Benefícios das Frutas

Os 40 Benefícios do Figo da Índia Para Saúde

figo da india

Os 40 Benefícios do Figo da Índia Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, o figo da Índia, de nome científico Opuntia fícus-indica, é uma planta também conhecida como cacto, figueira-da-índia, figueira-do-diabo e outros, pertencente à família das Cactaceae. Segundo especialistas e historiadores, o consumo desta planta teve início há cerca de 9.000 anos.

Na culinária, pode ser utilizado no preparo de sucos ou cozido para a preparação de geleias, caldas e doces. A cada 100g da fruta, a mesma fornece apenas 34 calorias. Para combater a asma e outros problemas respiratórios, recomenda-se ingerir a fruta assada ao forno. O suco do Figo da Índia é ótimo para aliviar problemas de tosse, também favorece o trabalho de intestino preguiçoso, agindo como laxante natural.

figo da índia

O figo da Índia possui propriedades: adstringente, antidiarreica, antiasmática, antiescorbútico, antiprostática, antirreumático, antitussígena, cardiotônica, colagoga, digestiva, diurética, emoliente, estimulante medular, hidratante, maturativa, mucilaginosa, sedativa, vermífuga e hipoglicêmica.

Os figos frescos são fontes de polifenóis, de flavonoides e antioxidantes, tais como caroteno, luteína, taninos, ácido clorogênico, e muitos outros. Pode ainda ser reconhecido como fonte de vitaminas de complexo B, como niacina, piridoxina, folatos e ácido pantoténico, contribuindo com o metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos.

Benefícios do Figo da Índia Para Saúde:

Valor Nutricional do Figo da Índia:

Possui polpa doce, geralmente de coloração amarela, com várias sementes. O figo da Índia é rico em açúcar (energia), potássio, magnésio, cálcio e vitamina C, A, B1 e B2. É muito utilizada na fabricação de produtos farmacêuticos, que são indicados para o tratamento.

1. Aumenta a Energia do Corpo:

O Figo da Índia contém muitas fibras e seu consumo pode ajudar nos níveis de energia do corpo. As fibras ingeridas são enviadas diretamente para os músculos, sendo reconhecida como uma fonte de combustível imediato.

2. Figo da Índia Combate a Fadiga:

Ajuda a combater à fadiga e colaborar com o efeito anabólico, aumentando ainda o rendimento nos treinos. As frutas que contêm açúcares naturais ajudam a aumentar os níveis de energia e melhoram o humor e os figos são uma boa fonte de açúcares naturais.

3. Figo da Índia Trata Bronquite:

Os produtos químicos naturais nas folhas da figueira tornam-nas um componente ideal para chá. O chá de folha de figueira foi prescrito popularmente para a bronquite e também é usado como forma de prevenir e diminuir os sintomas de pacientes com asma.

4. É um Poderoso Afrodisíaco:

A enorme quantidade de valiosas vitaminas e minerais pode resultar no súbito aumento de energia e resistência que dá nas pessoas uma “onda sexual”. Mergulhe 2-3 figos no leite durante a noite e coma-os pela manhã para aumentar suas habilidades sexuais.

5. Possui Propriedades Laxantes:

Possivelmente, um dos usos mais conhecidos dos figos é como um laxante natural. Eles têm um efeito desintoxicante. Portanto, Eles têm muita fibra, que cura rapidamente a constipação. Além disso, também contêm prebiótico que promove o crescimento de bactérias boas no intestino.

6. Reduz a Pressão Arterial:

Os figos são uma boa fonte de potássio, que é um mineral que pode ajudar no controle da pressão arterial e batimentos cardíacos. Portanto, os figos contêm quantidades importantes de ômega 3 e 6, que junto com o potássio, permitem combater diferentes problemas de saúde relacionados com o sistema cardiovascular, como é o caso da hipertensão arterial, risco de ataque cardíaco ou problemas coronários, entre outros.

7. Ajuda na Perda de Peso:

O figo pode ser considerado uma boa fonte de fibra dietética, essas fibras provocam a sensação de saciedade, o que reduz a fome, é indicado para o melhor gerenciamento de peso, consumir um ou dois figos antes das refeições pode ajudar você a se sentir saciado, o que o fará ingerir porções menores nas refeições seguintes.

8. Previne o Câncer de Mama:

Rico em fibras, o Figo da Índia reduz os efeitos no período de pós-menopausa das mulheres com isso reduz o risco de ocorrência de câncer de mama. Seu alto conteúdo de antioxidantes, vitaminas e minerais converte os figos em um alimento capaz de combater a ação dos radicais livres e prevenir o câncer de mama e de cólon.

9. Figo da Índia Controla o Diabetes:

Esse efeito do Figo da Índia não só se limita à ingestão da fruta, mas também das folhas ambas possuem propriedades antidiabéticas, o ácido clorogênico é um dos principais responsáveis por esses benefícios, é eficiente para o equilíbrio dos níveis de insulina necessários para as pessoas que sofrem com diabetes e necessitam da suplementação desta.

benefícios do figo da índia

10. Regula o Fluxo Intestinal:

Figo da Índia ajuda a promover a boa digestão graças ao seu teor de fibras e suave efeito laxante. Ele estimula o funcionamento regular do seu intestino mantendo-o mais limpo e saudável, já que haverá a eliminação regular de toxinas, suas sementes naturais promovem a eliminação de toxinas acumuladas no corpo, trata também as hemorroidas e fissuras do reto.

11. Combate a Anemia:

Ricos em Ferro, principal mineral para o controle de glóbulos vermelhos, os figos ficaram populares como um bom alimento para prevenir e reduzir a anemia, é recomendado principalmente para mulheres gestantes e crianças, pois devem manter os níveis de glóbulos vermelhos normais.

12. Melhora a Visão:

O Figo da Índia é excelente aliado para a manutenção da saúde da visão, consumir no mínimo três porções por dia de figo é possível reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade, que é a principal causa de perda de visão de adultos com idade mais avançada.

13. Possui Efeito Anti-Inflamatório:

Figo da Índia possue ações anti-inflamatórias específicas para todo o corpo, possui também uma enorme capacidade antioxidante que pode neutralizar radicais livres. Portanto, quando comparada, esta pode ser eficaz no bloqueio de crescimento de tumores, além de auxiliar na prevenção e tratamento de cancro da pele, ele pode também ajudar a tratar as úlceras estomacais e. Além disso, se aplicado topicamente, pode reduzir inflamações cutâneas.

14. Fortalece os Ossos:

Consumir figos regularmente pode favorecer os ossos, pois a fruta é rica em cálcio e potássio, nutriente fundamental para a prevenção de osteoporose, raquitismo, aumenta a densidade óssea e fortalece ossos e dentes.

15. Promove a Saúde do Coração:

Os antioxidantes presente no Figo da Índia ajuda a combater os radicais livres no corpo, que bloqueiam as artérias coronárias e causam doença cardíaca coronária. Portanto, esta fruta ajuda reduzir os níveis de triglicerídeos em seu sangue e contribui também para melhorar a saúde do seu coração.

16. Previne Doenças nos Olhos:

Consumir diariamente Figo da Índia pode reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade. Portanto, esta deliciosa fruta contém grandes quantidades de antioxidantes, carotenoides, Vitamina A, vitamina C e vitamina E, o que torna melhor a visão.

17. Benefícios do Figo da Índia por Conter Potássio:

O potássio é um mineral importante, que é necessário para o corpo e sua ingestão regular é dito para ajudar na manutenção da pressão arterial porque tende a negar os efeitos nocivos do sódio. Uma vez que vivemos em um mundo em que dependemos constantemente de alimentos processados, que possuem alto teor de sódio, é essencial uma dieta rica em potássio.

18. Figo da Índia Previne a Constipação:

O alto conteúdo de fibra presente nesta fruta ajuda na manutenção de um sistema digestivo saudável, assim também ajuda na prevenção da constipação. Além disso, as fibras são essenciais para a manutenção de movimentos intestinais regulares e as fontes de alimentos, que ajudam a aliviar a digestão quando consumidas regularmente.

19. Auxilia no Tratamento de Asma:

Esta fruta contem propriedades que hidratam a mucosa e drenam a fleuma, aliviando assim os sintomas da asma. Além disso, esta fruta também contêm compostos fitoquímicos que combatem os radicais livres, que, de outra forma, desencadeiam a asma.

20. Previne Doença Veneral:

Esta fruta é bastante conhecida por proporcionar alívio de doenças sexualmente transmissíveis em muitas culturas. Portanto, o Figo da Índia é conhecido por ter sido utilizado como um bálsamo calmante para doenças venéreas.

benefício do figo da índia

Outros Benefícios do Figo da Índia Para Saúde:

  • O Figo da Índia é uma excelente fonte de nutrientes para o corpo e a mente;
  • Além de proteger o corpo contra os radicais livres, fortalece o sistema imunológico;
  • O Figo da Índia também já foi associado à melhoria do humor;
  • Figo da Índia pode prevenir infecções urinárias;
  • Também já foi associado à melhoria do humor;
  • Figo da Índia pode prevenir e tratar infecções urinárias;
  • Ajuda na manutenção de um sistema digestivo saudável;
  • Ajuda na manutenção de um sistema digestivo saudável;
  • Age fortemente no sistema digestivo e é rico em probióticos;
  • Ajuda na redução do colesterol e na prevenção das doenças cardíacas;
  • O Figo da Índia também é ótimo para quem sofre de constipação;
  • O figo da índia ajuda emagrecer por ser uma fruta nutritiva e pouco calórica;
  • Ótima fonte de energia, o figo da índia é um alimento muito benéfico para pessoas que precisam de uma nutrição profunda;
  • Indicada para fortalecer os ossos por conter cálcio; fortalecer a visão e a pele por conter Vitamina A;
  • A ação antioxidante do figo da índia ajuda a combater o envelhecimento precoce da pele e hidratar;
  • Usada como diurético, alcalina e antiinflamatório, o figo da índia é indicado para combater cistite e inflamação das vias urinárias;
  • Ajuda no controle do colesterol e funcionamento intestinal por ser rica em pectina;
  • A vitamina E encontrada no Figo da Índia reforça os hormônios sexuais;
  • Inserir alimentos poucos calóricos e ao mesmo tempo nutritivos como essa fruta na dieta é uma boa alternativa para quem deseja emagrecer;
  • Outra vantagem da fruta é que ela é fonte de fibras.

Efeitos Colaterais do Figo da Índia:

Esta planta, assim como os demais remédios naturais e também os fabricados pela indústria farmacêutica, possui dois lados, isto é, um com benefícios e outro com malefícios. Portanto, este último só aparece quando o figo da índia é utilizado de maneira errada. Além disso, por esta razão é importante ficara atento as contraindicações desta planta, para não colocar a saúde em risco.

Portanto, grávidas, lactantes e crianças menores de 12 anos não devem ingerir o chá desta planta. Além disso, tendo em vista que os seus organismos ainda não estão preparados para receber os princípios ativos desta erva. Além disso, os demais pacientes que possuem interesse em usar este chá devem, antes de mais nada. Consultar um médico e saber qual é o real problema e se esta bebida pode inferir positivamente no quadro clínico.

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.