Benefícios das Plantas

Os 30 Benefícios do Urucum Para Saúde

urucum

Os 30 Benefícios do Urucum Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, Conhecemos o urucum graças aos índios, que usavam sua semente para pintar o corpo com a tinta vermelha. A erva também é muito usada em batons, e por conta disso, também é conhecida por árvore batom.

Além disso, o urucum também é usado em indústrias de cosméticos e serve como corante natural para alimentos. No entanto, seus benefícios dele vão muito além, inclusive por conta de suas inúmeras propriedades benéficas para a saúde.

urucum

Alguns dos benefícios do urucum que mais chamam a atenção incluem a sua capacidade de promover uma boa digestão, fortalecer ossos, diminuir febres, ajudar na cura de algumas doenças, ajudar na saúde dos olhos, eliminar dores de cabeça, reduzir náuseas, entre outros.

A erva é utilizada há milhares de anos para curar e prevenir doenças graves e até mesmo aquelas com menos riscos de saúde. Por conta disso, é considerada por muitos a erva do futuro.

A parte mais usada do urucum é vinda de suas sementes. Muitos não sabem, mas com certeza já comeram ou comem com frequência, pois ele é muito usado como corante natural nos alimentos; isso inclui queijos, manteigas, margarinas, bolos, bolachas, lanches, cereais, entre outros.

Durante toda uma geração, o urucum foi associado a uma planta que ajudava a dar uma pigmentação de tom vermelho-alaranjado à pele. A planta nativa das florestas tropicais da América do Sul, cujo nome científico é bixa orellana (bixaceae) começa a expandir sua fama de conter diversos benefícios para a saúde.

Nos anos 80, a semente do urucum era comumente encontrada como componente de óleo de bronzear. Atualmente, já há uma série de estudos científicos associando a semente deste fruto a propriedades medicinais.

Valor Nutricional do Urucum:

Quantidade por 100 gramas: A planta urucum é rica em fósforo, potássio, cálcio, ferro, vitamina B1, vitamina B3, vitamina A, vitamina C, aminoácidos, saponinas, taninos, cianidina, ácidos salicílicos e elágicos, além de fitoquímicos que auxiliam na prevenção e tratamento de doenças.

Benefícios do Urucum Para Saúde:

1. Alivia Dores no Estômago:

O urucum é frequentemente utilizado para o tratamento de azias e outros desconfortos causados por infecções virais ou ocasionados somente por comidas mais apimentadas.

2. Previne Problemas Cardíacos:

Por ser rico em potássio, um dos elementos responsáveis por equilibrar a pressão arterial, o consumo regular também previne ataques cardíacos e acidente vascular cerebral AVC.

3. Alivia o Estresse:

A vitamina C presente no urucum ajuda o corpo a lidar com o estresse, reduzindo os níveis elevados de estresse, hormônios e cortisol.

4. Ajuda a Queimar Calorias:

Por possuir substâncias diuréticas, o urucum pode ser considerado um bom ajudante na perda de peso. Outro fator que contribui para a perda de peso é o fato de ele equilibrar a insulina no sangue, e consequentemente baixar a glicose sanguínea, reduzindo assim a gordura corporal.

5. Reduz a Pressão Arterial:

A flavonoide presente no urucum ajuda no relaxamento das artérias e facilita o fluxo de sangue. Elas também diminuem os hormônios do estresse, que podem encolher os vasos sanguíneos. Alem de ajuda a aliviar o fluxo de sangue através do corpo. Também uma boa fonte de potássio que Ajuda no equilibro electrólitos do corpo.

6. Melhora Digestão:

Devido ao alto índice de fibras presentes na semente e nas suas folhas, há excelentes benefícios do urucum para a digestão, promovendo uma melhor absorção dos nutrientes no organismo. As fibras também ajudam a diminuir o colesterol e controlar a diabetes, que pode ajudar também a equilibrar os níveis de insulina e glicose no sangue.

7. Urucum Para Perda de Peso:

É um alimento muito rico em água e em fibra dietética. Estes são os dois compostos que podem manter uma pessoa saciada. Além disso, É rico em muitos nutrientes e fornece poucas calorias e Podem ser consumido em saladas ou mastigado em um lanche para ajuda na perda de peso.

8. Reduz o Risco de Ataques Cardíacos:

As folhas podem trazer uma série de benefícios do urucum para saúde. Elas são uma das fontes mais ricas em tocotrienois, que limitam a capacidade do fígado de produzir o colesterol LDL, o mau colesterol, o tipo que pode entupir as artérias e causar ataques cardíacos.

9. Benefícios do Urucum Para Para Mulheres:

É benéfico para as mulheres, pois, ele contém anetol fitoquímico estrogênica é um composto que auxilia na redução dos problemas menstruais.

10. É Anti-inflamatório:

As folhas do urucum possuem propriedades anti-inflamatórias. Uma dica é fazer uma mistura de folhas e álcool e aplicar em queimaduras, cortes, e feridas da pele. Também é possível utilizar para ajudar na cura de infecções vaginais.

11. Diminui a Pressão Arterial:

Diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.

12. Efeito Cicatrizante:

Em casos de queimaduras, feridas ou irritação na pele, a pasta de semente do urucum pode ser aplicada para acelerar a cicatrização e reduzir a aparência da cicatriz.

13. Urucum Para Coração:

É uma excelente fonte em antioxidantes e compostos Anti-inflamatórios. Os Ácidos fenólicos, flavonas e flavonóis ajudam na redução do colesterol ruim e a pressão arterial. Ela ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, diminuindo assim a pressão arterial, o Butil ftalato é um composto encontrado, que podem reduzir significativamente o colesterol LDL.

14. Previne Defeitos Congênitos:

A alta quantidade de ácido fólico é responsável por diversos benefícios do urucum para a saúde, entre eles a prevenção de defeitos do tubo neural em recém-nascidos. Por conta disso, mulheres grávidas devem aumentar a ingestão de ácido fólico para ajudar na prevenção dessa condição.

15. Diminui a Pressão Sanguínea:

As flavonoides presentes no urucum, ajudam a reduzir o colesterol e a diminuir a pressão sanguínea, fornecendo suporte cardiovascular saudável. Ao relaxar os músculos ao redor das artérias, os vasos sanguíneos expandem para permitir que o sangue flua normalmente.

beneficios do urucum

Outros Benefícios do Urucum Para Saúde:

  • Contém dois feromônios, androsterona e androstenol;
  • É frequentemente utilizado para o tratamento de azias e outros desconfortos causados por infecções virais;
  • O uso regular é benéfico para pacientes com asma, pois é um bom relaxante e alivia o congestionamento;
  • Por possuir substâncias diuréticas, o urucum pode ser considerado um bom ajudante na perda de peso;
  • Tem efeitos anti-sépticos e anti-espasmódicos que ajudam na redução do muco e no alívio da tosse;
  • Devido ao alto índice de fibras presentes na semente e nas suas folhas, há excelentes benefícios do urucum para a digestão;
  • Ajuda na limpeza do fígado de toxinas e pode efetivamente trabalhar para dissolver pequenas pedras da vesícula biliar em seu corpo;
  • Uma dica é fazer uma mistura de folhas de urucum e álcool e aplicar em queimaduras, cortes, e feridas da pele;
  • É também ótimo para aumentar os níveis de estrogênio e ajuda a controlar os hormônios ligados à produção de acne;
  • A alta quantidade de ácido fólico é responsável por diversos benefícios do urucum para a saúde;
  • Ajuda a aliviar a dor muscular que leva ainda mais a ativação no corpo;
  • O urucum tem o poder de manter os ossos fortes devido à quantidade significativa de cálcio;
  • Tem propriedades antibacterianas contra bactérias que são a causa de doenças como febre, tosse e resfriado;
  • Em pesquisas já realizadas no Urucum, descobriu-se que a norbixina tem papel antimutagênico em células saudáveis;
  • A cumarina é um tipo de fitoquímicos, que ajudam a evitar o aparecimento do câncer do cólon e do estômago.

Efeitos Colaterais do Urucum Para Saúde:

O Urucum geralmente é considerado seguro quando aplicado topicamente ou tomado em quantidade de alimento. No entanto, pode causar alergia em certas pessoas e casos raros de anafilaxia foram relatados.

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.