Proteína – Fontes, Benefícios e Deficiência

Proteína – Fontes, Benefícios e Deficiência

Proteína – Fontes, Benefícios e Deficiência que muitas pessoas desconhecem. Além disso, as proteínas são macromoléculas constituídas por pequenas moléculas de aminoácido. Elas nos fornecem material para a construção e manutenção órgãos e tecidos, como os músculos. O crescimento dos nossos cabelos e unhas só é possível graças às proteínas, por exemplo.

proteinaProteínas podem ser adquiridas tanto no consumo de alimentos de origem animal como vegetal. Entretanto, as proteínas vegetais são consideradas incompletas, pois apresentam pouca variedade dos chamados “aminoácidos essenciais”, que são os aminoácidos que o nosso corpo não é capaz produzir.

As proteínas animais, ao contrário das vegetais, contém todos os aminoácidos que nós necessitamos, e por isso são consideradas completas.

Principais Fontes de Proteína:

Os alimentos ricos em Proteína vegetal são importantes principalmente em dietas vegetarianas, fornecendo quantidades adequadas de aminoácidos para manter a formação de músculos, células e hormônios no corpo. Veja os principais Alimentos Ricos em Proteínas.

Benefícios da Proteína:

Melhora o Crescimento Muscular:

A razão mais comum para usar um suplemento de proteínas é apoiar ou aumentar seu desenvolvimento muscular.

As proteínas são necessárias para construir músculos, então um excesso de Proteína ajudará a acelerar esse processo se você estiver tentando aumentar rapidamente.

Ajuda na Perda de Peso:

Adicionando alguns destes suplementos de Proteína à sua dieta irá ajudá-lo a sentir-se cheio, o que pode reduzir a ingestão de calorias no decorrer do dia, resultando em uma deficiência de calorias .

Além disso, ter mais massa muscular significa que seu metabolismo funciona mais para fornecer energia, o que significa que mais calorias são queimadas diariamente, mesmo quando você não está se exercitando.

Aumenta a Energia:

A Proteína pode fornecer períodos prolongados de energia, ao contrário de você consumir carboidratos, que muitas vezes deixa você com um acidente de açúcar após algumas horas, uma vez que esses açúcares simples foram metabolizados e consumidos pelo corpo.

Encontrar os melhores suplementos de proteínas pode ajudá-lo a passar seu dia inteiro, bem como um exercício intenso.

Ajuda no Processo de Reparo do Corpo:

As proteínas são necessárias não só para crescimento e desenvolvimento, mas também para processos de reparo no corpo.

Na verdade, depois que você trabalha, pequenas micro-lágrimas aparecem em seus músculos, que requerem Proteínas para curar, fortalecer e aumentar de tamanho. Ao aumentar os níveis de Proteínas, os danos em todo o corpo podem ser consertados.

Deficiência de Proteína:

A deficiência de Proteína é quando sua ingestão é incapaz de atender aos requisitos do seu corpo. Cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo sofrem de ingestão inadequada de proteínas.

proteinasO problema é especialmente grave na África Central e no Sul da Ásia, onde até 30% das crianças recebem pouca Proteína na dieta.

Certas pessoas em países desenvolvidos também estão em risco. Isso inclui vegetarianos e veganos que seguem uma dieta desequilibrada, bem como pessoas alguns idosos e pacientes hospitalizados.

Embora a verdadeira deficiência de Proteína seja incomum no mundo ocidental, algumas pessoas recebem quantidades muito baixas na sua dieta. Conheça as Principais Causas de Deficiência de Proteína:

  • Grande risco de fraturas ósseas
  • Perda de massa muscular
  • Problemas de pele, cabelo e unhas
  • Fígado Gordo
  • Edema

Efeitos Colaterais da Proteína:

Essa Proteínas está em todo o seu corpo. Sua pele, cabelo, ossos, músculos e sangue. Por isso, a deficiência de Proteínas pode causar muitos sintomas. A deficiência grave de Proteínas pode causar inchaço, fígado goro, degeneração da pele, aumentar as infecções e o crescimento atrofiado em crianças.

Mesmo que a real deficiência seja bem rara nos países mais desenvolvidos, uma baixa ingestão pode causar uma perda muscular, aumentando o risco de fraturas no osso. Alguns estudos feitos sugerem que pouca Proteínas pode aumentar o apetite e promover o excesso de gordura.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dicas de Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

vitamina a beneficios

Vitamina A – Fontes, Benefícios e Deficiência!

Zinco – Fontes, Benefícios e Deficiência