Manganês – Fontes, Benefícios e Deficiência

Manganês – Fontes, Benefícios e Deficiência!

O Manganês é um nutriente essencial para o nosso organismo. Além disso, o Manganês é um mineral natural presente no corpo em quantidades pequenas. É um componente da enzima de superóxido dismutase de Manganês, poderoso antioxidante que rastreia e neutraliza radicais livres no organismo, prevenindo muitos perigos potenciais que eles podem causar.

O corpo pode conter, no máximo, 20.mg de Manganês, que fica concentrado nos rins, pâncreas, fígado e ossos. É um mineral muito importante para o funcionamento normal do cérebro e para a própria atividade do sistema nervoso por todo o corpo. De acordo com pesquisas, é um mineral essencial para toda forma de vida.

Manganês - Fontes, Benefícios e Deficiência

Alguns dos benefícios do Manganês à saúde incluem sua contribuição à estrutura e metabolismo ósseo, além de seu auxílio na criação de enzimas essenciais à construção de ossos. Ele também age como uma co-enzima para dar assistência à atividade metabólica no corpo humano.

Alimentos Ricos em Manganês:

Sementes de Abóboras: As Sementes de Abóboras são uma boa opção de alimentos ricos em nutriente. Pois, a a cada 100.g do seu consumo contém cerca de o,5 mg do nutriente.

Chá Verde: O Chá Verde é uma boa opção de alimentos ricos no nutriente. Pois, Uma xícara de Chá Verde pode fornecer 0,8 mg de nutriente.

Nozes: As nozes como a Castanha do caju, castanha do pará, Avelã entre outras são uma excelente fonte do nutriente.

Feijão: O Feijão é uma das melhores fontes de proteína e contém uma dose elevada de Manganês.

Germe de Trigo: O germe de trigo é uma das melhores fontes alimentares de Manganês entre grãos integrais. Um quarto de xícara de grãos de trigo fornece 1.1 mg de Manganês.

Abacaxi: O Abacaxi é uma boa alternativa de alimentos ricos no nutriente. Pois, a cada 100.g do seu consumo contém cerca de 0,77 mg do nutriente.

Benefícios do Manganês:

Alivia os Sintomas da TPM:

Com a TPM a mulherada sofre muito, mas o Manganês ajuda muito a aliviar as alterações de humor, as dores de cabeça, a sensação de constante irritabilidade e a depressão comuns a esse período do ciclo menstrual feminino. Outro ponto interessante é que muitos estudos vêm mostrando que baixos níveis do nutriente tornam os sintomas da TPM muito mais graves e intensificados!

Colabora Para a Absorção de Vitaminas:

Com o Manganês o corpo absorve muito melhor uma série de vitaminas que consumimos na nossa dieta, como a Vitamina E ou a vitamina B, além de minerais como o magnésio, por exemplo. Isso ocorre porque ele é fundamental para uma série de reações de enzimas, o que ajuda nesse trabalho!

Incrível no Metabolismo de Enzimas:

Não são poucas as enzimas que são ativadas justamente por esse mineral e ajudam muito o funcionamento do nosso corpo, como por exemplo colaborando para o metabolismo dos carboidratos, dos aminoácidos e do colesterol.

Fundamental Para Ossos Saudáveis:

O Manganês é ultra necessário para que nossos ossos cresçam normais e saudáveis. Ele ajuda no aumento da densidade dos ossos e também das vértebras.

Combate do Radicais Livres:

Devido às propriedades antioxidantes presente no Manganês, os seus benefícios incluem uma função especial no monitoramento das atividades dos radicais livres no corpo. Estes radicais livres são capazes de prejudicar as células do corpo e causar câncer e outras doenças devastadoras.

O Excesso de Manganês:

Embora as doses certas é um mineral essencial, se tomados em excesso tem efeitos tóxicos sobre o organismo humano. Este elemento de rastreio é considerado para ser um metal pesado, da mesma maneira como zinco, selênio e ferro. Quando estas são tomadas em quantidades excessivas, pode ter efeitos adversos para a saúde, o cérebro, em particular.

O excesso de Manganês é armazenado no tecido cerebral. Se atingir níveis tóxicos pode levar à manganismo, uma doença com sintomas semelhantes aos da doença de Parkinson.

Os Sintomas de Deficiência de Manganês:

Os Sintomas da sua Deficiência Incluem:

  • Pressão alta;
  • Doença cardíaca;
  • Contração muscular;
  • Má formação óssea;
  • Alta colesterol;
  • Deficiência visual;
  • Problemas de audição;
  • Severa perda de memória;
  • Calafrios e tremores.

Embora alguns médicos especialistas argumentam que a deficiência desse nutriente é bastante raro, mas 35% da população do mundo tem essa deficiência.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dicas de Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

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