Os 30 Benefícios do Urucum Para Saúde

Os 30 Benefícios do Urucum Para Saúde!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 30 Benefícios do Urucum Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, Conhecemos o urucum graças aos índios, que usavam sua semente para pintar o corpo com a tinta vermelha. A erva também é muito usada em batons, e por conta disso, também é conhecida por árvore batom.

Além disso, o urucum também é usado em indústrias de cosméticos e serve como corante natural para alimentos. No entanto, seus benefícios dele vão muito além, inclusive por conta de suas inúmeras propriedades benéficas para a saúde.

urucum

Alguns dos benefícios do urucum que mais chamam a atenção incluem a sua capacidade de promover uma boa digestão, fortalecer ossos, diminuir febres, ajudar na cura de algumas doenças, ajudar na saúde dos olhos, eliminar dores de cabeça, reduzir náuseas, entre outros.

A erva é utilizada há milhares de anos para curar e prevenir doenças graves e até mesmo aquelas com menos riscos de saúde. Por conta disso, é considerada por muitos a erva do futuro.

A parte mais usada do urucum é vinda de suas sementes. Muitos não sabem, mas com certeza já comeram ou comem com frequência, pois ele é muito usado como corante natural nos alimentos; isso inclui queijos, manteigas, margarinas, bolos, bolachas, lanches, cereais, entre outros.

Durante toda uma geração, o urucum foi associado a uma planta que ajudava a dar uma pigmentação de tom vermelho-alaranjado à pele. A planta nativa das florestas tropicais da América do Sul, cujo nome científico é bixa orellana (bixaceae) começa a expandir sua fama de conter diversos benefícios para a saúde.

Nos anos 80, a semente do urucum era comumente encontrada como componente de óleo de bronzear. Atualmente, já há uma série de estudos científicos associando a semente deste fruto a propriedades medicinais.

Valor Nutricional do Urucum:

Quantidade por 100 gramas: A planta urucum é rica em fósforo, potássio, cálcio, ferro, vitamina B1, vitamina B3, vitamina A, vitamina C, aminoácidos, saponinas, taninos, cianidina, ácidos salicílicos e elágicos, além de fitoquímicos que auxiliam na prevenção e tratamento de doenças.

Benefícios do Urucum Para Saúde:

1. Alivia Dores no Estômago:

O urucum é frequentemente utilizado para o tratamento de azias e outros desconfortos causados por infecções virais ou ocasionados somente por comidas mais apimentadas.

2. Previne Problemas Cardíacos:

Por ser rico em potássio, um dos elementos responsáveis por equilibrar a pressão arterial, o consumo regular também previne ataques cardíacos e acidente vascular cerebral AVC.

3. Alivia o Estresse:

A vitamina C presente no urucum ajuda o corpo a lidar com o estresse, reduzindo os níveis elevados de estresse, hormônios e cortisol.

4. Ajuda a Queimar Calorias:

Por possuir substâncias diuréticas, o urucum pode ser considerado um bom ajudante na perda de peso. Outro fator que contribui para a perda de peso é o fato de ele equilibrar a insulina no sangue, e consequentemente baixar a glicose sanguínea, reduzindo assim a gordura corporal.

5. Reduz a Pressão Arterial:

A flavonoide presente no urucum ajuda no relaxamento das artérias e facilita o fluxo de sangue. Elas também diminuem os hormônios do estresse, que podem encolher os vasos sanguíneos. Alem de ajuda a aliviar o fluxo de sangue através do corpo. Também uma boa fonte de potássio que Ajuda no equilibro electrólitos do corpo.

6. Melhora Digestão:

Devido ao alto índice de fibras presentes na semente e nas suas folhas, há excelentes benefícios do urucum para a digestão, promovendo uma melhor absorção dos nutrientes no organismo. As fibras também ajudam a diminuir o colesterol e controlar a diabetes, que pode ajudar também a equilibrar os níveis de insulina e glicose no sangue.

7. Urucum Para Perda de Peso:

É um alimento muito rico em água e em fibra dietética. Estes são os dois compostos que podem manter uma pessoa saciada. Além disso, É rico em muitos nutrientes e fornece poucas calorias e Podem ser consumido em saladas ou mastigado em um lanche para ajuda na perda de peso.

8. Reduz o Risco de Ataques Cardíacos:

As folhas podem trazer uma série de benefícios do urucum para saúde. Elas são uma das fontes mais ricas em tocotrienois, que limitam a capacidade do fígado de produzir o colesterol LDL, o mau colesterol, o tipo que pode entupir as artérias e causar ataques cardíacos.

9. Benefícios do Urucum Para Para Mulheres:

É benéfico para as mulheres, pois, ele contém anetol fitoquímico estrogênica é um composto que auxilia na redução dos problemas menstruais.

10. É Anti-inflamatório:

As folhas do urucum possuem propriedades anti-inflamatórias. Uma dica é fazer uma mistura de folhas e álcool e aplicar em queimaduras, cortes, e feridas da pele. Também é possível utilizar para ajudar na cura de infecções vaginais.

11. Diminui a Pressão Arterial:

Diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.

12. Efeito Cicatrizante:

Em casos de queimaduras, feridas ou irritação na pele, a pasta de semente do urucum pode ser aplicada para acelerar a cicatrização e reduzir a aparência da cicatriz.

13. Urucum Para Coração:

É uma excelente fonte em antioxidantes e compostos Anti-inflamatórios. Os Ácidos fenólicos, flavonas e flavonóis ajudam na redução do colesterol ruim e a pressão arterial. Ela ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, diminuindo assim a pressão arterial, o Butil ftalato é um composto encontrado, que podem reduzir significativamente o colesterol LDL.

14. Previne Defeitos Congênitos:

A alta quantidade de ácido fólico é responsável por diversos benefícios do urucum para a saúde, entre eles a prevenção de defeitos do tubo neural em recém-nascidos. Por conta disso, mulheres grávidas devem aumentar a ingestão de ácido fólico para ajudar na prevenção dessa condição.

15. Diminui a Pressão Sanguínea:

As flavonoides presentes no urucum, ajudam a reduzir o colesterol e a diminuir a pressão sanguínea, fornecendo suporte cardiovascular saudável. Ao relaxar os músculos ao redor das artérias, os vasos sanguíneos expandem para permitir que o sangue flua normalmente.

beneficios do urucum

Outros Benefícios do Urucum Para Saúde:

  • Contém dois feromônios, androsterona e androstenol;
  • É frequentemente utilizado para o tratamento de azias e outros desconfortos causados por infecções virais;
  • O uso regular é benéfico para pacientes com asma, pois é um bom relaxante e alivia o congestionamento;
  • Por possuir substâncias diuréticas, o urucum pode ser considerado um bom ajudante na perda de peso;
  • Tem efeitos anti-sépticos e anti-espasmódicos que ajudam na redução do muco e no alívio da tosse;
  • Devido ao alto índice de fibras presentes na semente e nas suas folhas, há excelentes benefícios do urucum para a digestão;
  • Ajuda na limpeza do fígado de toxinas e pode efetivamente trabalhar para dissolver pequenas pedras da vesícula biliar em seu corpo;
  • Uma dica é fazer uma mistura de folhas de urucum e álcool e aplicar em queimaduras, cortes, e feridas da pele;
  • É também ótimo para aumentar os níveis de estrogênio e ajuda a controlar os hormônios ligados à produção de acne;
  • A alta quantidade de ácido fólico é responsável por diversos benefícios do urucum para a saúde;
  • Ajuda a aliviar a dor muscular que leva ainda mais a ativação no corpo;
  • O urucum tem o poder de manter os ossos fortes devido à quantidade significativa de cálcio;
  • Tem propriedades antibacterianas contra bactérias que são a causa de doenças como febre, tosse e resfriado;
  • Em pesquisas já realizadas no Urucum, descobriu-se que a norbixina tem papel antimutagênico em células saudáveis;
  • A cumarina é um tipo de fitoquímicos, que ajudam a evitar o aparecimento do câncer do cólon e do estômago.

Efeitos Colaterais do Urucum Para Saúde:

O Urucum geralmente é considerado seguro quando aplicado topicamente ou tomado em quantidade de alimento. No entanto, pode causar alergia em certas pessoas e casos raros de anafilaxia foram relatados.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Beneficio do Chá de Chia

Os 50 Benefícios do Chá de Chia Para Saúde

Os 40 Benefícios do Suco de Graviola Para Saúde