Vitamina C – Fontes, Benefícios e Deficiência

Vitamina C – Fontes, Benefícios e Deficiência

A Vitamina C (conhecida também como ácido ascórbico) é abundante em vegetais e frutas. Nesse Artigo iremos compreender quais os Benefícios da Vitamina C, quais são principais Fontes de Vitamina C, os sintomas da sua deficiência e como fazer uma suplementação correta, sem correr riscos de excesso da vitamina no organismo. Veja mais abaixo tudo que separamos!

Uma vitamina solúvel em água e poderoso antioxidante, ajuda o corpo a formar e manter o tecido conjuntivo, incluindo ossos, vasos sanguíneos e pele. vitamina c

No seu estado natural, a Vitamina C é encontrada sob a forma de cristal ou pó, com uma tonalidade que vai do branco ao amarelo. O ser humano não é capaz de sintetizar a Vitamina C e por isso deve obtê-la através da alimentação.

As vitaminas são de extrema importância quando o objetivo é manter o corpo saudável e em excelente funcionamento. E, dentre as vitaminas mais conhecidas e que oferecem os maiores benefícios à saúde esta a Vitamina C, de importância evidente quando desempenha papel fundamental na aparência da pele e no crescimento e reparação dos tecidos, por exemplo.

O que é Vitamina C?

A Vitamina C é uma das mais importantes vitaminas que temos disponíveis para nutrir nosso corpo de maneira efetiva. Seu nome científico é Ácido Ascórbico, e é o que os médicos chamam de vitamina solúvel. Ou seja, a Vitamina C é uma das mais recorrentes em nosso corpo e pode ser expelida quase que diariamente.

Embora muito importante para nossa saúde, essa vitamina costuma ser a menos comum de ser encontrada em forma de suplementos, especialmente porque o seu consumo nos alimentos é bem recorrente e há uma chance enorme dela ser ingerida em todas as refeições.

Porém, se sua alimentação for precária, é possível que haja a deficiência da vitamina no organismo fazendo com que os problemas de saúde mais sérios comecem a aparecer em pouco tempo, exatamente devido à sua importância e função em nossa nutrição.

Por isso, esta vitamina não deve ser subestimada e nem mesmo deixada de lado. É preciso saber quais alimentos podem fornecer mais quantidades dela e optar por consumi-los pelo menos uma vez ao dia – de preferência de duas a três vezes, nas principais refeições. Vamos citá-los mais abaixo, porém, lembre sempre que o equilíbrio para uma vida saudável e comer de tudo um pouco, evitando a deficiência nutricional.

Em suma, a Vitamina C, por mais comum que seja, é essencial para o organismo como um todo e seu consumo precisa ser priorizado.

Fontes de Vitamina C:

O consumo regular dessa vitamina, como já sabemos, favorece a saúde de todo o nosso organismo de maneira impressionante, mas sobretudo, pode prevenir o surgimento de doenças tais como a asma, que é causada pela exposição à contaminação do ambiente por ases emitidos por automóveis, especialmente em grandes cidades, onde o tráfego é muito maior.

fontes de vitamina c

Dessa forma podemos chegar à conclusão de que a Vitamina C não pode faltar de maneira nenhuma em nossa alimentação diária, além dos alimentos que nos oferecem a Vitamina C – como são as frutas e verduras já mencionadas – são deliciosos. Então, confira também os Benefícios da Vitamina C Para Saúde:

Benefícios da Vitamina C Para Saúde:

Combate Os Radicais Livres:

Essa vitamina por ser rica em antioxidantes pode nos proteger contra os danos dos radicais livres, que em excesso no organismo, se tornam nocivas para a saúde.

Além disso ainda protege contra substâncias químicas tóxicas e poluentes como a fumaça de cigarro, por exemplo.

Os radicais livres podem se acumular no corpo e como eu disse em outros artigos, podem contribuir para o desenvolvimento de doenças como câncer, doenças cardíacas e a artrite.

Os radicais livres se desenvolvem quando o corpo trabalha para digerir os alimentos, ao expor a fumaça de cigarro, tabaco ou radiação.

Promove a Saúde do Coração:

Considerada um dos melhores antioxidantes existentes, a Vitamina C ajuda a diminuir o acúmulo do colesterol nas artérias, prevenindo e combatendo a arteriosclerose e a hipertensão arterial, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio.

É Necessário Para Produção de Colágeno:

Os sintomas de escorbuto começam a aparecer devido ao enfraquecimento dos vasos, tecidos, ossos e sangue conjuntivo que incluem colágeno. A Vitamina C, considerada um poderoso antioxidante, é necessária para a produção de colágeno.

Promove a Saúde da Pele:

As funções antioxidantes da Vitamina C também contribuem diretamente no auxílio da beleza, já que combate os efeitos do envelhecimento. A degradação da pele, por exemplo, é retardada por níveis saudáveis de Vitamina C, de modo que as rugas demoram a aparecer.

Responsável também por aumentar a produção de colágeno, a Vitamina C contribui para uma pele tonificada.

Combate o Câncer:

Resultados de muitos estudos populacionais apontam que a ingestão de alimentos ricos em Vitamina C pode estar associado a menores taxas de câncer, incluindo câncer de pele, displasia cervical (alterações no colo do útero, que pode ser canceroso ou pré-canceroso, captado pelo exame de Papanicolaou) e, possivelmente, câncer de mama.

Promove a Saúde Ocular:

A Vitamina C (500 mg) parece funcionar com outros antioxidantes, incluindo zinco (80 mg), beta-caroteno (15 mg), e a vitamina E (400 UI) para proteger os olhos contra o desenvolvimento de degeneração macular (DMRI), a principal causa de cegueira legal em pessoas com mais de 55 anos. As pessoas que parecem beneficiar-se são aquelas com DMRI avançada.

Não se sabe se esta combinação de nutrientes ajuda a evitar DMRI ou se é benéfica apenas para as pessoas com DMRI menos avançada. Esta combinação inclui uma alta dose de zinco, que você só deve tomar sob supervisão de um médico.

Outros Benefícios da Vitamina C Para Saúde:

A Vitamina C apresenta uma série de funções e benefícios para o organismo, dos quais destacam-se:

  • Auxilia a resposta imunitária do organismo;
  • Prevenção de gripes e infecções;
  • Participa na produção de colágeno, sendo importante na cicatrização de feridas, fraturas e no controle de sangramentos gengivais;
  • Participa da maturação dos linfócitos;
  • Mantém a integridade dos vasos sanguíneos;
  • Facilita a absorção do ferro no intestino;
  • Devido à sua capacidade de ceder e receber elétrons, a Vitamina C tem uma forte ação antioxidante que protege as células dos danos provocados pelos radicais livres, ajudando a prevenir alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares;
  • Essencial na formação de noradrenalina;
  • Participa do crescimento e remodelação do esqueleto.

Como Consumir a Vitamina C?

É muito importante ficar atento ao consumo da Vitamina C no dia a dia. O consumo desregrado de alimentos e nutrientes pode sim desencadear um problema de saúde. Isso é uma verdade que deve ser levada muito a sério, principalmente se você está em um processo de perda de peso.

De uma forma geral, a média de consumo desta vitamina por crianças recém-nascidas deve ser de 50 mg por dia; crianças na primeira e segunda infância podem consumir até 45 mg por dia; jovens mulheres e homens, de 65 mg a 75 mg por dia; mulheres e homens adultos, de 75 mg a 90 mg por dia e grávidas/lactantes, entre 80 mg a 120 mg por dia.

Sinais de Deficiência de Vitamina C:

A falta de vitaminas essenciais causam uma série de doenças e problemas no organismo que, muitas vezes, não são detectados de forma correta. Por isso, manter uma boa alimentação é fundamental para evitá-lo. Em relação à Vitamina C, alguns sintomas são comuns:

Imunidade Baixa: Pode-se notar mais propensão a gripes e resfriados, que costumam ser mais comuns em quem está com as células de defesa em déficit. Porém, é importante saber que só a Vitamina C não é suficiente para um organismo forte e saudável e a melhor forma de lidar com o problema é procurando auxílio médico.

Queda de Cabelo: Outro sintoma muito comum de deficiência de Vitamina C são as quedas excessivas de cabelo. Elas ocorrem geralmente quando há um desequilíbrio nutricional e a Vitamina C é um deles.

Também podem ocorrer sintomas como fraqueza e falta de disposição, já que a Vitamina C ajuda nesse sentido. Alimente-se bem e procure um médico caso sinta que algo está anormal em seu organismo.

benefícios da vitamina c

Efeitos do Excesso de Vitamina C:

Os efeitos de uma quantidade alta demais desta vitamina podem variar de pessoa para pessoa, conforme a sensibilidade. Ninguém deveria ingerir mais que 2000mg por dia, porém, para evitar o risco de diversos sintomas desagradáveis e prejudiciais.

Os sintomas não são muito perigosos, uma vez que o corpo elimina o excesso de Vitamina C facilmente. Entretanto, as pessoas afetadas por uma overdose de Vitamina C podem passar por um quadro de indigestão, frequentemente acompanhado de náuseas e de diarreia. Fadiga e insônia também são frequentes efeitos do consumo exagerado de desta vitamina.

Problemas mais graves podem acontecer em pessoas que já sofrem com certas doenças. Quem tem um histórico de cálculos renais deve limitar seu consumo de Vitamina C, uma vez que as pesquisas apontam que níveis altos demais podem agravar o problema.

Pessoas que sofrem com níveis muito altos de ferro no organismo também devem evitar níveis altos de Vitamina C, sob risco de levar a doença a níveis críticos.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dicas de Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

A Pior Doença Sexualmente Transmissível e Seus Sintomas

Vitamina E – Fontes, Benefícios e Deficiência