Folato – Fontes, Benefícios e Deficiência

Tudo Sobre Folato – Fontes, Benefícios e Deficiência!

Revisado por

Biomédico Pela UFRGS

Especialista do Dr. Saúde

Folato – Fontes, Benefícios e Deficiência que você precisa conhecer. Além disso, o Folato é uma vitamina hidrossolúvel do complexo B, também popular por folacina ou ácido fólico. Ela foi reconhecida como tal em 1938.

Entre os principais alimentos, o primeiro a ser reconhecido como fonte dessa vitamina de hidrossolúvel foi o espinafre. Em adultos, o esse mineral é absorvido primariamente no primeiro terço do intestino delgado.

FolatoTambém sabemos que há microrganismos colonizadores do intestino delgado capazes de sintetizar o Folato. Isso ocorre através dos componentes químicos dos alimentos ingeridos.

A maior parte dessa vitamina absorvido no intestino é conduzido ao fígado, onde a sua forma é alterada. A sua redistribuição aos tecidos do corpo dá-se através da bílis.

Calcula-se que um mínimo de 50% do Folato existente no corpo fique armazenado no fígado. A excreção do ácido fólico excedente é feita pelo sistema renal, na maior parte.

Fontes de Folato:

Além destes alimentos, o ácido fólico ainda pode ser encontrado em outros tipos de alimentos. Agora, confira em detalhes os Benefícios do Folato Para Saúde:

Benefícios do Folato Para Saúde:

Folato Para Saúde Gestacional:

Esse mineral é essencial para o desenvolvimento inicial do feto, pois atua na formação do tubo neural do bebê. O tubo neural é desenvolvido nas primeiras semanas após a concepção e a deficiência da vitamina pode levar a uma má formação.

Folato Para Saúde Cerebral:

Essa vitamina é de suma importância para o desenvolvimento do sistema nervoso do feto e para a função cerebral adequada, desempenhando um papel importante na capacidade cognitiva cerebral, na saúde emocional e mental.

Fortalece o Sistema Imunológico:

As vitaminas do complexo B, incluindo o ácido fólico, são necessárias para fortalecer o sistema imunológico e proteger o organismo contra condições, como gripe e resfriado.

Melhora a Saúde Cardiovascular:

Ao se combinar com as vitaminas B6 e B12, esse mineral forma uma coenzima que reduz os níveis de homocisteína, aminoácido que, em excesso, afeta o sistema circulatório e coração, impedindo a reparação celular.

Deficiência de Folato:

Aqui estão nove sinais comuns de que você pode estar sofrendo de uma deficiência de ácido fólico:

  • Baixa energia crônica (incluindo síndrome da fadiga crônica);
  • Pobre função imune; Frequentemente ficando doente;
  • Problemas de desenvolvimento durante a gravidez e a infância, incluindo o crescimento atrofiado
  • Anemia;
  • Problema na digestão; Problemas como constipação, inchaço e IBS;
  • Mudanças de humor, incluindo irritabilidade;
  • Feridas na boca e uma língua macia e inchada;
  • Cabelo prematuro grisalho;
  • Pele pálida

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Kaio Rodrigues

Sou Biomédico formado pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tendo formação técnico-científica, com conhecimento do organismo humano tanto nos seus aspectos estruturais (células, tecidos e órgãos), quanto funcionais.

O campo de atuação do biomédico engloba toda a interface entre a biologia e a medicina clínica propriamente dita. Está apto a auxiliar no diagnóstico e avaliar clínico-laboratorialmente as doenças, os agentes etiológicos e os vetores e também exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Betaína – Fontes, Benefícios e Deficiência

Vitamina F – Fontes, Benefícios e Deficiência