Os 25 Benefícios do Óleo de Angelica Para Saúde

Revisado por

Formado em Medicina Geral pela USP!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Óleo de Angelica ainda são desconhecidos por muitas pessoas mas neste artigo você irá conhecer a importância dos nutrientes que essa Planta possui e que são fundamentais para nosso corpo. Entretanto, a Angelica archangelica é uma erva medicinal nativa do norte da Europa, a planta tem componentes bioativos. Acredita-se que ela é uma das poucas ervas medicinais originárias do hemisfério norte e era uma das plantas que sobreviveram à era glacial 8-10.000 anos atrás.

óleo de angelicaOs Vikings introduziram a Angelica na Europa quando faziam trocas com os europeu. A erva era um item importante de exportação da Islândia até por volta do ano 1500 e foi até usada como moeda no comércio.

A erva Angelica tem sido usado na Islândia por 1100 anos. A angelica estava entre os primeiros vegetais cultivados na Escandinávia e na maioria das fazendas da Islândia.

Tinturas e infusões de ervas foram feitas a partir da Angelica para tratar do estômago e doenças respiratórias e para se recuperar depois da doença.

Conta a história que o nome em latim Angelica archangelica, foi dado por um monge francês no século 17. Diz que este monge teria sonhado com o Arcanjo Rafael que apontou para a erva como a cura a praga.

A Angelica archangelica era a erva favorita usada em rituais de cura pagãos, oferecendo poderes mágicos de proteção.

Angelica é amplamente utilizado na medicina herbal. Os constituintes principais da Angelica são óleos voláteis, ácido valérico, ácido angélico, angelicina, safrol, escopoletina e ácido linoleico, tornando-se útil no tratamento da febre, resfriados, tosse, cólicas flatulento e outros distúrbios do estômago.

Uma infusão medicinal feita a partir do caule, semente e raíz é carminativo, emenagogo, diaforético, sedativo, digestivo e tônico. Angelica é utilizada para controlar a obstrução da menstruação e não deve ser tomado em grandes quantidades por mulheres grávidas.

A raíz da Angelica contém Vitamina B12, Zinco, tiamina, sacarose, riboflavina, potássio, magnésio, ferro, frutose, glicose, e muitos outros minerais.

Externamente é utilizado para fazer gargarejo para dor de garganta e boca e como um cataplasma medicinal para ossos quebrados, inchaços, coceiras e reumatismo.

Estudos científicos atribuíram as propriedades medicinais do Óleo de Angelica aos seus constituintes bioativos que incluem angélica, ácido angélico, ácido valérico e safrole. Além disso, a erva contém Vitamina B1, Vitamina B2 e Vitamina B12ferromagnésiopotássio e zinco. Então, confira agora Os 25 Benefícios do Óleo de Angelica Para Saúde:

1. Fortalece os Músculos da Bexiga:

A bexiga hiperactiva e a noctúria são um problema urinário comum em adultos mais velhos. Ao fortalecer a bexiga, Óleo de Angelica ajuda a reduzir o vazamento da bexiga. A erva contém um fitoquímico chamado isoquercitrin, que bloqueia as atividades de moléculas inflamatórias na bexiga que estimulam a contração involuntária da bexiga.

2. Possui Propriedades Calmantes:

O efeito relaxante do Óleo de Angelica auxilia na expulsão de gases do intestino. Ele relaxa os músculos intestinais e abdominais e permite a passagem dos gases pelo intestino, o que é muito mais saudável que deixá-los evoluir e ir em direção ao torso.

Isso promove grande alívio a problemas relacionados ao excesso de gases, como indigestão, dores de estômago, dores de cabeça, câimbras, flatulência, náusea e pressão alta.

3. Ajuda no Tratamento de Lesões Bucais:

Enxaguar a boca com chá de Angelica ajuda a curar as feridas bucais. A propriedade antimicrobiana da erva ajuda na supressão do crescimento dos micróbios que causam lesões bucais dolorosas.

4. Purifica o Sangue:

É um termo que se refere à purificação do sangue. O Óleo de Angelica desempenha essa exata função com grande eficiência.

É considerado um diurético (promove a urinação) e um sudorífico (promove o suor), e possui a capacidade de acelerar a expulsão de toxinas como o ácido úrico e outros (sal, água, gordura e bile) através do suor e urina.

Portanto, também provê alívio de sintomas associados ao acúmulo de alguma dessas substâncias no organismo. Dessa forma, esse óleo também é capaz de reduzir a pressão arterial e a gordura (protegendo o coração) ao mesmo tempo em que atenua problemas como o reumatismo, artrite, gota e cálculos renais.

óleo de angélica benefícios5. Promove uma boa Digestão:

O Óleo de Angelica também promove a digestão ao estimular a secreção de sucos digestivos como ácido e bile no estômago. Ele também viabiliza um próprio movimento da comida através dos intestinos e absorção do alimento digerido.

6. Alivia os Sintomas da Menstruação:

Esse óleo também estimula a liberação da menstruação obstruída e a torna mais regular. Como um bônus, mulheres podem obter alívio de outros sintomas associados ao período, assim como dores de cabeça, cólicas, náusea, vômitos e fadiga.

7. Atua como Expectorante Natural:

Sendo um expectorante, o Óleo de Angelica limpa o acúmulo de muco no trato respiratório e combate infecções que causam resfriados, promovendo, dessa forma, alívio de tosses, resfriados, sinusite e congestão pulmonar.

8. Ajuda a Aliviar os Sintomas  da Febre:

Esse Óleo de Angelica é capaz de reduzir a febre ao combater as infecções que a estejam causando. As propriedades sudoríferas e diuréticas também contribuem para esse efeito, já que a remoção de toxinas do corpo acelera o tempo de recuperação de infecções. O suor também ajuda a reduzir febres.

9. Atua como Estimulante Natural:

O Óleo de Angelica também age como um tônico para os nervos. Ele é eficaz no tratamento de aflições nervosas e desordens e no fortalecimento de nervos.

Sendo um relaxante e um estimulante ao mesmo tempo, ajuda a sedar as aflições nervosas e relaxa os nervos em casos de choque e hiper reatividade, enquanto também os estimula a entrar em ordem para nos tornar mais ativos e alerta.

10. Protege o Fígado:

O Óleo de Angelica provê boa proteção ao fígado e torna sua função melhor ao estimular secreções do órgão. Ele também protege o fígado de infecções e ajuda a curar feridas nele, se houver alguma presente.

11. Possui Propriedades Relaxantes:

Esse óleo possui efeito relaxante no corpo, mente e sistema nervoso. Isso se torna particularmente benéfico em situações de choque, depressão, ansiedade, raiva e hipertensão.

12. Ajuda no Tratamento de Ulceras:

O Óleo de Angelica mantém o estômago em um bom ritmo ao preservar o equilíbrio dos ácidos e bile e o proteger de infecções. Ele também ajuda a curar qualquer tipo de ferida ou úlceras que estejam presentes no órgão.

13. Fortalece o Sistema Imunologico:

Esse óleo promove o ótimo desenvolvimento da saúde, estimula o crescimento e fortalece o sistema imune do corpo.

14. Auxilia no Processo Metabolico:

Ao contrário de sua propriedade como relaxante, o Óleo de Angelica também funciona como estimulante para os sistemas do corpo.

Ele estimula a circulação sanguínea, a secreção de hormônios, enzimas e outros sucos, assim como estimula o processo metabólico, incluindo a digestão, absorção e excreção de alimentos.

angelica15. Ajuda no Tratamento de Doenças de Pele:

A planta ou erva pode ser usada para limpeza de pele e para o tratamento de diversas doenças da pele e tornar a pele mais suave, mais clara e mais saudável. Para fazer uma lavagem completa no rosto, misture 2 xícaras de suco de aloe vera com 8-10 gotas de tintura de Angelica raiz.

Depois de os dois ingredientes são misturados, a mistura usar para tratar a acne. Ele também pode ser usado para efeitos de limpeza. O uso de torna a pele a curar mais rapidamente, fazendo a pele absorver os nutrientes úteis facilmente.

Os resultados serão surpreendentes se o limpador facial é usado duas vezes por dia, de manhã e à noite. Ela não só remove a acne, mas também os impede de voltar.

16. Pode ser usado no Banho:

Angelica pode ser usado no banho e que realmente ajuda a acalmar a pele naturalmente. Um banho pode ser preparada por adição de 2 chávenas de infusão Angelica em água quente. O óleo de coco também pode ser adicionado para a obtenção dos melhores resultados. Tendo este banho alivia a inflamação, suaviza a pele e ajuda a tratar eczema

17. Promove um Cabelo Saudável:

Angelica tem sido utilizado para o tratamento da perda de cabelo durante séculos pelos chineses. Enriquecido com Vitamina E, que ajuda a estimular a circulação de oxigênio no corpo e couro cabeludo.

Isso ajuda a promover o metabolismo e repõe o fornecimento de nutrientes no corpo, que são essenciais para o crescimento do cabelo. Isso ajuda a oxidar sangue, o que eventualmente ajuda na oxidação de células ciliadas. Além disso, promove a regeneração das células ciliadas danificadas

18. Alivia os Sintomas da TPM:

Usando Angelica pode vir a ser uma bênção para as mulheres que sofrem de cólicas menstruais. Ela ajuda a equilibrar o nível de hormônios, que por sua vez proporciona alívio de dores severas.

19. É um Excelente Diurético:

Essa propriedade pode ser uma bênção para aqueles que estejam sofrendo de falência renal crônica, excesso de água no corpo, cálculo renal, obesidade, hipertensão e sintomas associados ao acúmulo de toxinas no corpo, como reumatismo, artrite e gota.

Como um diurético, o Óleo de Angelica aumenta a frequência e quantidade de urina, o que ajuda a remover o excesso de água, sais, gordura e toxinas. Isso provê proteção efetiva dos sintomas discutidos acima.

20. Ajuda na Digestão:

Angelica segrega sucos digestivos, que são úteis na promoção da digestão e ajuda na absorção dos alimentos. Dá alívio de flatulência como efetivamente expele gás do corpo.

21. Ajuda a Eliminar Toxinas:

O suor pode ser a causa de muito incômodo para a maioria de nós, mas, na verdade, é uma das coisas mais benéficas à saúde. Isso se deve ao fato de o suor ser um método natural de remover toxinas e produtos em excesso do corpo.

Ele não é só uma água salina com odor ruim. À parte da água e sais (como o cloreto de sódio e magnésio), o suor também contém sebo, gordura, ácido úrico, bile e outros elementos tóxicos que não são bem vindos no corpo.

Suar também ajuda a aumentar o nível de potássio no corpo, reduzindo a pressão arterial, o conteúdo de gordura e auxiliando na perda de peso. Além disso, remover ácido úrico e outras toxinas do organismo traz alívio de reumatismo e artrite.

22. Alivia Dores no Corpo:

Se aplicada externamente, ajuda a diminuir a sensação de dor nos ossos (como nos casos de reumatismo).

23. Combate a Cirrose:

Os constituintes amargos da Angelica são benéficos para a saúde do fígado. Estudos experimentais confirmaram a atividade hepatoprotectora da Angelica. Isso ajuda a melhorar a função hepática e é considerado benéfico para pessoas que sofrem de hepatite e cirrose hepática.

24. Alivia a Congestão Pulmonar:

As propriedades antivirais e antimicrobianas da Angelica tornam a erva ideal para o tratamento da dor de garganta. Gargling com a decocção da raiz Angelica ajuda a fornecer alívio rápido da infecção da garganta.

Além disso, Angelica também atua como expectorante. Isso ajuda na expulsão de fleuma dos pulmões, proporcionando alívio da congestão pulmonar.

25. Atua como Antiespasmódico:

Onde há espasmos, há também câimbras, tosses, dores, diarreia, aflições nervosas e convulsões. Mas… o que é um espamo? É uma contração involuntária e imprevista no trato respiratório, músculos, nervos, vasos sanguíneos e órgãos internos, resultando em tosses severas, câimbras, convulsões, obstruções nos vasos, dores estomacais e no peito, e outros sintomas.

O único jeito de atenuar o sintoma é induzir o relaxamento das partes afetadas, e isso, o Óleo de Angelica pode fazer. Esse óleo alivia os espasmos e oferece alívio dos dolorosos sintomas descritos acima.

Benefícios do Óleo de Angelica Para SaúdeContra Indicações do uso do Óleo de Angelica:

Pessoas que possuem algum tipo de úlcera, mulheres grávidas ou no período de amamentação, crianças que apresentam problemas neurológicos (como a epilepsia) e pessoas que já o tem ou apresentam sinais de mal de Parkinson.

Efeitos Colaterais da Angelica:

Não deve ser consumida em excesso (como qualquer outra planta), pois em altas doses o óleo dela é tóxico, podendo provocar paralisia no sistema nervoso e câncer na pele, pois pode causar dermatites ao contato solar, podendo evoluir bruscamente.

Lembre-se também de que nenhum tratamento, por mais natural que seja, deve ser feito sem a ajuda de um profissional.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 40 Benefícios da Amora Branca Para Sáude

Os 40 Benefícios do Suco de Aloe Vera Para Saúde