Benefícios das Frutas

Os 40 Benefícios da Goiaba Para Saúde!

goiaba

Os 40 Benefícios da Goiaba Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, com cheiro marcante e sabor muito agradável uma mistura de doce e azedinho a goiaba é uma fruta originária da América Central e do Sul e muito apreciada no Brasil e no mundo. Sua polpa é suculenta e pode ser de várias cores, as mais comuns são a vermelha e a branca, mas existem também as rosas e amarelas.

A casca é verde ou amarelo claros, e seu formato oval ou arredondado. Suas sementes, distribuídas pela polpa, são comestíveis. Quando ainda está verde a fruta é bastante firme e conforme amadurece se torna macia e mais sensível.

goiaba

A goiaba é um fruto versátil que pode ser utilizado em diversas receitas. Doces são bastante famosos, como goiabada, goiabada de colher, goiabada cascão, compotas e geleias. Uma dupla muito famosa é o queijo com goiabada, popular entre os mineiros.

Porém as formas mais saudáveis de consumi-la é na forma fresca ou na preparação de sucos sem adição de açúcar. Pode ser adicionada como um toque especial a saladas de folhas e hortaliças. Toda a goiaba é comestível, inclusive as sementes e a casca, basta lavá-la bem antes de consumir.

Oriunda principalmente das Américas Central e Sul, a fruta é consumida mundialmente, em especial aqui no Brasil. Com casca amarela e polpa rosada, a goiaba está entre os alimentos mais ricos em vitamina C, contendo cerca de três vezes mais a quantidade diária recomendada para o nosso organismo.

Valor Nutricional da Goiaba:

Uma porção de 100g de goiaba, o que equivale a uma unidade média, fornece 54 calorias distribuídas da seguinte forma: 13 g de carboidratos, 1,5g de proteínas e aproximadamente 0,6 g de gorduras. Contém ainda uma quantidade bastante grande de fibras, cerca de 5g, não contém colesterol nem sódio.

Benefícios do Café Para Saúde:

1. Auxilia na Perda de Peso:

É verdade, esse é um dos benefícios também. Pesquisas têm demonstrado que o consumo de frutas auxilia no controle e na perda de peso. A goiaba é um excelente exemplo disso. Ela contém vitaminas e minerais que auxiliam na saúde como um todo, mantendo seu organismo funcionando bem para conseguir queimar calorias.

2. Fortalece o Sistema Imunológico:

A incrível quantidade de vitamina C fornecida pela goiaba, cerca de 4 vezes mais que a laranja, ajuda a reforçar o sistema imune, garantindo a proteção contra infecções, gripes e resfriados.

3. Excelente Alimento Para Diabéticos:

Esse é um dos interessantes benefícios da goiaba. Ela possui um baixo índice glicêmico e é rica em fibras. Esses fatores auxiliam a evitar picos de glicose e insulina sanguíneas, que devem ser muito bem controlados em pacientes com diabetes.

4. Atua na Prevenção do Câncer:

Vitamina C, licopeno, quercetina e polifenóis. Todos esses compostos presentes na goiaba são potentes antioxidantes e fazem com que a fruta seja um poderoso alimento na prevenção de diversos tipos de câncer, entre eles o de próstata, de mama, de pele, de cólon e pulmonar. Além disso, estudos utilizando extrato da fruta já comprovaram em laboratório atividade antitumoral.

5. Goiaba Promove uma Pele Saudável:

Várias substâncias presentes na goiaba ajudam na manutenção da saúde e prevenção do envelhecimento da pele. vitamina A e C, licopeno, caroteno e outros antioxidantes, protegem contra os danos de radicais livres que levam ao envelhecimento precoce, formação de rugas linhas e marcas de expressão, e auxiliam na renovação celular.

6. Promove a Saúde Cardiovascular:

A goiaba é rica em potássio, um importante nutriente para a saúde do coração e vasos sanguíneos Ela ajuda na melhora o balanço entre sódio e potássio no organismo, ajuda a reduzir a pressão arterial em pacientes hipertensos, a reduzir triglicérides e colesterol ruim (LDL), a aumentar o colesterol bom (HDL) e com isso prevenir uma série de doenças cardiovasculares em que esses podem ser fatores de risco.

7. Benefícios da Goiaba Para Melhorar a Saúde dos Olhos:

Apesar de não ser uma fonte tão boa quanto as cenouras, a goiaba é muito rica em vitamina A, em 100g encontramos cerca de 20% das recomendações diárias. A vitamina A é extremamente importante para a saúde visual, ela previne a degeneração macular, o desenvolvimento de cataratas e de cegueira noturna.

8. Beneficia as Gestantes:

Para mulheres grávidas, o ácido fólico é essencial para a formação do sistema nervoso do feto. A goiaba é também fonte de folato, por isso pode ser consumida durante a gravidez para ajudar as mães a atingirem os níveis adequados desse nutriente e garantir o desenvolvimento dos bebês.

9. Possui Propriedades Anti-Inflamatórias:

As folhas da goiabeira, ainda possuem efeito anti-inflamatório e combatem infecções. Por isso o suco feito com elas pode ser usado para dores de dente e infecções bucais e outros tipos de inflamações.

10. Benefícios da Goiaba Para Prevenir a Constipação:

A goiaba é extremamente rica em fibras alimentares. Uma unidade pode fornecer cerca de 12% das suas necessidades diárias de fibras. As fibras garantem um bom trânsito intestinal pois retém água no interior do intestino, aumentam o bolo fecal e estimulam a eliminação mais rápida das fezes. Isso é excelente para quem sofre com constipação.

11. Benefícios da Goiaba Para Ajudar a Relaxar:

A goiaba também contém magnésio. Esse mineral atua no organismo ajudando a melhorar estados de estresse. Sua deficiência nutricional também ajuda a piorar o estresse. Assim consumir regularmente pode ajudar no controle da tensão, do humor e relaxar músculos e nervos por ajudar a suprir as quantidades de magnésio que o organismo precisa para se manter em bom funcionamento.

12. Reduz o Estresse:

Por possuir um alto teor de magnésio em sua composição, a goiaba pode ser muito útil para aliviar os estados de estresse. O consumo regular da fruta é capaz de controlar a tensão, melhorar o humor e, ainda, relaxar os músculos e nervos do corpo.

13. Trata Inflamações:

A goiaba é uma poderosa fruta rica em propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Portanto, ela pode prevenir ou tratar qualquer tipo de inflamação no organismo, como dores de dente e infecções na boca, por exemplo.

14. Controla Diabetes:

Além de ser rica em fibras, a goiaba também possui um baixo índice glicêmico, que é ideal para evitar os picos de açúcar no sangue, que é um cuidado muito importante no caso dos pacientes que sofrem com a doença.

15. Controla a Pressão Arterial:

Como falamos nos parágrafos anteriores, a goiaba possui grande teor de potássio, que é essencial para manter o nível de sódio mais baixo no organismo. Com a quantidade de sódio equilibrada no corpo, ajuda a manter a pressão arterial, deixando-nos livres de enfermidades, como derrames e ataques cardíacos.

beneficio da goiaba

16. Goiaba Previne a Anemia:

Graças à vitamina C, a goiaba é capaz de melhorar a absorção de ferro pelo corpo. Portanto, a ingestão da fruta pode ser uma ótima ideia para prevenir ou tratar a anemia, doença muito comum entre nós mulheres, devido à perda de sangue nos períodos menstruais.

17. Contém Poderosos Antioxidantes:

Alimentos ricos em Antioxidantes são importantes por exemplo, para manter o equilíbrio dos radicais livres presentes no seu organismo e o desenvolvimento de doenças. A goiaba é rica em licopeno e caroteno que auxiliam na prevenção de rugas, além de conter vitaminas A e C que também beneficiam no cuidado da pele.

18. Promove a Saúde Do Cérebro:

Um médico especialista aponta a goiaba como benéfica para melhorar a circulação sanguínea para o cérebro e por estimular a função cognitiva. Consequentemente relaxando os nervos. Isso é devido a presença das vitaminas B3 e vitamina B6 (niacina e piridoxina).

19. É Rica em Potássio:

A Goiaba é alta em teor de potássio. É importante para aumentar a sua ingestão quando você está tentando perder peso, pois ajuda a aumentar a massa muscular e a queimar mais gordura. Uma contém 688 mg deste mineral; Isso é 63% mais do que o que você recebe de uma banana!

20. Trata o Escorbuto:

Uma deficiência de vitamina C pode causar escorbuto e a ingestão adequada de vitamina C é o único remédio conhecido para essa doença perigosa. Na verdade, as Goiabas contêm 5 x mais vitamina C do que as laranjas, muitas vezes anunciadas como a melhor fonte absoluta dessa vitamina.

21. Tratar Diarreia:

A Goiaba é muito rica em adstringentes. Depois de consumir, sua boca se sente mais saudável e as qualidades adstringentes também adicionam substância a intestino solto e reduzem os sintomas de diarreia.

22. Goiaba é Rica em Manganês:

As Goiabas são ricas em manganês, o que ajuda o corpo a absorver outros nutrientes-chave dos alimentos que comemos. Quando nossa comida é utilizada corretamente, nós obtemos todos os nutrientes essenciais como biotina, vitaminas e etc.

23. Combate a Tosse:

O suco é muito útil para aliviar a tosse e resfriados, reduzindo o muco, desinfetando o trato respiratório, garganta e pulmões e inibindo a atividade microbiana com suas propriedades adstringentes. A goiaba possui uma das maiores quantidades de vitamina C e ferro entre as frutas, e ambos provaram ser preventivos contra resfriados e infecções virais.

24. Reduz Reações Alérgicas:

Estudos revelaram que propriedades encontradas ajudam a reduzir Reações Alérgicas na pele. Para esta condição você pode consumir o suco da Goiaba ou aplicar as suas folhas diretamente no local afetado pelas alergias.

25. É uma Rica Fonte de Cálcio:

As Goiabas também são uma excelente fonte natural de cálcio, que é muito importante incluir na sua dieta de gestantes, crianças e pessoas idosas.

26. Combate a Queda de Cabelo:

A vitamina C encontrada na Goiaba auxilia no crescimento do cabelo. Para alcançar este fim, pode ser consumida em forma de suco ou chá, como você preferir. O Importante é consumi-la pelo menos uma vez ao dia, durante duas 1 semana.

27. Controla o Colesterol:

As fibras presentes na Goiaba favorecem a saúde do seu coração. Ela ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue que de outra forma são um fator de risco para doenças cardiovasculares.

28. Combate a Infecções:

A Goiaba é rica em vitamina C,e vitamina E, carotenoides, isoflavonoides e polifenóis, conhecidos por suas propriedades antioxidantes. Eles ajudam a combater os germes e as infecções e ajudam a diminuir suas chances de adoecer.

29. Combate os Radicais Livres:

Como relatado anteriormente, a Goiaba é muito rica em vitamina C, que age no corpo humano como um poderoso antioxidante natural, que combate e inibe a ação dos radicais livres, fortalecendo o corpo e prevenindo doenças.

30. Promove a Saúde da Tireoide:

A goiaba é rica em cobre, uma substância que ajuda a regular o metabolismo da tireoide. Esta glândula produz hormônios importantes para o bom funcionamento do organismo, mantendo-o em bom funcionamento. Se você tem problemas na tireoide, converse com seu médico a respeito da inclusão de goiabas na sua dieta.

beneficios da goiaba

Outros Benefícios da Goiaba Para Saúde:

  • A goiaba é uma das melhores fontes de vitamina C, pois contém quatro vezes mais dessa vitamina do que a laranja;
  • As sementes da goiaba, que para alguns pode ser indigesta, são excelentes laxantes naturais;
  • Comer goiabas frescas e tomar suco de goiaba, preferencialmente feito na hora, pode ajudar a acabar com tosses e resfriados;
  • A considerável quantidade de vitamina A da goiaba é extremamente benéfica para a saúde dos olhos;
  • Ajuda na prevenção de degeneração macular, surgimento de cataratas e na deterioração dos olhos;
  • Ela é rica em licopeno, um poderoso antioxidante;
  • A fruta é rica em adstringente, principalmente se for fresca, assim como suas folhas;
  • Se você hidratar sua pele com decoção de goiaba, vai vê-la mais firme e tonificada;
  • Se você está tentando perder peso, deve inclui-la na sua dieta, pois ela ajuda a satisfazer o seu apetite;
  • A goiaba é um alimento hiperglicêmico e rico em fibras, que pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea;
  • As fibras regulam o açúcar absorvidos pelo organismo, diminuindo os riscos de picos e quedas de insulina e glucose.

Efeitos Colaterais da Goiaba:

Se você consome algum suplemento que contém vitamina C, o uso da Goiaba deve ser feito com moderação, preste atenção nas sementes, elas podem prender e causar inflamações no intestino, mas no geral a Goiaba possui mais benefícios do que malefícios.

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.