Sódio – Fontes, Benefícios e Deficiência

Sódio – Fontes, Benefícios e Deficiência

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NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

O Sódio é um mineral e normalmente é encontrado na natureza com um outro elemento químico, o cloreto. O cloreto de Sódio é o famoso sal de cozinha e ele possui 40% de Sódio em cada grama.

A principal função desse mineral é equilibrar a quantidade de água no organismo, juntamente com o potássio. Enquanto o mineral retém os líquidos, o potássio provoca a excreção, de modo que as células fiquem com a quantidade certa de água.

sodio

Além disso, a dupla deste mineral com o potássio participa de contrações musculares e do fornecimento de energia para o organismo.

O que é Sódio?

O Sódio é o principal ingrediente do sal de cozinha comum, que é o cloreto de Sódio, importante para a manutenção do equilíbrio do pH do sangue, dos impulsos nervosos e da contração muscular. Ele é encontrado em praticamente todos os alimentos mas quando consumido em excesso pode causar aumento da pressão e doenças cardíacas.

Por isso, a Organização Mundial da Saúde recomenda que a quantidade deste mineral que deve ser consumida diariamente deve ser de apenas 5g por dia para adultos saudáveis, o que equivale a uma colher de chá.

Fontes de Sódio:

A principal fonte de Sódio é o sal, mas ele também pode ser encontrado em outros alimentos, tais como:

  • Carnes processadas, como presunto, mortadela, bacon, paio, salsinha;
  • Defumados e peixe enlatado como sardinha ou atum;
  • Queijos como parmesão, roquefort, camembert, cheddar cremoso;
  • Temperos prontos como arisco, sazón, aji-no-moto, catchup, mostarda, maionese;
  • Sopas, caldos e refeições já preparadas;
  • Vegetais enlatados como palmito, ervilha, milho, picles, cogumelos e azeitonas;
  • Bolachas e bolos processados, incluindo as bolachas de água sal;
  • Fast-food, como pizzas ou batatas fritas;
  • Salgadinhos industrializados e de lanchonete como chips, amendoins, quibe, pastel, quibe, coxinha;
  • Manteigas e margarinas.

Agora que você já conhece as principais fontes do Sódio, conheça também os Benefícios do Sódio Para Saúde:

Benefícios do Sódio Para Saúde:

Previne o Envelhecimento Precoce:

Este mineral é um componente importante em cremes anti-envelhecimento. Isto é devido à sua capacidade de combater os radicais que aceleram o processo de envelhecimento Ele ajuda na manutenção de uma pele jovem e saudável.

Promove a Saúde do Coração:

Com o aumento da quantidade de sangue, aumenta também o trabalho do coração. Afinal, é ele que terá que bombear o volume extra. Com o tempo, tanto esforço irá resultar em problemas cardíacos.

Combate a Insolação:

É causada devido à falha do sistema de regulação do calor no corpo humano. Esta forma de exaustão térmica é causada devido à exposição contínua a temperaturas muito altas. Esta exposição faz com que o corpo perca a capacidade de manter a temperatura normal.

Esta condição é ainda agravada devido à perda de sal e água do corpo. Assim, o Sódio desempenha um papel vital na prevenção do golpe do sol ou pelo cansaço do calor, substituindo a perda de eletrólitos essenciais.

Combate Cólicas Menstruais:

São causadas principalmente durante os meses quentes de verão devido ao desequilíbrio eletrolítico e à desidratação. Além deste mineral hidratar adequadamente o corpo, ele também é um importante suplemento para corpo com sumos e fluidos ricos em Sódio para restaurar a quantidade de eletrólitos.

Regula Fluidos:

Um dos benefícios mais notáveis para a saúde deste mineral é a sua capacidade de equilibrar a pressão osmótica no corpo humano devido à regulação do fluido nas células do corpo.

Outros Benefícios do Sódio Para Saúde:

O Sódio é importante para a manutenção da saúde e tem como principais funções:

  • Garantir equilibrado o pH do sangue;
  • Favorecer os impulsos nervosos e a contração dos músculos;
  • Melhorar a qualidade os impulsos elétricos do coração;
  • Equilibrar a quantidade de água no corpo;
  • Favorecer o funcionamento dos rins.

Mas além deste mineral, o potássio também é importante para a saúde e o equilíbrio entre o Sódio e o potássio no sangue é fundamental para que o corpo funcione corretamente.

Combinações com o Sódio:

A combinação entre o este mineral e o potássio é essencial para que ambos consigam cumprir suas funções no organismo. O equilíbrio entre os dois permite regular a quantidade de água no organismo, além disso, contribui para a contração muscular e o fornecimento de energia para o corpo.

Sinais de Deficiência de Sódio:

A ingestão recomendada de Sódio é de 2400mg / dia. Se você não ingerir a quantidade que seu corpo precisa, os sintomas de deficiência podem variar: diarreia, vômitos, cefaleia, fraqueza, pressão arterial baixa, letargia, perda de peso, confusão, tonturas e irritabilidade muscular.

Embora a deficiência de Sódio seja perigoso, excesso deste mineral também pode causar: aumento da pressão arterial, inchaço dos tecidos neurais e nervos, edema cerebral e eleva as chances de infecção pulmonar – podendo até levar a pessoa a um coma.

fontes de sodio

Quantidade Recomendada de Sódio:

A quantidade deste mineral no corpo pode ser medida através de um simples exame de sangue. Os valores de referência do Sódio no sangue variam entre 135 a 145 mEq/L.

Este mineral pode estar aumentado em caso de desidratação, sudorese excessiva, vômito, diarreia, diabetes, coma, doença hipotalâmica, uso de esteróides ou pílula contraceptiva. Pode estar diminuído em caso de insuficiência cardíaca, cirrose, vômito, diarreia, doença renal, insuficiência adrenal, síndrome nefrótica, intoxicação por excesso de água, efeito colateral de alguns remédios como tiazidas e diuréticos.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

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