Os 25 Benefícios da Catuaba Para Saúde

Os 25 Benefícios da Catuaba Para Saúde!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios da Catuaba oferece os nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, a Catuaba é uma palavra Gurani que significa “aquilo que dá força para o índio”. Na verdade, é uma árvore nativa das florestas amazônicas brasileiras. Infusões preparadas a partir da casca de árvore possuem propriedades medicinais. A Catuaba é muito popular por seus efeitos afrodisíacos e é amplamente utilizada em todo o mundo em muitos medicamentos e fórmulas.

Além de ser um afrodisíaco eficaz, a planta também é benéfica no tratamento da depressão, ansiedade, insônia, dores e infecções bacterianas. A planta também é conhecido por vários outros nomes, tais como Caramuru, Pau De Reposta, Piratancara e Tatuaba.

Benefícios da Catuaba

Outras Indicações:

Não é somente para apimentar as relações sexuais ou ajudar na ereção masculina que a Catuaba serve. Essa planta de sabor fortemente amargo atua como um ótimo remédio para reduzir a ansiedade, é bactericida, antioxidante, diurética, expectorante, tônica e vasodilatadora. Suas substâncias também estimulam o sistema nervoso central, melhorando a memória e amenizando o nervosismo. Vale lembrar também que a planta atua contra a fadiga e é um energético natural.

1. Favorece a Memória:

Este é talvez um dos Benefícios da Catuaba mais conhecidos. Pelo fato de ela equilibrar e fortalecer as atividades do sistema nervoso, esta planta estimula a memória e também aumenta o foco e a concentração.

2. Catuaba Contem Efeitos Analgésico:

Enquanto a bebida provoca dores de cabeça (sintoma de ressaca), a planta as alivia. Segundo o professor do Departamento de Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a planta apresenta também propriedades analgésicas.

3. Combate a Fadiga:

Esta planta também é reconhecida por atuar na diminuição do cansaço, fornecendo ao corpo uma dose extra de energia e estimulando as atividades cerebrais.

4. Catuaba Ajuda no Combate à Insônia:

É importante lembrar que bebe-la (bebidas alcoólicas em geral) apenas agravará o problema da insônia. Apenas o chá da planta é eficiente para curar esse male.

5. Previne o Mal de Parkinson:

Devido à ação que a Benefícios da Catuaba exerce na prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas, como o mal de Parkinson, Os Benefícios da Catuaba desempenha um papel fundamental ao proteger o cérebro ou até mesmo amenizar os efeitos desta doença.

6. Contem Propriedades Antimicrobianas:

Estudos clínicos têm constatado que a planta tem propriedades antibacterianas e antivirais. De acordo com um estudo de 1992, o extrato obtido a partir desta árvore é eficaz na proteção contra infecções causadas por bactérias, tais como Escherichia coli e Staphylococcus aureus.

As suas propriedades antivirais foram constatadas como eficazes na inibição do HIV. O estudo revelou que a atividade anti-HIV da planta é devido ao abrandamento da absorção de HIV nas células. Este resultado sugeriu que a Catuaba pode ser usada como um remédio para prevenir infecções oportunistas em pessoas que sofrem de HIV.

7. Beneficio da Catuaba Para o Cérebro:

A planta ainda possui uma grande eficácia no combate aos radicais livres. Isso quer dizer que ela ajuda a manter o cérebro saudável e assim, ainda melhora a saúde dos nervos.

8. Evita Infecções em Portadores de HIV:

Por ser antimicrobiana e antiviral, a planta torna-se uma importante aliada de pessoas portadoras do vírus da AIDS. Segundo estudos de 1992, extratos de planta podem evitar infecções causadas por bactérias nessas pessoas de sistema imunológico frágil. Além disso, a planta desacelera a absorção do vírus HIV pelas células do organismo.

9. Catuaba é um Ótimo Antidepressivo:

Em experiências realizadas com camundongos, notou-se que, devido ao aumento da liberação de serotonina e melatonina na corrente sanguínea, hormônios relacionados ao humor, a planta pode ajudar no combate à depressão.

10. Fortalece o Sistema Imunológico:

Outro dos muitos Benefícios da Catuaba é que ela exerce um papel fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico.

11. Previne e Combate o Câncer:

Outro Benefícios da Catuaba pouco conhecido com relação a esta planta é que ela previne e combate os tumores cancerígenos. Este fator está relacionado também às grandes quantidades de poderosos antioxidantes e demais substâncias contidas sobretudo na casca da planta.

12. Catuaba Para Saúde da Memória:

Além de manter as células dos neurônios saudáveis, a Catuaba ainda melhora a saúde da memória, assim, caso esteja esquecendo algumas coisas, você poderá lembra-las sem problema algum.

Benefícios da Catuaba

13. Beneficio da Catuaba Para o Humor:

A Catuaba é considerada um potenciador de humor e ainda combate distúrbios nervosos como ansiedade e depressão como citamos acima. Ela apenas produz apenas efeitos ligeiros, podendo não ser benéfica para o tratamento de condições mais severas.

14. Melhora o Desempenho Sexual:

Este é sem dúvida um dos Benefícios da Catuaba mais conhecidos, sendo por este motivo muito associada ao seu poder afrodisíaco.

15. Benefícios da Catuaba Como Anti-inflamatório:

Outro estudo publicado entre 2000 a 2004 diz que o extrato da planta  mostra propriedades anti-inflamatórias. As propriedades anti-inflamatórias como você deve saber, combate inflamações e previne machucados de virarem infecções.

Confira Outros Benefícios da Catuaba Para Saúde:

  • Catuaba tem efeito Analgésico;
  • Catuaba Ajuda no Combate à Insônia;
  • Promove a Saúde do cérebro;
  • Combate a Fadiga;
  • Propriedades Antimicrobianas;
  • planta é um Ótimo Antidepressivo;
  • Previne o Mal de Parkinson;
  • Melhora o Desempenho Sexual;
  • Fortalece o Sistema Imunológico;
  • Previne e Combate o Câncer.

Efeitos Colaterais e Contraindicações:

É muito importante ressaltar que a planta deve ser ingerida nas dosagens certas, pois doses excessivas podem provocar efeitos indesejados como taquicardia. A planta e seus derivados não devem ser consumidos por mulheres grávidas, crianças, pessoas com glaucoma e pessoas com arritmia. Apesar de seu efeito analgésico, pode provocar dores de cabeça em algumas pessoas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 30 Benefícios da Amla Para Saúde

Os 45 Benefícios do Suco de Limão Para Saúde