Os 40 Benefícios do Cardamomo Para Saúde

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Cardamomo Para Saúde são essenciais para saúde do corpo. Além disso, o cardamomo contém muitos nutrientes importantes para ajudar a combater várias doenças. Cardamomo Elettaria cardamomum, é um condimento indiano, as sementes da planta que o originam. Tem um sabor perfumado e ardido, muito peculiar e é excelente para tratar problemas digestivos.

No Brasil, o cardamomo pode ser encontrado em farmácias, mercados municipais, lojas de produtos naturais e de especiarias. É possível encontrá-lo de duas formas: em cápsulas ou a planta já triturada em gramas.

cardamomo beneficiosPropriedades do Cardamomo:

O cardamomo possui propriedades antissépticas, analgésicas, diuréticas, digestivas, expectorantes, laxantes e sedativas. É uma planta indicada para o tratamento de bronquite, asma, artrite, distúrbios intestinais e digestivos, cólicas, inchaços, reumatismos e vermes. É ainda uma excelente opção para auxiliar o tratamento de resfriados e gripes, já que previne a formação dessas doenças e ajuda na excreção do muco das vias aéreas. Então, confira agora Os 40 Benefícios do Cardamomo Para Saúde:

1. Previne o Câncer:

Primeiro de tudo, cardamomo é altamente anticancerígeno. Vários estudos têm estabelecido o fato de que o tempero é capaz de matar células cancerosas, impedindo assim sua a propagação. Ele possui fortes propriedades antioxidantes em nosso corpo, que diminui a reprodução das células cancerígenas no nosso cólon. Assim, é muito eficaz no tratamento do câncer do cólon.

2. Melhora o Sistema Digestivo:

As sementes, o pó e até mesmo o óleo do cardamomo podem reforçar a nossa digestão e aliviar os casos de gases e cólicas. É um dos melhores remédios naturais para a dispepsia (indigestão), pois, torna todo o processo de digestão mais suave, regulando a secreção de ácidos do estômago, melhorando o apetite e aliviando as dores de estômago frequentes.

3. Evita os Dentes Amarelos:

O forte aroma do cardamomo é muito útil para curar o mau hálito ou halitose, evitando infecções orais, dor de dente severa e dentes amarelos, contribuindo para a nossa saúde bucal.

4. Aumenta a Autoconfiança:

Cardamomo em pó tem um impacto positivo no nosso sistema nervoso quando consumido com mel, aumentando o nosso nível de confiança.

5. Diminui a Dor de Garganta:

A infusão de ervas preparado por mistura de cardamomo e canela pode melhorar e muito a dor de garganta. Você precisa fazer gargarejos com essa mistura, pelo menos, duas vezes por dia para obter o melhor resultado.

6. Melhora a Circulação Sanguínea:

O cardamomo nos protege durante o inverno, melhorando a circulação sanguínea e mantendo todo o nosso corpo quente.

7. Trata a Depressão:

Este tempero exclusivo também alivia a dor de cabeça, tonturas, cansaço e depressão.

8. Deixa a Pele Saudável:

Cardamomo é uma das mais poderosas ervas antioxidantes que desintoxicam e limpam o nosso corpo internamente. Como as toxinas serão eliminadas do nosso corpo, a nossa pele torna-se saudável e brilhante, sem manchas.

É uma grande fonte de manganês, que ajuda a produzir enzimas que limpam e destroem os radicais livres. Um corpo desintoxicado abre o caminho para mais energia e melhor imunidade e metabolismo.

O que fazer: Um copo de chá de cardamomo diariamente irá manter seu corpo saudável e limpo.

9. Limpa o Sangue:

É conhecido por melhorar as funções do fígado – aumentando o fluxo da bílis, que por sua vez melhora a digestão de gorduras, e limpar o sangue de todos os tipos de impurezas.

10. Protege o Cabelo:

O tempero também protege o cabelo contra possíveis danos. Faz nosso cabelo forte desde a raiz e dá brilho a ele e nutre o couro cabeludo.

11. Diminui a Ureia nos Rins:

Uma vez que promove a micção (urina) e diminui a pressão sanguínea, bem como cálcio e remove ureia acumulado nos rins, tratando as pedras nos rins e a gota.

12. Trata a Impotência Sexual:

É um tónico potente e estimulante que ajuda o corpo a combater as disfunções sexuais, como impotência, ejaculação precoce e infertilidade.

O que fazer: Beber duas a três xícaras de chá de cardamomo por dia, para ajudar a reduzir esses problemas.

13. Auxilia na Perda de Peso:

Devido às fibras presentes no alimento, o cardamomo pode aumentar a sensação de saciedade, evitando a ingestão de calorias extras e auxiliando no processo de emagrecimento.

14. Problemas no Sistema Respiratório:

Devido ao seu poder descongestionante, o cardamomo é um bom complemento no tratamento de resfriados, gripes e outros incômodos no sistema respiratório, pois facilita a excreção do muco.beneficio do cardamomo15. Auxilia na Higiene Oral:

As sementes de cardamomo podem ser mastigadas para evitar a halitose. Esta especiaria também pode auxiliar na prevenção da dor de dente, o seu óleo pode ser usado para manter as gengivas e dentes saudáveis.

16. Ajuda na Saúde do Cabelo:

Devido à presença de óleos voláteis, o cardamomo nutre o couro cabeludo, mantendo-o hidratado e ajudando na remoção da caspa, além de tornar os fios mais brilhantes e fortalecer as raízes do cabelo.

17. É um Afrodisíaco Natural:

O Consumo de Cardamomo ajudam a aumentar a circulação do sangue no corpo e Podem ser muito benéfico no combate a disfunção erétil e perda da libido. Isso é devido à presença de borneol, cânfora e eucaliptol de cardamomo.

18. Reduz a Pressão Arterial:

O Cardamomo é rico em fibras e potássio , que podem ajudar na manutenção do nível de pressão arterial. Além disso, O Cardamomo podem ajudar a equilibrar os efeitos do sódio no organismo.

19. Tem Ação Antioxidantes:

Esta especiaria exótica contém muitos compostos químicos vegetais que são conhecidos por serem antioxidantes , por agirem na prevenção de doenças e por terem propriedades de promoção da saúde.

20. Contém Óleos Essenciais:

Cardamomo contêm muitos óleos essenciais, incluindo pineno, sabineno, mirceno, phellandreno, limoneno, 1, 8-cineol, terpineno, p-cimeno, terpinoleno, linalol, acetato de linalilo, terpinen-4-óleo, a-terpineol, -terpineol, citronelol, nerol, geraniol, metil eugenol e trans-nerolidol.

21. Rico em Vitamina C:

Além disso, estas vagens aromáticas são ricas em muitas vitaminas vitais, como riboflavina, niacina e vitamina C, essenciais para uma boa saúde.

23. Excelente Fonte de Fero e Manganês:

Além disso, é também uma excelente fonte de ferro e manganês. 100 g de vagens contêm 13,97 mg ou 175% dos níveis diários de ferro requeridos. O ferro é necessário para a formação de glóbulos vermelhos e metabolismo celular. O manganês é um cofator para a enzima, a superóxido dismutase, um poderoso destruidor de radicais livres.

24. Boa Fontes de Minerais:

O cardamomo é uma boa fonte de minerais como potássio, cálcio e magnésio. 100 g de vagens contém 1119 mg de potássio. O potássio é um componente importante de fluidos celulares e corporais que ajuda a controlar a freqüência cardíaca e a pressão arterial.

25. Melhora o Apetite:

O Cardamomo funciona como um tônico digestivo quente que pode lidar com indigestão, flatulência e acidez que podem reduzir seu apetite.Além disso, estimula a secreção de sucos digestivo, o que, por sua vez, melhora o apetite.Se você perdeu o apetite, adicione um pouco de cardamomo em pó à sua sopa ou mace algumas das suas sementes para reativar o apetite.

26. Combate a Anemia:

Outro componente importante do elaichi é o cobre, o ferro e as vitaminas essenciais, como a riboflavina, a vitamina C e a niacina. Conhecido pela sua imensa importância na produção de glóbulos vermelhos e metabolismo celular, o cobre, a riboflavina , a vitamina C e a niacina, além do ferro, são ótimos para combater a anemia e aliviar os sintomas que se experimentam devido à condição.

27. Combate a Constipação:

O Cardamomo é conhecido por ser o melhor remédio natural para tratar a constipação. É carregado com fibras que aumenta o peristaltismo do intestino grosso e, portanto, faz com que seja mais fácil para expelir as fezes. Além disso, este fruto é adicionado às vezes para isabgol para melhorar a ação laxante.

28. Melhorar a Saúde Renal:

O Cardamomo é considerado bom para os rins, pois promove a micção e diminui a pressão arterial, além de remover cálcio e ureia acumulados nos rins.

29. Aumenta a Autoestima:

Cardamomo em pó tem um impacto positivo no nosso sistema nervoso quando consumido com mel, aumentando o nosso nível de confiança.

cardamomo30. Diminui a Dor de Garganta:

A infusão de ervas preparado por mistura de cardamomo e canela pode melhorar e muito a dor de garganta. Você precisa fazer gargarejos com essa mistura, pelo menos, duas vezes por dia para obter o melhor resultado.

Outros Benefícios do Cardamomo Para Saúde:

Além dos Benefícios citados acima, confira também outros benefícios do cardamomo que ajudará a combater várias doenças e ter uma vida melhor:

  • Trata Dores no Corpo;
  • Auxilia na Boa Digestão;
  • Previne Doenças estomacais;
  • Rico em vitamina C;
  • Fonte de manganês;
  • Contém Riboflavina;
  • Tem Ação antioxidantes;
  • Combates Gazes;
  • Aumenta o Libido;
  • Melhora o Apetite.

Efeitos Colaterais do Cardamomo:

Embora não existam relatos de efeitos colaterais graves pelo uso do cardamomo, seu consumo em doses exageradas pode provocar náuseas e vômitos.Não existem contraindicações.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

beneficios do milho verde

Os 30 Benefícios do Milho Verde Para Saúde

Os 20 Benefícios do Óleo de Café Para Saúde