Benefícios das Plantas

Os 30 Benefícios do Cártamo Para Saúde

Benefícios do Cártamo Para Saúde que você não conhece. Além disso, o Cártamo (também conhecido como açafrão americano, falsa açafrão, açafrão bastardo, zaffer, açafrão mexicano), é um membro do género Carthamus L. da família Asteraceae / Compositae. Esta família possui acima de 1620 espécies e 22750 gêneros.

É uma erva anual, cardo, espinhosa e muito ramificada, originária do sul da Ásia. Também é cultivado na China, na Pérsia, na Índia e no Egito desde os tempos primitivos. A árvore da planta cresce de 30 a 150 cm de altura com alternativo. As flores são amarelas, laranjas ou vermelhas, que é polinizada por mel de abelhas, zangões e abelhas tongued longas.

cartamoÉ considerado originário do sul da Ásia e também cultivado na China, na Pérsia, na Índia e no Egito desde tempos primitivos. A origem específica do Cártamo é incerta. Entretanto, se considera ser domesticado mais de 4000 anos antes em Crescente Fértil. Na Idade Média, foi cultivado na Itália, Espanha e França. Foi trazido para o México pelos espanhóis e depois chegou à Colômbia e Venezuela.

Foi cultivado principalmente para as flores que são usadas para produzir corantes amarelos e vermelhos para a comida e roupas. Hoje é cultivado em faroeste e na América do Norte Central.

Valor Nutricional do Cártamo:

A planta possui vitaminas e minerais, tais como: cobre, triptofano, vitamina B1, fósforo, vitamina B6, manganês, magnésio, valina, vitamina B5, isoleucina, histidina, ferro, zinco, treonina e folato. Agora, confira em mais detalhes os Benefícios do Cártamo Para Saúde:

1. Trata Diabetes:

Os Ácidos graxos ômega 6 presentes no Cártamo ajuda a gerenciar o nível de açúcar no sangue, que é útil para os pacientes diabéticos e para manter o nível de açúcar no sangue. Isso ajuda a prevenir as chances de diabetes.

2. Combate a Obesidade:

A planta também é útil para aquelas pessoas que querem emagrecer. Além disso, o óleo de Cártamo possui ótimas quantidades de ácidos graxos ômega 6 que ajudam a queimar gordura no corpo. Também é utilizado pelos pacientes com obesidade para emagrecer sem alterar a dieta.

3. Cabelo Saudável:

O óleo da planta possui um alto teor de ácido oléico que é eficiente para o cabelo e couro cabeludo. Ele ainda aumenta a circulação do couro cabeludo, aumenta o crescimento do cabelo e mantém a saúde dos folículos capilares.

4. Melhora a Saúde da Pele:

O Cártamo possui alta quantidade de ácido linoleico que ajuda a melhorar a aparência da pele e sua qualidade. Além disso, o ácido lineolico promove a regeneração das células da pele, o que ajuda a eliminar cicatrizes e manchas da pele.

5. Sintomas da TPM:

A menstruação pode se tornar desconfortável e dolorosa para a maioria das mulheres. Entretanto, o ácido linoleico presente na planta pode ajudar a regular as prostaglandinas que levam a flutuações hormonais durante a menstruação.

O óleo de Cártamo ainda reduz a gravidade da TPM e regula os ciclos menstruais, sem efeitos colaterais prejudiciais.

6. Melhora a Imunidade:

A planta ajuda a regular a função das prostaglandinas, uma vez que possui ácidos graxos ômega-6. Esse é um hormônio que auxilia o organismo a ter uma função normal envolvendo o processo do sistema imunológico e proteger o organismo.

7. Alivia a Dor de Artrite:

A planta ainda tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir os sintomas da artrite. Também aumenta o metabolismo para realizar as funções diárias.

8. Combate a Fraqueza:

O fósforo que esta presente no Cártamo pode ajudar a eliminar as doenças de saúde, como dormência, fraqueza muscular e até mesmo fadiga. A quantidade adequada de fósforo deve estar presente no corpo para quem deseja permanecer ativo e fitness.

Para adultos, o recomendado é 1200 mg. A ingestão adequada de fósforo ajuda a curar a fraqueza sexual, a frigidez, a perda da libido e a motilidade dos espermatozoides.

beneficios do cartamo

9. Nível de Açúcar no Sangue:

O manganês contido na planta também ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue. Ele ainda previne as chances de diabetes. Ajuda a normalizar a secreção e síntese de insulina, controla o nível de açúcar no sangue e quedas inesperadas no açúcar no sangue, o que ajuda a proporcionar uma vida normal as pessoas diabéticas.

10. Previne Doenças Cardiovasculares:

O óleo da planta ajuda a diminuir a gordura abdominal e elevar o tecido muscular se usado por 16 semanas regulares. Ele ainda ajuda a diminuir as chances de doenças cardiovasculares.

11. Combate e Previne o Câncer de Mama:

Estudos mostraram que o óleo da planta inibe a atividade do tumor do câncer de mama. Entretanto, há outras pesquisas que sugerem que uma dieta rica em ômega 6, substância que é encontrada em grandes quantidades no óleo, pode prevenir o desenvolvimento do câncer de mama.

12. Potencializa a Atividade Física:

O ganho de massa magra é extremamente importante para quem realiza atividades físicas com regularidade, pois isso, significa músculos mais saudáveis, o que por consequência oferece maior resistência e potencializa seus exercícios, atingindo novos níveis de exercícios.

13. Nivela a Gordura Ruim:

A redução da gordura abdominal através do oleo da planta é mais do que estética. Sua diminuição é a consequência da queda do colesterol LDL, que é o aspecto ruim da gordura, responsável por doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio e até mesmo o acidente vascular cerebral.

Entretanto, o uso constante do óleo da planta permite o aumento do colesterol HDL, a “gordura boa”, responsável por proteger o coração e realizar a limpeza contra a gordura ruim.

14. Melhora a Saúde Ocular:

A quantidade considerável de vitamina A encontrado no Cártamo é de extrema importancia para saúde ocular. Além disso, a vitamina A é responsável por combater e prevenir doenças oculares, tais como glaucoma e catarata.

15. Previne Câncer:

O Cártamo também possui uma quantidade considerável de vitamina E. A vitamina E é uma vitamina de suma importância pelo sua característica antioxidante. Esta característica antioxidante é essencial para combater células cancerosas e assim, prevenir câncer.

16. Previne a Anemia:

O Cártamo é mesmo incrível, concorda? Isso porque ele ainda tem a capacidade de prevenir a anemia. A anemia é uma condição de saúde que ocorre devido a falta de glóbulos vermelhos no sangue.

17. Melhora a Saúde Cerebral:

A planta também possui uma quantidade considerável de ácidos graxos ômega 6. Este mineral é essencial para quem deseja manter a saúde cerebral ativa e saudável.

18. Antioxidante Natural:

O óleo da planta é fonte de vitamina E, como citamos acima. Esta vitamina é extremamente benéfica por ser um potente antioxidante, protegendo as células do corpo contra os radicais livres, tanto formados internamente pelo metabolismo celular, quanto externamente pela exposição aos raios UV, a poluentes, etc.

beneficio do cartamo

19. Fortalece os ossos:

A vitamina A presente no Cártamo é indispensável para o crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos, uma vez que é capaz de produzir um metabolismo ósseo intenso. Além disso, aos adultos e idosos a vitamina A ajuda e inibir uma degeneração óssea, prevenido dores nas articulações.

20. Melhora a Vida Sexual:

Com uma ingestão balanceada da vitamina A, você pode permitir uma boa produção de esperma, além de favorecer no período menstrual a evitando fadiga.

Outros Benefícios do Cártamo Para Saúde:

  • Previne cárie;
  • Previne rugas;
  • Acelera a cicatrização de feridas;
  • Alivia sintomas pré-menstruais;
  • Melhora o apetite;
  • Aumenta a imunidade;
  • Previne doenças cerebrais;
  • Aumenta a energia do corpo;
  • Melhora a função muscular;
  • Essencial para saúde gestacional.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.