Juá – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Juá – Origem, Benefícios e Como Usar de forma correta. Além disso, o Juá possui ricas propriedades medicinais que promovem e favorecem a saúde do corpo humano. Repleta de benefícios e propriedades para a saúde, a juá é uma planta que possui as folhas, frutos, cascas e raiz propicias para o consumo humano. A planta medicinal também é conhecida por joazeiro, joá, juazeiro, juá -de-espinho, jurupeba, jurubeba, juá – fruta, raspa – de – juá, enjoaá, enjuá, Juá – mirim, joazeiro e laranjeira-do-vaqueiro.

beneficios do jua

O Juazeiro é um pequeno arbusto, pouco exigente em relação do solo e bem resistente à falta de água. É uma planta que produz muito espinho em toda a sua estrutura; produz flores brancas ou roxas e seus frutos se assemelham a diminutas melancias.

Eles são arredondados, sem polpa, de cor laranja-avermelhado e atingem até 5 cm de diâmetro. Ele se adapta bem em qualquer tipo de solo, sendo encontrado em solos arenosos, secos, com muito ou pouco nutrientes.

O Juá é encontrado em beira de estradas, em pastagens, em meio à diversas lavouras, em quintais das casas de roças; sendo temido também como planta tóxica, pois suas sementes apresentam toxicidade e não podem ser ingeridas por animais, principalmente os equinos. Os criadores de gado consideram a planta como erva daninha, pois ela representa perigo para a criação de animais.

Origem do Juá:

O Juá (Solanum aculeatissimum) é uma planta típica da Mata Atlântica; encontrada em quase toda a América do Sul. Ela está presente em praticamente todas as regiões do Brasil, sendo muito popular junto às famílias das roças brasileiras.

árvore muito respeitada pelos caboclos, serve de alimento para o gado na seca, fornece frutos para alimentação humana, medicamento e madeira muito durável para a movelaria, cabos de ferramentas agrícolas, entalhes e carvão.

árvore é alta, de até 10 m de altura, muito bonita, frondosa, espinhosa. Esgalhada desde o solo, produzindo sombra para o gado e para o homem do sertão.

​O Juá é globoso, amarelo, comestível com pedúnculo orlado, lembra uma pitomba, porém menor, branco por dentro, doce, com 1 semente dura que se parte em duas metades. Conserva-se verde durante as secas, cresce lentamente e vivem mais de 100 anos.

​Há mais de 100 espécies e aparece em todas as regiões tropicais do mundo, sendo estas especies utilizadas na medicina popular de todos os países onde cresce.

Propriedades do Juá:

A planta possui inúmeros princípios ativos como amido, anidrido fosfórico, ácido betulínico, ácido oleamólico, amido, celulose, cafeína, óxido de cálcio, proteína, sais minerais, saponina, vitamina C, hidratos de carbono e anidrido fosfórico. Então, confira agora os Benefícios do Juá Para Saúde:

Benefícios do Juá Para Saúde:

  • Juá possui propriedade antibacteriana sendo usado na medicina popular para alívio de manchas na pele, urticária e furúnculos. O fruto verde é cortado ao meio, cozido e aplicado no local em forma de compressa.
  • O uso da Juá é indicado para pessoas que sofrem de problemas como febre, gengivite, má digestão e outras doenças no estômago, alguns problemas nos órgãos sexuais e vias urinária, além da placa bacteriana.
  • Um pó obtido da entrecasca da árvore é utilizado como pasta para limpeza dos dentes. Estudos farmacológicos apontam que o Juá pode ser mais eficaz do que os cremes dentais industrializados no combate à placa dental.
  • Recentemente, diversos produtos de higiene e estética industrializados vêm incluindo o juazeiro na composição de seus produtos, em geral, indicado como raspa de Juá.
  • A decocção das folhas e cascas da Juá podem ser usadas no couro cabeludo, para tratar caspas; como gargarejo, para tratar gengivite e a ingestão para tratar males no estômago.
  • Já a decocção feita a partir da raiz da planta ajuda a combater a má digestão, problemas nos órgãos sexuais e vias urinárias e ajuda a reduzir a febre.
  • O fruto Juá é comestível e rico em vitamina C, sendo muito apreciado pela população dos locais onde o juazeiro cresce nativamente, já que é uma das poucas plantas que persistem em climas extremos.

Como Usar o Juá:

  • Fitocosmética (Fabricação de): shampoos, loções (doenças de pele), produtos de higiene bucal;
  • Decocto de Folhas e Entre Cascas: lavar o couro cabeludo, gargarejo (gengivite etc.), males do estômago;
  • Decocção da Raiz: má digestão, febres e problemas nos órgãos sexuais e das vias urinárias.
  • Frutos: consumidos “in natura” ou na fabricação de geleias e doces.

Receita de Shampoo Natural de Juá:

Os ingredientes utilizados nestas preparações caseiras possuem propriedades antissépticas, antifúngicas e antibacterianas, que por si só promovem a conservação dos produtos. O óleo de copaíba também atua como antibiótico.

Ainda assim, por ser natural, é interessante conservar em geladeira e manter fora apenas uma quantidade pequena que sirva para utilização de poucos dias.

Algumas gotas de óleo essencial de cedro podem ser utilizadas como conservante natural, bem como óleo de cravo. Você pode variar as demais ervas de acordo com o resultado que desejar.

INGREDIENTES:

  • 500 ml de água filtrada
  • 3 colheres de sopa de raspa de Juá
  • 1 folha de babosa
  • 2 colheres de sopa de jaborandi
  • 2 colheres de sopa de alecrim
  • 8 cravos da índia
  • 1 colher de sopa de canela
  • 3 gotas de óleo de copaíba

MODO DE PREPARO:

  • Leve o jaborandi, o alecrim os cravos e a água para o fogo até atingir fervura. Desligue o fogo, tampe e deixe em infusão por cerca de 30 minutos.
  • Coe e bata este chá no liquidificador com a polpa da babosa.
  • Adicione a raspa de Juá, a canela, e o óleo de copaíba e misture bem. Coloque em frascos tampados e deixe descansar de um dia para o outro.
  • Trata e limpa os cabelos sem ressecá-los.

Receita de Pasta de Dente de Juá:

INGREDIENTES:

  • 2 colheres de sopa de raspa de Juá
  • 2 colheres de sopa de menta desidratada
  • 2 colheres de sopa de sementes de linhaça
  • 3 cravos da índia
  • 1 pitada de canela em pó
  • 1 xícara de água filtrada

MODO DE PREPARO:

Leve a linhaça a menta e os cravos para cozinhar junto com a água, em fogo baixo, por 5 minutos. Coe, adicione o Juá e a canela e misture bem. Aplique uma pequena quantidade sobre a escova de dentes e escove normalmente. Acondicione em recipiente tampado e conserve em geladeira.

Farmacologia do Juá:

A saponina encontrada nas cascas é responsável pela espuma e pela sua alta capacidade de limpeza. Por isso é usada na fabricação de sabonetes e shampoos. O juazeiro é uma boa fonte de ácido betulínico assim como 3 esteres derivados somente encontrados nele até agora.

O ácido betulínico é reconhecido há muito tempo como possuidor de atividade antibiótica moderada e atividade anticancerosa. Mas a descoberta de seus 3 esteres derivados no juazeiro revelaram agentes bactericidas potentes. Hoje em dia há pesquisas sendo realizadas com o ácido betulínico para tratamento e prevenção do melanoma humano.

Em um estudo clínico in vivo com cobaias marcadas com melanomas humanos, o ácido betulínico inibiu completamente o crescimento do tumor e sem toxidade. Em outro estudo in vitro o ácido betulínico inibiu a cultura de um carcinoma humano de boca e linhagens de células de melanoma humano.

jua

Embora o mecanismo não seja ainda conhecido, foi comprovada a eficácia do Juá para febres em geral. Cientistas brasileiros validaram seu uso como bactericida. E demonstraram sua atividade anti-inflamatória. E mais, o extrato da folha cura e previne as infecções bacterianas secundárias causadas pelo bicho-geográfico.

Contraindicações da Juá:

A ingestão do Juá é contraindicada para crianças menores de 12 e anos. Devido a presença de saponinas, o consumo da planta também deve ser evitado por gestantes e mulheres que estão em processo de amamentação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 15 Benefícios do Caroço de Graviola Para Saúde!

Os 20 Benefícios do Pinhão de Madagascar Para Saúde