Flor de Laranjeira – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Educação Física pela UGF

Especialista do Dr. Saúde

Flor de Laranjeira – Origem, Benefícios e Como Usar, portanto a A Flor de Laranjeira é muito utilizada na medicina e culinária, seus benefícios são diversos, e o principal deles é o de combater a insônia. Essa planta além de possuir os benefícios medicinais, possui ainda poder afrodisíaco. Conheça agora um pouco mais sobre essa planta.

Flor de Laranjeira

O que é a Flor de Laranjeira:

A flor é muito apreciada tanto no âmbito culinário como no medicinal. Por suas famosas propriedades e benefícios terapêuticos. A Flor de Laranjeira é utilizada em casos de distúrbios do sono ou tensões nervosas e pode ser encontrada em infusão (chá). De nome científico Citrus aurantium L., a Flor de Laranjeira é uma planta comum principalmente nos países do sul. A flor de laranjeira, também conhecida como flor de laranja-amarga, é uma planta medicinal que cresce em três pés de fruta diferentes, no limoeiro e na cidreira, sendo caracterizada pela cor branca e e desprender um delicado e suave aroma.

A flor dessa Fruta é uma planta medicinal muito conhecida por ter um efeito calmante, é utilizada em casos de distúrbios do sono ou de tensões nervosas. A partir dessa flor é possível fazer seu chá, extrair o óleo essencial e elaborar a água de Flor de Laranjeira.

Benefícios e Propriedades da Flor de Laranjeira:

Se for tomada em infusão é aconselhável complementar a Flor de Laranjeira com outros ingredientes que permitam potenciar suas propriedades, como por exemplo o mel, o limão ou a canela. A mistura desta flor com estes produtos é perfeita para tratar a dor de garganta, combater a tosse e favorecer o correto funcionamento dos rins.

  • propriedades analgésicas e aromatizantes.
  • propriedades hipnóticas e ansiolíticas.
  • propriedades antidiarreicas.
  • equilibrar os níveis de colesterol.
  • tratar a dor de garganta.
  • combater a tosse.
  • A flor contém pectina que ajuda a combater a diarreia;
  • Reduz dores estomacais e acalma náuseas e vômitos;
  • A Flor de Laranjeira também tem poder afrodisíaco , sendo excelente para a vida amorosa;

Como Preparar o Chá da Flor de Laranjeira:

O chá de flor de laranjeira apresenta os benefícios citados anteriormente: É um calmante natural, ajuda a combater as insônias e enxaquecas, trata ansiedade, é antidepressivo, antisséptico e tranquilizante. A melhor maneira de aproveitar os benefícios calmantes e analgésicos da Flor de Laranjeira é através da água-de-flor-de-laranjeira ou da infusão da mesma. Caso você sofra de insônia, pingue umas gotinhas de chá de flor de laranjeira no seu travesseiro para dormir melhor.

Para Preparar uma Xícara de Chá de Flor de Laranjeira, Basta Seguir a Seguinte Receita:

Ingredientes:

  •  1 a 2 colheres de café das flores secas de laranjeira;
  •  200 ml de água.

Modo de Preparo:

Coloque a água para ferver e adicione-a às flores de laranjeira, deixando em infusão por aproximadamente 10 minutos. Para tratar os distúrbios do sono, recomenda-se a ingestão de 1 a 2 xícaras desta infusão, 30 minutos antes de dormir.

Como Conservar e Adquirir a Flor de laranjeira em diferentes Formas Para Consumo:

Para o consumo das flores para infusão, ou óleo essencial, estas devem ser colhidas logo depois de abrirem, ou pouco antes. Em seguida, devem ser para secá-las posteriormente e serem usadas. Para aproveitar os benefícios proporcionados por esta planta, nós podemos preparar água de flor laranjeira, uma infusão ou óleo essencial. Quem preferir pode comprar o óleo já pronto, assim como as flores já secas em lojas de produtos naturais físicas ou online.

Flor de Laranjeira

Contraindicações e Efeitos Colaterais da Flor de Laranjeira:

É essencial que antes de consumir qualquer tipo de medicamento, mesmo que natural, você faça uma visita a um profissional da saúde, pois somente o seu médico, tendo em mãos seu histórico e remédios contínuos, poderá indicar os melhores tratamentos. Até mesmo medicamentos naturais possuem interações medicamentosas. Não foram encontrados efeitos colaterais do consumo das flores de laranjeira na literatura consultada.

É importante destacar que as mulheres grávidas, menores de seis anos e pessoas com gastrite ou doenças neurológicas como Parkinson não devem tomar óleos essenciais de nenhum tipo, nem de Flor de Laranjeira.

Os 15 Benefícios do Óleo de Buriti Para Saúde

Singonio

Singônio – Origem, Benefícios e Como Usar!