Benefícios das Plantas

Cambuí – Origem, Benefícios e Como Usar!

Cambuí – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, o Cambuí pertence à família Myrtacea e é também conhecia como pedra-hume-caá, pedra-hume-caá e pedra-ume-kaa. A parte da planta que pode ser usada para tratamentos alternativos são suas folhas, cascas e raiz. As propriedades medicinais que a planta possui servem principalmente para quem enfrenta problemas como descontrole do colesterol, diarreia, diabete, enterite, problemas renais, inflamação no ovário e útero, hemorroidas e ainda pode ser um forte aliado para quem está em processo de emagrecimento.

Cambuí

O Cambuí é um excelente antidiabético, hipoglicemiante e ajuda a reduzir substâncias que provocam constrição. Mas apesar de trazer tantos benefícios para à saúde, a ingestão do chá da planta não é aconselhado para crianças. Veja tudo sobre esta planta:

Origem da Cambuí:

Pertencente a família das Myrtaceae e tendo como nome científico myrcia sphaerocarpam, a Cambuí é mais uma planta que pode ser usada no tratamento de problemas que atingem à saúde humana.

Também chamada de insulina-vegetal, pedra-ume-kaa ou pedra-hume-caá, a planta ainda é pouco conhecida, mas suas utilizações acabam por dar uma “boa fama” à erva. Confira agora mesmo:

Propriedades Medicinais:

As principais propriedades da Cambuí incluem:

  • Adstringente;
  • Antidiabético;
  • Antisséptico;
  • Hipoglicemiante.

Benéficos da Cambuí:

Através das propriedades medicinais indicadas anteriormente, a Cambuí é indicada para controlar as taxas de colesterol ruim, bem como manter a diabetes normalizada. Ainda pode ser usada no tratamento de diarreia, problemas renais e hemorroidas.

Além disso, a planta serve como um método de emagrecimento seguro, basta associá-la a uma alimentação equilibrada e à prática de exercícios físicos. Mas os benefícios da Cambuí não param por aqui, tendo em vista que ela ainda é considerada uma aliada das mulheres, eliminando inflamação de útero e de ovário.

Como fazer o Chá de Cambuí:

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa da Cambuí picada;
  • 200 ml de água.

Modo de Preparo:

  • Coloque a água para ferver e acrescente as colheres com a planta picada.
  • Depois que o líquido atingir a fervura, desligue o fogo e abafe o recipiente por dez minutos e depois consuma.
  • Procure ingerir o chá 4 vezes ao dia, principalmente se você sofre de diabetes.
  • Caso você utilize as folhas, faça o chá por infusão.
  • Mas caso prefira usar as cascas ou raiz, prepare a bebida a partir da decoção.

Contraindicações:

É preciso desmistificar a ideia de que produtos naturais, por estarem livres de intervenções químicas, são ideais para todos os tipos de organismo.

Esta afirmativa está totalmente equivocada, tendo em vista que existem algumas pessoas que não podem fazer uso destes produtos devido as substâncias encontradas neles serem nocivas para seus corpos.

Desta forma, vale salientar que Cambuí não é indicado para grávidas, mulheres que estão no período de amamentação e crianças. Além disso, é imprescindível ressaltar que todo e qualquer tratamento deve ser feito com o acompanhamento médico, independentemente das condições e idade do paciente.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.