Os 40 Benefícios do Mangostão Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Mangostão para saúde são incríveis, pois o Mangostão contém grandes nutrientes indispensáveis para saúde geral do corpo. Além disso, o fruto é de cor avermelhada ou cor de roxo escuro. Devido ao seu bom gosto, o mangostão também é conhecido como a rainha das frutas . O local de origem não é conhecido, mas é dito ter domesticado nos países do Sudeste Asiático. Tailândia, Birmânia, Índia e Vietnã são alguns dos países onde foi cultivada por muitos anos. Além desses países, agora cresceu em outros países asiáticos e em alguns países africanos.

Mangostão 

O Mangostão não possui muitas variedades, exceto a que se encontra nas Ilhas Sulu. É uma planta ultra tropical que precisa de umidade, chuva e não pode sobreviver a longos períodos de seca. Além disso, não pode ser cultivado em altitudes muito altas. As estações de colheita variam em função da localização e da altitude. Na Índia, há duas temporadas para colheita, monção e entre abril e junho. No Ceilão, a estação das frutas é de maio a julho para baixas altitudes e para maiores altitudes, o fruto amadurece de julho a setembro.

Parece que as pessoas do Sudeste Asiático perceberam o valor medicinal que esta fruta tinha há muito tempo atrás. Confiar nisso como uma forma de tratamento para diferentes condições médicas é a razão pela qual os cientistas realizaram continuamente estudos e pesquisas para confirmar essas alegações de cura.

Valor Nutricional do Mangostão:

O Mangostão é uma fruta saudável, que é rica em água, energia, Proteína, Carboidratos e Fibra. Os nutrientes essenciais, como Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio, Sódio, Zinco, Cobre e Manganês são encontrados nesta fruta. Contém Vitamina C, Vitamina B6, Vitamina B12 e Vitamina A que são necessários para manter a boa saúde. Outras vitaminas, como Tiamina, Riboflavina, Niacina, Ácido pantotênico, Folato, ácido fólico e caroteno também são encontrados nela. Então, confira os benefícios do Mangostão para saúde:

1. Produzir Massa Muscular:

As Proteínas presente no Mangostão são essenciais para a manutenção e aumento da massa muscular, pois para o músculo crescer é preciso ter, além da prática de atividade física regular, um consumo adequado de Proteínas de boa qualidade, como as encontradas em frutas, como Mangostão.

2. Mantem a Pele e Cabelos Saudáveis:

As Proteínas presente no Mangostão são as responsáveis por formar o colágeno, substância que dá firmeza à pele e previne as rugas e marcas de expressão. Além disso, a queratina, principal componente dos cabelos, também é uma Proteína, e por isso cabelos saudáveis precisam desse nutriente.

3. Melhora o Sistema Nervoso:

O Mangostão fornece energia ajuda a evitar que os nervos e o cérebro sofram danos que causam, por exemplo, problemas de mobilidade.

4. Melhora o Sistema Cardiovascular:

O Mangostão gera parte da energia que os músculos do coração precisam para funcionar corretamente e manter a freqüência cardíaca adequada. Também ajuda a manter a função ventricular e tratar a insuficiência cardíaca.

5. Melhora o Sistema Imunológico:

Mangostão cuida da saúde digestiva, tanto quando mantém os músculos do sistema digestivo quanto quando é hora de secretar o ácido necessário para digerir completamente os alimentos e absorver nutrientes.

6. Previne Problemas Cerebrais:

Mangostão ajuda a manter a conexão entre o cérebro e o corpo, evita alguns distúrbios de memória resultantes de uma deficiência de tiamina e diminui o risco de doença de Alzheimer.

7. Melhora a Concentração:

Nosso aprendizado pode ser melhorado graças O Mangostão porque gera a energia necessária para aumentar a concentração, lutar contra o estresse crônico, prevenir a perda de memória e facilitar reações rápidas e lucidez.

8. Combate as Infecções Virais:

As xantonas presentes nesta fruta possuem a capacidade natural para atacar infecções virais e fúngicas. Os indivíduos, até mesmo ajudam a eliminar carcinógenos específicos de atacar a pele.

9. Tem Ação Vasodilatadora:

O Mangostão aumenta a elasticidade dos vasos sanguíneos, ajudando no controle da hipertensão arterial e na prevenção de doenças cardiovasculares, como “derrames” (AVC) e infarto;

10. Combate Infecções:

Aplicado sobre a pele, o Mangostão tem se mostrado eficaz para combater fungos; gazes embebidas em Mangostão também têm sido utilizadas com sucesso para tratar otite externa (infecção de ouvido);

11. Contem Propriedades Antioxidantes:

As catequinas e as xantonas presentes no Mangostão dão ao fruto uma poderosa ação antioxidante, protegendo o corpo contra os danos causados pelos radicais livres e prevenindo, assim, o envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer;

12. Tem Baixas Calorias:

O Mangostim Possui apenas 65 calorias em cada 100g e não contém gorduras saturadas nem colesterol.

13. Contem Propriedades Energéticas:

Esta fruta pode ajudar você a se sentir revigorado e energizado durante todo o dia. Seus nutrientes irá ajudá-lo a parecer mais revigorado e jovem. Ele fornece um impulso de energia.

14. Combate os Radicais Livres:

Envelhecimento acontece devido à oxidação. Mangostim é preenchido com antioxidantes tais como catequina (o antioxidante encontrado no chá verde). Isso ajuda a combater os radicais livres. Por isso, começar a consumir Mangostim para parecer mais jovem para sempre.

15. Acaba com as Acnes:

Os Mangostim tem propriedades antibacterianas naturais e compostos antimicrobianos, que são altamente eficaz no tratamento de muitos problemas de pele comum. Acne, manchas da pele, pele oleosa e pele seca pode ser curada pelo consumo de Mangostim.

Mangostão Fruta

16. Combate os Distúrbios do Sono:

as Xantonas do Mangostim diminuem a ansiedade, controlam a quantidade de cortisol, além da melatonina, recuperam o metabolismo apropriado, compensando o equilíbrio de aminoácidos.

17. Auxilia na Produção de Hemoglobina:

Mangostão auxilia na produção de hemoglobina, responsável por levar o ferro para todas as partes do corpo.

18. Melhora a Saúde da Pele:

Mangostão é capaz de metabolizar as Proteínas que são consumidas, isso faz com que a pele se torne mais elástica.

19. Acelera o Emagrecimento:

Para quem sofre com a compulsão alimentar o Mangostão pode ser uma ótima alternativa de tratamento. Pois ela possui a capacidade de normalizar as funções metabólicas de modo que uma pessoa volte a apresentar um apetite normal.

20. Melhora a Visão:

Mangostão  é capaz de combater inflamações crônicas e doenças que possam afetar a retina. O quê significa que ela também irá proteger a sua visão.

21. Ajuda no Tratamento da Síndrome de Down:

O Mangostão é essencial para portadores de Síndrome de Down, pois ajuda na diminuição das perdas cognitivas, além da melhora do tempo de reação e memória.

22. Diminui os Níveis de Homocisteina no Sangue:

Segundo pesquisas, o Mangostão é capaz de diminuir os níveis de homocisteina no sangue, um tipo de colesterol que está relacionado diretamente às doenças cardíacas.

23. Previne o Câncer:

Os antioxidantes presentes no Mangostim ajudam a parar o câncer, bem como outras doenças cardiovasculares. Este é um antioxidante forte e eficaz que protege o corpo dos radicais livres, que causam estresse oxidativo, ou “ferrugem celular” que pode resultar em patrocínio de doenças médicas graves.

24. Controla a Pressão Sanguínea:

O Mangostão proporciona proteção contra distúrbios cardíacos coronários e derrames cerebrais, porque é uma parte vital dos fluidos corporais e células, também controla a pressão arterial e a freqüência cardíaca.

25. Combate a Doença de Alzheimer:

Entre as vantagens de saúde mais significativas do Mangostão é a sua eficiência no tratamento da doença de Alzheimer. Esta desordem é acompanhada pelos sintomas como confusão, perplexidade e problemas de lembrança.

26. Excelente Anti-inflamatório Natural:

Devido à presença de xantonas, que são poderosos antioxidantes, o Mangostão ajuda no tratamento de processos inflamatórios.

27. Fortalece o Sistema Imunológico:

Rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, o Mangostão fornece às células do sistema imunológico nutrientes essenciais para o seu bom funcionamento;

28. Reduz o Colesterol:

A dieta embalada no Mangostão é útil para diminuir a quantidade de colesterol ruim no corpo. Além disso, ajuda a restringir a quantidade de triglicerídeos para lidar com o funcionamento apropriado do coração.

fruta Mangostão 

Outros Benefícios do Mangostão Para Saúde:

Além dos benefícios citados acima o Mangostão desempenha outras funções em diversas partes do corpo, trazendo benefícios como:

  • Problemas digestivos e gastrointestinais;
  • Dores nas articulações;
  • Doença de alzheimer;
  • Doença de parkinson;
  • Envelhecimento precoce;
  • Problemas no sistema imunológico;
  • Ação inibidora sobre enzimas nocivas;
  • Diminuição da fadiga e diabetes.

Como se Come o Mangostão:

O Mangostão pode ser consumido em forma de suco concentrado, mas também pode-se comer a polpa branca que envolve as sementes no seu interior.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 31 Benefícios do Aspargo Para Saúde

Os 40 Benefícios do Feijão Para Saúde