Iboga – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Iboga – Origem, Benefícios e Como Usar para sua saúde! Além disso, A Iboga é um arbusto nativa da África equatorial, que cresce no vale do rio Muni, nos bosques tropicais do Gabão, no Congo e em quase todo território equatorial-oeste do Continente Africano.

Também é utilizada por diversas seitas e religiões africanas, em especial pelos curandeiros, xamãs, professores e mestres da religião Bwiti, originária da República do Gabão.

ibogaA Iboga, também popular como eboga, eboka, ébogé ou liboka, é uma planta conhecida pelas suas propriedades anti-aditivas que tratam problemas de dependência de drogas como crack, cocaína, álcool e cigarro, por exemplo.

Essa é uma planta que está proibida no Brasil, mas que é popular pela capacidade de desintoxicar o organismo e atenuar os sintomas de abstinência, podendo ser útil no tratamento da dependência química (como citamos acima).

O seu nome científico é Tabernanthe e a parte mais usada é a raiz da planta em forma de pó. O seu principal componente ativo é a ibogaína, que pode ser extraída a partir da raiz da planta.

Benefícios da Iboga:

Embora ainda precise de comprovação científica, a planta pode ser recomendada para tratar diversos problemas como:

  • Ajuda no tratamento da depressão nervosa;
  • Reduz a fadiga e o cansaço;
  • Trata a febre causada por gripes e resfriados;
  • Ajuda a reduzir os sintomas de dependência de drogas;
  • Elimina a vontade de usar drogas.

Contudo, muitas das aplicações da planta ainda não se encontram cientificamente comprovadas, e por isso ela apenas deve ser utilizada sob orientação médica, sendo a sua utilização e venda proibida em diversos países como Estados Unidos da América, Brasil, Reino Unido, Bélgica e Suíça.

Porque a Iboga é Proibida no Brasil:

O uso da Iboga não é permitido no Brasil e em vários outros países porque não existem estudos comprovados cientificamente sobre a planta para segurança dos humanos. Além disso, a planta é tóxica, tem efeito alucinógeno e pode levar a doenças psiquiátricas porque atua diretamente no sistema nervoso central.

Há estudos que indicam que um tratamento de 4 dias com o chá de Iboga foi eficaz para eliminar a dependência química, no entanto já está comprovado que doses elevadas podem causar efeitos colaterais desagradáveis como febre, batimento cardíaco acelerado e até mesmo a morte.

 

Os 10 Benefícios do Suco da Taiuva Para Saúde!

cha de vinca menor beneficios

Chá de Vinca Menor – Origem, Benefícios e Como Usar!