipossolúvel e se divide em 3 tipos: k1, k2 e k3.

A vitamina k1 é a encontrada naturalmente dos alimentos e é a responsável por ativar a coagulação, enquanto a vitamina k2 é produzida pela flora bacteriana e auxilia na formação dos ossos e na saúde dos vasos sanguíneos.

Além dessas, existe também a chamada vitamina k3, que é produzida em laboratório e utilizada para fazer suplementos desta vitamina.

Fontes de Vitamina K

A Vitamina K pode ser encontrada em diferentes alimentos. Boas fontes dela são:

  • Brócolis,
  • Couve-flor,
  • Agrião,
  • Rúcula,
  • Repolho,
  • Nabo,
  • Alface,
  • Espinafre e outros vegetais verdes.

É preciso ingerir apenas 50 gramas destes vegetais para ter a quantidade diária recomendada de vitamina-K.

Os óleos vegetais, como o azeite, também contam com o nutriente.

As oleaginosas, o abacate, o ovo e o fígado também possuem boas quantidades de vitamina-K.

Benefícios da Vitamina K Para Saúde:

Promove a Saúde do Coração:

A Vitamina-K ajuda a prevenir a calcificação das artérias, uma das principais causas de ataques cardíacos, e isso acontece, pois, a vitamina carrega o cálcio das artérias e não permite que ele se forme em depósitos de placas duras e perigosas.

A vitamina K também ajuda a prevenir o endurecimento das artérias por manter o cálcio fora de seus revestimentos e outros tecidos do corpo, onde possa causar danos.

Isto é especialmente típico da vitamina K2, que é a vitamina que é feita naturalmente nas bactérias do intestino.

Combate o Câncer:

A Vitamina K demonstrou ser efetiva na redução do risco de câncer de próstata, cólon, estômago, nasal e oral.

Estudos descobriram que altas doses de Vitamina K, ajudou os pacientes com câncer de fígado a se estabilizar e até melhorar a função hepática, mostrando também que um aumento na ingestão da mesma está associada a um risco reduzido de mortalidade cardiovascular e de câncer.

Vitamina K: para que serve, alimentos, deficiência e como usar

Combate a Anemia:

Possui um aminoácido que faz com que uma ferida aberta coagule, pare de sangrar e, com isso, evita um excesso de sangramento, essa vitamina também contribui para melhor cicatrização.

A deficiência dela causa sangramento nasal, sangramento menstrual intenso, fácil nódoas negras, hemorragias e anemia.

Controla o Açúcar no Sangue:

No pâncreas, é produzido a insulina do corpo, ela é muito importante, pois reduz a taxa de glicose no sangue e é no pâncreas também que se encontra o segundo mais alto teor de vitamina-K no corpo, o pâncreas precisa da vitamina para trabalhar bem e se isso não ocorre pode causar doenças como a Diabetes.

Promove a Saúde do Fígado:

A Vitamina K proporciona um equilíbrio total do nosso organismo, regula os sais minerais, antioxidantes, neuro-nutrientes, enzimas, vitaminas, aminoácidos, bioflavonoides e outros ingredientes fundamentais para a saúde.

Aumenta o fluxo de urina e ajuda a melhorar o funcionamento do fígado.

Promove a Saúde dos Ossos:

A Vitamina K é importante para a saúde dos ossos, pois esta tem a função de bloquear a formação dos osteoclastos que são as células ósseas que deixam os minerais essenciais para os ossos disponíveis para outras funções corporais.

Este processo também é conhecido como desmineralização. Quando a formação dos osteoclastos não é controlada, os ossos podem perder muitos minerais, gerando diversos problemas.

Além disso, existe uma proteína chamada de osteocalcina que está diretamente relacionada à densidade mineral óssea e que é alterada através da carboxilação.

Esta proteína é fundamental para fortalecer a saúde e a composição dos ossos.

Estudos mostram que altas ingestões de Vitamina K podem parar a perda óssea em pessoas com osteoporose.

Combate Cólicas Menstruais:

Esta vitamina atua na coagulação do sangue, evitando o sangramento excessivo durante o ciclo menstrual que pode aumentar as cólicas e a dor durante a menstruação.

Estudos mostraram que a vitamina-K pode ajudar na redução dos sintomas da TPM e que sua deficiência pode também aumentar e piorar estes sintomas.

Sinais de Deficiência da Vitamina K:

A deficiência de Vitamina K pode implicar em alguns problemas de saúde.

Dificilmente uma pessoa sofre de deficiência desta vitamina, já que ela se encontra em diversos alimentos, como vegetais, além do nosso organismo ser capaz de produzi-la.

Entretanto, caso a deficiência de vitamina-K ocorra, um exame de sangue pode identificá-la.

Os principais problemas causados pela ausência de vitamina-K no nosso organismo são a coagulação do sangue e a perda da qualidade dos ossos.

Os indivíduos que mais correm o risco de sofrer de deficiência de Vitamina K são pessoas que realizaram cirurgia bariátrica, ou que ingerem medicamentos que dificultam a absorção da gordura por parte do nosso organismo.

Vitamina K: para que serve, alimentos, deficiência e como usar

Interações e Combinações da Vitamina K:

Por serem lipossolúveis, tanto a Vitamina K como a vitamina A, a vitamina E e a vitamina D podem ser absorvidas em grandes quantidades.

Quando uma destas vitaminas é consumida em maior quantidade, pode interferir na absorção das demais.

A vitamina-K consumida de maneira excessiva ainda pode causar interferência nos efeitos dos medicamentos anticoagulantes.

Ainda há a possibilidade de que a Vitamina K, quando ingerida em grandes quantidades, pode interagir com algum dos diversos medicamentos anticonvulsivos.

Para que os benefícios da vitamina-K aos ossos sejam aproveitados, é preciso que a gente consuma alimentos que são fontes de cálcio.

Deste modo, a Vitamina K contribui para a saúde óssea, contribuindo para a fixação do cálcio.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

27 comentários

  • […] de cicatrização, especialmente entre quem possui alguma dificuldade do tipo ou deficiência de vitamina K, por […]

  • […] Chá de Romã é riquíssimo em vitamina C, proteínas, vitamina K, ácido fólico, potássio e fibras, além de possuir ação antioxidante e anti-inflamatória. […]

  • […] por diferentes sistemas de órgãos, alguns dos quais devido à sua capacidade de absorver vitaminas tão […]

  • […] existe uma carência de vitamina K no organismo, aumenta-se o risco de aparecerem sangramentos anormais por causa de feridas, […]

  • […] em fibras, minerais, vitaminas e carboidratos. Na Berinjela você encontra vitaminas do Complexo B, vitamina K, vitamina C, potássio, ferro, zinco, cálcio e magnésio. Então, confira Os 40 Benefícios da […]

  • […] dos nutrientes do Pistache, abrangendo: proteínas, fibras, potássio, magnésio, vitamina K, vitamina E e inúmeros fitoquímicos. A sua coloração verde e roxa é resultado da presença de […]

  • […] na cura de lesões e alergias. Além disso, também contém Vitamina A, Vitamina B1, Vitamina C e Vitamina K e beta-caroteno. Este artigo irá dizer-lhe tudo sobre o porquê mamão tem tais benefícios […]

  • […] como o Coumadin / varfarina, devem beber chá verde com cuidado devido ao seu conteúdo de Vitamina K. Também é recomendado evitar o chá verde e a aspirina, porque ambos reduzem a eficácia da […]

  • […] Cevada tem vitamina B, ácido fólico, colina e vitamina K, é uma boa fonte de potássio, magnésio e fósforo, mas a sua principal virtude é a riqueza de […]

  • […] B3 (niacina), vitamina B6 , folato, vitamina C (ácido ascórbico), vitamina E (alfa-tocoferol) e vitamina K ( filoquinona). A riqueza mineral de amoras inclui cálcio , ferro , magnésio , fósforo, […]

  • […] Gordura, Carboidratos, Fibra Alimentar, Açúcar, Vitamina A, Vitamina B6, Vitamina C, Vitamina E, Vitamina K, Manganês, Ferro, Potássio, Cálcio, Niacina, Magnésio, Zinco, Fósforo, Cobre, Sódio, […]

  • […] é de 4,3g e a gordura monoinsaturada é de 6,2g. O teor de Vitamina E é de 8,7%, a Vitamina K é de 1%, o Ferro é de 1% e a Colina é de 1%. O óleo de amendoim, no entanto, não contém […]

  • […] contêm alto teor de vitamina K que é bom para manter os ossos saudáveis ​​e evitar que o sangue […]

  • […] é uma rica fonte de vitamina C, ácido fólico, vitamina K, do complexo B vitaminas e vitamina E. Ele fornece minerais vitais, como Cálcio, Magnésio, […]

  • […] orgânicos. Eles contêm uma quantidade significativa de Proteína e Fibra dietética, bem como Vitamina K, Folato, Ácido pantotênico, Niacina, Tiamina, Vitamina C, Vitamina A e […]

  • […] de cravo é rico em magnésio e uma rica fonte de vitamina E e vitamina K, que torna uma bebida rica em nutrientes. Sendo anti-inflamatório na natureza, o chá de cravo […]

  • […] e apresenta boas quantidades de outras vitaminas do complexo B. O grão de bico também possui as Vitamina K, Vitamina E e Vitamina […]

  • […] carboidratos, proteínas, fibras, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, vitamina K, ácido fólico, piridoxina, ácido pantotênico, niacina, riboflavina, zeaxantina, luteína, […]

  • […] ajudar a evitar o sangramento excessivo de ferimentos leves e ajuda a curar feridas. Aparência de vitamina K em amoras desempenha um papel crítico na proteção de seus ossos contra a […]

  • […] A escarola é um alimento que serve como fonte de nutrientes como fibras, cálcio, ferro, magnésio, potássio, cobre, selênio, zinco, fósforo, proteínas, carboidratos, manganês, vitamina B1 (tiamina) vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina), vitamina B5 (ácido pantotênico), vitamina B6 (piridoxina), vitamina B9 (ácido fólico), vitamina B12 (cobalamina), vitamina C, vitamina E e Vitamina K. […]

  • […] tapioca é uma boa fonte de Vitamina K, Cálcio e Ferro. Estes nutrientes desempenham um papel importante na proteção e desenvolvimento […]

  • […] antivirais, anti-inflamatórias, antissépticas e anestésicas. Vitamina A, Vitamina C, Vitamina K e complexo B. Além disso, contem Minerais como zinco, magnésio, cálcio, ferro, manganês, cobre […]

  • […] vitamina K que é encontrada na composição do Caroço de […]

  • […] é abundantes em antioxidantes, especialmente antocianina. O suco é uma fonte rica de vitamina C, vitamina K, vitamina B6, folato, potássio, cobre e manganês. Ele é baixo em carboidratos e sódio. Então, […]

  • […] Óleo de Canola é rico em vitamina E e vitamina K, que ajudam a acabar problemas de pele como rugas, linhas finas, acne, manchas etc. Ele é usado […]

  • […] exemplo, em sua composição o aspargo possui betacaroteno, vitamina C, vitamina K e do complexo B, magnésio, manganês, fósforo e fibras. E é através dessas propriedades que o […]

  • […] o manganês, o acido glicólico, o gerânio, a betaína e as vitamina A, vitamina B1, vitamina B2,vitamina K e vitamina C. Então confira agora os Benefícios do Cabelo de Milho Para […]

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.