Benefícios do Chás

Chá de Zimbro serve para quê? Veja benefícios e como fazer

O Chá de Zimbro é feito de uma planta de porte mediano, com frutos arredondados de aroma e sabor especiais, comumente utilizados com a finalidade de aromatizante ou tempero. Nativo da Europa, essa planta possui o nome científico Juniperus communis. O zimbro cresce bem nas áreas brasileiras com clima mais temperado. E seu fruto é encontrado em feiras livres ou lojas de produtos naturais.

Chá de Zimbro serve para quê? Veja benefícios e como fazer

Em seus frutos semelhantes à uva estão as sementes que servem de tempero ou aromatizantes. Delas, é extraído um óleo que dá o sabor e o aroma levemente doce do gin, bebida muito utilizada em drinques.

O zimbro é uma especiaria da mesma família do Mirtilo e é facilmente encontrado na Europa, nas regiões mais frias da Noruega e Rússia. Por ser difícil encontrá-la nas regiões mais quentes, o Brasil se torna uma país onde a busca por zimbro se torna um “caça ao tesouro”.

Valor Nutricional do Chá de Zimbro:

Quem tem problemas de insônia, hiperatividade, nervosismo e depressão pode ficar mais calmo depois de tomar o chá de zimbro, pois ele possui ações como anti-inflamatório, antirreumatismal, antisséptico, aperitivo, carminativo, calmante, digestivo e diurético. Então, a seguir, confira Os 20 Benefícios do Chá de Zimbro Para Saúde:

Benefícios do Chá de Zimbro Para Saúde:

1. Funciona Como um Sedativo Natural:

O Chá de Zimbro atua como um sedativo natural que ajuda a dormir, ajuda a aliviar a tensão muscular e evita a inquietação, a mente confusa e até os pesadelos e deixando a mente leve.

2. Promove Auxílio na Digestão:

Este chá ajuda o processo digestivo de várias formas. Para aqueles que lutam com a vontade de comer, o Chá de Zimbro pode ajudar a estimular o apetite.

3. Auxilia nas Doenças Reumáticas:

A doença reumática ou Reumatismo é uma doença que envolve articulações, ligamentos, músculos e tendões. Dentro das patologias reumatológicas, as mais conhecidas são a artrite reumatoide e a artrose. A primeira é uma doença de caráter inflamatório e, portanto, pode se beneficiar muito com o uso deste chá.

Se você sofre dessa patologia, consumir o Chá de Zimbro é uma ótima forma de aliviar os sintomas. Lembrando que a artrite é uma doença que não tem cura, os medicamentos e tratamentos alternativos utilizados são para aliviar os sintomas.

4. Alivia a Dor Das Articulações:

A propriedade anti-inflamatória do Chá de Zimbro torna uma fonte ideal para aliviar a dor e a inflamação relacionadas a problemas nas articulações, tais como Reumatismo, artrite.

5. Trata Corrimento Vaginal:

O remédio caseiro feito à base de zimbro é empregado, ainda, no tratamento de corrimentos vaginais e na água de banho, sendo neste segundo caso um recurso natural para combater dores nos músculos.

6. Auxilia na Prevenção da Pneumonia:

A propriedade anti bacteriana do Chá de Zimbro torna mais eficaz a luta contra as bactérias gram negativas que causam pneumonia e gonorreia.

cha de zimbro benficios

7. Proporciona o Alívio às Cólicas:

O Chá de Zimbro é eficaz em quase todas as formas de cólicas, seja musculoso, intestinal, respiratório ou qualquer outra área.

8. Ajuda na Limpeza do Sangue:

O Chá de Zimbro ajuda na limpeza do sangue das toxinas e, portanto, atua como um desintoxicante ou um purificador de sangue.

9. Desintoxica os Rins:

O Chá de Zimbro desintoxica o sistema urinário, eliminando substâncias nocivas através da urina. Isso é eficaz para manter o sistema do trato urinário saudável.

10. Benefícios do Chá de Zimbro na Prevenção do Inchaço:

O Chá de Zimbro ajuda o corpo a eliminar o excesso de líquidos da bexiga e da uretra. Desintoxica os órgãos que ajudam a reduzir a inchaço e limpa as infecções.

11. Beneficia a Pele:

Quando utilizado na forma de creme é uma ótima pomada para acne e vários problemas de pele, como alergias e, ainda, para ajudar a evitar a caspa no couro cabeludo.

12. Possui Propriedades Anti-inflamatória:

O seu chá facilita o funcionamento dos rins e leva à produção de urina, sendo incluído no tratamento de alguns problemas urinários ou para o tratamento da dor de garganta, devido a sua propriedade anti-inflamatória.

13. Combate Varias Doenças:

O Chá de Zimbro ajuda a combater doenças como Reumatismo, artrite, gota e cálculos renais, que estão relacionados à circulação imprópria e à acumulação de toxinas no organismo.

14. Proporciona o Alívio a Indigestão:

Um dos Benefícios do Chá de Zimbro é que ele pode proporcionar uma grande quantidade de alívio da indigestão, que muitas vezes se manifesta sob a forma de um estômago e um gás irritados.

Outros Benefícios do Chá de Zimbro:

  • Ajuda fumantes eliminando resíduos de piche e nicotina dos pulmões;
  • A infusão de folhas e galhos é usada como anticaspa e como repelente de insetos;
  • Também é usado na cosmética, nos tratamentos de: acne, celulite e irritações da pele;
  • Diminui os níveis de ácido úrico no organismo;
  • A planta também tem funções digestivas, reduz acidez estomacal e o mau hálito;
  • Seu fruto tem ação calmante e reduz o nervosismo e a insônia, além de ser tônico, diurético e antisséptico.

Como Preparar o Chá de Zimbro:

É possível encontrar os frutos da planta zimbro em forma de pó, em farmácias e lojas de produtos naturais. Leve ao fogo duas colheres de sopa do pó de zimbro, juntamente com meio litro de água. Deixe ferver por cinco minutos, então abafe o recipiente e aguarde até que o chá amorne. Quando a temperatura estiver adequada para consumo, beba o chá e repita o procedimento uma vez por dia, durante uma semana ou de acordo com a indicação médica.

Chá de Zimbro serve para quê? Veja benefícios e como fazer

Efeitos Colaterais do Chá de Zimbro:

No caso de tratamentos realizados com a planta zimbro por um longo e prolongado período, observa-se o aumento da possibilidade de ocorrência de problemas renais. Indivíduos portadores de doenças renais ou gestantes não devem consumir a planta.

Lembramos que cada organismo é único e responde aos estímulos feitos de maneira diferenciada. Assim, recomenda-se fortemente que nunca se inicie um tratamento medicinal – seja ele industrializado ou natural – sem o auxílio e orientação de um médico de confiança.

Não deve ser usado em casos de hemorragia menstrual pesada ou infecção renal aguda.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.