Benefícios de Legumes e Vegetais

Agrião: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

O Agrião é um alimento utilizado há milhares de anos, de diversas formas. É característico pelo seu sabor levemente picante e forte. Tem origem na Europa e Ásia, e atualmente é cultivado com facilidade também nas Américas. São conhecidos diversos benefícios do agrião.

visto que é uma folha rica em vitaminas, sais mineiras e outros nutrientes necessários para o pleno funcionamento do organismo. Sendo assim, além de controlar as funções vitais básicas, ele pode ajudar também na prevenção e combate de determinadas doenças (como câncer e anemias).

Valor Nutricional do Agrião

Agrião: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

O Agrião Tem propriedades estimulante, anti-inflamatória, expectorante, adstringente, descongestionante, digestiva, fortificante, tônica, depurativa, cicatrizante, antitérmica, anti-icterícia, diurética e excitante.

Benefícios do agrião

1. Rico em Antioxidantes:

Os Agriões São considerados um alimento incrível por conter antioxidante. Além de ter a vitamina C, ele também é rico em clorofila e vitamina A, ambas são poderosos antioxidantes.

2. Previne o câncer:

Além de ser um vegetal crucífero (crucífero são associados em reduzir os riscos de câncer), o Agrião oferece as vitaminas ideais para boa manutenção da saúde e ainda possui efeito antioxidante. As folhas são excelentes para combater os radicais livres do organismo.

3. Para a Saúde Bucal e:

As Suas Folhas possui alto teor de cálcio e isso colabora bastante com os dentes e os ossos, mantendo-os sempre fortes.

4. Antiviral:

Os benefícios do agrião são muito bons para quem tem bronquite e precisa de um tratamento eficaz ou está com resfriado, tosse e gripe.

5. Para Ter uma Boa Digestão:

As folhas do Agrião possuem clorofila que possui grande quantidade de enzimas digestivas. Essa é a ajuda perfeita para a absorção de nutrientes durante a digestão.

6. Perda de Peso:

Os Agriões possui alto teor de potássio, colaborando assim para a perda de peso. Sem contar que ele é rico em nutrientes e possui baixa caloria, o que torna a alimentação de quem faz dieta, muito mais saudável.

7. Excelente Para a Pele:

Oferece muitos benefícios para a pele, já que é um tratamento natural contra a acne. Sem contar que ele melhora a textura da pele, tanto ao ser aplicado externamente, por meio de uma loção, como se ingerido.

8. Combate a Infecção:

Os Agriões São um antibiótico bastante eficaz, ajudando no combate a cândida e também a outras bactérias presentes no intestino e cólon.

Agrião: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

9. Saúde da Tireoide:

como os outros vegetais da família dos cruciformes, o Agrião auxilia a regular a produção de hormônio da tireoide sendo mais benéfico quando comido crus ou cozido no vapor, de modo a não perder seus nutrientes.

10. Câncer de Mama:

Suas Folhas tem um fito nutriente preventivo tão eficaz contra o câncer, que mesmo comendo uma única salada de Agrião, é possível observar um aumento de moléculas no sistema circulatório do corpo.

12. Revitaliza a Pele:

Ele possui vitaminas A, C e E que ajudam a sua pele permanecer macia e elástica. Ele também tem propriedades antibacterianas que podem protegê-lo de manchas e acne, limpando a área afetada para evitar novas infecções.

13. Produz anticorpos:

Ele possui vitaminas B1 e E que fortalecem o seu sistema imunológico e o protege de radicais livres, e a vitamina B6 ajuda a produzir anticorpos que combatem doenças.

14. Combate a osteoporose:

Tem quatro vezes a quantidade de cálcio no leite, significando que você previne doenças como a osteoporose, sem o ganho de peso associado do leite.

15. Cabelo Brilhante:

Este vegetal proporciona um cabelo brilhante e saudável graças ao seu elevado teor de ferro, potássio, zinco e vitamina C.

16. Reduz Rugas:

Os Agriões pode reduzir rugas. Depois de comer 80g de suas Folhas por dia durante quatro semanas, um voluntário viu uma melhora de 39% em suas rugas!

17. Cura a Ressaca:

Depois de uma noite bebendo, o suco de agrião vai fazer você se sentir melhor. Beber um copo de suco de agrião para curar a ressaca. Ele ativa as enzimas desintoxicantes no fígado que ajudarão seu corpo a se livrar dos efeitos tóxicos de muita bebida.

18. Melhora Problemas de Tireoide:

O agrião tem um índice de iodo muito alto que fortalece a glândula tireoide e é particularmente benéfico para aqueles que sofrem de hipotireoidismo.

Agrião: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

19. Aumenta o Metabolismo:

Se você sofre de inchaço, gases ou dor de estômago, o agrião pode ser a resposta, devido às suas propriedades de limpeza. É cheio de fibras que ajudam na digestão, equilibram a flora intestinal e aumentam o seu metabolismo.

20. Alivia queimaduras Solares:

A natureza calmante do Agrião permite que ele dê alívio à coceira, devido a algumas condições da pele, como eczema. Ele também pode ser usado como um remédio natural para queimaduras solares ou sensação de coceira causada devido a picadas de mosquitos.

21. Rica fonte de Antioxidantes:

O agrião é considerado pelos estudiosos da área, um superalimento. Isso se deve à grande concentração de antioxidantes em sua folhagem. O Agrião concentra grandes quantidades de vitamina C, A e também a clorofila que são considerados antioxidantes muito potentes.

22. Fortaleci o Sistema Imunológico:

A grande concentração da vitamina C neste vegetal, impulsiona o nosso sistema imunológico, ajudando a combater as infecções virais, como gripes e resfriados comuns.

23. Contra Infecções:

Estudos mostram que o Agrião pode ser considerado quase que um antibiótico bastante eficaz. Consumir o agrião ajuda nosso corpo a combater infecções por cândida albicans e ainda outras bactérias que se instalam no cólon uterino e no intestino.

24. Atua como Antiviral:

Um dos benefícios do agrião é que ele também possui efeitos antivirais. Ele é utilizado no tratamento de bronquite, tosses, e outras doenças que acometem o trato respiratório. A maioria dos remédios caseiros contra gripes e semelhantes contêm mel, guaco e agrião.

25. Trato Digestivo:

A clorofila, que é encontrada nas folhas do agrião possui grande quantidade de enzimas digestivas. Que ajudam o organismo a absorver melhor os nutrientes ingeridos durante a digestão. Para que essas enzimas continuem com pleno funcionamento, é melhor que as folhas sejam consumidas cruas, quando refogado as enzimas são destruídas.

26. E Bom Para os Ossos:

O grande teor de Cálcio concentrado no agrião auxilia na manutenção da saúde dos ossos. Mantendo-os fortes e saudáveis, auxiliando na prevenção de doenças como a osteoporose. O que também faz bem para os dentes que são beneficiados com a ingestão do cálcio.

27. Perda de Peso:

um dos melhores benefícios do agrião é que ele auxilia na perda de peso. Isso ocorre devido ao alto teor de Potássio contido no agrião. Além disso ele contém um índice glicêmico baixíssimo e também baixa caloria A cada 100 gramas de agrião temos apenas 18 calorias. O que significa dizer que o agrião é um alimento de caloria negativa. Para digeri-lo, você gasta mais calorias do que ingeriu. Sem contar a extensa gama de nutrientes que ele possui. Assim os benefícios do agrião para a nossa saúde são indispensáveis.

28. Reduz a Pressão Arterial:

Por conter boas quantidades de minerais como potássio, magnésio e cálcio, o agrião também pode ser um grande aliado da dieta para reduzir a pressão arterial. Isso porque esses nutrientes possuem a função fundamental de vasodilatadores, que podem relaxar os vasos sanguíneos.

29. Controla a Diabetes:

O agrião possui alta concentração de um composto chamado alfa-lipoico, que é essencial na redução dos níveis de glicose no sangue e, ainda, no aumento da sensibilidade à insulina.

30. Ajuda a Emagrecer:

O agrião é um dos vegetais com baixo índice calórico, além conter boas quantidades de nutrientes essenciais ao corpo durante o processo de emagrecimento.

31. Combate Doenças Respiratórias:

Devido aos nutrientes presentes em sua composição, o agrião pode ser útil no fortalecimento do nosso sistema imunológico e, portanto, prevenir diversos tipos de doenças, dentre elas gripes, resfriados, bronquites, asmas, rinites, sinusites, entre outros problemas respiratórios.

Agrião: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

32. Fornece Energia ao Corpo:

Se você praticante de atividades físicas regulares ou atleta vai adorar saber que o agrião também pode ajudar a potencializar o seu rendimento durante os treinos. Isso porque o vegetal pode oferecer mais energia e disposição para os exercícios físicos, além de proporcionar uma maior recuperação e sensação de alívio do cansaço muscular após a carga de atividades.

Veja Agora Outros Excelentes Benefícios do Agrião Para Saúde:

  • Prevenir doenças cardíacas como infarto e aterosclerose, por ser rico nas vitaminas C e K;
  • Prevenir anemia, por ser rico em ácido fólico;
  • Fortalecer os ossos, devido à presença de vitamina K, que aumenta a absorção de cálcio;
  • Melhorar a saúde dos olhos e da pele, devido ao alto teor de vitamina A;
  • Melhorar a digestão e ajudar a emagrecer, por ser pobre em calorias;
  • Fortalecer o sistema imunológico, por ser rico em vitamina C;
  • Combater doenças respiratórias, por ter propriedades expectorantes e descongestionantes;
  • Potencial efeito anti-câncer, devido à presença de antioxidantes e de uma substância
  • chamada glucosinolato.

Contraindicações do Agrião:

Como todas as plantas que podem ser utilizadas como remédios naturais, devem ser consideradas uma série de precauções.

Não utilizar o agrião no caso de problemas estomacais como: gastrite, úlcera estomacal ou problemas na vesícula.

Um consumo excessivo pode derivar em problemas de irritação nos rins e na bexiga.
Adquirir a planta em lugares de confiança e limpá-la direito antes do seu uso.
Pode gerar problemas respiratórios no caso de alergias.
Não se recomenda o seu uso em mulheres grávidas ou no período de amamentação.

Sou Formado em Educação Física, pela UGF – (Universidade Gama Filho) - Na turma 2012-2016. Atuei e atuo em academias e clubes, nas modalidades de Musculação do Iniciante ao Avançado, Ginástica em Grupo, Natação.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.