Benefícios das Plantas

Cardo Mariano – Origem, Benefícios e Como Usar!

Cardo Mariano – Origem, Benefícios e Como Usar esta planta de forma correta. Além disso, o Cardo Mariano possui ricas propriedades medicinais que promovem a saúde do corpo humano. O Cardo Mariano consiste numa espécie de planta com flor amplamente utilizada no tratamento natural de muitas doenças, sendo muito conhecida no Brasil e no exterior.

cardo mariano

As plantas medicinais são a aposta da vez para os que procuram tratamentos caseiros, mas não menos eficientes. A principal vantagem das plantas é, obviamente, sua composição natural. Isso significa que, além de serem medicinais, não irão trazer muitas irritações ou efeitos colaterais para o usuário. Basta conhecê-las bem, sabendo seus efeitos e a dosagem recomendada.

O Cardo Mariano, por exemplo, é uma planta medicinal que tem muito a oferecer. A seguir, iremos conhecê-lo melhor, entendendo quais são seus benefícios, como também suas contraindicações.

O que é o Cardo Mariano?

  • O nome científico atribuído a esta planta é Silybum marianum;
  • Ela tem suas origens na Ásia e na Europa, sendo pertencente à mesma família dos girassóis;
  • Outros nomes comuns conferidos a ela são: cardo-branco, santa-maria, cardo-santo, cardo-de-nossa-senhora e cardo-do-leite;
  • Essa planta já era utilizada pelos antigos povos para fins medicinais desde o século 4 a.C.
  • Entretanto, apenas no século 18 essa planta passou a ser utilizada no tratamento de doenças hepáticas;
  • Essa planta é composta por: silimarina, histamina, flavonoides, proteínas, óleos essenciais, açúcares e mucilagem;
  • A silimarina é a principal responsável pelos benefícios que esta planta proporciona ao fígado.

Origem do Cardo Mariano:

É uma planta nativa da Europa e da Ásia pertencente à família Asteraceae (membro da família do girassol). Pode ser conhecido também como santa-maria, cardo-branco, cardo-do-leite, cardo-de-nossa-senhora e cardo-santo. Suas folhas são verdes escuras, grandes e espinhosas.

Cresce entre 1,5 e 3 metros de altura. Assim que quebrados, as folhas e o caule dessa planta escorrem uma seiva leitosa. As frutas são pintadas, pretas ou cinzentas. O Cardo Mariano é utilizado como planta medicinal desde o século 4 a.C., porém, seu uso no tratamento de doenças hepatobiliares data do século XVIII.

Desde essa época, já se tinha conhecimento da forma que o Cardo Mariano age no fígado e na bílis. Porém, os usos do Cardo Mariano vão além dessa questão; pode ser utilizado até para a bronquite (veremos melhor a seguir) e como substituto para o café.

Propriedades do Cardo Mariano:

O Cardo Mariano é composto por açúcares, silimarina, flavonoides, histamina, óleo essencial, óleo fixo, mucilagem, proteínas e saponinas. Além desses princípios ativos, esta planta também é age como de Antisséptico; Aperiente; Antioxidante; Anti-inflamatório; Diurético; Tônico; Regeneradora; Colagoga; Depurativa; Digestiva. Então, confira Benefícios do Cardo Mariano Para Saúde:

Benefícios do Cardo Mariano Para Saúde:

  • Conhecemos as consequências da anemia, mas poucos sabem que o excesso pode provocar danos ao fígado. Neste caso, o Cardo Mariano atua como um poderoso antioxidante protegendo o fígado e promovendo a eliminação de ferro, através das fezes.
  • O Cardo Mariano protege o cérebro, alguns dos seus componentes são benéficos para lutar contra os radicais livres, que entre outras coisas contribuem para a degeneração do cérebro.
  • O Cardo Mariano é benéfico para o fígado, protegendo das toxinas, estimulando o crescimento de novos tecidos. Essa proteção é importante para eliminar os venenos biológicos.
  • Estimula a produção de uma substância denominada “glutationa” que tem a função de desintoxicação das células. Em estudos realizados com animais foi demonstrado que Cardo Mariano, promove o aumento de glutationa em 35% no estômago, fígado e intestinos. Também fortalece as membranas externas das células, ajudando para que as toxinas não penetrem.
  • De acordo com estudos recentes o Cardo Mariano pode ser benéfico contra o câncer, não que o Cardo Mariano mate as células, mas faz com que se comportem como células normais (pelo menos no câncer de próstata, que é o que foi objeto deste estudo). Por sua vez, potencializa a medicação usada contra o câncer.
  • Saiba que a planta estimula a produção de glutationa, uma substância cuja função passa por desintoxicar as células, fortalecendo as membranas externas das nossas células, protegendo-as das toxinas.
  • Em um estudo realizado em 1977 por cientistas alemães, descobriu-se que o Cardo Mariano tem propriedades para inibir a produção de colesterol, diminuindo o colesterol total e aumentando o nível de colesterol bom.
  • Saiba que graças às suas funções protetoras do nosso fígado, a planta pode ajudar a combater a diabetes.
  • Esta planta é um ótimo antioxidante natural capaz de combater o stress oxidativo causado pelos radicais livres, que como sabe, causam o envelhecimento precoce. Esta planta não para de nos surpreender!
beneficio do cardo mariano

Como Usar o Cardo Mariano:

O Cardo Mariano pode ser utilizado de várias maneiras, servindo a diversas finalidades. Confira a seguir:

  • Chá das Folhas: Evita o enjoo se ingerido 8 dias antes de uma viagem;
  • Decocção: Ferva duas colheres de sopa de folhas do Cardo Mariano junto a ½ litro de água, durante 5 minutos. Beba em pequenos goles. Esta decocção favorece a digestão de alimentos ricos em gordura.
  • Tintura das Sementes: A tintura das sementes desta planta são usadas para tratar males da uretra, do útero e hemorroidas.

Receita do Chá de Cardo Mariano:

Para preparar o chá, use a proporção de duas colheres de sopa das folhas para cada meio litro de água. Em um recipiente, coloque a água e as folhas e leve ao fogo.

Quando alcançar fervura, cronometre aproximadamente cinco minutos e desligue em seguida. Tampe e deixe descansar por cerca de dez minutos, coando e consumindo em seguida. A dose indicada é de duas ou três xícaras ao dia, consumidos em goles pequenos e pausados.

Onde Encontrar o Cardo Mariano:

Hoje em dia, é muito mais simples consegui-lo do que em outros tempos. Em algumas farmácias com tendência naturista você poderá encontrá-lo sem problemas, assim como em vários ervanários e lojas similares. Como sempre, a opção de comprar o Cardo Mariano online é cada vez mais fácil você ainda o receberá na porta da sua casa.

Nem precisa falar, mas se você está sofrendo este tipo de problemas, deve consultar um especialista. É provável que até ele mesmo te estimule a consumir uma planta com tão boas propriedades. E o indicado é fazer isso sob seu beneplácito.

Efeitos Colaterais do Cardo Mariano:

O Cardo Mariano é contraindicado para crianças, indivíduos hipertensos ou que tenham problemas renais, úlcera e gastrite. Quando consumido em doses excessivas, o chá da planta pode causar queimaduras nas mucosas das vias digestivas, diarreias e vômitos.

As sementes desta planta não devem ser ingeridas em grandes quantidades e pode elevar a pressão arterial. Outros efeitos colaterais incluem náuseas, diarreias leves e problemas estomacais. Lembre-se que qualquer tratamento médico deve ser feito com o auxílio de um especialista.

Contraindicações do do Cardo Mariano:

Sim. Embora ela ofereça muitos (e importantes) benefícios para a saúde, o Cardo Mariano não é recomendado nas seguintes situações:

  • Gestantes;
  • Mulheres que estão amamentando;
  • Crianças;
  • Pessoas que sofrem de hipertensão ou demais problemas cardíacos;
  • Pessoas que sofrem de qualquer tipo de problema nos rins;
  • Pessoas que sofrem de úlcera ou gastrite;
  • Pessoas alérgicas a esta planta.
beneficios do cardo mariano

Recomendações:

Se estiver a tomar qualquer tipo de medicação, fale primeiro com o seu médico para o questionar se pode tomar Cardo Mariano, uma vez que poderá haver incompatibilidade com os medicamentos que possa já estar a tomar. Não abandone nenhum tratamento recomendado por um médico para começar a tomar esta planta.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.