Os 40 Benefícios do Cuscuz Para Saúde!

Os 40 Benefícios do Cuscuz Para Saúde!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Cuscuz Para Saúde que devemos conhecer. Além disso, o cuscuz é cheio de nutrientes que seu corpo precisa. Comer cuscuz também pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea. Ao planejar um plano de refeições nutritivas, o cuscuz é um exemplo perfeito de alimentos ricos em carboidratos, fornecendo 12% de sua RDA em um único copo.

Cuscuz

Conteúdo do Artigo:

O que é Cuscuz?

Nós importamos o cuscuz da culinária lá do Oriente Médio. Ele pode ser doce ou salgado, e servir como sobremesa, salada e acompanhamento, entrando no lugar do arroz. Por causa dessa versatilidade, ele costuma fazer parte do cardápio de muita gente.

O consumo do cuscuz garante uma série de benefícios para a saúde, pois ele é composto por muitos nutrientes que fazem bem para o organismo. Por isso, deixar o cuscuz fazer parte da sua dieta é uma ótima maneira de se manter saudável.

O cuscuz é um alimento bastante conhecido e consumido no Brasil, principalmente na região Nordeste do país. Saboroso e nutritivo, o quitute também é bastante versátil, uma vez que pode acompanhar diversos ingredientes, desde carne vermelha a leite. Tudo depende da preferência e do objetivo de cada um.

A base do cuscuz é o flocos de milho, cereal rico em carboidratos complexos, fibras, Vitamina A e Vitamina B1 e Ácido fólico. O cuscuz também pode ser inserido no cardápio daqueles que desejam emagrecer e ganhar massa magra.

Valor Nutricional do Cuscuz:

A maioria dos benefícios para a saúde associados ao cuscuz deve-se ao seu impressionante conteúdo mineral e vitamínico, incluindo Selênio, Tiamina, Niacina, Ácido fólico, Cálcio, Fósforo, Potássio, Magnésio, Folato e Manganês. Agora, confira Os 40 Benefícios do Cuscuz Para Saúde:

1. Ajuda no Desenvolvimento da Massa Muscular:

O Selênio é um nutriente importante para o desenvolvimento dos músculos. Estudos demonstraram que a deficiência de Selênio no corpo pode causar fraqueza muscular, fadiga anormal ou exaustão. Portanto, o cuscuz é uma grande fonte de Selênio e pode ajudar no desenvolvimento da sua massa muscular.

2. Fonte de Energia:

As calorias são uma fonte de energia para o nosso corpo. Uma pessoa normalmente precisa de aproximadamente 2.000 calorias para realizar as atividades diárias e um prato de cuscuz possui 170 – 180 calorias aproximadamente.

3. Evita Arritmias Cardíacas:

Além disso, o cuscuz é uma fonte de Potássio que é outro nutriente essencial. O Potássio reduz a pressão arterial e beneficia pacientes com alto risco para várias doenças cardiovasculares. O Potássio também ajuda na batida normal do coração e evita arritmias cardíacas e outras irregularidades perigosas no ciclo constante do coração.

4. É um Aliado dos Vegetarianos:

O cuscuz é particularmente um favorito dos vegetarianos e veganos, pois eles perdem algumas das principais fontes de proteína, como carne e produtos lácteos.

5. Melhora o Funcionamento do Cérebro:

Outro nutriente importante encontrado no cuscuz é a Colina, um nutriente que contribui para a saúde do cérebro, fígado e sistema nervoso. Lembrando que 1 xícara de cuscuz contém 5,2 mg de Colina.

6. Ajuda na Digestão:

Cuscuz

O cuscuz é um alimento rico em fibras que ajuda na digestão adequada dos alimentos e na saúde do sistema gastrointestinal, por estimular o movimento peristáltico – as contrações dos músculos que movem os alimentos ao longo do trato digestivo. A fibra também ajuda a estimular a absorção e retenção de colesterol HDL (“colesterol bom”) dentro do corpo.

7. Previne a Insônia:

Cálcio é muito importante para os seus ossos e dentes e evita a osteoporose. Mantém sua pele saudável e ajuda a prevenir insônia e doenças cardíacas.

8. Trata a Depressão:

O Magnésio presente no cuscuz é benéfico no tratamento de pessoas com diabetes, enxaquecas e Depressão.

9. Fácil Preparo:

É comumente usado da mesma maneira que é usado arroz ou macarrão, com carnes, vegetais e molho, facilitando seu preparo.

10. Cura de Feridas:

A cura de feridas, recuperação de doenças e cirurgia podem ser alguns dos momentos mais difíceis para seu corpo. O cuscuz pode acelerar a recuperação, pois fornece grandes quantidades de proteína. A proteína é parte importante da cicatrização de feridas, bem como no metabolismo de enzimas que auxiliam no reparo de feridas. O cuscuz é uma grande fonte proteica e é considerado um alimento dietético poderoso.

11. Fonte Natural de Selênio:

O Selênio é um dos minerais que não são fáceis de serem encontrados nos alimentos, mas da tabela acima, você pode ver que um copo ou 157 gramas de cuscuz pode atender até 62% da ingestão diária de Selênio.

12. Contém Compostos Antioxidantes Poderosos:

Uma das funções surpreendentes do Selênio é que ele atua como poderoso antioxidante, especialmente quando combinado com Vitamina C e Vitamina E.

13. Previne o Acúmulo de Placas em Vasos Sanguíneos:

Cuscuz

Placas em vasos sanguíneos podem ser fatais, pois perturbam a distribuição de sangue e oxigênio, além de forçar o coração a trabalhar com muita força.

14. Ajuda a Administrar o Nível de Colesterol:

O Selênio irá otimizar a produção de HDL ou colesterol bom, enquanto a fibra ajudará a ligar quantidades desnecessárias de LDL ou colesterol ruim para ajudar a administrar seu nível normal.

15. Reduz o Risco de Ataque Cardíaco e Derrame:

Como mencionado no ponto 3, a redução significativa de placas nos vasos sanguíneos melhorará a distribuição de sangue e oxigênio, o que reduzirá o risco de ataque cardíaco e derrame.

16. Regula a Pressão Arterial Eficazmente:

O traço de Potássio no cuscuz também é eficaz para regular a pressão arterial, certificando-se de que não há sódio excessivo na corrente sanguínea.

17.Previne Arritmias Cardíacas:

A combinação de Selênio e Potássio encontrada no cuscuz é ótima para prevenir algumas doenças cardíacas, incluindo arritmias cardíacas, mantendo o ritmo cardíaco normal.

18. Cuscuz é Ótimo Para o Coração:

Dos sete pontos mencionados acima, você pode concluir que o cuscuz em geral é excelente alimento para a saúde do coração. Em outras palavras, se você deseja ter um coração saudável, é altamente recomendável adicionar cuscuz à sua dieta diária.

19. Previne o Desenvolvimento de Células Cancerígenas:

Alguns estudos realizaram e mostraram que há correlação significativa entre o cuscuz e o risco de redução de certos tipos de câncer, como câncer de próstata e Câncer de pulmão.

20. Reduz o Risco de Câncer de Pulmão em Fumantes:

Todos os fumantes devem ter percebido que o Câncer de pulmão é como uma bomba-relógio, mas o cuscuz poderia ajudá-lo a reduzir sua taxa de risco.

21. Impulsionador Natural da Imunidade:

O Selênio é a razão pela qual o cuscuz é ótimo para o sistema imunológico, porque o Selênio poderia atuar como poderoso antioxidante para combater os radicais livres e, ao mesmo tempo, estimular a regeneração da Vitamina E e da Vitamina C.

22. Remove Toxinas da Corrente Sanguínea:

Não só lutando contra os radicais livres, o Selênio também é capaz de remover toxinas da corrente sanguínea. Além disso, a fibra dietética contida no cuscuz poderia ajudar a eliminar as toxinas de sua digestão para melhorar o metabolismo do corpo.

23. Essenciais Para o Metabolismo de Proteínas:

Um dos benefícios do cuscuz para a saúde é que ele contém quantidade suficiente de proteína para atender à sua ingestão diária e o Selênio é essencial para o metabolismo de proteínas, a fim de otimizar seu potencial.

24. Ótimo Para Construir Massa Muscular:

Um dos compostos essencialmente necessários para a massa muscular é a proteína. O Selênio no cuscuz ajudará a otimizar o metabolismo das proteínas para promover uma massa muscular mais saudável e mais forte.

25. Acelera a Cicatrização de Feridas Após a Cirurgia:

Cuscuz

O que você realmente precisa para acelerar a cicatrização de feridas é estoque suficiente de proteína para recuperar a cicatriz. Bem, como mencionado no ponto 13 e 14, o cuscuz é uma ótima fonte de proteína e Selênio para melhor desempenho do metabolismo proteico.

26. Excelente Alimento Para Perda de Peso:

Como alimento básico, o cuscuz é uma ótima fonte de energia, mas como alimento de baixa caloria, também é excelente alimento para perda de peso. Além disso, também é rico em fibra dietética para ajudar a otimizar a absorção de nutrientes e reduzir o estoque de gordura nas células.

27, Promove uma Digestão Adequada:

Como alimento rico em fibras, certamente ele é ótimo para o seu sistema digestivo. Ele ajuda a promover a digestão adequada para garantir a absorção ideal de nutrientes e evitar algumas deficiências nutricionais.

28. Previne Obstipação Efetivamente:

A fibra é a razão pela qual você poderia dizer adeus à constipação para sempre e, como mencionado no ponto anterior, o cuscuz é bastante rico em fibra e, claro, pode ajudar no tratamento eficaz da constipação.

29. Otimiza o Movimento Intestinal:

O movimento mais lento em seu intestino aumenta o risco de Constipação e algumas condições de digestão. Cuscuz contém fibra suficiente para garantir o movimento ideal do seu intestino para promover uma digestão mais saudável.

30. Raspadores Naturais Para Artérias:

Um benefício mais surpreendente do cuscuz é que ele possui fibra dietética, que poderia agir como raspadores naturais para as artérias e remover todas as placas, colesterol ruim e toxinas longe do seu corpo.

31. Equilibra o Nível de Fluido:

O Potássio tem uma função proeminente em ajudar seu corpo a equilibrar seu nível de fluido, já que seu corpo é composto de cerca de 90% de água.

32. É uma Grande Fonte de Proteína Para Vegetarianos:

Não é fácil para os vegetarianos obterem proteínas, já que a principal fonte de proteína é a carne. No entanto, cuscuz contém proteína suficiente para atender a ingestão diária de vegetarianos.

33. Contém Propriedades Antibacterianas:

Mais um benefício do cuscuz para a saúde é que ele contém algumas propriedades antibacterianas que são agentes antivirais eficazes.

34. Mantém Células Vermelhas Vermelhas Saudáveis:

Cuscuz tem alguns traços de minerais como Manganês e Ferro. Eles são excelentes minerais para manter os glóbulos vermelhos saudáveis ​​para o metabolismo ideal do corpo.

35. Aumenta os Níveis de Energia:

Todos os alimentos básicos devem ser grandes impulsionadores de energia, pois são ricos em carboidratos e o cuscuz não é a exceção.

36. Promove Ossos Saudáveis:

Cuscuz

Embora o traço de Cálcio não seja muito alto, mas o Selênio e a Vitamina K encontrados no cuscuz também são ótimos para promover ossos saudáveis.

37. Mantém Sistema Nervoso e Função Cerebral:

O Selênio é a razão pela qual seu cérebro está recebendo oxigênio suficiente para manter a saúde do sistema nervoso, bem como a função cerebral.

38. Regula o Açúcar no Sangue:

O cuscuz também é um dos alimentos que são ótimos para pacientes diabéticos, pois pode regular o açúcar no sangue de maneira eficiente.

39. Ajuda na Prevenção de Câncer:

O Selênio é um elemento muito benéfico do cuscuz que tem uma ampla gama de benefícios para a saúde, incluindo um papel fundamental nas vias metabólicas que levam à proliferação ou proteção de certos tipos de câncer. Estudos recentes associaram uma deficiência de Selênio no organismo ao aumento do risco de aparecimento de Câncer de próstata.

Quantidades adequadas de Selênio no corpo resultarão em qualidades anti-metastáticas e uma medida preventiva geral contra o câncer. O Câncer de próstata tem chegado mais da atenção até agora, mas estudos em andamento que ligam cuscuz e Selênio para outros tipos de câncer estão em andamento. O Selênio também é conectado para a prevenção de Câncer de pulmão nos fumadores e carcinogênese quando combinados com Vitamina E e Vitamina C.

40. Possui Propriedades Antibacterianas:

Algo relacionado à capacidade deste alimento de estimular o sistema imunológico é a sua qualidade comprovada como agente antibacteriano e antiviral. Tem sido demonstrado como um dissuasor sólido contra o vírus da herpes, células cancerosas, herpes labial e herpes zoster.

Ingredientes:

  • 3 copos de flocos de milho.
  • 1 copo de água (vá colocando aos poucos, até atingir o ponto necessário).
  • 1 pitada de açúcar.
  • Sal a gosto.

Para Acompanhar:

  • Pedacinhos de queijo (para colocar dentro da massa).
  • Presunto ou peito de peru.
  • Ovo frito ou cozido.

Modo de Preparo:

  • Em uma vasilha, adicione o flocos de milho e umedeça com a água e acrescente o sal e o açúcar.
  • Deixe descansar por uns 5 minutos. Em seguida coloque água na cuscuzeira até atingir a marca. (Toda cuscuzeira tem uma marca para água).
  • Transfira o flocos para a cuscuzeira. Colocando pedaços de queijo dentro, para que derreta.
  • Cozinhe por cerca de 10 minutos.
  • Sirva quente com manteiga, ovo frito e presunto e queijo.

Dica:

  • Coloque 1 colher de sopa de vinagre na água do fundo da cuscuzeira, isso vai evitar que a panela escureça.

Algumas Precauções de Cuscuz:

Cuscuz

Assim como outros alimentos básicos, o cuscuz é uma ótima fonte de carboidrato, embora, é claro, não exista uma maneira de odiar os carboidratos, pois, na verdade, é uma das grandes fontes de energia que você precisa fazer durante todo o dia. Além disso, alguma lista abaixo pode abrir seus olhos que mesmo super alimento como o cuscuz pode ter efeitos reversos que podem ser perigosos ou prejudiciais para sua saúde.

O cuscuz é ótimo para perda de peso, mas se combinar com outros alimentos de maneira errada, já que é bastante rico em carboidratos, por mais que as calorias contidas no cuscuz sejam baixas, consumi-lo de forma errada afetará seu peso significativamente.

Reação alérgica pode ocorrer para aqueles que têm história alérgica com produtos de trigo porque o cuscuz é feito de um dos tipos de trigo.

Neste momento existem muitas opções de cuscuz instantâneo, por isso tenha cuidado com a escolha dos produtos cuscuz devido a algumas propriedades de conservação que podem ser prejudiciais para a sua saúde.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Comigo Ninguém Pode – Origem, Benefícios e Como Usar!

Crajiru – Origem, Benefícios e Como Usar!