Os 40 Benefícios do Chá de Capim Limão Para Saúde!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá de Capim Limão Para Saúde são diversos. Além disso, o capim limão ou também conhecido como Cymbopogon citratus é uma erva que é bem conhecida como seu sabor de limão e aroma cítrico. Esta erva também pertence ao Poaceae que é um tipo de família de grama. As características do capim limão são a forma como é uma planta tufada com folhas lineares crescem em cachos grossos. Além disso, esta grama alta e perene pode crescer até 3 metros de altura com um trecho de metros de largura.

Chá de Capim Limão

Capim Limão é nativo da Índia e outras regiões tropicais da Ásia. É usado para fins culinários e medicinais desde os tempos antigos. De fato, é causada pela presença de propriedades antibacterianas, antifúngicas e antimicrobianas que ele forneceu. Além dos usos culinários de capim limão, este também é ótimo para ser usado como uma espécie de bebidas, como chás, caril e sopas.

Mesmo, podemos encontrá-lo em produtos de carne, assados e pudim também. Além disso, é usado capim limão para os perfumes, polidores, velas e desodorantes. Na verdade, é devido à boa fragrância que forneceu, de modo que também é valioso para ser usado em sabonetes e produtos cosméticos. Neste ponto, os cheiros suaves e doces de capim-limão valem a pena ser incluídos na receita de bebidas, como sobremesas, e devem ser feitos para um agente aromatizante.

O Que é Chá de Capim Limão?

Como chá medicinal, o capim limão tem sido usado na antiga medicina ayurvédica indiana e na medicina chinesa há muito tempo. Atualmente, o capim limão é cultivado e destilado em Java, Ceilão, Malásia e América Central, usado principalmente nas indústrias farmacêutica e cosmética devido às suas propriedades anti-sépticas, antibacterianas e antivirais.

Com crescente popularidade em todo o mundo, esta cozinha asiática em particular ajudou o chá feito com capim limão a se tornar mais conhecido nos países ocidentais. Então, se você for à Tailândia ou simplesmente sair para comer comida tailandesa, experimente o Nahm Takrai, uma receita de chá de capim limão gelado, ideal para beber quando comer alimentos condimentados.

Valor Nutricional do Chá de Cpim Limão:

Então, sabe-se que o chá de capim limão é uma grande fonte de nutrientes essenciais, como Vitamina A, Vitamina B1 (Tiamina), Vitamina B2 (Riboflavina), vitamina B3 (Niacina), vitamina B5 (Ácido pantotênico), Vitamina B6 (Piridoxina), Folato e Vitamina C. Além disso, é um armazém aromático de minerais essenciais, incluindo Cálcio, Magnésio, Potássio, Fósforo, Manganês, Cobre, Zinco e Ferro. Agora, confira Os 40 Benefícios do Chá de Capim Limão Para Saúde:

1. Bom Para Digestão:

O chá de capim limão tem uma energia refrescante que ajuda a acalmar o estômago e mantém as funções digestivas sob controle. Contém um componente chamado citral que ajuda a digerir os alimentos. Portanto, é servido principalmente após o jantar. Ele tem sido usado como um antigo remédio para todos os problemas estomacais da medicina chinesa, como inchaço, constipação ou indigestão.

2. É Cheio de Antioxidantes:

O chá de capim limão é o seu chá de desintoxicação. É embalado com antioxidantes que ajudam na desintoxicação e limpeza de dentro. Ele ajuda na remoção de toxinas do corpo, aliviando a retenção de líquidos.

3. Regula a Pressão Alta:

O chá de capim limão é a fórmula da natureza para controlar a pressão alta. É rico em Potássio, que aumenta a produção de urina em nosso corpo, que por sua vez estimula a circulação sanguínea e reduz a pressão arterial. Ao aumentar a circulação sanguínea, também ajuda na purificação do fígado. O chá de capim limão também é conhecido por limitar a absorção de colesterol dos intestinos, promovendo assim a saúde geral do coração.

4. Aumenta o Metabolismo:

O chá de capim limão é uma ótima opção para o seu plano de dieta de perda de peso, pois ajuda a impulsionar o seu metabolismo que faz a digestão mais rápida e ajuda na queima de mais calorias. Um relatório publicado mostrou que os polifenóis encontrados em compostos naturais de plantas e o teor de Cafeina no chá aumentam o uso de energia e aumentam a oxidação de ácidos graxos no corpo.

5. Benéfico Para Pele e Cabelo:

Chá de Capim Limão

O chá de capim limão é uma grande fonte de Vitamina A e Vitamina C, que são nutrientes essenciais para a pele bonita e cabelos. Ao melhorar a circulação sanguínea, elimina a pele, trata texturas oleosas e também trabalha no tratamento de erupções como Acne, espinhas e Eczema.

6. Combate Gripes e Resfriados:

O chá de capim limão tem propriedades antibacterianas e antifúngicas que ajudam a lidar com o frio, Tosse e Gripe. Além disso, é carregado com Vitamina C, que fortalece a sua imunidade. Ferva um pouco de capim limão fresca, juntamente com alguns cravos, uma pitada de açafrão e folhas de chá.

Esta mistura simples é eficaz para quebrar o acúmulo de muco e catarro causado pelo congestionamento. Uma mistura quente de capim limão, folhas de tulsi e cardamomo também é uma cura ayurvédica comum para o frio.

7. Alivia a Dor Menstrual:

O chá de capim limão é considerado excelente para a saúde das mulheres. Proporciona alívio das ondas de calor e ajuda a reduzir a dor menstrual devido ao seu efeito calmante.

8. Alivia a Dor:

Os compostos analgésicos nos chás de capim limão ajudam a aliviar espasmos musculares, relaxando os músculos, proporcionando alívio imediato em casos de dores abdominais, dores de cabeça, dores nas articulações, espasmos do trato digestivo e cãibras musculares.

9. Repara os Tecidos:

O chá de capim limão aumenta a capacidade do corpo de reparar o tecido conjuntivo danificado, melhorando a circulação sanguínea, em casos de traumatismos da cartilagem, ligamentos e tendões.

10. É um Excelente Antisséptico:

O chá de capim limão inibe o crescimento de microrganismos nocivos (bactérias, leveduras, fungos, parasitas, etc.), curando rapidamente infecções gastrointestinais, infecções do trato urinário e feridas, preservando as bactérias benéficas.

11. Possui Propriedades Diuréticas:

O chá de capim limão é um diurético eficaz (aumentando a frequência de eliminação de resíduos através da urina), eliminando eficazmente as toxinas e o ácido úrico, limpando e aliviando as funções digestivas, do fígado, do pâncreas, dos rins e da bexiga.

12. Elimina a Constipação e a Indigestão:

O chá de capim limão regula a função intestinal e motilidade, destruindo bactérias más e parasitas, repovoando as boas bactérias no cólon, eficaz na cura de indigestão, constipação, diarreia, flatulência intestinal, flatulência, espasmos estomacais, vômitos e cãibras.

13. É um Antidepressivo:

O chá de capim limão tem sido prescrito há muito tempo para aliviar a ansiedade e os sintomas depressivos, pois contém nutrientes necessários para o funcionamento efetivo do sistema nervoso e para acalmar os nervos estressados.

14. Ajuda a Combater o Câncer:

Citral, um composto encontrado no chá de capim limão, mostrou contribuir na morte de células cancerosas sem efeito negativo em células normais.

15. Possui Ação Desintoxicante:

Os efeitos antioxidantes, anti-sépticos e diuréticos do chá de capim limão o tornam um ingrediente importante de qualquer dieta de desintoxicação, pois ajuda a purificar e purificar o fígado, os rins, a bexiga, o pâncreas e aumenta a circulação sanguínea.

16. Fortalece o Sistema Nervoso:

chá de capim limão contêm nutrientes como Magnésio, Fósforo e Folato, conhecidos por nutrir e fortalecer o funcionamento do sistema nervoso, melhorando a concentração, a memória e a capacidade do cérebro de processar informações.

17. Possui Efeito Analgésico:

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e anti-sépticas, o chá de capim limão pode ser usado como uma ajuda valiosa para o tratamento da dor de dente, dor muscular, dor nas articulações, Artrite, Gota e inflamação do trato urinário.

18. Ajuda na Saúde da Mulher:

Chá de Capim Limão

O chá de capim limão é excelente para aliviar os enjoos matinais, os afrontamentos e a redução da dor menstrual.

19. Age Como Repelente de Insetos:

O chá de capim limão, extraído de folhas e caules de capim limão, é um dos repelentes de insetos orgânicos mais potentes, e pode ser encontrado em formulações de sabonetes, perfumaria e aromatizante.

20. Ajuda a Tratar Anemia:

O Ferro, essencial para a síntese da hemoglobina (a proteína dos glóbulos vermelhos responsável pelo transporte de oxigênio pelo corpo), é abundante no chá de capim limão.

21. Combate a Diabetes:

O efeito purificador e purificador do chá de capim limão, ajuda a desintoxicar o pâncreas e a melhorar as suas funções, diminuindo assim o nível de açúcar no sangue em pacientes diabéticos.

22. Trata a Gastrite ou Azia:

Uma ingestão regular de chá quente de capim limão acalma terapeuticamente e reduz gradualmente a recorrência de gastrite, indigestão ácida e azia.

23. Anti-Colesterol e Anti-Aterosclerose:

O chá de capim limão ajuda na absorção do colesterol nos intestinos e também a oxidação do colesterol LDL no sangue, impedindo assim um dos primeiros passos na formação de placas ateroscleróticas.

24. Ajuda a Tratar a  Insônia:

O chá de capim limão purifica o corpo, nutre e acalma o sistema nervoso e contadores desequilíbrios químicos que são as principais razões para insônia.

25. Ajuda a Perder Peso:

Alguns estudos indicam que beber chá de capim limão ajuda a derreter as gorduras durante o processo de desintoxicação. O efeito diurético ajuda na rápida eliminação das toxinas e resíduos em alto volume, resultando em perda de peso.

26. Cuidados com a Pele:

A Vitamina A, presente no chá de capim limão, ajuda na purificação do sangue e na circulação, serve como um refresco, limpa a pele oleosa e é eficaz no tratamento de erupções como Acne, espinhas, Eczema e Psoríase.

27. Controla o Odor Corporal:

O chá de capim limão é conhecido por controlar a transpiração excessiva, evitando o mau odor corporal.

28. Rico em Nutrientes:

O chá de capim limão é uma fonte abundante de Vitamina A e Vitamina C, Folato, Magnésio, Zinco, Cobre, Ferro, Potássio, Fósforo, Cálcio e Manganês; com traços minuciosos das vitaminas do complexo B.

29. Regula a Pressão Arterial:

Todo mundo está ciente do nível de sua pressão arterial. Eles tentam assistir ao consumo de alimentos e aplicar o estilo de vida saudável para reduzir os riscos do alto nível de pressão arterial. Por outro lado, rico em Potássio faz capim limão mostrar resultado positivo na manutenção da saúde do corpo.

O Potássio no chá de capim limão ajuda a baixar e regular a pressão sanguínea. Para as dicas, você pode consumir uma xícara de chá de capim limão como sua bebida regular diária. De fato, com o consumo regular, o chá adicionará uma grande variedade de benefícios à saúde que você pode nunca esperar.

30. Promove a Saúde Digestiva:

A razão pela qual o chá de capim limão é bom para o sistema de digestão é a maneira como ele contém compostos anti-sépticos. Os compostos têm um papel em matar as bactérias ruins, parasitas e outros patógenos ruins no trato digestivo. Em contraste, fornece as boas bactérias no cólon.

Com esta função, será bom prevenir os problemas de digestão, como constipação, diarreia, inchaço, indigestão, vômitos e cãibras. Como consequência, para ajudá-lo a manter o sistema de digestão saudável, você pode beber chá de capim limão em base regular. Além disso, não se esqueça de adicionar o mel como adoçante natural.

31. Previne Obesidade:

Chá de Capim Limão

De fato, as pessoas hoje em dia fazem uma dieta para um corpo mais saudável. Eles também querem gerenciar seu peso e desejam a melhor forma corporal. Como solução, o chá de capim limão vem com nutrientes benéficos contidos nele.

Além disso, o chá de capim limão contém citral que ajuda a prevenir a obesidade. A maneira como o citral funciona é reduzir o acúmulo de gordura abdominal. Além disso, aumenta a oxidação de ácidos graxos no corpo para que a obesidade também possa ser prevenida.

32. Atua Como Antioxidante:

O que é ainda melhor do chá de capim limão é a maneira como ele age como antioxidantes superiores. Neste ponto, fornece flavonoides e compostos fenólicos, como a quercetina, luteolina, glicosídeos, kaempferol, ácido clorogênico, elemicina, catecol e ácido cafeico.

Segundo ele, todos os componentes trabalham juntos para trazer o resultado positivo para o corpo. Os nutrientes antioxidantes protegem o organismo contra bactérias, vírus e patógenos ruins. Além disso, protege o corpo da exposição aos radicais livres. Finalmente, com grandes funções, o corpo irá regenerar as novas células devido à presença de grandes nutrientes antioxidantes.

33. Possui Propriedades Analgésicas:

O chá de capim limão como um dos chás mais saudáveis tem as propriedades analgésicas que são valiosas para lidar com a dor e o desconforto. Neste ponto, o chá de capim limão é responsável pelo tratamento da dor de cabeça e da enxaqueca.

Além disso, outros benefícios das propriedades analgésicas estão melhorando as circulações sanguíneas que ajudam a aliviar as cãibras musculares, espasmos e dores nas costas. Como consequência, capim limão é uma planta tão grande como é benéfico para tratar feridas, lesões e contusões também.

34. Possui Propriedades Antibacterianas:

Não só para fornecer as propriedades analgésicas, mas o chá de capim limão também tem propriedades antibacterianas que são essenciais para proteger o corpo contra a infecção. De fato, o chá de capim limão ajuda a reduzir o crescimento e inibe a formação de germes. Como resultado, o capim limão impede a presença de bactérias ruins, então irá impedir a ocorrência de certos problemas de saúde.

35. Impede a Infecção:

Devido à presença de propriedades antimicrobianas e anti-sépticas, o chá de capim limão é valioso para tratar as infecções, incluindo a micose, a sarna e também as infecções do trato urinário.

Além disso, ser um bom antifúngico faz o chá de capim limão ter efeitos curativos sobre infecções dermatológicas. Então, se você consumir o chá como sua opção alimentar regularmente, seu corpo estará livre da presença de infecções corporais.

36. Contra Distúrbios do Estômago:

A presença de propriedades antimicrobianas e antibacterianas no chá de capim limão, resultando na grande variedade de benefícios para a saúde. Um deles é benéfico para proteger contra distúrbios do estômago.

As propriedades combatem as infecções causadas por Escherichia coli e previnem distúrbios gastrintestinais. Em contraste, ajuda a estimular a função intestinal e também previne diarreia e náusea. Assim, o consumo de chá de capim limão é recomendado, pois oferece a você uma ótima proteção contra qualquer acesso a patógenos defeituosos.

37. Constrói um Sistema Imunológico Forte:

Chá de Capim Limão

Todos os benefícios acima estão ligados ao único benefício que é construir o forte sistema imunológico. Todos nós sabemos que nosso corpo precisa de mais proteção contra os riscos de doenças que podem acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento. Como saída, precisamos construir o forte sistema imunológico. Então, para apoiar a função, precisamos consumir os melhores alimentos que promovem o sistema imunológico saudável.

Consequentemente, o chá de capim limão, que tem bons nutrientes, ajuda a promover o sistema imunológico, pois promove o trabalho de digestão, respiração e também o sistema nervoso. Com o bom consumo de chá de capim limão, fortalecerá a defesa imunológica e inibirá a presença de bactérias e vírus.

38. Previne o Câncer:

Um dos benefícios para a saúde do chá de capim limão é a maneira como ele pode ajudar a prevenir o câncer. Neste ponto, o chá de capim limão é valioso para tratar o crescimento anormal de células no corpo. Então, também é mostrado que o principal componente do capim limão, o citral, ajuda a inibir as células cancerígenas, inclusive para reduzir o crescimento de células humanas de câncer de mama.

Não apenas por isso, a maneira como o chá de capim limão funciona envolve a função de impedir a exposição aos radicais livres também. De fato, a erva-cidreira é uma ótima planta herbácea que você deve ter em sua mesa de comida.

39. Luta Contra a Depressão:

As pessoas enfrentam muitos problemas em sua vida. De fato, existem vários problemas que podem ocorrer em nossa vida. No entanto, o problema não é esses problemas. O problema real é sobre como agimos, como enfrentamos e como encontramos uma solução como um processo de negociação. Então, uma das soluções é combater a depressão vem dos melhores alimentos, como capim-limão.

Sabe-se que o chá de capim limão tem propriedades antidepressivas que ajudam a tratar a depressão. É devido à presença da serotonina, que está sendo ativada pelo capim-limão para combater a depressão. Não só para combater a depressão, mas o chá de capim limão também é benéfico para lidar com a ansiedade e melhorar a saúde mental. Mesmo que você se sinta menos confiante, o consumo de capim-limão pode ajudá-lo muito.

40. Previne Fadiga e Ansiedade:

O chá de capim limão tem muitos benefícios de propriedades para manter a saúde do corpo. Um dos benefícios para a saúde do capim limão é prevenir a fadiga e a ansiedade. Este benefício está ligado à presença de propriedades sedativas que são os efeitos calmantes e calmantes da mente.

Como resultado, se você beber chá de erva-cidreira moderadamente, também poderá lidar com a fadiga e a ansiedade.

41. Trata Cólicas Menstruais:

O chá de capim limão pode ajudar a aliviar a dor das cólicas menstruais. Assim, se você sofre deste tipo de dores, você pode ter o chá de capim limão para ajudar a lidar com isso.

42. Cura Edema:

Falar sobre tratamentos de beleza do chá de capim limão pode resultar no tratamento do edema. Neste ponto, o chá de capim limão tem o efeito positivo de curar o edema devido à presença do efeito de limpeza.

43. Promove a Pele Saudável:

Devido à presença de antimicrobianos, anti-fúngicos, antioxidantes e também a Vitamina C vai ajudar a promover a beleza e a pele saudável com certeza. As propriedades antimicrobianas e antifúngicas ajudam a prevenir o acesso do crescimento microbiano na pele e também previnem as infecções da pele.

Como consequência, para ter a juventude e a pele elástica, o antioxidante e a Vitamina C trabalham juntos para proporcionar uma pele brilhante e bonita. Na verdade, eles impedem a presença de acne, manchas e também as rugas.

44. Elimina Piolhos:

Usar o chá de capim limão aplicado no couro cabeludo pode ajudar a reduzir os piolhos. Além disso, usar o chá de capim limão como máscara de cabelo ou xampu pode ajudar a lidar com a presença de piolhos.

Dicas Para Consumir:

Chá de Capim Limão

  • Depois de comprar a erva-cidreira na loja de ervas ou no supermercado, você pode armazená-la em um recipiente embrulhado ou em sacos de plástico e guardá-la na geladeira.
  • Então, para usar capim-limão para o consumo, você só pode usar os 4 polegadas inferiores do caule.
  • Para as dicas de receitas, você pode adicionar capim-limão à sua receita favorita de frango, peixe e sopas, com certeza.
  • Em seguida, você também pode usar o óleo de capim-limão para muitos tipos de propósitos, inclusive para ser sua aromaterapia favorita.
  • Para as dicas, você pode usar óleo de capim-limão para o refrescante banho de pés ou ser o óleo de massagem, combinando-o com o óleo de jojoba também.
  • Por outro lado, se você tiver a reação alérgica após consumir o capim-limão, é aconselhável chamar o médico e fazer o tratamento médico o mais rápido possível.

Efeitos Colaterais Observados:

Evite chá de capim limão em indivíduos com alergia ou hipersensibilidade conhecida ao capim limão. O capim limão e outros óleos essenciais, aplicados na pele e tomados como chá, podem causar reações alérgicas na pele.

O chá de capim limão também pode causar irritação e queimação se não for adequadamente diluído quando usado na pele.

O chá de capim limão pode reduzir os níveis de açúcar no sangue. Aconselha-se precaução em doentes com diabetes ou hipoglicemia, e naqueles que tomam medicamentos, ervas ou suplementos que afetam o açúcar no sangue.

O chá de capim limão pode causar ligeiros aumentos nos testes da função hepática, particularmente a bilirrubina, ou um aumento nos testes pancreáticos, particularmente amilase. Paciente com condições hepáticas deve usar capim-limão com cautela.

Não recomendado durante a gravidez ou a amamentação, pois determinados compostos químicos no capim-limão (beta-mirceno) podem causar diminuição do peso ao nascer, aumento da mortalidade perinatal e atraso no desenvolvimento quando tomados em altas doses.

Os 30 Benefícios do Cambucá Para Saúde

Os 30 Benefícios do Suco de Bilimbi Para Saúde