Vitamina B1 – Fontes, Benefícios e Deficiência

Vitamina B1 – Fontes, Benefícios e Deficiência!

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Graduado em Nutrição!

Especialista do Dr. Saúde

A Vitamina B1 atua como uma coenzima em muitas reações, como descarboxilação ou trancetolização. Essas duas reações intervêm no metabolismo do álcool e no metabolismo dos carboidratos. Na sua forma de trifosfato de tiamina, esta vitamina tem um papel de neurotransmissor. Os neurotransmissores são moléculas pequenas que atuam como mensageiros entre células nervosas.

Vitamina B1

O que é Vitamina B1:

A Vitamina B1 é uma vitamina solúvel em água que significa que tem a capacidade de ser solúvel na água.

Também é chamado de tiamina. Esta foi a primeira vitamina a ser descoberta. Esta vitamina é termicamente lábil, o que significa que é sensível ao calor.

Fontes de Vitamina B1:

Facilmente encontrada, está presente em uma grande variedade de alimentos. Também é possível obter através de suplementos encontrados em farmácias, casas de produtos naturais e lojas de produtos para treinos. Confira Algumas Fontes desta Vitamina:

Sendo assim confira agora os Benefícios da Vitamina B1 Para Saúde:

1. Possui Ação Antioxidante:

Vitamina B1 possui ação antioxidante, protegendo o nosso corpo da ação dos radicais livres, nocivas substâncias resultantes de reações químicas que acontecem no interior do nosso corpo. Deste modo.

vitamina ajuda a nos manter protegido, além de combater os efeitos do envelhecimento, ajudando assim a retardar a degeneração dos órgãos e a proteger a pele dos sinais da idade, como rugas.

2. É boa Para o Coração:

Vitamina B1 produz e estimula o neurotransmissor acetilcolina, que possibilita que as mensagens dos neurônios sejam transmitidas aos músculos, o que inclui o coração.

Assim, a vitamina proporciona que as funções do coração funcionem de forma regular, protegendo a comunicação entre o sistema nervoso e os músculos.

3. Ajuda na Perda de Peso:

apesar de indiretamente, a Vitamina B1 é capaz de ajudar na perda do peso, já que a substância ajudar a nutrição a se manter equilibrada por meio de um melhor funcionamento do sistema digestório.

Estimulando o aumento da secreção do ácido clorídrico por meio da ativação de enzimas, a vitamina contribui para a melhor absorção de nutrientes e a fome intensa e o acúmulo de gordura, duas reações de quando o corpo está carente de nutrientes.

4. Contribui Para o Aumento de Massa Muscular:

responsável pela síntese de glóbulos vermelhos, a Vitamina B1 contribui para o aumento de massa magra, já que os músculos recebem a quantidade necessária de oxigênio.

Ainda que de forma indireta, este processo possibilita o aumento de ganho de massa magra, já que os treinos de resistência são executados de forma melhor.

5. É boa Para a Saúde Ocular:

no que diz respeito à visão, os níveis de Vitamina B1 parecem estar relacionados à catarata, já que esta doença ocorre em menor número naqueles que consomem níveis adequados de Vitamina B1.

Este fator indica que pelo menos a Vitamina B1 proporciona o retardamento do desenvolvimento da catarata.

6. Melhora a Digestão:

a nossa digestão é beneficiada pela vitamina B1 por esta estimular a secreção do ácido clorídrico. Quando presente em quantidades adequadas, o ácido clorídrico contribui para que os nutrientes sejam melhor absorvidos, além de reduzir os problemas de digestão.

Vitamina-B1

Deficiência da Vitamina B1:

Por causa do papel central da Vitamina B1 para o metabolismo energético, a deficiência deste nutriente prejudica quase todas as funções importantes no corpo. Deficiência grave e prolongada de Vitamina B1 afeta o sistema nervoso, o coração e a função digestiva, dentre outras áreas.

O beribéri é uma doença nutricional causada por uma grande carência de tiamina no organismo, resultando em fraqueza muscular, problemas gastrointestinais, dificuldades respiratórias, perda de sensibilidade dos pés e mãos, confusão mental e até paralisia.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Leandro Almeida

Sou graduado no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 2011 e Mestre em Nutrição Clínica pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Portugal. Atualmente atendo em consultório particular no Brasil e atuo como editor no site Dr. Saúde.

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