Os 45 Benefícios da Cebola Para Saúde

Os 45 Benefícios da Cebola Para Saúde!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios da Cebola Para Saúde são diversos e poucos conhecem. Além disso, a antiga origem das Cebolas abrange as partes ocidental e oriental da Ásia. Existem numerosas espécies de cebolas, o que basicamente significa que elas foram cultivadas em todo o mundo provavelmente ao mesmo tempo. Os registros sugerem que as Cebolas começaram a ser usadas na China de volta em 5000 AC.

cebola

Antigos egípcios eram conhecidos por reverenciar o vegetal, considerando sua forma esférica e anéis concêntricos um símbolo da vida eterna. Na verdade, a Cebola também foi usada em enterros egípcios antigos.

A Cebola pertencem à família allium e são amplamente cultivado é consumido em todo o mundo.

Tipos de Cebola:

A Cebola é tão amplamente utilizada que qualquer prato culinário de quase qualquer parte da terra tem o vegetal adicionado a ele. Sem dúvida há vários tipos de Cebolas, mas aqui, falamos sobre as mais comuns:

  1. Cebolas Amarelas: Elas têm carne branca de marfim que é cercada por uma pele marrom pesada. Elas têm um aroma forte e sulfuroso.
  2. Cebolas Doces: Elas têm uma pele mais leve e menos opaca que envolve um corpo maior e ligeiramente mais gordo do vegetal.
  3. Cebolas Brancas: Elas têm uma pele branca e papery, e são mais leves e mais doces do que as suas contrapartes amarelas.
  4. Cebolas Vermelha: Elas são leves e doces o suficiente para serem comidas cruas. A pele e a carne exteriores são uma magenta profunda.
  5. Shallots: Elas são menores e de pele marrom e têm carne roxa.
  6. Cebolas Verdes: São as Cebolas imaturas que ainda não formaram uma lâmpada.
  7. Alho-poró: Elas têm a forma de cebolas crescidas (a Cebola de pescoço comprido com uma pequena lâmpada) e geralmente são usados ​​em molhos e sopas.

Valor Nutricional da Cebola:

Ela fornece cerca de 45 calorias por 100 gramas do seu consumo. A Cebola contêm uma elevada porcentagem de água e é rica em hidratos de carbono e fibra dietética. Além disso, ela é rica em antioxidantes como fenóis e flavonoides. e as vitaminas e minerais como a Vitamina C, as Vitaminas do Complexo B, Ferro, o Cálcio, Zinco, Manganês e magnésio. Conheça agora, Os 45 Benefícios da Cebola Para Saúde:

1. Melhora o Sono:

A Cebola contem pré-bióticos, que de acordo com um estudo, podem melhorar o sono e até reduzir o estresse.

2. Benefício da Cebola Para Saúde do Coração:

A saúde do coração está entre os principais benefícios das Cebolas. Devido à presença de fibrinolíticos, ela oferece proteção cardiovascular, reduzindo o risco de formação de coágulos sanguíneos.

3. Favorece a Saúde Bucal:

A Cebola contêm tiosulfinatos e tiossulfonatos (os compostos de enxofre) que ajudam a reduzir as bactérias que causam a cárie dentária.

4. Previne o Câncer:

Ela é uma excelente fonte em compostos anti-cancerígenos. E contêm flavonoides e fenóis que auxiliam na prevenção e no combate das células cancerosas.

A quercetina e a antocianinas presente na Cebola diminuir o crescimento de tumores

5. Previne a Impotência Sexual:

As Cebolas são uma das ervas medicinais usadas no oeste de Uganda para gerenciar a impotência sexual e a disfunção erétil.

6. Auxilia no Tratamento de Resfriado:

Por ser rica em vitamina A e vitamina C, dão à Cebola a capacidade de diminuir os sintomas de doenças como a bronquite, resfriado e constipações.

7. Previne Doenças do Sistema Nervoso:

Seu alto teor em vitamina B, potássio, elementos extremamente necessários para a transmissão e geração do impulso nervoso, e o magnésio, que melhora o funcionamento do sistema nervoso e muscular, é ideal para melhorar esse setor de nosso organismo.

8. Benefício da Cebola Para Gravidez:

Ela é ideal durante a gravidez. Por quê?

A resposta é simples, “seu alto teor de folatos ajuda no crescimento e bom desenvolvimento do feto nas primeiras semanas de gravidez”.

9. Auxilia na Perda de Peso:

A Cebola é perfeita para incluirmos em nossa dieta, seja para emagrecimento ou por uma questão de cuidado com a saúde.

Devido ao seu baixo valor calórico e seu alto teor em fibra, é ideal numa dieta de emagrecimento, já que melhora o trânsito intestinal e depura, elimina as toxinas, evitando a retenção de líquidos.

10. Fortalece o Sistema Imunológico:

Os fitoquímicos presentes em quantidades significativas nas Cebolas atuam como estimulantes da vitamina C dentro do corpo.

Benefícios da cebola

A vitamina C aumenta seu sistema imunológico lutando contra toxinas e vários corpos estranhos que podem levar a doenças.

11. Equilibra o Açúcar no Sangue:

Por ofertar a glucoquinina, ela é um ótimo alimento para pessoas que possuem diabetes, isso porque, quando ela é consumida fresca, e proporciona o auxílio para o organismo se regular e melhorar a produção do suco pancreático.

12. Benefícios da Cebola Para Melhorar a Circulação:

Por apresentar um alto grau de quercetina, um importante flavonoide, ela favorece a circulação sanguínea. Além disso, seu teor de silício ajuda a prevenir trombose e o envelhecimento das veias e artérias.

13. Possue Propriedades Depurativas e Diuréticas:

O potássio e o baixo teor em sódio fazem com que a Cebola ajude a evitar a retenção de líquidos, liberando as toxinas do organismo. Além disso, é benéfica para os rins e a próstata.

14. Combate Inflamações Renais:

Se aplicada externamente, a Cebola pode atuar como antisséptico natural e é capaz de diminuir inflamações renais.

15. Melhora o Sistema Digestivo:

Graças à função de alcalinas, é possível a neutralização dos ácidos e na ativação da produção dos sucos gástricos fundamentais no processo de digestão.

As Cebolas também são ótimo estimulante e, por seus compostos antioxidantes, favorece a eliminação das toxinas acumuladas no cólon.

16. Regula a Pressão Arterial:

Quando consumida crua, ela até pode ter um sabor não muito agradável, entretanto, ajuda no controle da pressão arterial, bem como ajuda no tratamento da gota e dos cálculos renais.

Um ponto de alerta na vida dos hipertensos é a temida retenção de líquido devido ao excesso de sódio no organismo

17. Propriedades Analgésicas:

A mesma quercetina que colabora com a circulação sanguínea, também ajuda como um analgésico natural. Aliviando as dores de cabeça, artrites, bem como, nas articulações como um todo.

Ela também pode colaborar nas dores relacionadas a tensão musculares.

18. Previne o Envelhecimento da Pele:

As vitamina A, vitamina C e vitamina E têm grande potencial antioxidante, e podem evitar o envelhecimento precoce da pele causado pelos raios ultravioletas e pelo excesso de radicais livres.

A vitamina C ainda atua na produção de colágeno, a proteína indispensável para a firmeza da pele e a prevenção de rugas.

A quercetina e os compostos sulfuro-orgânicos também contribuem para uma pele macia e com menos marcas de expressão.

19. Auxilia no Tratamento de Acnes:

As qualidades antimicrobianas, antibacterianas e anti-inflamatórias da Cebola podem fazer maravilhas na sua pele.

É um anti-séptico poderoso que protege sua pele de bactérias causadoras de acne e outras infecções cutâneas. As Cebolas podem ser usadas no tratamento de acne e espinhas.

20. Benefícios da Cebola Para Reduzir o Colesterol:

Ela também promove a produção de HDL que é o colesterol bom que você precisa para se manter saudável.

21. Elimina as Caspas:

Cebola pode funcionar como um ótimo curandeiro de caspa. Pode matar as bactérias que promovem o crescimento da caspa.

cebolas

22. Benefício da Cebola Para Saúde dos Olhos:

O enxofre nas Cebolas melhora a saúde dos olhos. Ela estimula a produção de uma proteína chamada glutationa, que atua como um antioxidante.

Os níveis mais elevados de glutationa significam um risco reduzido de glaucoma, degeneração macular e catarata.

23. Ajuda a Aliviar de Dor de Estômago:

Elas têm propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianos propriedades que aliviam a dor de estômago. Isto é devido às saponinas que podem ser encontradas nelas.

24. Melhora a Saúde Cerebral:

Pesquisas sugerem que os antioxidantes nas Cebolas se ligam às toxinas nocivas no cérebro e liberam-nas do corpo. E os compostos contendo enxofre nelas podem diminuir a perda de memória relacionada à idade.

25. Reduz o Estresse Oxidativo:

A quercetina no vegetal pode prevenir doenças relacionadas ao estresse oxidativo.

26. Trata as Picadas de Insetos:

A Cebola pode ser usada para acalmar picadas insetos. As propriedades anti-inflamatórias dela ajudam a reduzir a queimadura, coceira e inchaço causadas pelas picadas de insetos e insetos.

27. Promove o Crescimento do Cabelo:

As Cebola são boas para o crescimento do cabelo, ela contém enxofre, que também é encontrado em aminoácidos. E a queratina (uma proteína importante) também é rica em enxofre e é necessária para cabelos fortes. O que, por sua vez, auxilia na produção de células da pele saudáveis ​​e, crescimento do cabelo.

28. Alivia Dores da Atrite:

Este vegetal é um ótimo alimento anti-inflamatório, e é uma das melhores escolhas vegetais se você sofre de doenças inflamatórias dolorosas, como artrite.

29. Benefício da Cebola Contra Anemia:

A anemia, também conhecida como deficiência de ferro, pode ser prevenida pela inclusão de Cebola em sua dieta.

30. Melhora os Sintomas da Menopausa:

Elas ajudam durante a menopausa enquanto apoiam o fígado e se livram dos hormônios de resíduos. Tomar cálcio suficiente também é imperativo durante este período.

cebola benefícios

Outros Benefícios da Cebola:

  • Alivia a tosse;
  • Auxilia no tratamento da asma;
  • Combate alergias;
  • Alivia dores de ouvidos;
  • Ajuda no tratamento da cólera;
  • Combate a queda de cabelo;
  • Aumenta a energia;
  • Clareá a pele;
  • Elimina piolhos;
  • Aumenta a hemoglobina;
  • Estimula o funcionamento dos rins;
  • Eleva os níveis de testosterona;
  • Combate a prisão de ventre;
  • Combate inflamações;
  • Alivia dores de dente.

Efeitos Colaterais:

As Cebolas são muitas vezes seguras e não causam efeitos colaterais graves, no entanto, um consumo elevado pode desencadear sintomas de refluxo ácido, causar mau hálito, odor corporal, micção frequente e pedras nos rins.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 30 Benefícios do Durian Para Saúde

beneficio do caqui

Os 40 Benefícios do Caqui Para Saúde